Buscar

atividades aspectos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

24- “De forma muito contundente, percebe-se, principalmente no período de 1946 a 1961,um grande embate político-ideológico acirrado de um lado por educadores,intelectuais, militantes e sindicalistas, os chamados reformadores e, por outroencabeçado pela Igreja e a iniciativa privada leiga. Os privatistas entendiam aintervenção do Estado na educação como uma ação nociva, já que levava aomonopólio, comprometendo a liberdade de ensino e os princípios do ensino católico.”
O período de 1946 a 1961 foi marcado por embates entre diversos setores que tinhaminteresse na educação e lutavam entre si para que sua posição ideológicaprevalecesse no cenário brasileiro. E, em 1961, surgiu a primeira LDB. A partir dessaconstatação, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. O debate entre diversos atores sociais, intelectuais, educadores, militantes esindicalistas apresenta, de forma clara, as contradições entre interesses públicos eprivados que se refletem na Lei 4.024/61, afastando, desse modo, as concepçõesoriginariamente propostas para a educação pública brasileira.
Porque:
II. Apesar dos debates, os antigos dilemas educacionais permaneceram, em umasituação agora agravada pela urgência da solução de problemas criados e aprofundados pelo distanciamento entre o sistema escolar e as necessidades de desenvolvimento.
Resposta: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
25 - “[...] no debate que se trava dentro da tradição marxista, embora os trabalhadores estejam em uma mesma situação, no tocante às relações com as forças produtivas e àorganização social da produção, além da situação econômica, existem outras determinações de classe que devem ser consideradas. A situação de classe, que se associa imediatamente à situação econômica, não garante, por exemplo, que existaentre os trabalhadores algum nível de identidade, laços de pertencimento, modos devida comuns e ação social coletiva [...]”.
Resposta: Marx e Engels desenvolveram seu pensamento a partir da identificação dos impactos da Revolução Industrial sobre a vida das pessoas, sobre o papel central da propriedade privada, da burguesia e da exploração do trabalho naquela sociedade.
26- “[...] A educação assim como outros serviços tradicionais são regidos pela lógica do mercado como se esta não devesse ser garantida pelo Estado e não fosse considerada direito, mas sim um serviço a ser prestado a um consumidor que caso tenha dinheiro pode ser beneficiado. Estas mudanças podem ser identificadas nas bases da pedagogia educacional onde se reacende as bases econômico-pedagógicas tendo como pressuposto o neoprodutivismo.”
Tendo como base o tema apresentado no texto anterior, analise as afirmativas a
seguir e assinale V para aquelas que apresentam os fatores que se relacionam ao
neoprodutivismo e F para aquelas que não apresentam tal relação.
I ( ) Lógica de mercado para as relações educacionais.
II. ( ) Os alunos passam a ser tratados como consumidores, e não como indivíduos
em processo de aprendizagem.
III. ( ) Centralidade da educação como um direito humano.
IV. ( )Trabalhadores polivalentes.
Resposta: V, V, F, V.

Outros materiais