Buscar

Atividade de História da Educação II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Unidade II História da educação
Ao que se refere à Grécia pode-se afirmar que houve períodos marcantes em sua trajetória e que contribuíram para seu desenvolvimento em vários âmbitos, social, cultural e político. Segundo o que foi estudado sintetize os períodos que marcaram o cenário histórico e suas principais características.
R. Período Homérico- Marcou o inicio das cidades-estados, a sociedade era igualitária e se caracterizava pela a inexistência de classes sociais.
Período Arcaico- Marcado por grandes transformações econômicas e sociais, caracterizado pelo o surgimento das cidades estado, introdução da escrita e da filosofia.
Período clássico- A Grécia alcançou ao mesmo tempo seu apogeu e decadência. Houve um crescimento cultural, nas artes, na filosofia e literatura, sua decadência esta relacionado a vários conflitos internos. 
A Grécia não formou um único estado. As cidades-estados por sua vez eram autônomas e a forma de educação variava entre elas. Retorne ao texto e análise sobre os modelos de educação que Atenas e Esparta desenvolviam e suas diferenciações.
R. Esparta- Priorizava a formação física e militar sobre a formação do espírito e do interlocutor. Apenas a classe dominante tinha acesso à educação 
Atenas- priorizava a formação intelectual, o estudo primário destinava-se a leitura do alfabeto escrita e calculo e o estudo secundário ensinava a educação física, artística, literárias, filosóficas e cientificas.
Surgiu de um pequeno povoado nas terras férteis de Lácio, mas desde sua formação Retorne ao texto e apontem quais eram e como se definiam.
R. Monarquia, República e Império. 
Monarquia- Foi à primeira forma de governo, divisão de classe bem delineada entre patrícios e plebeus. 
Republica- Sistema mais complexo, com inúmeras instituições sob seu domínio, cuja principal era o Senado para onde iam os cidadãos mais destacados e as famílias mais influentes.
Império- Controlado pelo imperador, caracterizada pela ampliação do comércio ente as províncias, construção de grandes obras, grandes realizações culturais e o surgimento do cristianismo.

Outros materiais