A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
AD2 2019 1 gestão 1

Pré-visualização | Página 1 de 1

AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA- AD2 
PERÍODO- 2019/1 
DISCIPLINA- GESTÃO I 
 
 
Segunda atividade- Responda as seguintes questões. 
 
 
Questão 2 – (valor 3,0 pontos) 
 
 
Leia com atenção a aula que trata do tema Gestão pedagógica para uma Educação inclusiva e responda as perguntas referente a atividade final (objetivos 1 e 2). Observe que são perguntas referente à sua pratica como docente. Você pode utilizar a sua experiência no estágio de qualquer nível de escolaridade. Caso você não tenha iniciado seu estágio, realize uma consulta na rede sobre experiências em sala de aula e faça a reflexão que se pede. Não esqueça de fazer referência a fonte utilizada, se for o caso. Na elaboração de sua resposta, aborde com clareza o significado de uma gestão pedagógica voltada para à inclusão. 
1 – O que significa efetivamente, para você, a noção de inclusão?
Numa sociedade democrática falar sobre inclusão é lembrar de direitos, deveres e cidadania. A palavra inclusão promove um despertar para igualdade. Inclusão também remete a diferenças, individualidade e coletividade. Tudo isto nos trazem noções de ética, respeito e acima de tudo amor ao próximo.
Incluir é integrar e integrar é valorizar. No aspecto de cidadania a inclusão vem totalmente ao encontro do aspecto de socialização e democratização, pois como SER precisa de inclusão e como CIDADÃO precisa de valorização.
2 – Quais são as características de uma gestão pedagógica que possibilite a inclusão?
O diretor deve ser o principal revigorador do comportamento do professor que demonstra pensamentos e ações cooperativas a serviço da inclusão. É comum que os professores temam inovação e assumam riscos que sejam encarados de forma negativa e com desconfiança pelos pares que estão aferrados aos modelos tradicionais. O diretor é de fundamental importância na superação dessas barreiras previsíveis e pode fazê-lo através de palavras e ações adequadas que reforçam o apoio aos professores. (SAGE, 1999, p. 138)
SAGE reconhece que a prática da educação inclusiva requer alterações importantes nos sistemas de ensino e nas escolas. A gestão pedagógica que possibilita a inclusão se inova a cada dia, rompe paradigmas e é construída a partir da satisfação e a adequação do aluno. Todos são responsáveis por um processo de valorização da educação inclusiva, respeitando as diferenças e buscando soluções para os obstáculos e desafios a serem superados.
Adequar práticas pedagógicas, respeitar o ritmo diferenciado, transformar, criar e inovar métodos desenvolvidos para o progresso da aprendizagem, valoriza e evidencia a inclusão dos que necessitam de aprendizagem especial.
Conviver com dessemelhança é a característica de um gestor pedagógico de sucesso, mas empreender ações que promovam o bem-estar de todos, inclusive daqueles que possuem necessidades especiais, transforma um gestor pedagógico em um grande educador.