Buscar

Atividade Complementar-como-estrelas-na-terra

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Título do filme: Como Estrelas na Terra
Tempo de duração do filme: 175 min
Ano de Lançamento: 2007
Breve resumo do filme
	Trata-se de uma obra indiana em que vem abordando a dislexia e as dificuldades enfrentadas por alunos com dislexia que estudam em instituições comuns. O filme vem contando a história do pequeno Ishaan Awasthi de nove anos de idade que tem dislexia e estuda em escola com alunos comuns, o que traz mais dificuldades em seu aprendizado, pelo fato de que seus professores não estavam atentos aos sinais de dislexia que Ishaan apresentava. O pequeno garoto reprovou uma vez e estava para reprovar pela segunda vez na mesma série. Seu pai foi chamado no colégio, mas por achar que seu filho estava com preguiça de se empenhar nos estudos e foi ainda mais rude que o de costume, acabando assim, por mandar o garoto para o colégio interno. Tal atitude do pai teve ainda mais impacto na vida do pequeno, pois estando afastado de casa sentia saudade de sua mãe e seus irmãos, além de se sentir ainda mais triste por estar em uma instituição cuja filosofia é Disciplinar Cavalos Selvagens. A entrada de um professor de Artes substituto, o senhor Nikumbh no internato foi o que mudou por completo sua vida e sua visão pela escola. Tal professor não era como os demais, seguir rigorosamente as normas da escola não era de seu feitio, tinha sua própria metodologia, tendo assim seu estilo próprio de ensinar. Logo que começou a lecionar para Ishaan pode notar suas características que eram diferentes dos demais estudantes da turma, foi nesse momento que resolveu ajudar o pequenino com suas dificuldades. Fez amizade com Ishaan o ensinou a ler e a escrever, trazendo um novo mundo colorido para o mundo sombrio e solitário que o pequeno vivia em seu interior.
Reflexão
O filme traz a lição de vida de uma criança. Que ao ser tratado com carinho e respeito por um de seus professores, este que soube como tratar de suas dificuldades, valorizar e compreender suas diferenças para com os demais alunos. A criatividade e desenvoltura do professor Nikumbh foi uma das atitudes mais inteligentes para aquele caso, o educador deve sempre estar aberto à novas metodologias a fim de incentivar seus alunos sendo eles com deficiências cognitivas, físicas ou nenhuma a buscarem melhorias na compreensão dos conteúdos. Cada pessoa aprende de uma forma, cabe ao docente avaliar as situações e trazer auxílio ao aprendizado do estudante, contextualizar explicações de conteúdos de uma forma que consigam entender, assimilando assim o conteúdo. A dislexia é uma doença em que a cura está muito longe de ser alcançada. O que salvou o pequeno Ishaan não foi descobrir que tinha dislexia, mas sim as metodologias que a partir daquele momento eram adaptadas à realidade dele, os métodos utilizados por seu professor, possibilitando que ele aprendesse a lidar com suas diferenças. Hoje não é muito diferente em salas de aulas espalhadas por todo o mundo, muitos alunos com os mais diversos tipos de deficiências são colocados em escolas regulares comuns, que infelizmente seus profissionais não estão preparados para essas mudanças. O que ocasiona um atraso ainda maior no processo de aprendizagem desses alunos. Faz-se necessário que os professores em formação quando chegarem na sala de aulas saibam lidar com essas adversidades dentro do contexto escolar, afim de encontrarem meios e soluções para um bom trabalho não só com alunos portadores de dislexia, bem como também das outras deficiências.
Conclusão
Na sociedade hoje, é possível notar a dificuldade de um portador de necessidades especiais, sejam elas físicas ou cognitivas para se inserirem em instituições de ensino ou acessibilidade dificultada para acesso á bancos, supermercados, farmácias e demais locais onde se é possível estar. Muito tem se falado sobre as questões de acessibilidade para deficientes físicos, muitos avanços já foram alcançados. Porém, existem deficiências cognitivas as quais muitos não entendem, falta conhecimento sobre esquizofrenia, transtorno global, TDAH, dislexia, entre outros problemas aos que os alunos em uma sala de aula podem ter/desenvolver. Essa falta de conhecimento mais amplo sobre tais assuntos como no filme causam muitos conflitos internos no estudante, podendo chegar a níveis bem complicados de isolamento, podendo levar o indivíduo à depressão profunda e até ao suicídio, pois não é fácil sentir que é diferente, ninguém te aceita, pensa estar errado, todos o acusando o tempo todo, o isolamento físico e não tão distante do isolamento social e é nessa fase de isolamento em que as atitudes ruins podem aparecer. A falta de aceitação por parte de professores, colegas, familiares e demais podem causar um retrocesso na saúde do aluno, como também cognitivo, pois se tem dificuldade de aceitar a si mesmo, medo de não ser aceito pelas outras pessoas, tornando-os solitários. Cabe a cada educador em sala de aula trabalhar essa questão da aceitação diante dessas adversidades, observando sempre atento cada detalhe, cada sinal que seus alunos demonstram no decorrer das aulas, caso note diferenças, buscar auxilio de demais professores e colegas de trabalho, buscando entender os problemas e dificuldades dos estudantes para podê-los ajudar a cada um enfrentar seus medos/desafios.

Outros materiais