Buscar

leucoedema

Prévia do material em texto

MACRODESAFIO DE DIAGNÓSTICO
 Na visão inicial notamos a mancha branco-acinzentada.O procedimento realizado para o diagnóstico do leucoedema é um exame físico por manobra clínica. Observamos que ao se distender a mucosa, o aspecto esbranquiçado diminui acentuadamente ou desaparece, retornando sua coloração normal após o relaxamento.
 O leucoedema é uma condição comum da mucosa jugal de causa desconhecida. Ocorre muito mais comumente em negros do que em brancos, sustentando a probabilidade de uma predisposição étnica para o seu desenvolvimento. Tem sido relatado em 90% de adultos negros e em 50% de crianças negras. A prevalência em brancos é consideravelmente menor, ainda que relatos publicados tenham variado de menos de 10% a mais de 90%. Esta variação pode refletir diferentes grupos populacionais, condições de exame e rigor do critério utilizado para fazer o diagnóstico. De qualquer forma, o leucoedema apresenta-se mais moderado nos brancos sendo, muitas vezes, dificilmente identificado. A diferença na predileção racial pode ser parcialmente explicada pela presença de pigmentação na mucosa em negros, que torna as alterações edematosas mais evidentes. Pelo fato de o leucoedema ser tão comum, pode ser razoavelmente argumentado que ele representa mais uma variação do normal do que uma doença. Tal argumento pode ser sustentado também por achado similar de mucosa edemaciada na vagina e laringe. Ainda que o leucoedema pareça ser uma alteração de desenvolvimento, alguns estudos têm indicado ser mais comum e mais acentuado em fumantes, tornando-se menos pronunciado, quando é suprimido o fumo.
 O leucoedema caracteriza-se por uma aparência opalescente branco-acinzentada difusa da mucosa. A superfície freqüentemente aparece pregueada, resultando em estrias esbranquiçadas ou rugosas. As lesões não são removidas por raspagem. Caracteristicamente, o leucoedema ocorre bilateralmente na mucosa jugal e pode-se estender até a mucosa labial. Em raras ocasiões, pode, também, envolver o assoalho da boca e região palatofaringiana. O leucoedema pode ser diagnosticado clinicamente com facilidade, porque o aspecto esbranquiçado diminui acentuadamente ou desaparece, quando a bochecha é evertida e esticada.
 Caso o diagnóstico não fosse o leucoedema poderiam ser relacionadas as seguintes doenças: Líquen plano, a leucoplasia e nevo esponjoso. 
 O leucoedema é uma condição benigna, não sendo necessário nenhum tratamento

Continue navegando