Buscar

ATIVIDADES ESTRUTURADAS CLARISSA

Prévia do material em texto

FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE VILA VELHA
CURSO DE PEDAGOGIA
CLARISSA DE JESUS SOUZA
JULIANA GONÇALVES
THIAGO REIS
PROJETO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
VILA VELHA
2017
 INTRODUÇÃO 
Para Meyer (1993) o objetivo da avaliação é produzir informações para tomada de decisões, na busca do aperfeiçoamento do trabalho de forma geral, respeitando fatores culturais da instituição. Não há outro meio de se emitir um juízo de valor sobre a qualidade de um trabalho e de seus produtos, do desempenho organizacional que não seja por meio da avaliação.
Entende-se por Avaliação Institucional o processo de avaliação inserida em
Instituições educacionais, tendo como objetivo principal a melhoria da qualidade do ensino, bem como aspectos relacionados à expansão do atendimento, a articulação entre a educação e o processo de desenvolvimento do país e mais recente aos impostos dos custos da educação sobre os orçamentos públicos (GADOTTI, 2010).
Percebe-se desta forma que a avaliação institucional visa resultados claros buscando uma mudança na sociedade e a participação democrática, levando a uma reflexão sobre o nível do trabalho escolar tanto de professores, gestores e alunos.
Meyer (1993) conceitua a avaliação como um instrumento de gestão que tem por objetivo medir os esforços da organização, sua qualidade, excelência, utilidade e relevância.
Analisando esses conceitos constata-se que avaliar pressupõe uma dada concepção de educação, do papel dos professores, bem como uma reflexão sobre o contexto histórico e social onde estão imersos tais processos avaliativos.
Para que se tenha uma educação de qualidade na escola, torna-se fundamental que exista uma gestão democrática e participativa, onde todos os membros escolares precisam estar unidos para que se possa superar os problemas e dificuldades encontrados. 
3
Procurando refletir sobre os problemas da escola, a avaliação institucional se faz necessária, pois a partir desta, a gestão escolar poderá reconhecer e entender a escola. 
A avaliação institucional adquire uma perspectiva coletiva, ocasionando contribuições para a qualidade do ensino, sendo uma ação de natureza pedagógica e libertadora. Sendo assim a avaliação institucional tem a capacidade de modificar a escola e os sujeitos que nela exercem suas práticas. 
A escola se conhece por meio desse processo, indo até a raiz do problema, e assim, consegue obter entendimento sobre o que está ocorrendo, para criar propostas de mudanças no espaço escolar.
PÚBLICO ALVO
Comunidade escolar da rede pública do Ensino Fundamental I
CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
Escola Municipal do Ensino Fundamental I, localizada na rua Leandro Vieira Gouvêa nº 20 – bairro Industrial – Viana/ES.
OBJETIVOS DA AVALI AÇÃO INSTITUCIONAL
O objetivo da avaliação é a melhoria da estrutura física da escola. Identificando os pontos positivos e também os problemas.
Considerando que a estrutura física de uma escola é essencial para que haja um bom trabalho de seus profissionais, e influenciando de modo positivo no aprendizado do aluno, torna-se indispensável avaliar. 
Assim, a avaliação assume uma forma importante para apurar a qualidade da estrutura física da escola. 
4
METODOLOGIA
Avaliação Interna qualitativa, que tem por instrumento a distribuição de questionário para todos os quatro segmentos escolares. 
Para os professores e corpo técnico administrativo, o questionário será aplicado durante a reunião geral. 
Aos pais será distribuído na entrada da reunião pelo pedagogo, ao final da reunião os pais irão depositar os questionários, numa urna que estará disposta na entrada da escola.
Para os alunos será realizado durante o horário de aula. 
Os questionários serão analisados por tabelas separadas por segmentos. 
A divulgação dos resultados será feita através de exposições de informativos colocados no mural da entrada da escola 
SENSIBILIZAÇÃO
Os pais serão motivados através de bilhetes enviados que falam da importância da avaliação institucional, para que se possam ampliar os diferentes olhares sobre o espaço, a fim de garantir, melhoria na estrutura física da instituição. Para os alunos através de conversa com os professores e para o corpo docente e técnico administrativo a motivação será feita através de murais expostos em suas respectivas salas.
5
DIMENÇÕES AVALIADAS
GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA
 A direção da escola consegue informar toda a comunidade escolar sobre os principais acontecimentos da escola?
( ) Sempre 
( ) Às vezes
( ) Raramente 
( ) Nunca
Justificativa do tema: Este tema foi escolhido pois na Gestão Escolar Democrática achamos muito importante discutir propostas e implementar ações conjuntas por meio de parcerias, proporcionar grandes resultados para a melhoria da escola no país. É preciso lidar com conflitos e opiniões diferentes , pois os conflitos fazem parte da vida, mas precisamos sempre dialogar co os que pensam diferente de nós e, juntos negociar. 
FORMAÇÃO E CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DA ECOLA
Os professores e coordenadores pedagógicos sempre se reúnem para a discussão dos planos de aula e da proposta pedagógica e para a avaliação da prática ( reuniões pedagógicas)?
( ) Sempre
( ) As vezes
( ) Raramente
( ) Nunca
Justificativa do tema: Escolhemos este tema pois acreditamos que todos os profissionais da escola são muito importantes para a realização dos objetivos do projeto político pedagógico.
6
AMBIENTE FISÍCO ESCOLA
A escola possui condições físicas para os alunos estudarem?
( ) Estrutura ótima
( ) Estrutura boa
( ) Estrutura regular
( ) Estrutura péssima
Justificativa do tema: Este tema foi escolhido pois achamos que o ambiente físico escolar é fundamental para uma aprendizagem na vida dos alunos, pois sem uma estrutura boa como os alunos estudam. O ambiente tem que ser envolvido e voltado para o estudo, fazendo com que o aluno se sinta bem e a vontade no seu ambiente físico escolar.
INSTRUMENTOS
Serão entregues questionários.
Do 1º ao 3º ano serão realizadas enquetes dentro da sala de aula. 
Do 4º ao 5º os alunos responderão questionários. 
REFERÊNCIAS 
GADOTTI, Moacir. (2010) Avaliação Institucional: Necessidades e condições para sua realização. Disponívelem:<http://www.paulofreire.org/pub/Institucional/MoacirGadottiArtigosIt0029/Avali_Institucional.pdf>. Acesso em: Janeiro de 2011
MEYER, Victor Jr. A busca da qualidade nas instituições universitárias. Enfoque. Rio de Janeiro: v. 10, p. 18-21, set. 1993.
7

Continue navegando