Buscar

Trabalho Arcos e Pilar - Modelos Estruturais

Prévia do material em texto

FACULDADE BRASILEIRA – UNIVIX
curso de ARQUITETURA E URBANISMO
ERIKA CARVALHO ALMEIDA
Lais áreas
priscila armani
thais zon
arco e pilar
Vitória
2012
FACULDADE BRASILEIRA – UNIVIX
curso de ARQUITETURA E URBANISMO
ERIKA CARVALHO ALMEIDA
Laís arêas
priscila armani
thais zon
Arco e Pilar
Relatório apresentado como trabalho da disciplina de Modelos Estruturais do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Univix.
Vitória
2012
Taj Mahal
O que é o Taj Mahal?
 	O Taj Mahal é um mausoléu situado na cidade de Agra, na Índia. Considerado por muitos a maior prova de amor do mundo, pois foi construído pelo imperador  Shah Jahan em memória sua falecida esposa. Foi projetado pelo Mestre Isa, um arquiteto persa, e construído em mármore branco, entre 1630 e 1632.
Como um dos principais elementos arquitetônicos, destaca-se o Arco Tudor, que é uma variação de arco capaz de suportar grandes pesos.
1.1.2 Arco Tudor
	Foi um elemento estrutural muito usado na Era Tudor na Inglaterra. É um arco em ponta achatado normalmente com quatro núcleos, sendo um arco que os centrava, e era uma característica definidora. O arco tem uma forma elíptica baixa. 
PILAR
PILAR
As estruturas em forma de arco com suportes (pilares) em cada uma das extremidades,vivem sujeitas a força de compressão. Essa força é empurrada para fora pela curva do arco em direção às pilastras.
A tração em um arco não é importante e pode ser descartada pois a curva natural do arco e sua capacidade de dissipar a força para fora reduzem em muito os efeitos de tração sobre a parte de baixo do arco. Quanto maior for o grau de curvatura (quanto maior o semicírculo do arco), no entanto, maiores serão os efeitos da tração na parte de baixo.
Desta forma, o formato do arco por si só é tudo o que é necessário para dissipar, de maneira eficaz, o peso do centro em direção às pilastras. Assim como a ponte em viga, porém, os limites de tamanho eventualmente ultrapassarão a capacidade natural do arco.
Como as forças do arco tendem a “abrir” o arco, é aconselhável que a altura da seção transversal do pilar aumente do topo pra base. Vale lembrar também que quando dois arcos iguais se apoiam sobre o mesmo pilar, os empuxos horizontais são anulados, resultando somente em cargas verticais. 
2.1.1. Arco do triunfo
	O arco do triunfo é um monumento situado na praça Chales de Gaulle e foi projetado por Jean Chalgrin. O monumento é o símbolo do patriotismo e orgulho francês, inaugurado em 1836. 
O elemento estrutural utilizado foi o arco de volta inteira, ou arco romano, sustentado por pilares.
O monumento suporta as cargas da própria estrutura, as dos visitantes, e dos ventos ocasionais.

Continue navegando