Buscar

avaliacao comunica 03

Prévia do material em texto

COMUNICAÇÂO- Unidade 03
texto
A comunicação é primordial no nosso dia a dia e é através dela que desenvolvemos parte das nossas relações com os outros indivíduos da nossa sociedade, dentro das formas de se comunicar existem algumas divergências a respeito da escrita e da oralidade.
Desde a criação da escrita e da comunicação propriamente dita que diversas mudanças vêm ocorrendo, sejam elas na forma como são escritos os textos ou como nos comunicamos por meio da fala. Diversas regras foram desenvolvidas para que haja uma melhor compreensão do uso da linguagem. 
Contudo existem duas formas importantes de comunicação, são elas a escrita e a oralidade que segundo KOCH (1998, p.61) são, “duas modalidades distintas de uso da língua”.
Na oralidade ocorre uma dependência do contexto da conversa, em um ambiente familiar ou entre amigos, usa-se uma linguagem mais espontânea, interativa, autentica e informal. Por outro lado, caso esteja no ambiente de trabalho por exemplo em uma conversa com seu chefe, a forma de falar muda por isso é necessário conhecer o contexto em que essa comunicação está inserida, outro fato importante é que não se pode reescrever ou modificar algo que por ventura tenha saído errado o único meio é pedir desculpas pelo que foi dito, diferente da escrita.
Já a escrita não se prende a um contexto, é bem mais elaborada e planejada, sendo necessário que para ser bem interpretada precisa conter suas informações bem organizadas, exigindo assim mais coesão e coerência textual. 
No meio acadêmico e profissional é a forma mais segura de se comunicar, por ser uma linguagem mais formal, uma vez que nestes ambientes precisa-se manter o nível de formalidade, seja ela escrita ou oral.

Continue navegando