Buscar

Direito Civil V - Caso 15

Prévia do material em texto

CASO 15 - Jonas, proprietário de terreno adquirido de Lauro por meio de escritura de compra e venda registrada em 2016, propõe ação reivindicatória em face de Geraldo, no mesmo ano, alegando que este ocupa o imóvel injustamente. Geraldo, em contestação, alega que, em 2014, comprou e pagou o preço do imóvel a Estevão, procurador em causa própria constituído por Lauro, obtendo deste um recibo de aquisição do bem, além do que tem conduta consentânea com a função social da propriedade. Pergunta-se: 
a) Quem é o atual proprietário do bem e sob qual fundamento? 
O atual proprietário do bem, é Jonas, pois sua escritura foi devidamente registrada em cartório de Registro de Imóveis, de acordo com o previsto no art.1245 do CC.
b) Está correta a ação proposta por Jonas? Esclareça. 
Sim, pois o direito de usar, gozar e dispor da coisa é uma das principais características do direito de propriedade, podendo reavê-la do poder de quem quer que injustamente a possua ou a detenha, previsto no art. 1228 do CC.
c) Na hipótese, poderia Jonas ingressar com ação de reintegração de posse? Justifique. 
Não, pois se trata de propriedade ao invés de posse.
d) O que é função social da propriedade? Há previsão no direito brasileiro?
Um conceito intrínseco à própria propriedade privada. Não basta a titularidade, o proprietário deve estar sensibilizado para com o dever social imposto pela própria Constituição. Função Social seria uma obrigação de quem realmente se considera cidadão. 
Art. 186 da CF/88– A função social é cumprida quando a propriedade rural atende, simultaneamente, segundo critérios e graus de exigência estabelecidos em lei, aos seguintes requisitos: 
I - Aproveitamento racional e adequado; 
II - Utilização adequada dos recursos naturais disponíveis e preservação do meio ambiente; 
III - Observância das disposições que regulam as relações de trabalho; 
IV - Exploração que favoreça o bem-estar dos proprietários e dos trabalhadores. 
Previsões Legais (Art. 1.228, CC e Art. 5, XXII da CF).

Continue navegando