Buscar

PERGUNTA 1 direito civil DOAÇÃO de imoveis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
Pela doação, há um ato de liberalidade, que deve ser benéfico de alguém, chamado doador, a outro, chamado donatário. Trata-se de contrato consensual, comutativo, que serve a transferência de direitos sobre bens. A doação é, essencialmente, gratuita, mas pode vir a ser onerosa – no caso, por exemplo, de ser estabelecido um encargo ao donatário. 
Com relação à doação, pode ser revogada em dois casos, previstos no Código Civil. Classificando a doação, exponha quais são os casos de revogação e as exceções legais.
A doação pode ser revogada em dois casos, contudo, existem exceções legais para doação por ingratidão. São elas:
POR INGRATIDÃO: 
Ato contra o doador, seu cônjuge, ascendente ou descendente, ainda que adotivo, no qual haja: (I) por tentativa de homicídio; (II) ofensa física; (III), injúria ou calúnia; ou (IV) negativa de alimentos de que necessitava. A doação pode ser anulada, por ingratidão, no prazo de 1 (um) ano, da ciência do fato (E-BOOK UNIFACS, 2019).
EXCEÇÕES DE REVOGAÇÃO DE DOAÇÃO POR INGRATIDÃO:
O artigo 564, por sua vez, prevê que não podem ser revogadas por ingratidão: (I) as puramente remuneratórias; (II) as com encargo já cumprido; (III) as decorrentes de obrigação natural; e (IV) as feitas para determinado casamento (BRASIL, 2002 apud E-BOOK UNIFACS, 2019).
POR INEXECUÇÃO DO ENCARGO:
O encargo é um modo pelo qual o direito decorrente do negócio jurídico benéfico (como a doação) pode ser adquirido. Trata-se de um ônus para obter o direito. A sua inexecução pode importar o desfazimento do contrato, desde que fixado, não havendo prazo, este seja fixado em notificação, nos termos do artigo 562, do Código Civil (BRASIL, 2002 apud E-BOOK UNIFACS, 2019).
EXCEÇÃO DE REVOGAÇÃO DE DOAÇÃO POR INEXECUÇÃO DO ENCARGO
Para Maria Helena Diniz, a revogação de doação com encargo não poderá ser revogada, desde que o encargo já tenha sido cumprido. Na hipótese de não cumprimento do encargo, poderá ser revogada, desde que o donatário incorra em mora. Não havendo ajuste de prazo para o cumprimento do encargo, o donatário notificara judicialmente o donatário, dando-lhe prazo razoável para o cumprimento do encargo, a fim de evitar a revogação do contrato de doação (562, CC).
REFERÊNCIAS:
DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil Brasileiro Teoria das Obrigações Contratuais e Extracontratuais. 30 ed. São Paulo: Saraiva, 2014. Acesso em 04 de Junho de 2019.
UNIFACS, EAD Laureat. Direito Civil e Imobiliário. Doação, Herança, Locações e Incorporação Imobiliária. 2019. Disponível em: https://unifacs.blackboard.com/webapps/late-Course_Landing_Page_Course_100-BBLEARN/Controller. Acesso em 04 de Junho de 2019.

Mais conteúdos dessa disciplina