Buscar

Sindicalismo e Negociação Coletiva provas objetivas 1, 2 e 3

Prévia do material em texto

PROVA 1
	1- De acordo com Alvarenga (2007, p. 63), a Organização Internacional do Trabalho adotou, em junho do ano de 1998, a declaração relativa aos princípios e direitos fundamentais ao trabalho e seu seguimento. Esses direitos fundamentais fazem objeto de convenções internacionais reconhecidas como fundamentais. Com relação aos princípios fundamentais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Entre os princípios temos a questão da eliminação de todas as formas de trabalho forçado.
(    ) Esses princípios são submetidos apenas aos estados que ratifiquem as convenções em questão. 
(    ) Estes princípios constituem um verdadeiro alicerce social fundamental mínimo no nível internacional.
(    ) A OIT determina que esses princípios sejam respeitados por todos os Estados membros, mesmo que não tenham ratificado a convenção a eles correspondentes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: ALVARENGA, Rúbia Zanotelli de. A Organização Internacional do Trabalho e a proteção aos direitos humanos do trabalhador. Revista eletrônica: acórdãos, sentenças, ementas, artigos e informações. Porto Alegre, RS, v. 3, n. 38, p. 56-71, jan. 2007. Disponível em: <https://hdl.handle.net/20.500.12178/80598>. Acesso em: 12 out. 2018.
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - V -  F - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	2.
	De acordo com o site da OIT, "A Organização Internacional do Trabalho (OIT) é a agência das Nações Unidas que tem por missão promover oportunidades para que homens e mulheres possam ter acesso a um trabalho decente e produtivo, em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade". Muitas mudanças já aconteceram desde a criação da OIT com relação às condições de trabalho e ao respeito ao trabalhador, mas questões como a igualdade entre homens e mulheres no trabalho ainda necessitam de atenção. Com relação aos principais motivos que justificaram a criação da Organização Internacional do Trabalho, analise as sentenças a seguir: 
I- Realização da justiça social entre os povos.
II- Condição básica para a manutenção da paz internacional.
III- Promoção e harmonização das normas trabalhistas internacionais.
IV- Controle de taxas de natalidade e mortalidade.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em:<http://www.oit.org.br/content/apresenta%C3%A7%C3%A3o>. Acesso em: 1 nov. 2016.
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas
	
	A OIT foi criada com o objetivo de promover a da justiça social e dos direitos humanos no âmbito das relações trabalhistas. Hoje a OIT é um órgão integrado e especializado da ONU, composta por três grandes órgãos, sendo estes, a Conferência Geral dos Representantes dos Estados Membros, Conselho de Administração e Repartição Internacional do Trabalho. Sobre a estrutura da OIT, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A Conferência Geral tem como uma de sus funções a elaboração das convenções e recomendações destinadas aos estados membros. 
(    ) O Conselho de Administração é responsável pelo controle do cumprimento das políticas adotadas pela Organização.
(    ) A Repartição Internacional do Trabalho tem a responsabilidade de disseminar as informações da regulamentação internacional da condição dos trabalhadores. 
(    ) Cabe ao Conselho de Administração a regulamentação das matérias trabalhistas no âmbito internacional.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - V -  F - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - V.
	 *
	Observação: A questão número 3 foi Cancelada.
	
	O Direito Coletivo do Trabalho envolve os chamados direitos transindividuais que são subdivididos em: direitos difusos, direitos coletivos (em sentido estrito) e direitos individuais homogêneos. A classificação e a diferenciação de cada um está previsto no artigo 81 do Código de Defesa do Consumidor. Sobre estes direitos transindividuais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) No caso dos direitos difusos, caso haja violação de referidos direitos, não será uma pessoa, ou restrito grupo de pessoas que sofrerão com seu impacto, mas em verdade todas as pessoas deverão suportar igualmente tal violação.
(    ) A grande maioria das negociações coletivas e relações sindicais estão relacionada aos direitos coletivos, uma vez que dizem respeito aos interesses de um grupo específico de pessoas.
(    ) Os interesses individuais homogêneos caracterizam-se por sua indivisibilidade plena dos sujeitos, além de não existir, por regra, qualquer vínculo ou relação jurídica base ligando-os, na qual a conexão entre eles decorre de uma origem comum.
(    ) Os direitos individuais homogêneos estão presentes no âmbito do direito sindical e das negociações coletivas, uma vez que haverá casos em que um grupo determinado de pessoas, diante de um mesmo fato, adquirirá cada qual o seu direito serão defendidos individualmente. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - F - F - F.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - F - V - V.
	 *
	Observação: A questão número 4 foi Cancelada.
	5.
	As reivindicações advindas dos sindicatos influenciaram as decisões da OIT. Isso pode ser evidenciado diante da primeira Conferência Internacional do Trabalho em 1919, na qual adotou-se seis convenções que respondiam aos anseios e reivindicações feitas pelos sindicatos. Sobre essas convenções adotadas a partir da Conferência Internacional do Trabalho, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Uma das convenções tratava a limitação da jornada de trabalho que não poderia ultrapassar dez horas diárias.
(    ) Uma das convenções contemplava regras para proteção da maternidade das trabalhadoras. 
(    ) Uma das convenções fixou a proibição do trabalho infantil, sendo determinado 14 anos como idade mínima para trabalho nas indústrias. 
(    ) Uma das convenções estabeleceu que o trabalho noturno só pode ser realizados por homens maiores de 18 anos. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - V -  F - F.
	 d)
	F - V - V - V.
	6.
	Após uma discussão sobre algumas disposições de convenção coletiva para uma determinada categoria, um sindicato patronal e um sindicato dos trabalhadores, realizaram algumas mudanças em algumas cláusulas, que passaria a vigorar no ano seguinte à discussão.  As cláusulas foram pactuadas nos seguintes termos: haverá supressão do valor nominal do décimo terceiro salário; o prazo máximo para o gozo de licença-maternidade será de cem dias, serão realizadas trocas do dia de feriado, sendo que, quanto este cair em uma quarta, a folga será concedida na sexta e haverá o aumento de cem reais ao adicional para atividades perigosas. Quanto à licitude/ilicitude das cláusulas, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A convenção é parcialmente válida, pois, dentre as cláusulas, constitui objeto lícito aquelas quanto ao aumento referente ao adicional para atividades perigosas e a troca do dia do feriado.
	 b)
	A convenção é nula de pleno direito, já que as cláusulas apresentadas constituem objeto ilícito.
	 c)
	A convenção é considerada válida, pois apresenta concessões mútuas de ambas as partes, por se tratar de condição benéfica ao empregado.
	 d)
	A convenção é parcialmente válida, pois, dentre as cláusulas, constituem objetos ilícitos a vigência do prazo para o gozo de licença maternidade e a troca dos feriados.
	7.
	O Direito Coletivo do Trabalho envolve os chamados direitos transindividuais que são subdivididos em: direitos difusos, direitos coletivos (em sentido estrito) e direitos individuais homogêneos.Além disso, o direito coletivo no âmbito das relações de trabalho no Brasil assume duas perspectivas, sendo sindical e das coletividades e dos grupos. Sobre as relações coletivas de trabalho, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Nas relações coletivas de trabalho sempre haverá a presença do sindicato da categoria.
	 b)
	Nas relações coletivas de trabalho a presença do sindicato dos empregados é obrigatória, já o sindicato do empregador, não.
	 c)
	Existem relações coletivas de trabalho sem a participação de qualquer sindicato.
	 d)
	As relações coletivas de trabalho sempre serão sindicais.
	8.
	Quando falamos em relações individuais ou coletivas, duas questões devem ser pensadas. A primeira é com relação ao interesse que envolve as reivindicações, e a segunda é a norma que é gerada. Com relação a esses dois conceitos, podemos afirmar que:
	 a)
	Os grupos de interesse dos trabalhadores são também conhecidos como associação comercial.
	 b)
	Para se ter o interesse não é necessário que este surja a partir de uma necessidade do indivíduo ou grupo.
	 c)
	O interesse está relacionado a pessoas que estão em determinada classe em uma posição social heterogênea.
	 d)
	A relação coletiva gera interesse de natureza transindividual e inclui os individuais homogêneos, coletivo no sentido estrito e o difuso.
	9.
	As reivindicações advindas dos sindicatos influenciaram as decisões da OIT. Isso pode ser evidenciado diante da primeira Conferência Internacional do Trabalho em 1919, na qual adotou-se seis convenções que respondiam aos anseios e reivindicações feitas pelos sindicatos. Sobre essas convenções adotadas a partir da Conferência Internacional do Trabalho, analise as sentenças a seguir: 
I- Uma das convenções tratava da luta contra o desemprego.
II- Uma das convenções tratava da proibição do trabalho infantil. 
III- Uma das convenções tratava sobre o liberdade sindical.
IV- Uma das convenções tratava sobre as condições insalubres e perigosas de trabalho. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	10.
	Existe uma legislação que trata dos direitos coletivos e trata de forma concisa e direta as matérias referidas aos direitos coletivos, que se subdividem em: direitos difusos, direitos coletivos (em sentido estrito) e direitos individuais homogêneos. Sobre essa legislação, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Direito empresarial.
	 b)
	Código Civil.
	 c)
	Código Penal.
	 d)
	Código de Defesa do Consumidor.
PROVA 2
	1 - Uma empresa, em consenso com os seus empregados e com a chancela do sindicato, realiza um acordo coletivo com prazo de vigência indeterminado. Com relação a esse caso, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O acordo é integralmente válido, já que é fruto da vontade da classe trabalhadora, que possui poder de negociação.
	 b)
	O instrumento é inválido naquilo que ultrapassar dois anos, prazo máximo de vigência deste instituto.
	 c)
	O instrumento é inválido naquilo que ultrapassar quatro anos, prazo máximo de vigência deste instituto.
	 d)
	Será válido o acordo desde que a Superintendência Regional do Trabalho o homologue, já que a Lei é omissa a respeito do prazo.
	2.
	Por meio do princípio da Auto-regulamentação, os sindicatos podem criar normas e realizar acordos ou convenções coletivas que influenciarão diretamente nos contratos de trabalho. Sobre a negociação coletiva, analise as sentenças a seguir:
I- As negociações coletivas podem ser realizadas por meio de acordos ou convenções coletivas, sendo obrigada a presença dos sindicatos da categoria nestas negociações.
II- A negociação coletiva é um dos mais importantes métodos para solução de conflitos nas relações de trabalho, proporcionando uma espécie de balanço de forças e equalização entre os empregadores e empregados.
III- A negociação coletiva, por ocasionar acordos e negociações coletivas, deve ser rígida e inflexível, visando sempre a proteção do direito dos trabalhadores.
IV- Os frutos de negociações coletivas tem prazo máximo de dois anos de vigência, após este período é como se a norma fosse revogada.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	3.
	O Art. 8 da Constituição Federal apresenta uma limitação de caráter territorial no que se refere ao reconhecimento dos sindicatos no Brasil. "É vedada a criação de mais de uma organização sindical, em qualquer grau, representativa de categoria profissional ou econômica, na mesma base territorial". A que se refere essa limitação da base territorial?
	 a)
	Um município.
	 b)
	Um Estado.
	 c)
	Um Distrito.
	 d)
	Uma província.
	4.
	Existem alguns princípios que norteiam as relações coletivas de trabalho e o funcionamento do sindicalismo. Entre estes princípios, os mais importantes são: Liberdade sindical, Auto-regulamentação, Adequação setorial negociada e Boa-fé/transparência nas negociações coletivas. Sobre esses princípios, analise as sentenças a seguir:
I- O princípio da Boa-fé/transparência visa às negociações coletivas sempre justas e claras.
II- O princípio da Adequação Setorial Negociada é uma limitação ao princípio da auto-regulamentação.
III- O princípio da auto-regulamentação refere-se à compreensão de que alguns direitos são imutáveis.
IV- O princípio da liberdade sindical refere-se à capacidade de união das categorias em uma associação sindical sem a intervenção do poder público.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	5.
	Cabe ao Estado, a partir da Constituição de 1988, autorizar a fundação dos sindicatos, mas não interferir em sua organização. Com isso, os sindicatos ganharam algumas garantias referentes à liberdade sindical. Dentro desse contexto, analise as sentenças a seguir:
I- Cabe ao sindicato o direito de eleger seus dirigentes de modo livre.
II- Cabe ao sindicato a liberdade sindical, mas esta não exclui a fiscalização estatal nas eleições sindicais.
III- Cabe ao sindicato sua organização e gestão, mas com a ingerência do Estado.
IV- Cabe ao sindicato desenvolver seus estatutos e regulamentos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	
	A convenção coletiva de trabalho, bem como os acordos coletivos, foi reconhecida pela Constituição Federal de 1988. Neste sentido, o acordo coletivo é considerado como uma forma de convenção coletiva, porém esses dois termos são diferenciados pela legislação brasileira. Assim, sobre as convenções e acordos coletivos, analise as sentenças a seguir:
I- Acordo coletivo é entendido como aquele realizado entre o sindicato e uma ou mais empresas.
II- A convenção coletiva tem caráter normativo e ocorre quando dois ou mais sindicatos de uma determinada categoria estipulam as condições de trabalho.
III- O acordo coletivo é o resultado do acordo de uma categoria profissional dos empregados de uma lado e o sindicato da categoria dos empregadores de outro.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 *
	Observação: A questão número 6 foi Cancelada.
	7.
	A OIT é uma fonte de regulamentaçãointernacional das normas que regem as relações de trabalho. No entanto, cabe a cada estado membro a decisão de adotar adotas as normas e torná-las parte de seu ordenamento jurídico de acordo também com sua legislação. Assim, existem diferenças entre os estados membros no que se refere às relações coletivas de trabalho e o funcionamento do sindicalismo. Sobre as relações coletivas do trabalho no Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) No Brasil, todos trabalhadores devem ser filiados a um sindicato da sua respectiva categoria.
(    ) No Brasil, a liberdade sindical é parcial, pois o poder público pode interferir na criação e na administração de um sindicato.
(    ) No Brasil, dentro de uma mesma base territorial só pode haver um sindicato que defenda a mesma categoria. 
(    ) No Brasil, é considerado um ato ilícito por parte dos sindicatos tomar decisões sem a interferência do poder público. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - V -  F - F.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	F - F - V - F.
	8.
	Os sindicatos são responsáveis por defender os interesses dos trabalhadores em uma negociação com os empregadores. Contudo, nem sempre essas negociações ocorrem de modo passivo e podem surgir conflitos entre empregadores e empregados. Sobre os conflitos, podemos afirmar que:
	 a)
	Ocorrem quando as reivindicações dos empregados não são aceitas pelos empregadores ou quando se tem oposição de interesse.
	 b)
	Podem ocorrer somente quando um dos membros concorda com as negociações.
	 c)
	São vistos apenas quando se tem o contato pessoal entre as pessoas, como em uma guerra, e não com conflito de ideias.
	 d)
	Ocorrem quando o empregador aceita as reivindicações dos empregados.
	
	Na Convenção nº 87 da OIT, está prevista a plena liberdade sindical, considerada umas das convenções mais importantes. No entanto, no Brasil esta convenção não foi ratificada, assim, dizemos que a liberdade sindical não é plena no Brasil. De acordo o que é adotado e praticado no Brasil, sobre o que é considerado uma limitação para a liberdade sindical plena, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A criação de mais de um sindicato, seja este da categoria profissional ou econômica em uma mesma base territorial, limitando-se a uma micro região.
	 b)
	A interferência do Estado na administração e decisões dos sindicatos seja este da categoria profissional ou econômica.
	 c)
	A criação de mais de um sindicato, seja este da categoria profissional ou econômica em uma mesma base territorial, limitando-se a um município.
	 d)
	A autorização prévia do Estado para a criação de sindicatos seja este da categoria profissional ou econômica.
	 *
	Observação: A questão número 9 foi Cancelada.
	
	Como sabemos, antes da Constituição Federal de 1988, o Estado podia intervir nas ações dos sindicatos, sendo que esta interferência era feita através do Mistério do Trabalho e Emprego, e hoje, com a vigência da Constituição, isto foi modificado. Dentro desse contexto, analise as sentenças a seguir:
I- Com a intervenção do Estado, uma das suas prerrogativas era determinar estatutos padrões e tempo limite do mandato dos dirigentes.
II- Com a Constituição de 1988, os sindicatos precisam de autorização do Estado para sua fundação, mas sem que o Estado possa intervir na organização do sindicato, assim é necessário o registro em órgão competente.
III- Para que o sindicato possa entrar em funcionamento, ele precisa fazer o registro e o depósito de seus estatutos apenas no Cartório, que é o Registro Civil de pessoas jurídicas.
IV- A interpretação da lei sobre os estatutos foi que, se estes fossem entregues no Ministério do Trabalho, implicaria a intervenção administrativa desse órgão sobre os sindicatos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 *
	Observação: A questão número 10 foi Cancelada.
PROVA FINAL
	1. Segundo Sergio Pinto Martins (2010), a negociação coletiva é uma forma de ajuste de interesses entre as partes, que acertam os diferentes entendimentos existentes, visando encontrar uma solução capaz de compor suas posições. A negociação coletiva é considerada o melhor sistema para resolução de problemas, em que se visa regular a remuneração e outros termos do acordo contratual, regulamentando as condições de trabalho. No que se refere às convenções coletivas de trabalho, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Convenção coletiva é o instrumento coletivo firmado entre o sindicato representante da categoria patronal e o sindicato representante da categoria profissional.
(    ) Para ter validade, a convenção coletiva de trabalho deve ser, obrigatoriamente, homologada pela autoridade competente.
(    ) Não é lícito estipular duração de validade superior a dois anos para a convenção coletiva de trabalho.
(    ) É facultada a celebração verbal de acordo coletivo de trabalho, desde que presentes, ao menos, duas testemunhas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: MARTINS, Sergio Pinto. Direito do trabalho. 26. ed. São Paulo: atlas, 2010.
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - F - F.
	  d)
	V - V - F - V.
	2.
	As reivindicações advindas dos sindicatos influenciaram as decisões da OIT. Isso pode ser evidenciado diante da primeira Conferência Internacional do Trabalho em 1919, na qual adotou-se seis convenções que respondiam aos anseios e reivindicações feitas pelos sindicatos. Sobre essas convenções adotadas a partir da Conferência Internacional do Trabalho, analise as sentenças a seguir: 
I- Uma das convenções tratava da luta contra o desemprego.
II- Uma das convenções tratava da proibição do trabalho infantil. 
III- Uma das convenções tratava sobre a liberdade sindical.
IV- Uma das convenções tratava sobre as condições insalubres e perigosas de trabalho. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	  a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
Você não acertou a questão: Atenção! Esta não é a resposta correta.
	3.
	De acordo com artigo 510-A da CLT, nas empresas com mais de duzentos empregados, é assegurada a eleição de uma comissão para representá-los com a finalidade de promover-lhes o entendimento direto com os empregadores. Este artigo reforça o que já estava previsto na Carta constitucional, mas que até em então não era colocado em prática. Sobre essa comissão de representantes, analise as sentenças a seguir:
I- Essa comissão de representantes não pode ser considerada uma entidade sindical.
II- Essa comissão de representantes tem poder para celebrar convenções e acordos coletivos de trabalho. 
III- Essa comissão de representantes é responsável por promover o entendimento direto com o empregador, mesmo diante de questões exclusivamente sindicais. 
IV- Essa comissão de representantes representa uma forma não sindical da união dos empregados.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	4.
	Na busca pelo regramento jurídico, os grupos buscam atender e defender os interesses de uma determinada classe. Os grupos, através de reivindicações, buscam a defesa dos seus interesses, a fim de que se tornem normas jurídicas, melhorando assim as condições de trabalho e garantindo os direitos dos envolvidos. Sobre a importância das reivindicações em grupo, assinale a alternativa CORRETA:a)
	Os grupos são constituídos por pessoas que não têm interesses em comum.
	 b)
	Os grupos são importantes para o desenvolvimento do ordenamento jurídico, uma vez que a partir da defesa do interesse comum do grupo, são geradas as relações coletivas de trabalho.
	 c)
	As relações coletivas não são importantes para gerar normas jurídicas, pois buscam interesses individuais e não coletivos.
	 d)
	Os grupos são formados por pessoas de diferentes classes, por exemplo: bancários e metalúrgicos formam um grupo de interesse comum em reivindicações.
	5.
	A negociação coletiva é um dos mais importantes instrumentos utilizados para garantir os interesses dos trabalhadores frente aos empregadores. A partir de uma negociação coletiva ocorre a possibilidade de um acordo coletivo ou convenção coletiva. Como é definida a Convenção Coletiva de Trabalho nos termos da CLT?
	 a)
	Acordo de caráter participativo pelo qual o Sindicato de Classe representa as categorias econômicas participativas e estipula condições de trabalho.
	 b)
	Acordo de caráter corporativo pelo qual a Delegacia do Trabalho representativa de categorias econômicas idênticas estipula condições de trabalho.
	 c)
	Acordo de caráter normativo pelo qual dois ou mais sindicatos representativos de categorias econômicas e profissionais estipulam condições de trabalho.
	 d)
	Acordo de caráter facultativo pelo qual a Delegacia do Trabalho representa o Sindicato de categorias econômicas idênticas e estipula condições de trabalho.
	6.
	Está previsto no artigo 652-A uma comissão cujo objetivo tenta conciliar os conflitos individuais do trabalho, ou seja, sempre que um empregado almeje promover alguma ação trabalhista na justiça, havendo essa comissão, deverá antes haver a tentativa de conciliação no âmbito desta comissão. A qual comissão se refere essa afirmação?
	  a)
	CIPA.
	 b)
	CPA.
	 c)
	CCT.
	 d)
	CCP.
	7.
	De acordo com o site da OIT, "A Organização Internacional do Trabalho (OIT) é a agência das Nações Unidas que tem por missão promover oportunidades para que homens e mulheres possam ter acesso a um trabalho decente e produtivo, em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade". Muitas mudanças já aconteceram desde a criação da OIT com relação às condições de trabalho e ao respeito ao trabalhador, mas questões como a igualdade entre homens e mulheres no trabalho ainda necessitam de atenção. Com relação aos principais motivos que justificaram a criação da Organização Internacional do Trabalho, analise as sentenças a seguir: 
I- Realização da justiça social entre os povos.
II- Condição básica para a manutenção da paz internacional.
III- Promoção e harmonização das normas trabalhistas internacionais.
IV- Controle de taxas de natalidade e mortalidade.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em:<http://www.oit.org.br/content/apresenta%C3%A7%C3%A3o>. Acesso em: 1 nov. 2016.
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	8.
	As categorias de comércio de peças automobilísticas, do ramo funerário e do ramo imobiliário, tiveram suas negociações para o aumento salarial frustradas. Diante disso, as categorias, respeitando os procedimentos legislativo, decidiram dar início a uma greve. Ana é funcionária no ramo de comércio de peças automobilísticas, Bruna é funcionária no ramo funerário e Camila é funcionária no ramo imobiliário, com venda e locação de imóveis. No caso da categoria de Ana, Bruna e Camila, a greve deverá ser precedida de um aviso de:
	 a)
	48 horas, 72 horas e 48 horas, respectivamente.
	 b)
	72 horas, 48 horas e 72 horas, respectivamente.
	 c)
	48 horas, 24 horas e 48 horas, respectivamente.
	 d)
	24 horas, 48 horas e 24 horas, respectivamente.
	9.
	Cabe ao Estado, a partir da Constituição de 1988, autorizar a fundação dos sindicatos, mas não interferir em sua organização. Com isso, os sindicatos ganharam algumas garantias referentes à liberdade sindical. Dentro desse contexto, analise as sentenças a seguir:
I- Cabe ao sindicato o direito de eleger seus dirigentes de modo livre.
II- Cabe ao sindicato a liberdade sindical, mas esta não exclui a fiscalização estatal nas eleições sindicais.
III- Cabe ao sindicato sua organização e gestão, mas com a ingerência do Estado.
IV- Cabe ao sindicato desenvolver seus estatutos e regulamentos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	  a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	
	Na Convenção nº 87 da OIT, está prevista a plena liberdade sindical, considerada umas das convenções mais importantes. No entanto, no Brasil esta convenção não foi ratificada, assim, dizemos que a liberdade sindical não é plena no Brasil. Sobre o que é adotado e praticado no Brasil e que pode ser considerado uma limitação para a liberdade sindical plena, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A criação de mais de um sindicato, seja este da categoria profissional ou econômica em uma mesma base territorial, limitando-se a uma microrregião.
(    ) A autorização prévia do Estado para a criação de sindicatos seja este da categoria profissional ou econômica.
(    ) A criação de mais de um sindicato, seja este da categoria profissional ou econômica em uma mesma base territorial, limitando-se a um município.
(    ) A interferência do Estado na administração e decisões dos sindicatos seja este da categoria profissional ou econômica. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - V -  F - F.
	 d)
	F - F - V - F.
	 *
	Observação: A questão número 10 foi Cancelada.
	11.
	(ENADE, 2009) A Metalúrgica Ferro e Aço está com dificuldades financeiras devido à forte concorrência no mercado. Sônia, sua gerente de recursos humanos, foi encarregada de negociar com o sindicato de classe a melhor saída para evitar demissões em massa. Para levar avante as negociações, de modo satisfatório tanto para a empresa quanto para os empregados, optou pela negociação denominada coletiva. Nesse caso, o que a negociação escolhida conduz?
	 a)
	A uma discussão de um bolo fixo e focaliza a obtenção da máxima participação ou da maior fatia desse bolo, apenas para uma das partes.
	 b)
	A uma solução integradora quando os interesses em conflito são importantes demais para uma solução de meio termo, e o objetivo principal é aprender.
	 c)
	A uma decisão que especifica a responsabilidade de cada uma das partes para um período definido de dois ou três anos.
	  d)
	A uma parte contar à outra o que ela deseja, baseando-se em uma situação incerta e sob pressão, o que pode conduzir a um acordo aceitável.

Continue navegando