Buscar

Leitura Infantil At 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Leitura Infantil 
			Pergunta 1
	0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Leia o trecho a seguir:
“[...] os contos até então propagados oralmente pelo povo antes do século XVII, passarem a ter na figura dos Irmãos Grimm um de seus principais compiladores”. 
 
PAIVA, M. B. F. Os contos de fadas: suas origens histórico-culturais e implicações psicopedagógicas para crianças em idade pré escolar.  Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Estudos Avançados em Educação, Fundação Getúlio Vargas, 1990, p. 18.
 
Considerando o trecho apresentado sobre a origem dos contos de fadas, em especial o trabalho desempenhado pelos Grimm, a respeito do objetivo desses contos, analise as afirmativas a seguir e assinale V 
para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Aconselhar as crianças a não fazerem algo que era proibido pela sociedade.
II. ( ) Dar instruções de como se comportar em sociedade e em determinadas situações. 
III. ( ) Prevenir e assustar as crianças para que tomem cuidado com pessoas desconhecidas.
IV. ( ) Entreter e transmitir valiosas mensagens e valores para se viver bem em sociedade.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	Resposta Selecionada:
	Correta
V, V, V, V.
	Resposta Correta:
	Correta 
V, V, V, V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Os contos de fadas possuem diferentes funções, dentre elas: aconselhar, instruir prevenir e entreter seu leitor, a criança. Assim, conservam, ao longo de séculos, o mesmo objetivo, que é cumprir um papel social.
	
	
	
			Pergunta 2
	0 em 0,25 pontos
	
	
	
	Leia o trecho a seguir:
Pode ser visto como um defensor dos menos privilegiados de sua época, apresentando personagens que abrem portas para as “fraquezas” da sociedade com suas características contraditórias de bom e mal, feio e bonito, em que gatos são corruptos e criadas se tornam princesas, que conquistam, por fim, um lugar na corte.
Considerando o exposto acima, juntamente com seus conhecimentos sobre a literatura infantil, a que autor estamos nos referindo? Assinale a alternativa correta:
	Resposta Selecionada:
	Incorreta 
Irmãos Grimm.
	Resposta Correta:
	Correta 
Charles Perrault.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta, pois não apresenta o autor que o trecho está se referindo, já que Charles Perrault tratava, em suas histórias, de personagens que fugiam dos padrões da nobreza e se voltava ao mundo marginal dos mercadores, plebeus e criados, criando personagens astutos que se sobressaiam, conquistando um espaço que, na sociedade real, pertenceria apenas à nobreza.
	
	
	
			Pergunta 3
	0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir:
“Os contos proporcionam à criança e aos adultos a vivência de elementos mágicos e mitológicos, que não correspondem a uma realidade objetiva mas sim subjetiva. Por isso, fica-nos extremamente difícil e delicado estabelecer limites entre o real e o imaginário, já que os contos extraíram das fontes mitológicas e oníricas a essência que delineou seus motivos e temáticas caracterizadas como simbólicas [...]”.
 
PAIVA, M. B. F. Os contos de fadas: suas origens histórico-culturais e implicações psicopedagógicas para crianças em idade pré escolar.  Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Estudos Avançados em Educação, Fundação Getúlio Vargas, 1990, p. 19.
 
A respeito das fontes que originaram os contos de fadas, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s). 
 
I. ( ) Os Irmãos Grimm ampliaram a antologia dos contos de fadas, por meio da coleta de narrativas antigas, guardadas na memória popular.
II. ( ) Os folcloristas alemães, diferente de Perrault, suavizavam os contos de fadas, atenuando ou retirando as cenas de crueldade e violência.
III. ( ) Por meio de uma pesquisa incansáveis nas bibliotecas dinamarquesas, os Irmão Grimm encontraram uma temática para os seus contos. 
IV. ( ) Os contos de fadas publicados pelos Grimm não são frutos da imaginação, são reflexos de crenças populares de muitos anos.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	Resposta Selecionada:
	Correta 
V, V, F, V.
	Resposta Correta:
	Correta 
V, V, F, V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta.  Por meio da compilação de história de tradição oral, a partir de uma pesquisa de campo em aldeias e pequenas cidades, os Irmãos Grimm contribuíram para a ampliação dos contos de fadas. Diferente de Perrault, os alemães fizeram um trabalho adaptando a linguagem, retirando cenas de violência, crueldade e sexualidade. Os irmãos Grimm não criaram narrativas, realizaram um trabalho de coleta e transposição escrita.
	
	
	
			Pergunta 4
	0 em 0,25 pontos
	
	
	
	Conforme Juvino (2010, p. 25), “nos contos de fadas modernos, é possível observar que há uma tendência a retomadas de temas e recursos antigos, ou seja, presente e passado se fundem para gerar novos processos. Nessas narrativas, a efabulação é iniciada de imediato, os fatos narrados nem sempre obedecem à linearidade, contando muitas vezes com o uso de flashbacks. As personagens reaparecem através de uma pesquisa satírica e crítica”.
 
JUVINO, A. S. A relação entre os contos de fadas tradicional e o moderno . 2010. 51 p. Monografia (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras e Educação, Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2010. 
 
Considerando a citação apresentada a respeito do conto moderno, sobre as suas principais características, é correto afirmar que:
 
I. A raiz do conto moderno é de tradição oral. 
II. O tempo das narrativas modernas pode ser histórico ou sem determinação.
III. Há uma alternância entre o realismo e a fantasia.
IV. Os problemas são resolvidos por meio do trabalho em equipe.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	Resposta Selecionada:
	Incorreta 
I, II e IV.
	Resposta Correta:
	Correta 
II, III e IV.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta, pois o conto moderno é construído conforme a criatividade e as ideias de seu autor, assim não compilações das histórias de origem popular. Lembrando que os contos modernos apresentam algumas diferenças em relação ao conto tradicional, principalmente no que se refere a sua origem. Esses contos são frutos da criatividade do autor e refletem seu contexto de produção. Nesses contos, há uma mudança temporal, há a presença do realismo, da fantasia, o herói chega a uma solução de suas questões com o auxílio do coletivo e não individualmente.
	
	
	
			Pergunta 5
	0 em 0,25 pontos
	
	
	
	Leia o trecho a seguir:
“[...] o conto maravilhoso é aquele que possui um desenrolar da ação que parte de uma malfeitoria ou de uma falta, e que passa por funções intermediárias para ir acabar em casamento [...] ou em outras funções utilizadas como desfecho. Na verdade, são histórias simples, curtas, que apresentam personagens "tipo" vivendo situações "tipo"”. 
 
PROPP, V. Morfologia do conto maravilhoso . Trad. Jasna Paravich Sarhan. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006, p. 144.
 
Considerando o exposto no trecho sobre as personagens e tendo em vista a teoria proposta por Vladimir Propp, analise as afirmativas a seguir.
 
I. O mandante é o responsável por enviar o herói para a sua visão.
II. Personagem auxiliar é aquela que pode salvar o herói, alterar sua aparência e até salvá-lo do antagonista.
III. A princesa é a personagem que se casa com o herói.
IV. O malfeitor é o antagonista, aquele que atrapalha o herói, causando-lhe dano e enfrentando-o em um combate.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	Resposta Selecionada:
	Incorreta 
II, III e IV.
	Resposta Correta:
	Correta 
I, II, III e IV. 
 
 
 
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. Todas as afirmativas estão corretas. Além das 31 funções, Vladimir
define sete personagens, cada uma responsável pela sua “esfera de ação”. Nos contos maravilhosos é de praxe aparecer o antagonista ou agressor, o doador, o auxiliar, a princesa e seu pai, o mandatário, o herói e o falso herói.
	
	
	
			Pergunta 6
	0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Os contos de fadas contribuem fortemente para o desenvolvimento de seus leitores, tanto em seu imaginário como em sua evolução social. Sobre os contos de fada, considere as seguintes afirmativas.
	Os contos de fadas instigam a curiosidade das crianças, mas inibem sua criatividade imaginativa, pois resolvem todos os questionamentos no decorrer das histórias`.
	Os contos de fadas inspiram a consolidação de uma personalidade mais criativa, sensível e até mesmo crítica, levando em consideração as interpretações de viés social a que podem ser estimuladas.
	Os contos de fadas podem apresentar significados mais profundos que a própria vida adulta poderia ensinar, desta forma é necessário deixar que os leitores façam suas próprias análises dessas histórias.
	Os contos de fadas não possuem um papel tão importante na vida escolar das crianças, servindo apenas como instrumento de distração e letramento.
 
Considerando as afirmativas apresentadas, assinale a alternativa correta:
	Resposta Selecionada:
	Correta 
II e III
	Resposta Correta:
	Correta 
II e III
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Com suas histórias fantásticas, suas adversidades e vitórias, os contos de fadas são instrumentos importantes na criação da personalidade, como senso crítico e percepção de mundo em seus leitores. Por isso, é imprescindível deixar que o pequeno leitor tire suas próprias percepções do texto lido, refletindo sobre o conteúdo e os possíveis significados.
	
	
	
			Pergunta 7
	0 em 0,25 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir:
“Há muitos séculos que os contos maravilhosos vêm seduzindo ouvintes e, desde que há versões impressas em folhetos de cordel e em livros, leitores de várias idades. E também não é recente o interesse de filólogos e outros estudiosos por esta forma da literatura oral e, sobretudo desde finais do século XVII, da literatura para a infância e a juventude. A tradição escrita dos contos maravilhosos nasce da tradição dos contos orais”. 
 
NOGUEIRA, C. O método editorial dos Irmãos Grimm. Fênix, Revista de História e Estudos Culturais , v. 10, ano X, n. 1, Jan./Jun. 2013. Disponível em: <www.revistafenix.pro.br>. Acesso em: 30 abr. 2019.
 
Dado o excerto sobre o conto maravilhoso, analise as afirmativas a seguir.
I. O folclorista Vladimir Propp realizou uma análise de cem contos da tradição russa, observando as ações das personagens, a fim de chegar a um padrão.
II. Os contos maravilhosos se caracterizam por possuírem personagens, lugares e tempos que não são determinados historicamente.
III. Nos contos maravilhosos se observa que há vivências comuns aos seres humanos, as quais sobreviveram muito tempo, por meio da tradição oral. 
IV. Os contos maravilhosos são iguais aos contos de fadas, mudando apenas a sua nomenclatura. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	Resposta Selecionada:
	Incorreta 
I, III e IV.
	Resposta Correta:
	Correta 
I, II e III.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. O conto maravilhoso tem origem oriental, já o conto de fadas tem origem celta. No conto maravilhoso, a problemática gira em torno da tentativa de ascensão social do protagonista, que saem em jornada para melhorar de vida, já no conto de fadas o protagonista sai em busca de uma realização pessoal, enfrentando adversidades e desafios, porém possui um respaldo mágico, como uma fada, para ajudá-lo.
	
	
	
			Pergunta 8
	0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Leia a citação a seguir:
“Embora em quase todos os contos haja o happy end , seu conteúdo propriamente dito refere-se a uma realidade terrivelmente séria; a iniciação, ou a passagem através de uma morte ou ressurreição simbólicas, da ignorância e da imaturidade para a idade espiritual do adulto”.
 
ELIADE, M. Mito e Realidade . 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1986, p. 174. 
 
 
Considerando que as vivências comuns aos seres humanos aparecem nos contos de tradição oral, conforme Vladimir Propp, há algumas fases que os protagonistas das histórias costumam enfrentar. Sobre isso, analise as afirmativas a seguir.
	Saída para uma “viagem”, em que há uma luta pela autorrealização.
	Presença de mediação, corresponde aos auxílios que recebe ao longo da jornada.
	Desígnio (aspirações) em busca da autorrealização.
	Há o surgimento de obstáculos ao longo da “viagem”.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	Resposta Selecionada:
	Correta 
I, II, III e IV. 
 
 
	Resposta Correta:
	Correta 
I, II, III e IV. 
 
 
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Todas as afirmações estão corretas. Nos contos de origem popular, o protagonista sai em uma jornada em busca da autorrealização, saem em viagem, tendo em vista um objetivo, um desígnio. Ao longo de seu caminho, aparecem obstáculos, os quais podem ser superados com uma ajuda mágica. Após vencer as provações, o protagonista chega ao seu destino, o desenlace final junto à auto realização.
	
	
	
			Pergunta 9
	0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Leia a seguinte citação:
“[...] seus contos são mais voltados aos vícios e às virtudes do ser humano, colocando as personagens de suas estórias em dilemas substanciais”.
 
MARTINS, M. A. S. R.; REIS, G. M. Os contos de fada e sua contextualização: os clássicos e a indústria cultural. Cadernos do Aplicação , Porto Alegre, v. 27/28, p. 139-149, jan.-dez. 2014/2015. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/CadernosdoAplicacao/article/view/43945>. Acesso em: 30 abr. 2019.
 
Considerando a citação apresentada e os seus conhecimentos sobre Literatura Infantil, de que autor(es) estamos nos referindo?
	Resposta Selecionada:
	Correta 
Hans Christian Andersen.
 
 
 
	Resposta Correta:
	Correta 
Hans Christian Andersen.
 
 
 
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Diferente de Perrault e dos Irmãos Grimm, as narrativas de Hans Christian apresentavam situações reais, muitas delas refletiam a história de vida do autor, visto que quando criança era triste, se considerava feio, esquisito etc., além disso nem todas as histórias apresentavam um final feliz e um “viveram felizes para sempre”. Esopo dedicou-se na escrita de fábulas, já Monteiro Lobato é um autor de literatura fantástica.
	
	
	
			Pergunta 10
	0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Leia a seguinte citação:
“A produção dos contos de Andersen não se restringiu a coleta e reconto das narrativas da cultura popular, como foi o caso de Perrault e dos Irmãos Grimm. Hans Christian criou a maioria dos contos que escreveu”.
 
VAGULA, V. K. B.; SOUZA, R. J. A morte na literatura infantil de Hans Christian Andersen. Caderno Seminal Digital , ano 21, n. 23, v. 1, jan./jun, 2015, p. 324.
 
A respeito da produção contística do dinamarquês Hans Andersen Christian, analise as afirmativas a seguir:
 
I. Apesar do reconhecimento como contista, a primeira publicação de Hans Christian Andersen foi um romance.
II. O romantismo influenciou a produção de Andersen, pois é possível observar amores platônicos, decepções amorosas e grande emotividade em seus contos.
III. A vida pessoal de Andersen refletiu em seus contos, sendo possível perceber uma atmosfera trágica e triste, em decorrência de sua infância.
IV. Os contos de Andersen são de sua autoria, a partir de sua imaginação e de suas vivências. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	Resposta Selecionada:
	Correta 
V, V, V, V.
	Resposta Correta:
	Correta 
V, V, V, V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Todas as afirmativas estão corretas (V, V ,
V e V). Hans Christian Andersen nasceu em um berço pobre na Dinamarca, teve uma educação precária e com muito custo e ajuda de amigos conseguiu ingressar em uma Universidade. É um autor de muitos gêneros literários, publicou antes dos contos de fadas um romance, que foi traduzido para o alemão. Foi no romantismo que este autor desenvolveu a sua obra, sofrendo influência desse movimento, principalmente no que se refere às temáticas, como o amor idealizado e não concretizado, a decepção amorosa etc., como acontece no conto A pequena sereia . Seus contos de fadas não são de tradição oral, são frutos de sua imaginação.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando