Buscar

FUND. DE MARKETING AV1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CCA0502_AV1 » FUNDAMENTOS DE MARKETING
	Tipo de Avaliação: AV1 
	
	Professor:
	DENISE ALVES TAVARES FREIRE
	
	Nota da Prova: 5,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 29/04/2015 16:11:13 
	
	 1a Questão (Ref.: 201308325856)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	As organizações precisam ajustar suas ofertas para satisfazer aos diferentes tipos de clientes, ou seja, precisam segmentar os mercados e decidir em qual desses segmentos irá atuar. Marque abaixo a única alternativa que não constitui uma das bases de segmentação:
		
	
	(a) Psicográfiica
	
	(e) Comportamental
	
	(b) Demográfica
	
	(d) Esportiva
	
	(c) Geográfica
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308102826)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Assinale a alternativa que apresenta as principais características da empresa que segue uma abordagem de mercado orientada para marketing:
		
	
	A empresa concebe que os consumidores dão preferência a produtos fáceis de encontrar e de baixo custo e concentra-se em alcançar alta eficiência de produção, baixos custos e distribuição em massa.
	
	A empresa concebe que os consumidores buscam produtos padronizados e desempenho inferiores e, por isso, corre o risco de vender aquilo que fabrica e não fabricar aquilo que o consumidor realmente quer comprar.
	
	A empresa concebe que os consumidores dão preferência a produtos com qualidade e desempenho superiores ou inovadores e concentra-se em fabricar produtos de qualidade e aperfeiçoá-los constantemente.
	
	A empresa entende que precisa pesquisar e oferecer os produtos certos para seus clientes e não procurar os clientes certos para os seus produtos, além de aplicar um plano de marketing voltado para as necessidades do comprador. 
	
	A empresa concebe que consumidores não compram em quantidade suficiente das organizações e por isso dispensam um esforço agressivo para vendas e promoção.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308105611)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Uma das formas de aferir e mensurar a população brasileira é a realização do censo populacional. Entre outras coisas, são avaliadas nesta pesquisa as variáveis demográficas da população. Isto quer dizer que entre as variáveis abaixo, NÃO são verificados neste segmento dados de:
		
	
	idade.
	
	sexo.
	
	raça.
	
	estilo de vida.
	
	tamanho das famílias.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308128553)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	João da Silva é um empresário do ramo de bebidas no Brasil. A empresa administrada por João vende, entre outros, os produtos Young e Skolla. Young é uma marca de refrigerante de limão de baixa caloria e Skolla é uma cerveja encorpada e de boa qualidade. João está considerando introduzir a linha Skolla no Oriente Médio, em países como Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita, nações islâmicas. Com base no estudo sobre ambiente de negócios e sobre Análise, segundo Richers, é viável a introdução da linha Skolla nos dois países? 
		
	
	Não, pois nos países islâmicos citados, o consumo de álcool é proibido, sendo o ambiente político e cultural desfavorável a implantação de Skolla.
	
	Sim, pois a modernização destes países tem aberto novas oportunidades a produtos ocidentais, de forma a vencer a velha barreira cultural entre islamismo e cristianismo.
	
	Não, pois o custo de transporte até o Oriente Médio, associado a impostos e a toda logística de distribuição interna tornariam o produto muito caro para toda população.
	
	Sim, pois as capitais destes países, as cidades de Abu Dhabi e Riad estão em franco desenvolvimento. Abu Dhabi recebe o mundial de clubes da Fifa e a Fórmula 1, por exemplo, enquanto Riad possui belos hotéis e recebe milhares de turistas anualmente.
	
	Sim, pois o continente asiático experimenta grande boom de crescimento, sendo os países árabes citados importantes mercados consumidores. 
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308102809)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Assinale a alternativa que indica como a empresa constrói o posicionamento de um produto. 
		
	
	O posicionamento de um produto é formado pela análise isolada dos ativos financeiros da empresa que detém a marca.
	
	O posicionamento é construído exclusivamente pela idealização da imagem que a empresa acha que tem junto ao seu público-alvo.
	
	O posicionamento do produto se efetiva pela percepção do executivo de marketing da empresa e isto ocorre principalmente pela similaridade entre o produto e os demais concorrentes do mercado. 
	
	O posicionamento se dá pela conquista de um espaço na mente da concorrência, e isso ocorre por meio da diferenciação em relação aos concorrentes de acordo com atributos, usuários, aplicação e a classe de produtos.
	
	O posicionamento é construído gradativamente, mediante a conquista de um espaço na mente do consumidor, e é configurado pela análise do quanto e do como o produto se assemelha ou se diferencia dos produtos concorrentes.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201308294091)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Ao assumir a gestão de marketing de uma organização, Carlos, um profissional de marketing, observou que as estratégias eram idênticas para todos os clientes e consumidores. "Isso está errado", disse ele em reunião com a alta direção. "Nem todos os compradores possuem as mesmas necessidades e respondem de modo semelhante às ações de marketing. Precisamos estudá-los melhor e dividir o mercado em grupos distintos para avaliar quais merecem maior atenção e quais estratégias são mais adequadas para cada um deles". Para justificar as recomendações, Paulo utilizou, dentre os conceitos do planejamento em marketing, a análise
		
	
	do Brand Equity. 
	
	das cadeias de valor. 
	
	SWOT. 
	
	da segmentação do mercado. 
	
	do posicionamento da oferta.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201308105514)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Se uma cervejaria vende em um ano o equivalente a 25 milhões de reais, dentro de um mercado total de 100 milhões de reais em vendas para a categoria e, no ano seguinte, aumenta seu faturamento para 40 milhões de reais em um mercado total que dobrou suas vendas no mesmo período, isso significa que:
		
	
	a cervejaria em questão perdeu market share;
	
	a cervejaria em questão aumentou sua participação de mercado;
	
	a cervejaria em questão manteve sua posição proporcional no mercado.
	
	a cervejaria em questão cresceu em relação ao ano anterior se comparados, isoladamente, os dois períodos;
	
	a cervejaria em questão aumentou suas vendas e, consequentemente, sua posição em relação à concorrência no mercado;
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201308124976)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	(Eletrobrás - 2005) Em seu livro Administração de Marketing (2000, São Paulo: Prentice Hall), Philip Kotler a define como esforço consciente para alcançar resultados de troca desejados com mercados-alvo. Afirma também que há diferentes orientações da empresa para o mercado. A esse respeito, assinale a opção correta:
		
	
	A orientação de produto afirma que os consumidores buscam produtos que ofereçam qualidade superior e apresentem características já conhecidas.
	
	A orientação de marketing assegura que a chave para alcançar metas organizacionais está no fato de a empresa ser mais atuante que a concorrência.
	
	A orientação de marketing societal assevera que a organização deve atender necessidades, desejos e interesses em prol do bem-estar do consumidor e da sociedade. 
	
	A orientação de vendas parte do princípio de que consumidores e empresas costumam, por vontade própria, comprar os produtos da organização em quantidade suficiente.
	
	A orientação de produção sustenta que os consumidores dão preferência a produtos raros, permanecendo indiferentes em relação a preço.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201308124973)
	Pontos: 0,5  / 0,5(Algás - 2009) No que se refere ao conceito de marketing, é correto afirmar:
		
	
	O marketing é hoje foco de atenção apenas de organizações lucrativas. 
	
	Pode-se afirmar que marketing é orientado para a venda e, portanto, apenas ajuda a concentrar renda, satisfazendo necessidades supérfluas das populações. 
	
	Marketing pode ser considerado como sinônimo de propaganda, pois tem como atividade principal à comunicação da empresa. 
	
	A situação do consumerismo (consumo em massa) tem levado a sociedade a indagações sobre o verdadeiro papel do marketing, revisando ou substituindo seus conceitos; entre as propostas estão o "conceito humanístico", o "conceito do consumo inteligente" e o "conceito do imperativo ecológico", em que todos tratam de diferentes aspectos do mesmo problema. 
	
	A tarefa única da organização é determinar as necessidades, desejos e valores de um mercado visado e adaptar a organização para promover as satisfações desejadas de forma mais efetiva e eficiente que seus concorrentes. 
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201308110062)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	São ações de marketing direcionadas para a criação de imagem favorável e preferência para uma determinada empresa ou organização: 
		
	
	Marketing de fidelização.
	
	Marketing de transação.
	
	Marketing institucional.
	
	Marketing social.
	
	Marketing interativo.

Outros materiais