A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
avaliação 1

Pré-visualização | Página 1 de 2

Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
		Disciplina:
	Políticas Educacionais 
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX 
	Prova:
	10620329
	Nota da Prova:
	10,00
Legenda: Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Ao tratarmos da construção das políticas públicas, deparamo-nos com uma gama elevada de pessoas que fazem parte desta estrutura.  Estas pessoas podemos também chamá-las de atores, que podem estar nas mais diversas áreas de atuação. A respeito destas áreas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os atores podem ser originários do setor privado, que são toda a sociedade civil organizada.
(    ) Os atores podem ser originários do setor estatal, que são todos os políticos da esfera federal, estadual e municipal.
(    ) Os atores podem ser originários do setor público, que são os que operam diretamente com a parte burocrática.
(    ) Os atores podem ser originários somente do setor patronal, pois os interesses aqui envolvidos são exclusivos deste setor.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	F - F - V - F.
	b)
	F - V - F - V.
	c)
	V - V - F - V.
	d)
	V - V - V - F.
	2.
	Ao tratarmos da LDB em seu Título I da Educação, no artigo 1º no inciso 2º, que trata do atrelamento ao mundo do trabalho e a prática social, a educação recebe quatro conceitos estruturantes que determinam o envolvimento do indivíduo no processo social do trabalho.  Estes quatro conceitos são a prática social, mundo do trabalho, movimentos sociais e manifestações culturais. No que diz respeito às manifestações culturais e ao mundo do trabalho, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As manifestações culturais são expressões da cultura determinadas pela sua superioridade.
(    ) O mundo do trabalho é uma ação desenvolvida pelo homem para a busca de seu bem-estar pessoal e de transformações sociais.
(    ) As manifestações culturais são para a antropologia expressões da cultura, em que o homem constrói seu mundo através de seu trabalho.
(    ) O mundo do trabalho é uma ação que leva o homem à escravização e determina no que, quando e quanto deverá trabalhar para conquistar seu lazer.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	V - V - F - V.
	b)
	V - F - V - F.
	c)
	F - V - V - F.
	d)
	F - F - V - F.
	3.
	As Políticas Públicas em sua constituição não podem ser percebidas como uma iniciativa unidirecional ou fechada do Estado. É preciso que o prisma analítico das políticas públicas permita uma interrogação constante sobre a natureza evolutiva do Estado e das relações entre espaço público e privado. Há muitas possibilidades de análise dessa interação entre demanda social e ação governamental, o que permite dizer que uma política é, ao mesmo tempo, um constructo social e um constructo de pesquisa (MULLER; SUREL, 2002 apud SOUZA, A. R., 2016). Isso significa que a tentativa de auxiliar na formação de investigadores que tratem dessa matéria, não pode tomar os produtos da política como simples resultado da intenção do governante de plantão sobre os problemas que se lhe apresentam. Ao detectarmos, portanto, problemas sociais, os governantes e a sociedade civil organizada necessitam buscar meios, como as Políticas Públicas para o desenvolvimento de programas e ações que diminuam a situação encontrada. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
(    ) Políticas Públicas são utilizadas somente no que dizem respeito às questões econômicas de um país em desenvolvimento.
(    ) Políticas Públicas são ações que envolvem diversos segmentos da sociedade e auxiliam na qualidade de vida da população e aplicada pelos governantes.
(    ) Políticas Públicas são movimentos relativos a partidos políticos que compreendem sua posição de promotores da verdade.
(    ) Políticas Públicas são ações que envolvem tanto a economia de um país como o envolvimento da sociedade organizada e aplicada pelos governantes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: SOUZA, A. R. A política educacional e seus objetos de estudo. Revista de estudos teóricos e epistemológicos em política educativa. v. 1. n. 1., 2016.
	a)
	V - V - F - F.
	b)
	F - V - F - F.
	c)
	V - F - V - V.
	d)
	F - V - F - V.
	4.
	O Plano Nacional de Educação é um documento que determina as metas que deverão ser alcançadas no prazo de 10 anos. Estas metas estão interligadas com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Para isso, são apresentadas as seguintes diretrizes: erradicação do analfabetismo; universalização do atendimento escolar; superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação; melhoria da qualidade da educação. Estes são pontos difíceis de serem alcançados, constituindo-se desafio histórico para a sociedade brasileira. Frente a isso podemos determinar que algumas ações são necessárias para sua efetivação. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Para a realização destes objetivos é necessária a realização de políticas públicas que adéquem o planejamento às necessidades educacionais.
II- Para a superação das desigualdades educacionais cabe somente às esferas superiores e principalmente à federal criar mecanismos de discriminação social.
III- Cabe à sociedade civil organizada participar ativamente de decisões relativas à erradicação, à superação e à melhoria da educação através do acompanhamento das políticas públicas.
IV- A responsabilidade relativa ao PNE compete ao Governo Federal, sendo sua aplicabilidade e seu recolhimento de respostas relativas a estes pontos negativos existentes na educação.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CARNEIRO, Moaci Alves. LDB fácil: leitura crítico-compreensiva, artigo a artigo. Petrópolis, RJ: Vozes. 23. ed. revista e ampliada. 2015, p. 174.
	a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	c)
	Somente a sentença IV está correta.
	d)
	Somente a sentença II está correta.
	5.
	No Plano Nacional de Educação - PNE - nos apresenta que a educação básica é formada pela Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Com esta observação, podemos compreender que existe uma faixa etária para cada nível. Assim, sobre a faixa etária apresentada pelo Plano Nacional de Educação referente à educação básica e normatizada nas escolas, analise as sentenças a seguir: 
I- Na educação básica, é obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos.
II- Na educação básica, é obrigatória e gratuita dos 3 aos 16 anos.
III- Na educação básica, é obrigatória e gratuita dos 4 aos 18 anos.
IV- Na educação básica, é obrigatória e gratuita dos 6 aos 15 anos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	Somente a sentença I está correta.
	b)
	Somente a sentença III está correta.
	c)
	Somente a sentença II está correta.
	d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	6.
	A Lei de Diretrizes e Bases da Educação, no artigo 206, em seu inciso VI, trata da gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais. Para ocorrer esta gratuidade, muitos são os envolvidos e mecanismos a serem aplicados para tal  efetivação. Sobre como é realizada a manutenção das escolas públicas, analise as sentenças a seguir:
I- As escolas públicas são mantidas pelos impostos cobrados da população e não visa ao lucro.
II- As escolas públicas são mantidas pelo poder público através da gestão de empresários.
III- As escolas públicas são mantidas com a ajuda de organizações não governamentais.
IV- As escolas públicas são mantidas pelo próprio caixa da escola e assim todos estudam sem pagar mensalidade.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	b)
	Somente a sentença III