Buscar

semana 5 - pratica simulada II

Prévia do material em texto

Faculdade Estácio de Sá – Nova América – Noite
Aluna: Patricia José Trovisco de Abreu – Matricula: 201407279432
EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR JUIZ DO TRABALHO DA ____ VARA DO TRABALHO DO RIO DE JANEIRO 
ALFA METALÚRGICA, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº.............., com sede na Rua...................., CEP............, neste ato representada por.........., nacionalidade, estado civil, profissão, portador da cédula de identidade nº........, inscrito no CPF sob o nº …........, residente na Rua........., CEP..........., vem por seu advogado, com escritório na Rua........, CEP........., onde recebe intimações e notificações, conforme artigo 39, I do CPC, propor
 AÇÃO DE INQUÉRITO PARA APURAÇÃO DE FALTA GRAVE 
pelo rito especial, em face de DANIEL BRIGÃO, brasileiro, solteiro, metalúrgico, portador da Carteira de identidade nº............,inscrito no CPF sob o nº …...., PIS......, CTPS.....,Serie......, filho de …..........,residente na Rua da Tristeza, nº 1.000, Bonsucesso, Rio de Janeiro - RJ, CEP. …....., pelos fatos e fundamentos a seguir expostos: 
I- DOS FATOS 
	O Réu foi admitido no dia 10 de agosto de 2005, para prestar serviços para Autora de metalúrgico. 
	No dia 05.11.2009, o Réu foi eleito dirigente sindical, representando os empregados no sindicato de sua classe de trabalho. 
	Ocorre que durante uma greve da classe de metalúrgicos, o Réu, presente na porta da Autora se indispôs com um colega de trabalho que não aderiu o movimento e queria cumprir normalmente sua jornada de trabalho.
	
	Sem conseguir demover o colega da ideia de trabalhar, o Réu, agrediu fisicamente o colega, dando-lhe socos e pontapés. As agressões foram presenciadas por vários outros colegas de trabalho. Inclusive o fato foi levado a registro na delegacia de polícia do bairro.
	O fato ocorreu no dia 17.02.2010, quando o Réu já havia sido eleito dirigente sindical e gozava de estabilidade de emprego.
	
II- DOS FUNDAMENTOS
	Segundo dispões o artigo 8º, VIII da CFRB/88, possui estabilidade em seu emprego e só pode ser demitido, porquanto durar a estabilidade, se cometer falta grave, para justa causa de demissão.
	O ato praticado pelo Réu, na ocasião da greve dos metalúrgicos é tipificado com falta grave, na alínea “J” do artigo 482, da CLT.
	Todavia, a lei exige a confirmação do judiciário através de inquérito, de que o ato realmente constituiu falta grava, bem como da comprovação da autoria do fato, conforme dispõe o artigo 543, parágrafo 3º da CLT.
	A Súmula 379 do TST, confirma a necessidade da presente ação para que seja instaurado inquérito trabalhista e provada a falta grave do empregado.
	Consiste, nas palavras do consagrado jurista Sérgio Pinto Martins, o inquérito em uma “ação apropriada para se rescindir o contrato de trabalho do empregado estável, que não pode ser despedido diretamente, dada sua estabilidade”.
	Vale destacar, também, o entendimento do colendo tribunal superior do trabalho:
			RECURSO ORDINÁRIO EM AÇÃO RESCISÓRIA. INQUÉRITO 				JUDICIAL PARA APURAÇÃO DE FALTA GRAVE. TERMO FINAL. 				PRAZO DECADENCIAL. PRORROGAÇÃO. INTELIGÊNCIA DO ITEM 			IX DA SÚMULA 100 DO TST. VIOLAÇÃO DO ART. 853 DA CLT. NÃO 			CARACTERIZAÇÃO. 1. O prazo de 30 (trinta) dias a que alude o art. 			853 da CLT, consoante jurisprudência pacificada no âmbito desta 				Egrégia Corte Superior, é decadencial (Súmula 62 do TST). 2. A 				natureza do prazo (decadencial ou prescricional) não tem o condão 			de restringir a garantia constitucional de livre acesso à justiça (CF, 5º, 			XXXV), limitada, apenas, por regras infraconstitucionais que se 				integram, de modo a harmonizar o ordenamento jurídico. 3. Importa 			reconhecer, ante as normas que orientam os arts. 184, § 1º, do CPC e 			132, § 1º, do Código Civil, que não subsiste obstáculo à dilatação do 			prazo decadencial, quando, por exemplo, o termo final recaia em 				sábado, domingo, feriado, férias forenses ou em dia em que não 				houver expediente. Inteligência do item IX da Súmula 100 desta Corte 			. Recurso ordinário conhecido e desprovido.
			(TST - RO: 4519009020095010000 451900-90.2009.5.01.0000, 				Relator: Alberto Luiz Bresciani de Fontan Pereira, Data de 					Julgamento: 30/11/2010, Subseção II Especializada em Dissídios 				Individuais, Data de Publicação: DEJT 10/12/2010)
 
III- DO PEDIDO
	 Diante do exposto requer: 
1) A notificação do Réu;
2) Que seja apurada a conduta do Réu, e confirmada, por sentença, a falta grave que justifique a sua demissão por justa causa;
3)Que seja julgado procedente o pedido para rescindir o contrato de trabalho na data em que o Réu cometeu a falta grave.
IV – DAS PROVAS 
	Requer a produção de todos os meios de provas em direito admitidas, na amplitude do artigo 332 do CPC, em especial a documental e testemunhal.
V- DO VALOR DA CAUSA 
Dá-se à causa o valor de R$ …...........
 
Nestes Termos,
Pede Deferimento.
Local, data.
Advogado
OAB nº
Rol de testemunhas:
1)..............................
2).............................
3).............................

Continue navegando