Buscar

NP1 - GESTÃO DAS INFORMAÇÕES - Éver Santoro

Prévia do material em texto

RESUMO – NP1 
GESTÃO DAS INFORMAÇÕES 
ÉVER
 Banco de Dados: conjunto de dados aleatórios sobre diversos assuntos que, ao se combinarem de maneira correta, se tornam úteis p/ empresa. Feita a combinação, obtemos às informações (conjunto de dados c/ formas e significados válidos, diminuindo a incerteza p/ tomada de decisão). E a utilização delas nos gera Conhecimento.
 6 atividades do processo de informação: Percepção (sensibilidade, identificação de indicadores externos de mudança mais adequados, visualiza o que deve ser utilizado). Coleta (forma de reunir informação relevante e potencialmente importante). Organização (ajuda estruturar a informação recolhida em meios e formatos corretos). Processamento (análise da informação por meio de métodos e instrumentos apropriados). Comunicação (acumular e simplificar o acesso à informação p/ usuários). Utilização (aplicação de informação em ações e decisões).
 Gestão das Informações: processo de administrar, salvaguardar, otimizar, transformar e criar estratégias p/ que as informações corporativas sejam mais apuradas e úteis no processo da gestão administrativa.
 Administrador de Sistemas de Informação: criar e manter o sistema de informações vitais que maximizem a eficácia da ação gerencial. Sua missão é garantir metas de sobrevivência corporativa que requerem informações ótimas.
 Cultura da Informação: modo como as pessoas utilizam a informação, a informação esta difundida por tecnologia (não adianta ter informações disponíveis se as pessoas não fizerem uso inteligível das mesmas).
 8 elementos da Cultura da Informação: Aperfeiçoar processos (informações utilizadas p/ melhorar processos, e não p/ julgar e controlar pessoas). Autoridade (deve ser igual à responsabilidade). Recompensa (devido ao resultado obtido). Cooperação (não utilizar da competição p/ trabalho conjunto). Estabilidade de emprego (tranqüilidade e garantia). Clima de justiça (ações justas entre a organização). Justiça na remuneração (remuneração justa pelo trabalho). Participação dos funcionários (colaboradores devem participar no capital da empresa).
 Vantagem Competitiva: qualquer característica do produto ou serviço da empresa que os clientes reconhecem como diferenciador positivo em relação a outras e, por isso, são atraídos p/ comprar da empresa. Tipos: Em custo: no mercado é oferecido exatamente o mesmo produto dos concorrentes, mas a um preço consideravelmente mais baixo. Em diferenciação: empresa oferece um produto ou serviço que difere da oferta dos concorrentes, e assim o cliente se dispõe a pagar um preço maior por esta diferenciação. 
 Sistema de Informação Eficiente (SIE): trazem ao gestor às informações necessárias p/ gerar estratégias e metas. Estimulam melhoria continua e comunicam resultados das ações realizadas. 
 Visão de Futuro: tipo de estrutura que orienta as escolhas determinadas da natureza e do rumo da organização. É o que as empresas desejam “ser” e onde querem chegar. Tipos: Qualitativa: valoriza as características gerais e difusas da visão. Quantitativa: valoriza parâmetros descritivos e passíveis de serem medidos. 
 Big Data: envolve captura, armazenamento, processamento, análise e visualização de imensos volumes de dados. Seu foco é detectar mudanças únicas na vida das pessoas.
 Sistema de Informação Gerencial (SIG): promove integração de todas as funções, procedimentos, dados e equipamentos em um sistema abrangente de forma a produzir as informações necessárias p/ todos os níveis da organização.
 Monitoramento Ambiental: levantamento de informações provenientes do ambiente c/ a qual a organização interage. Considera: Clientes; Concorrentes; Governos; Sociedades; Mudanças culturais; Mudanças tecnológicas. Monitora 3 fatores: Estratégia de Posicionamento (foco no negócio e concorrente, ações/reações dos concorrentes frente à postura da corporação monitorante em questão, monitora-se a cadeia de valor do setor em que se compete buscando observar qualquer diferença que resulte em maior participação). Estratégia Competitiva (foco no mercado e consumidor, ações/reações dos concorrentes na competição de mercado, monitora-se informações próprias e de mercado com base no perfil competitivo e segmento do mercado). Qualidade de Negócio (operações corporativas de negócio).
 Startups: grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em um cenário de extrema incerteza e soluções a serem desenvolvidas.

Continue navegando