Buscar

Exercicios Estrutura de Capital

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercícios Fixação – Parte 4
A companhia ossos do ofício s/a está avaliando o seu custo total de capital. As últimas investigações reuniram os dados abaixo, considerando a empresa enquadrada na alíquota de 15%.
Está previsto a emissão de ações preferenciais com dividendos anuais de $ 15,00. O preço unitário dessa ação no mercado é de $95,00, mas os investidores exigem 10% de deságio para subscrevê-las. As despesas de subscrição são de 4%.
A empresa negocia ações ordinárias na bolsa a preço corrente de $100,00, e seu dividendo anual (D0) previsto é de $15,00, com previsão de crescimento dos lucros e dividendos a uma taxa média anual de 2%. No entanto, pretende lançar novas ações no mercado, com um deságio de 10% e subscrição de 4%.
A empresa pode levantar um montante ilimitado de empréstimo através da venda de títulos da dívida por um prazo de 10 anos, ao valor nominal de $ 800,00, taxa de juros do cupom de 8%, que serão pagos anualmente. Para vender a emissão desses títulos, é preciso oferecer descontos de 5% do valor nominal, por título. A empresa arcará com os custos de colocação de $ 25,00/título.
A estrutura de capital da empresa tem os seguintes pesos:
	Fontes de Financiamento
	Peso
	Ações preferenciais
	35%
	Ações ordinárias
	24%
	Lucros Retidos
	18%
	Empréstimos
	23%
	Total
	100% 
Calcule o CMPC pelo lucro retido e pelas ações ordinárias
Wren Manufacturing está analisando os seus procedimentos para tomada de decisões de investimento. Os dois projetos avaliados pela empresa durante o mês passado foram os projetos 263 e 264. As variáveis básicas relacionadas a cada projeto analisado, através da utilização da técnica de decisão baseada na TIR, e as decisões resultantes estão resumidas no quadro abaixo.
Avalie os procedimentos decisórios da empresa e explique por que a aceitação do projeto 263 e a rejeição 264 podem não ser favoráveis aos melhores interesses dos proprietários da empresa. 
Se a empresa mantém uma estrutura de capital contendo 40% de empréstimo e 60% de capital próprio, determine seu custo médio ponderado usando os dados do quadro.
Se a empresa tivesse usado o custo médio ponderado calculado no item b, quais as providências que deveriam ser tomadas com relação aos projetos 263 e 264? Explique.
Compare e contraste as providências da empresa com as suas descobertas do item c. Qual método de decisão parece mais apropriado? Explique por quê.
A Tay]or Systems acabou de emitir ações preferenciais. A ação tem dividendo anual de 12% e um valor nominal de $100,00 e foi vendida por $97,50 cada. Além do mais, devem ser pagos custos de colocação de $2,50 por ação. 
Calcule o custo da ação preferencial. 
Se a empresa tivesse vendido a ação preferencial com um dividendo anual de 10%e tivesse obtido $90,00 líquidos depois dos custos de colocação. Qual teria sido o seu custo?
A ação ordinária da J&M Corporation tem um beta, b, de 1,2. A taxa livre de risco é de 6% e o retomo de mercado é de 11 %. 
Determine o prêmio de risco sobre a ação ordinária da J&M.
Determine o retomo exigido que a ação ordinária da J&M proporcionaria. 
Determine o custo da ação ordinária da J&M, usando o CAPM.
Plan1
	Variáveis básicas	Projeto 263	Projeto 264
	Custo	$64.000	$58.000
	Vida	15 anos	15 anos
	TIR	8%	15%
	Menor custo financeiro
	Fonte	Empréstimo	Capital próprio
	Custo (após imposto)	7%	16%
	Decisão
	Ação	Aceito	Rejeitado
	Razão	8% TIR > 7% custo	15% TIR < 16% custo
Plan2
	
Plan3

Continue navegando