Buscar

AV Consultoria interna de RH

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Avaliação: GST1676_AV_201602703302 » CONSULTORIA INTERNA DE RH
	Tipo de Avaliação: AV 
	Nota da Prova: 9,0    Nota de Partic.:   Av. Parcial  Data: 21/05/2019 10:31:20 
	
	 1a Questão (Ref.: 201603342120)
	1a sem.: CONCEITO DE CONSULTORIA INTERNA DE RH
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Entende-se por Consultoria Interna de Recursos Humanos:
		
	
	Um modelo que terceiriza os processos de RH.
	
	Um modelo de descentralização e compartilhamento dos processos de RH
	
	Um modelo de consultoria compartilhada com uma empresa externa.
	
	Um modelo importado de Gestão de pessoas.
	
	Um modelo com base em gestão por competências.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603343651)
	2a sem.: TIPOS DE CONSULTORIA ORGANIZACIONAL
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	A partir da compreensão científica sobre Consultoria Interna de Recursos Humanos, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa verdadeira:
		
	
	De maneira geral pode-se afirmar que existem os seguintes tipos ou modalidades de consultoria: Consultoria organizacional, Consultoria técnica, Consultoria especializada, Consultoria jurídica, Consultoria autônoma, Consultoria familiar, Consultoria associada, Consultoria pessoal, Consultoria exclusiva, Consultoria externa e Consultoria interna.
	
	Nos últimos anos as empresas têm adotado a figura do consultor interno, que é funcionário do quadro, devidamente qualificado para desempenhar atividades técnicas de consultoria em assuntos que sejam de sua especialidade no contexto da organização. 
	
	A consultoria inclusiva é exercida por profissional que se especializa em aconselhamento gerencial a executivos ou gestores, individualmente ou em grupo, ou em conduzir projetos especiais de consultoria (mentoring, counselling, coaching) no âmbito restrito de uma determinada empresa.
	
	A consultoria interna só pode ser exercida por apenas um profissional. Por exemplo, consultoria interna de informática, de assuntos jurídicos ou de recursos humanos. Agindo da mesma forma que um consultor externo, o consultor interno elabora diagnósticos, busca soluções para os problemas, apresenta pareceres, sugere melhorias e atua junto às gerências e chefias como um conselheiro, um facilitador, um solucionador de problemas em assuntos de sua especialidade no âmbito da empresa.
	
	Consultoria organizacional é o nome da atividade que visa, de forma metódica, pesquisar, identificar, analisar, formular e propor soluções para situações-problema referentes à estratégia, à estrutura, às atividades operacionais e administrativas apenas de empresas privadas ficando de fora as entidades estatais. Usualmente é exercida por alguém que atua de forma especializada em apenas um área da administração. 
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603012256)
	3a sem.: Consultoria Interna de RH: Finalidade e Processo
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Constitui-se em um conjunto de atividades desenvolvidas por um ou mais profissionais da própria organização, devidamente qualificados, para desenvolver, aconselhar e assessorar de forma metódica e consistente os clientes internos, que são todos os demais colaboradores. Este é o conceito de? 
		
	
	Consultoria Externa
	
	Consultoria Interna por Processo
	
	Consultoria Exclusiva
	
	Consultoria Interna
	
	Consultoria Interna por Projeto
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602869957)
	4a sem.: O PROCESSO DE CONSULTORIA INTERNA: OPORTUNIDADES E RISCOS
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Orlickas, afirma que ainda que o papel de RH tenha passado por grandes transformações nos últimos anos, muitas organizações ainda continuam mantendo o antigo modelo de Administração de Pessoal. Segundo ela, a empresa que quiser conquistar perenidade, crescer, ou até mesmo somente continuar no seu mercado de atuação, precisará rever a forma como gerencia seus talentos. Considerando o quadro elaborado pela autora, no campo modelo que envolve os OBJETIVOS a atuação da Consultoria Interna de RH deverá ser:
		
	
	Valorização das experiências dos funcionários
	
	Ajustamento das estratégias de RH às estratégias organizacionais preparando-a para o futuro
	
	Alocamento de pessoal conforme experiência e processo de treinamento
	
	Valorização das competências e do Capital Intelectual e Humano
	
	Cumprimento das rotinas operacionais e da legislação trabalhista
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603008657)
	5a sem.: A Implantação do Processo de Consultoria Interna
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	É fato que o consultor interno possui um papel absolutamente estratégico, devendo atuar como facilitador das transições internas. É requisito para que isto aconteça:
		
	
	Somente gestores devem ser designados a atuar como consultores internos.
	
	A empresa deve adotar uma cultura flexível, para que todo e qualquer tipo de mudança seja facilmente absorvido.
	
	O consultor deve estar totalmente atualizado com os negócios da empresa e sua realidade.
	
	O consultor deve ser treinado pela Área de Recursos Humanos.
	
	As Políticas de Recursos Humanos devem ser atualizadas periodicamente.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201603555027)
	6a sem.: papel do consultor interno
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Para Peter Block (1991) ¿Consultor é a pessoa em posição de ter alguma influência sobre um indivíduo, um grupo ou uma organização, mas que não tem poder direto para produzir mudanças e programas de implementação¿. Este ponto de vista ainda é tido como predominante na área de Consultoria. Pensando nesta definição de Block (1991) no contexto de Recursos Humanos, pode-se dizer que o consultor de RH:
		
	
	exerce influência sobre um indivíduo, um grupo ou uma organização; 
	
	não exerce influência sobre um indivíduo, um grupo ou organização;
	
	exerce mais influência que o nível gerencial.
	
	é influenciado pelo ambiente de RH;
	
	produz mudanças e implementa programas;
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201602869983)
	7a sem.: PERFIL DE UM CONSULTOR INTERNO DE RH
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Existem características profissionais e pessoais marcantes no perfil de um consultor interno de RH. Algumas são classificadas por três áreas basilares da competência desse profissional. Caracteriza a capacitação HABILIDADES:
		
	
	Amplo domínio da melhor teoria e das práticas de administração empresarial; visão sistêmica.
	
	Plena compreensão e utilização das diferentes abordagens e ferramentas usuais em consultoria.
	
	Demonstrar resiliência ante as dificuldades, restrições, incompreensões e resistências que surgem no decorrer do esforço ao se tornar parceiro facilitador.
	
	Manter o equilíbrio de julgamento e a devida isenção de opinião sem que isto, todavia, comprometa a relação de ajuda profissional ao cliente.
	
	Perspicácia na análise de situações complexas e de formulação de opções de solução adequadas levando em conta as opiniões, possibilidades e limitações do cliente.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201603004177)
	8a sem.: Implementação de uma consultoria interna de RH
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Sobre aspectos fundamentais da implementação da consultoria interna de RH, foram considerados os benefícios decorrentes da adoção da Consultoria Interna de RH como processo impulsor da gestão estratégica de pessoas que contribui de modo importante para a realização competitiva dos negócios empresariais. A instituição desse processo, por sua vez, requer o cumprimento de um projeto que se viabilize através de etapas sucessivas conforme se segue. Assinale a única opção que NÃO atende plenamente ao enunciado da questão. 
		
	
	Estabelecer a multidisciplinaridade dos modernos dirigentes em uma cultura organizacional proativa, inovadora, adaptativa às mudanças.
	
	Descentralização da execução das políticas e procedimentos da gestão de pessoas através das áreas funcionais da empresa. 
	
	Os dirigentes
dessas áreas, as gerências, devem efetivamente administrar os recursos humanos sob sua supervisão e conforme as diretrizes emanadas da área de gestão dos RH. 
	
	Há necessidade de que a área de RH proceda à cuidadosa análise do nível de maturidade da cultura organizacional para a aceitação da mudança de enfoque.
	
	Criticar necessariamente as demandas atuais da empresa e implementar ações dissonantes as realizadas na organização. A partir desta, os resultados serão necessariamente melhores. 
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201603511382)
	9a sem.: IMPLEMENTAÇÃO DE UMA CONSULTORIA INTERNA DE RH
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Ao longo do processo de implementação de uma Consultoria Interna de RH, devemos estar atentos à questão da manutenção do processo. Como isso ocorre? 
		
	
	Através do acompanhamento e do controle de como, e até que ponto os colaboradores estão se envolvendo todos os dias na Consultoria. 
	
	Através do acompanhamento e do controle de como, e até que ponto o processo da Consultoria Interna de RH está cumprindo a sua finalidade. 
	
	Através do acompanhamento e do controle de como, e até que ponto a equipe de direção valoriza a Consultoria. 
	
	Através do acompanhamento e do controle de como, e até que ponto o gestor assume as decisões tomadas na Consultoria. 
	
	Através do acompanhamento e do controle de como, e até que ponto o pessoal do RH é bem visto por ter tido a ideia da Consultoria. 
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201603362998)
	10a sem.: PAPEL DA CONSULTORIA INTERNA DE RH
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Atuando do mesmo modo que uma consultoria externa de RH, a consultoria interna de RH envolve todos os processos abaixo, exceto:
		
	
	Formula pareceres, mas não possui autonomia para sugerir melhorias.
	
	Realiza diagnósticos;
	
	Dá assistência às gerências setoriais como um facilitador dos processos de RH no âmbito da empresa.
	
	Desenvolve propostas de soluções para problemas identificados;

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais