Buscar

AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS DAS BARCAS - Resultado

Prévia do material em texto

RESULTADOS
NI Rio de Janeiro (23/05/2017) Barcas perdem 1 milhão de passageiros em um ano: o balanço da CCR Barcos mostra que a concessionaria perdeu 1 milhão de passageiros em comparação com o mesmo período do ano passado. Agência O Globo. 
O questionário aplicado nos retornou que os usuários realmente esperam do serviço de barcas e quais são as linhas que mais atenderiam as necessidades dos usuários.
A primeira pergunta do questionário foi elaborada com o intuito de saber se os usuários estavam satisfeitos com os horários programados de saídas das barcas e o que realmente é praticado pela concessionária.
A maior parte dos questionados responderam que o cronograma de saídas é respeitado, mas podemos notar no gráfico acima que a segunda maior parte dos usuários tem uma percepção de regularidade, algo que deve ser melhorado.
O tempo planejado e o real executado deve ser o mais fiel possível em uma prestação de serviço e falhas muitas das vezes não são aceitas. O tempo de espera do serviço de barcas quando não executado de forma a garantir o que foi planejado pode causar um maior tempo de deslocamento dos usuários, gerar desconforto e falta de credibilidade nesse modal.
A segunda pergunta foi elaborada com o intuito de saber sobre o tempo em que as barcas chegam no terminal até entrar o último passageira e assim está apta para sair do terminal.
Observou-se que a maioria dos usuários entendem que é um serviço que é regular que pode ter melhorias. Notamos que a maior necessidade de melhorias é apontada nos horários em que há um número maior de usuário do serviço, a segunda maior parte das pessoas interpretam o serviço como bom, a grande maioria dessas pessoas não são frequentadores dos horários em que há um número maior de usuário do serviço de barcas.
O desconforto gerado nos horários de maior circulação de pessoas gera estresse e uma migração para outro modas que não sofre com o impacto da lotação excessiva.
Com o terceiro questionamento buscou-se saber o que os usuários do serviço pensam sobre a acessibilidade para portadores de necessidades especiais, todos os modais devem ser adaptados para todos os usuário com necessidades especiais ou não, nesse quesito falamos sobre o espaço que na maioria das vezes fica entre o terminal e a embarcação.
   
Observou-se que a maioria das pessoas entendem o serviço como regular, entende-se a embarcação é algo que não é estável, mas que é possível adaptar uma formar de ser acessível a todas as pessoas.
Para a quarta questão buscou-se saber sobre o que aos usuários pensam sobre a facilidade para embarcar e desembarcar.
(Foto: acervo pessoal)
Para essa resposta observou-se que a maioria dos usuários entendem o serviço como bom ou muito bom embora a embarcação não seja estável e que a maioria das pessoas estão como pressa no seu deslocamento a potencialidade de um acidente no embarque e desembarque não gerou um impacto negativo nesse gráfico.
Uma das facilidades de se embarcar em um catamarã no Canadá é a facilidade de se comprar um bilhete pela internet. Na questão cinco buscou-se saber o que as pessoas pensam sobre a facilidade de comprar uma passagem para embarcar.
(Foto: acervo pessoal)
Observou-se que a maioria das pessoas entendem o serviço como bom ou muito bom, essa pontuação se obteve alta porque no Rio de Janeiro existe um sistema de bilhete único onde os usuários dispõem de um cartão que pode ser utilizado em vários modais, desta forma quase não é utilizado a bilheteria convencional. 
(Foto: acervo pessoal)
Com a sexta pergunta buscou-se saber dos usuários se eles sentem a presença de odores desagradáveis nas embarcações, sabe-se que a baía de Guanabara em algumas épocas do ano é possível sentir odores desagradáveis. A despoluição da Baía é dever de todos e principalmente dos que utilizam a baia com mais frequência, desta forma a concessionária tem o dever de proporcionar um ambiente agradável para os usuários e isso inclui a despoluição da Baía. 
Observou que a maioria das pessoas entendem que o odor percebido nas embarcações é considerado regular a bom, como foi falado acima os odores são percebidos em algumas épocas do ano e isso pode influenciar na pesquisa realizada.
Buscou-se saber também se os usuários das embarcações vêm com frequência profissionais de limpeza nas embarcações.
Notou-se que a maioria das pessoas acham o sistema regular ou bom, a maioria das pessoas não veem os profissionais de limpeza, mas embora não vejam relatam que as embarcações são limpas e que por isso atribuíram notas boas e regulares.
Com a oitava pergunta buscou-se saber o que os usuários pensam sobre o sistema de refrigeração das embarcações e se é compatível com o clima local.
Notou-se que a maioria das pessoas sentem que o sistema de refrigeração está entre regular e bom, mas é expressivo também o número de pessoas que acham ruim e muito ruim, isso se deve porque nem todas as embarcações foram modificadas e desta forma algumas não possuem sistema de refrigeração.
Com a nona questão buscou-se saber dos usuários se os acentos disponíveis eram suficientes para o número de pessoas nas embarcações.
Notou-se que a maioria das pessoas pensam que a quantidade de acentos disponível está entre regular e bom, essa pesquisa pode ser tendneciosa dependendo do horário aplicado aos usuário, no horário onde tem o maior número de usuário o número de acentos disponível será inferior ao número de pessoas na embarção.
Na decima questão buscou-se saber sobre a qualidade dos acentos nas embarcações, para um serviço bem prestado é necessário que o que tem disponível esteja com boas qualidade de usabilidade.
Com a troca de algumas embarcações por umas mais novas notou-se que a qualidade dos acentos foi percebida pelos usuários, desta forma a maioria das pessoas sentem que a qualidade está entre regular e bom.
Na décima primeira questão buscou-se saber dos usuários um quesito de segurança sobre a estabilidade das embarcações. O modal aquaviário de Niterói utiliza o tipo de embarcação catamarã que tem a vantagem de atribuir ao passageiro maior conforto e menos impacto com a água por ser mais estável.
Notou-se que a maioria das pessoas sentem que as embarcações possuem uma estabilidade entre boa e muito boa, isso se deve pela troca por catamarãs mais novos que possuem uma maior estabilidade, mas ainda é possível viajar em uma embarcação mais antiga que possuem menos estabilidade se comparado com a mais nova, algo que não gerou muito impacto negativo no gráfico.
Na décima segunda pergunta buscou-se saber se os usuários notam que a embarcação é conduzida de uma forma segura.
Notou-se que a maioria das pessoas sentem que a embarcação é conduzida de forma segura, o gráfico demostra que das pessoas acham que ficou entre bom e muito bom.
Na décima quarta buscou-se saber se os usuários estão satisfeitos com o custo benefício oferecido pela embarcações.
A tarifa cobrada pelo concessionário que administra o modal é considerada alta e isso se refletiu no gráfico a maioria das pessoas acreditam que o custo benefício está entre ruim e regular, ou seja, o serviço prestado é considerado abaixo do valor pago.
Perguntamos também se haveria algum destino que deveria ser implantado e notou-se que a grande maioria dos gostaria que fosse criada uma rota que lavaria os usuários de São Gonçalo até a Praça XV.
Demais Rotas propostas pelos usuários;

Continue navegando