Buscar

Processo Criativo na Arte Bidimensional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Prática Profissional: Bidimensional
Leia o fragmento de texto: 
“Consideremos dois importantes fatores, os dois polos da criação artística: de um lado o artista, do outro, o público que mais tarde se transforma na posteridade. Aparentemente, o artista funciona como um ser mediúnico que, de um labirinto situado além do tempo e do espaço, procura caminhar até uma clareira”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DUCHAMP, M. O ato criador. In: GREGORY, B. A nova arte. São Paulo: Perspectiva, 1975. Disponível em: <http://www.tyrannusmelancholicus.com.br/imprime.php?cid=7879&sid=310>. Acesso em: 17 abr. 2017. 
De acordo com o fragmento de texto e o conteúdo do livro-base Caminhos em poéticas visuais bidimensionais, no que diz respeito à reflexão sobre nosso próprio fazer poético, analise as afirmativas a seguir:
I. O artista se colocará num processo de descoberta quando “procura caminhar até uma clareira”.
II. O artista valoriza a reflexão durante o processo criativo.
III. O artista precisa encontrar as respostas para todos seus questionamentos durante o processo.
IV. O artista, enquanto “ser mediúnico”, destitui-se de assumir uma postura crítica diante de escolhas conceituais e/ou práticas. 
São corretas apenas as:
	
	A
	afirmativas I e II.
Você acertou!
Subcapítulo 6.3 Refletindo sobre o processo, página 229 e 230
Questão 2/5 - Prática Profissional: Bidimensional
Leia o fragmento de texto:
“Desde os anos 1980, Nuno Ramos desenvolve sua obra em diferentes mídias: escultura, instalação, desenho, vídeo, filme, prosa, poesia, mantendo a pintura como linguagem de origem. Nesta pintura relevo, Ramos testa a superfície pictórica e seus limites (física e metaforicamente), acumulando diversas matérias (vaselina, parafina, tecido, espelho, plástico, metal, resina, tinta) que o identificam a uma tradição brasileira do barroco e do excesso, revisitada em sua obra da perspectiva da arte contemporânea”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.inhotim.org.br/inhotim/arte-contemporanea/obras/sem-titulo-7/>. Acesso em: 07 mar. 2017.
De acordo com o livro-base Caminhos em poéticas visuais bidimensionais, no que diz respeito à trajetória poética do artista brasileiro Nuno Ramos, leia as sentenças a seguir, assinalando V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas:
(   ) A pesquisadora Cecília Salles chama de obras processuais as telas que estão impregnadas de matéria: um acúmulo de tinta, objetos, tecidos etc.
(    ) A obra de Ramos está no limiar dos planos bidimensional (pintura) e tridimensional (objeto). 
(   ) Sua obra é marcada pela projeção de cores em objetos no espaço expositivo.
(     ) As pinturas matéricas são aquelas que dão ênfase na representação fiel da realidade objetiva concreta (pessoas, lugar, objetos etc.). 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V – V – V – F 
Você acertou!
 (TORRES, 2017, p. 233)
Questão 3/5 - Prática Profissional: Bidimensional
Observe a imagem e leia o fragmento de texto:
 
“Geralmente, o artista registra primeiro sua ideia no papel, assim como lhe ocorre no momento – espontaneamente. Alguns registram a concepção abstratamente, através de palavras, simplesmente, ou fazendo um esboço bastante rudimentar, acompanhado de anotações. Isso é feito para não se perder a ideia, o que pode acontecer quando se está envolvido em algum projeto e, de repente, aparece outra ideia. Aliás, é muito comum as ideias surgirem assim”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HALLAWELL, P. À mão livre: a linguagem do desenho. São Paulo: Melhoramentos, 1994. p. 53. 
De acordo com a imagem dada, o excerto de texto e o conteúdo do livro-base Caminhos em poéticas visuais bidimensionais, sobre as escolhas realizadas durante o processo de criação, analise as afirmativas a seguir:
I. Escolhas são caminhos que decidimos trilhar durante o processo e que precisam ser mantidos até o final da jornada criativa.
II. As escolhas precisam ser acolhidas de modo que possamos acatar todas as possibilidades que surgem durante o processo criativo.
III. As escolhas podem ser do tipo conceitual, ou seja, partem de ideias e pensamentos do artista.
IV. As escolhas podem ser formais, isto é, envolvem aspectos físicos e materiais que dão corpo ao trabalho. 
São corretas apenas as:
	
	C
	afirmativas III e IV.
Você acertou!
Subcapítulo 6.1” (TORRES, 2017, p. 223).
Questão 4/5 - Prática Profissional: Bidimensional
Observe a imagem e leia o fragmento de texto: 
“Sempre que se começa uma narrativa, cria-se uma situação que deve ser resolvida ao final. A narrativa avança em direção a esta solução. O fato de a narrativa ser toda orientada, organizada para a solução da intriga inicial, a torna previsível. Para surpreender e criar o suspense que prende o leitor, o autor deve inserir uma série de obstáculos e elementos do acaso na história, de forma a atrasar o avanço da narrativa. É necessário que leitor fique na dúvida em relação ao desenlace, preveja e não preveja o que vai acontecer”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.uel.br/eventos/eneimagem/anais2011/trabalhos/pdf/Emilia%20Teles%20da%20Silva.pdf>. Acesso em: 06 mar. 2017. 
De acordo com a imagem dada, o fragmento de texto e o conteúdo do livro-base Caminhos em poéticas visuais bidimensionais, no processo de criação de uma história em quadrinhos, é preciso considerar que:
	
	C
	o conteúdo textual deve ser tratado como imagem que compõe o todo da narrativa.
Você acertou!
Subcapítulo 5.3.3 (TORRES, 2017, p. 206).
Questão 5/5 - Prática Profissional: Bidimensional
Leia o fragmento de texto sobre a produção artística de Leonilson:
“Em 1991, descobre-se portador do HIV e a convivência com a doença domina por completo a sua obra. Em O Perigoso (1992), série de sete desenhos, trata com ironia a própria condição. No primeiro desenho, há uma gota do seu sangue, contaminado. Nos outros, pequenas figuras de mãos associadas a procedimentos médicos ou crucifixos são mescladas a diversas palavras, como nomes de flores, adquirindo uma dimensão alegórica relacionada à simbologia cristã da pureza e da morte. Alguns trabalhos desta fase podem ser vistos como auto-retratos. Por exemplo, em El Puerto (1992), um espelho coberto com retalho de uma camisa do artista contém, bordadas com linha azul, informações sobre sua idade, peso e altura. É uma obra que versa sobre o luto e a ausência da figura. A instalação na Capela do Morumbi, de 1993, seu último trabalho, tem um sentido espiritual. Nos tecidos leves e brancos expressa  a fragilidade da vida. Há referências irônicas à autoridade e à hipocrisia, nas camisas moles que revestem as cadeiras e nos bordados ‘da falsa moral’ e ‘do bom coração’, mas também à esperança, em ‘Lázaro’”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa8742/leonilson>. Acesso em: 13 mar. 2017.
A partir do breve contexto histórico contido no fragmento de texto e no conteúdo do livro-base Caminhos em poéticas visuais bidimensionais, sobre a obra de Leonilson, assinale a alternativa correta:
	
	
	E
	A obra de Leonilson é marcada pela subjetividade, ou seja, por aspectos pessoais, de sua vida privada.
Você acertou!
Subcapítulo 3.2.1 A força simbólica dos objetos, páginas 131 e 132 sobre as obras de Leonilson: “[...] o artista elabora uma narrativa marcada pela subjetividade, ou seja, por aspectos pessoais, íntimos” (TORRES, 2017, p. 132).

Continue navegando