Buscar

APOL 1 & 2 IMAGEM E CONSTRUÇÃO SOCIAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

APOL 1 IMAGEM E CONSTRUÇÃO SOCIAL
APOL 2 IMAGEM E CONSTRUÇÃO SOCIAL
Questão 1/5 - Imagem e Construção Social 
A história  da fotografia tem várias etapas de desenvolvimento. Com relação à criação as objetivas, de acordo com o Roteiro de Aprendizagem, Joseph Maximilian Petzval (1807-1891) foi pioneiro. Pode-se afirmar que este desenvolvimento foi responsável por:
	
	A
	Possibilitar a fotografia em cores.
	
	B
	Possibilitar a fotografia em preto e branco.
	
	C
	Diminuir o tempo de exposição, já que as objetivas aumentavam a luminosidade.
	
	D
	Possibilitar a criação do negativo.
	
	E
	Possibilitar a popularização do filme 35mm.
Questão 2/5 - Imagem e Construção Social 
Para Boris Kossoy, há diversos aspectos que devem ser levados em conta na análise e leitura fotográfica, pois para se compreender a imagem existem elementos constitutivos e coordenadas de situação que permitem a fotografia se materializar, ou seja, se tornar possível e visível. 
Sobre os conceitos propostos por Boris Kossoy, assinale a alternativa correta.
	
	A
	Com o ato fotográfico, é construída uma segunda realidade, à medida que a imagem nada mais é do que uma representação a partir do real.
	
	B
	Os elementos constitutivos da imagem seriam “Espaço – Fotógrafo – Tecnologia”, de acordo com as coordenadas de situação.
	
	C
	Os elementos constitutivos para a produção da imagem seriam “Espaço – Fotógrafo – Tempo”, de acordo com as coordenadas de situação.
	
	D
	As coordenadas de situação para produção da imagem seriam “Espaço – Fotógrafo – Tempo”, de acordo com os elementos constitutivos.
	
	E
	Sem as coordenadas de situação, a imagem não se materializa, e, portanto, não pode ser acessada, senão mentalmente.
Questão 3/5 - Imagem e Construção Social 
Em razão de seu poder de comunicação, à imagem é atribuída mais que uma mera ilustração do real, pois provoca reflexão. Para Susan Sontag (2003), a imagem fotográfica pode representar a banalização dos contextos que registra, quando lançada ao acaso, sem fins de discussão social, como as imagens da violência e da morte. Segundo a autora, as imagens devem, portanto:
	
	A
	Não invadir o espaço privado e registrar a dor e a morte, a fim de relativizar as dores do medo e da morte.
	
	B
	Não invadir o espaço privado, mas lançar discussão acerca das imagens, que tem poder de reflexão.
	
	C
	Trazer a morte e a violência como pautas de discussão social, mas coibir para que não estejamos cercados de imagens da morte.
	
	D
	Trazer a morte e a violência como pautas de discussão social, de forma a entender as circunstâncias que levam à banalização do medo.
	
	E
	Trazer a morte e a violência como pautas de discussão social, de forma a neutralizar o impacto das imagens jornalísticas.
Questão 4/5 - Imagem e Construção Social 
Nascido em Gentilly em 1912, o parisiense Robert Doisneau é outro grande nome da fotografia de rua. Em 1934, decidiu atuar como fotojornalista independente, mas foi convocado a se alistar para a Segunda Guerra Mundial, servindo pelo exército francês de 1939 até o fim dos embates.
Considerando o gênero da fotografia de rua, retratado por Robert Doisneau, analise as opções a seguir e assinale a alternativa correta.
	
	A
	A fotografia de rua retrata algo que permite sempre apenas uma interpretação, não permitindo análises diversas.
	
	B
	A fotografia de rua capta o comum, o banal nos pequenos momentos, aqueles detalhes que quase ninguém vê ou que não se importa. Exige espontaneidade, combinada com a agilidade do equipamento.
	
	C
	A fotografia de rua retrata, normalmente, o comércio local, possibilitando uma análise do olhar da construção apresentada. Exige um jogo de cores e ângulos, que favoreça um olhar de propaganda.
	
	D
	A fotografia de rua retrata a construção das cidades, partindo de como foram estruturadas ao longo da história. Considera-se, neste gênero, apenas fotos produzidas em preto e branco.
	
	E
	A fotografia de rua exige equipamento específico, pois precisa retratar pessoas e locais de forma bem ampla, porém dinâmica. Assim como qualquer outro tipo de fotografia, possui apenas interpretação única.
Questão 5/5 - Imagem e Construção Social 
Há vários teóricos que se dedicam às teorias da imagem. Dentre eles, os estudos se referem a como as imagens são interpretadas e como elas emanam interesse no observador.  Sobre as teorias da imagem, marque a alternativa correta:
	
	A
	O estudo da semiologia considera a imagem, seja mental ou técnica, enquanto signo na análise das relações do “objeto” com significações.
	
	B
	A semiologia estabelece relação entre o plano de expressão da imagem, seja mental ou técnica, e o seu paralelo com a realidade.
	
	C
	Os estudo da teoria de Roland Barthes analisam a fotografia enquanto produtora de sentidos, e seu nome está relacionado à semiótica.
	
	D
	As teorias da imagem trabalham apenas com o objetivo da imagem, chamado de sentido conotativo, e o sentido metafórico, denotativo.
	
	E
	As análises da imagem estabelecem relações de seu conteúdo aos seus significados, e em como elas são percebidas, identificadas e interpretadas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando