Buscar

audiovisual e animação ps

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

uestão 1/5 - Laboratório de Artes Visuais: Audiovisual e Animação
Analise o seguinte esquema: 
 
Fonte: Esquema elaborado pelo autor desta questão.
 Após a análise do esquema e a leitura dos conteúdos do texto-base Elementos da narrativa visual e planos de câmera no contexto dos filmes de animação: proposição de um processo de análise, pode-se dizer que o ângulo de câmera influencia no entendimento da mensagem. Analise as afirmações a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas: 
I. ( ) O ângulo plongée utiliza a objetiva posicionada de cima para baixo.
II. ( ) No plongée o espectador se torna inferior ao personagem.
III. (  ) No contra-plongée a filmagem é realizada de baixo para cima e apresenta a imponência do personagem .
IV. ( ) O ângulo linha do horizonte recebe este nome por estar alinhado na altura dos olhos do personagem e em linha reta.
 Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0
	
	A
	V – F – V – F
	
	B
	V – F – V – V
Comentários: Alternativa correta: letra b. Seguem os trechos que justificam cada resposta:
I: Verdadeira: “O enquadramento inclinado, em que a câmera é inclinada de cima para baixo em direção ao personagem em cena, é chamado plongée”.
II: Falsa: “[...] Salvo no grande plano geral – onde este tipo de posicionamento serve para contemplar uma paisagem ampla, vista de cima de um edifício, por exemplo – cria-se a sensação de inferioridade da personagem filmada [...]”.
III: Verdadeira: “Oposto a isso, é chamado de contra-plongée quando o enquadramento observa a cena de baixo para cima e destaca a imponência ou superioridade do personagem filmado”.
IV: Verdadeira: “Posicionando a câmera em linha reta tem-se a visão da linha do horizonte, ou seja, na altura dos olhos do personagem”.
Todos os trechos estão disponíveis no texto-base: (texto-base Elementos da narrativa visual e planos de câmera no contexto dos filmes de animação: proposição de um processo de análise, p. 59 e 60).
	
	C
	F – V – V – F
	
	D
	V – V – F – F
	
	E
	F – V – F – F
Questão 2/5 - Laboratório de Artes Visuais: Audiovisual e Animação
Considere o extrato de texto abaixo: 
“Assim, a animação e´ uma linguagem visual que comunica na~o apenas o movimento, mas a intenc¸a~o, func¸a~o ou a emoc¸a~o que o movimento representa. Em um filme de animac¸a~o, a personagem na~o apenas caminha; ela caminha de acordo com um objetivo. Uma forc¸a fi´sica faz a personagem caminhar, mas, antes de existir a forc¸a, e´ preciso definir a intenc¸a~o, a motivac¸a~o, o objetivo”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FILATRO, Andrea. Produção de conteúdos educacionais. São Paulo: Saraiva, 2015. p. 367.
 Considerando o extrato de texto e os conteúdos do texto-base, Acting do personagem animado: evolução, singularidades e planejamento, sobre os níveis de representação de movimento, os chamados “Quatro As” da animação, é correto afirmar: 
I. A Atuação pode ser conceituada como uma busca por representar o que o personagem está realmente fazendo.
II. A Atividade pode ser considerada como um movimento abstrato e aleatório.
III. Considera-se como ação uma trajetória com movimentos já conhecidos de um fenômeno dentro das leis naturais. 
IV. Por animação tem-se o movimento por vontade própria do sujeito.
V. A Atuação pode ser considerada como a performance do movimento, pois reúne todos os níveis de movimento.
 
São corretas apenas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	I e II
	
	B
	I e III
	
	C
	III e IV
	
	D
	I, II e IV
	
	E
	II, III, IV e V
Você acertou!
Comentário: Alternativa correta: letra e.
I: Falsa: “[...] podemos não só ver o que os personagens estão fazendo, mas também compartilhar da experiência emocional que eles estão vivendo e sentindo” (texto-base O Acting do personagem animado: evolução, singularidades e planejamento, p. 150).
II: Verdadeira: “[...] um movimento absolutamente abstrato e aleatório, uma vez que a simples qualidade deste movimento além de ser desprovida de um sujeito concreto ou objeto, apresenta-se aberta a indeterminadas possibilidades de associações sugeridas por similaridade, por aparência ou por alguma relação interna” (texto-base O Acting do personagem animado: evolução, singularidades e planejamento, p. 147).
III: Verdadeira: “A diferença fundamental em relação ao movimento anterior (atividade) é que, neste nível (ação), podemos identificar que o movimento está associado a certos movimentos conhecidos que, sob certas condições, estão apoiados a determinadas leis da natureza” (texto-base O Acting do personagem animado: evolução, singularidades e planejamento, p. 148).
IV: Verdadeira: “A característica desta categoria é que a motivação para tais movimentos vem de dentro do sujeito em si, gerando uma associação singular, pois o movimento é induzido pela vontade do próprio sujeito que reage com tal movimento” (texto-base O Acting do personagem animado: evolução, singularidades e planejamento, p. 149).
V: Verdadeira: “[...] reúne simultaneamente todas as ocorrências dos movimento estudados anteriormente, ou seja, não ocorre apenas quando está sujeito as leis da natureza, mas pode incluir, também o movimento que vem do interior do sujeito, ou seja, quando ele tem a intenção de se movimentar, havendo razões psicológicas claras para este movimento. É o que podemos chamar de performance” (texto-base O Acting do personagem animado: evolução, singularidades e planejamento, p. 150).
Questão 3/5 - Laboratório de Artes Visuais: Audiovisual e Animação
Leia o excerto de texto a seguir: 
“O filme não existe, enquanto tal, senão no tempo em que é percebido, isto é, quando dirigido aos mecanismos psicofisiológicos da percepção do espectador acordado e atento. O espectador corresponde, assim, ao lugar no qual o filme acontece e é, por isso, também considerado como algo que faz parte de seu dispositivo essencial”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GRAÇA, Maria Estela. Entre o olhar e o gesto: elementos para uma poética da imagem animada. São Paulo: Senac, 2006. p. 79. 
Após leitura do excerto de texto apresentado e dos conteúdos do texto-base O cinema de animação na era digital – hibridismos e mutações, analise as afirmativas sobre o mecanismo da visão e o processo da percepção da imagem em movimento e assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
 
I. ( ) O olho humano é capaz de processar as imagens recebidas e formular a percepção do movimento.
II. ( ) A percepção de movimento se dá graças ao efeito Phi - fenômeno de ordem psíquica.
III. (  ) Os bastonetes são capazes de diferenciar cores.
IV. ( ) A persistência retiniana é responsável pela ilusão de movimento.
Marque a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V – F – V – F
	
	B
	V – F – V – V
	
	C
	F – V – V – F
	
	D
	V – V – F – F
	
	E
	F – V – F – F
Você acertou!
Comentários: Alternativa correta: letra e. Afirmativa II é correta e justifica-se por: “Arlindo Machado comenta que em 1912 o psicólogo Max Wertheimer descobriu um fenômeno de ordem psíquica intitulada como fenômeno “Phi”. Wertheimer procurou fazer um experimento com uma luz que acendia e apagava em dois pontos distintos, ao atingir uma determinada frequência, os pontos que oscilavam passavam a ser percebidos como um único ponto movendo-se de um lado ao outro.
Assim autores com André Bazin, aceitaram a teoria da persistência retiniana, que existe, mas que gera imagens residuais, que em nada contribuem com a ilusão do movimento, uma vez que a percepção do filme se dá graças ao efeito Phi. (MAZZA, 2009)” (texto-base O cinema de animação na era digital – hibridismos e mutações, p. 29, 30).
As demais são incorretas, seguem justificativas:
I. Falsa: “A função do olho é fazer com que as imagens alcancem a retina para que possa ser transmitida ao cérebro, para processá-las. Portanto o olho pode ser considerado como um instrumento
ótico, tal como a câmara obscura, ou a máquina fotográfica [...]”.
III. Falsa: “Quanto aos tipos de células fotorreceptoras, possuímos em média 120 milhões de bastonetes e cerca de seis milhões de cones. Os bastonetes são sensíveis a quantidades muito pequenas de luz e não são capazes de diferenciar cores, apenas luminância. Os cones são menos sensíveis que os bastonetes, portanto, necessitam de uma quantidade maior de luz para poder captar informação do ambiente [...]” (texto-base, O cinema de animação na era digital – hibridismos e mutações, p. 28).
IV. Falsa: “Assim autores com André Bazin, aceitaram a teoria da persistência retiniana, que existe, mas que gera imagens residuais, que em nada contribuem com a ilusão do movimento, uma vez que a percepção do filme se dá graças ao efeito Phi [...]” (texto-base O cinema de animação na era digital – hibridismos e mutações, p. 29, 30).
Questão 4/5 - Laboratório de Artes Visuais: Audiovisual e Animação
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“Não podemos esquecer que a emoção de uma personagem tem que coincidir com seu intelecto. A um caráter altamente racional, de emotividade nula, é claro que não podemos pô-lo para dançar o can-can, já que (a menos que tivesse enlouquecido, ou estivesse bêbado) não seria um comportamento de acordo com sua forma de ser pouco expansiva”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COMPARATO, Doc. Da criação ao roteiro. Ed. rev. E atualizada com exercícios práticos. Rio de Janeiro: Rocco, 1995. p. 130.
 Após a leitura do fragmento de texto e dos conteúdos do texto-base Acting do personagem animado: evolução, singularidades e planejamento, sobre a geração do perfil expressivo do personagem, analise as assertivas que seguem e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas:
 
I. ( ) As vertentes anatômicas e de atuação psicológica são configuradas separadamente e de forma independentes.
II. ( ) Ambas as vertentes expressivas estão inter-relacionadas no processo de criação dos personagens.
III. (  ) Estruturas de corpo de personagens formadas por ângulos ou pontiagudas estão ligadas a personagens com características psicológicas intrigantes ou sinistras.
IV. ( ) Personagens com crânios maiores são normalmente relacionados com personagens tímidos ou com menor capacidade intelectual. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V – F – V – F 
	
	B
	V – F – V – V
	
	C
	F – V – V – F
Você acertou!
Comentários: Alternativa correta: letra c. Seguem os trechos que justificam cada resposta:
I: Falsa /  II: Verdadeira: a segunda questão é verdadeira e, por isso, a primeira é falsa conforme o texto: “Evidentemente, não podemos deixar de registrar que ambas as vertentes (aspecto anatômico e atuação psicológica) mantem uma trajetória inter-relacionada no processo de criação do personagem, sobretudo devido à necessidade de compatibilizar a aparência física com desempenho”. 
III: Verdadeira e IV: Falsa conforme o parágrafo seguinte: “A este respeito, podemos exemplificar que, em geral, se levar em conta que estruturas de crânio de maior volume correspondem a personagens com maior capacidade intelectual, enquanto que estruturas menores, normalmente correspondem a tipos menos inteligentes. Além disso, estruturas ovais, angulosa e pontiagudas são características de personagens intrigantes ou sinistros [...]” (texto-base, O Acting do personagem animado: evolução, singularidades e planejamento, p. 146).
	
	D
	V – V – F – F
	
	E
	F – V – F – F
Questão 5/5 - Laboratório de Artes Visuais: Audiovisual e Animação
Considere as seguintes informações:  
“A forma como os acontecimentos são narrados chamamos de enredo; outros autores preferem o nome trama [...] o enredo, portanto é relativo às estratégias discursivas do narrador para apresentar o narrado de modo a obter determinados efeitos de sentido”.
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TERRA, Ernani. O conto na sala de aula. [livro eletrônico] Ernani Terra, Jessyca Pacheco. Curitiba: InterSaberes, 2017. p. 186. 
De acordo com os conteúdos do texto-base Animadas Personagens Brasileiras: a linguagem visual das personagens do cinema de animação contemporâneo brasileiro, o enredo pode ser estruturado em partes e depende de alguns elementos para a sua formação, relacione corretamente os elementos importantes para a formação e as partes do enredo apresentados com as suas respectivas características: 
	Introdução
	Desenvolvimento
	Conclusão
	Conflito
	Premissa dramática 
(   ) Apresenta o assunto do filme.
(   ) Maior parte do enredo onde os conflitos se desenrolam.
(   ) Nesta parte são apresentadas as personagens e os acontecimentos.
(   ) Apresenta a solução e o desfecho.
(   ) Componente da estória responsável por gerar tensões na estória. 
Agora, selecione a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	5 – 2 – 1 – 3 – 4
Você acertou!
Comentário: A sequência correta é 5 – 2 – 1 – 3 – 4. Conforme o texto-base tem-se as seguintes proposições que justificam a resposta:
	“A introdução (apresentação, exposição ou situação inicial) é a parte do enredo que situa o ouvinte / leitor / espectador diante da narrativa. Nela são apresentadas as personagens, os acontecimentos até o momento em que a estória tem início [...]” (texto-base Animadas Personagens Brasileiras: a linguagem visual das personagens do cinema de animação contemporâneo brasileiro, p. 145).
	“O desenvolvimento (ou complicação) é a parte em que a estória toma forma, sendo normalmente a parte mais extensa do enredo. É durante o desenvolvimento que o conflito (ou conflitos, uma vez que é possível existir mais de um conflito ou mais de um enredo em uma mesma narrativa) se desenvolve em direção a uma resolução” (texto-base Animadas Personagens Brasileiras: a linguagem visual das personagens do cinema de animação contemporâneo brasileiro, p. 145, 146).
	“A conclusão é a parte do enredo que apresenta a solução do conflito, revelando por completo, ao final a essência da obra, sua mensagem, moral ou subtexto. Fazem parte da conclusão o clímax (momento culminante da estória) e o desfecho. Costuma apresentar o final da estória” (texto-base Animadas Personagens Brasileiras: a linguagem visual das personagens do cinema de animação contemporâneo brasileiro, p. 146).
	“Segundo Gancho, a organização das partes de um enredo, bem como dos acontecimentos que o compõem, é determinada pelo conflito, o componente da estória gerador da tensão que faz o enredo evolver e prende a atenção do apreciador à matéria narrada” (texto-base Animadas Personagens Brasileiras: a linguagem visual das personagens do cinema de animação contemporâneo brasileiro, p. 145).
	“[...] a premissa dramática, ou seja, os componentes da estória de que trata o curta que servirão de fio condutor ao enredo e que darão origem ao conflito, que por sua vez iniciará a parte do desenvolvimento” (texto-base Animadas Personagens Brasileiras: a linguagem visual das personagens do cinema de animação contemporâneo brasileiro, p. 145).
	
	B
	4 – 3 – 2 – 1 – 5
	
	C
	4 – 2 – 3 – 1 – 5
	
	D
	2 – 1 – 5 – 4 – 3
	
	E
	5 – 4 – 3 – 2 – 1

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Mais conteúdos dessa disciplina