Buscar

Ciência e Conhecimento Científico

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
CURSO DE PEDAGOGIA
PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO IV
*
*
Aula 01
Ciência, Conhecimento Científico e Pesquisa
*
*
Fundamentos do Curso de Pedagogia
O conhecimento veiculado nas disciplinas é contextualizado.
A compreensão de que a Natureza Humana não é algo dado ao ser humano, mas é por ele construída.
A produção da existência humana é feita através do trabalho. 
o homem é o sujeito de sua própria história
É da relação homem-natureza-homem, mediada pelo trabalho, que surge outro fenômeno humano: o fenômeno educativo.
*
*
Diferentes tipos de conhecimento
*
*
Ciência – Etimologia da palavra
Ciência vem do latim scientia, ou seja, conhecimento e equivale ao verbo scire (saber) que designa a origem da faculdade mental do conhecimento. 
Segundo o dicionário Aurélio: “Conjunto organizado de conhecimentos relativos a certas categorias de fatos ou fenômeno. (Toda ciência, para definir-se como tal, dever necessariamente recortar, no real, seu objeto próprio, assim como definir as bases de uma metodologia específica: ciências físicas e naturais.) / Conjunto de conhecimentos humanos a respeito da natureza, da sociedade e do pensamento, adquiridos através do desvendamento das leis objetivas que regem os fenômenos e sua explicação: o progresso da ciência”. 
*
*
Ciência – Antiguidade Grega
Filosofia pré-socrática – filósofos da natureza
Os sofistas – oratória e retórica
Humanismo Clássico – Sócrates, Platão e Aristóteles
*
*
SOFISTAS
Segundo Andery:
“Além de transmitirem conhecimentos vários, então considerados relevantes para a formação do cidadão, valorizavam e ensinavam a retórica e a arte de argumentar, que consideravam indispensáveis a tal formação. Acreditavam que o sucesso de um homem era devido à sua capacidade de convencer o outro de seus argumentos. (...) Os sofistas, acreditavam, também, que essa capacidade de argumentação podia ser ensinada, que a natureza humana podia ser moldada ao se transmitir maneiras de comportamento e formas de atuação adequadas, e por isso foram considerados os primeiros pedagogos”.
*
*
Sócrates 
segundo Andery:
“Um dos primeiros fatos a se destacar sobre Sócrates é sua oposição a um importante grupo de pensadores da Grécia de sua época – os sofistas. Apesar de ter mantido contato com eles, Sócrates deles divergia tanto na sua maneira de pensar como de ser. (...) Sócrates opunha-se radicalmente ao relativismo dos sofistas. Acreditava e defendia que havia valores e virtudes permanentes e que precisavam ser conhecidos para serem seguidos em defesa do bem de todos e não de alguns”. 
*
*
Ciência na Idade Média
Prevaleceu a fé como critério de verdade e por ter se construído a ideia de que a filosofia estava a serviço da teologia, desenvolveu-se uma ciência especulativa. 
De acordo com CANCIAN : “As ciências especulativas (teóricas) se diferenciam pela propriedade de seu objeto, enquanto é objeto de especulação. O conhecimento intelectual possibilita que a mente perceba as coisas sem ser afetada pela materialidade dos objetos físicos”. 
*
*
Ciência Moderna
Na modernidade, ocorrerá a revolução científica, também conhecida como revolução copernicana, que se deu a partir da defesa de Nicolau Copérnico, Sobre a revolução dos orbes celestes, em 1543. 
Esta obra refuta o modelo de cosmo elaborado por Ptolomeu , em que compreendia que a Terra se encontra imóvel no lugar central do universo. Baseando-se em cálculos matemáticos, Copérnico cria o modelo heliocêntrico em que defende ser o sol o centro e que a terra é apenas um astro girando ao redor do mesmo. 
*
*
Agora, iremos assistir ao Vídeo: History Channel - Galileu Galilei - Parte 1
http://www.youtube.com/watch?v=LHhpKQoQh18 
*
*
Transformações que levaram à Revolução Científica
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando