Logo Passei Direto
Buscar

EXERCÍCIO SOBRE HISTÓRIA CONTEMPORANEA

User badge image
Renata Paula

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Os maiores impérios ultramarinos certamente foram, por ordem, os da Grã-Bretanha, da França, da Alemanha, da Itália, dos EUA e do Japão. Desses, o maior era, de longe, o da Grã-Bretanha. Sob a autoridade da Grã-Bretanha vivia um quarto da população mundial, espalhada por todos os continentes. O segundo maior império era o francês, que abrangia extensas áreas pouco povoadas da África e da Ásia. Os impérios alemão e italiano eram muito menores, resultado da chegada tardia de ambos, que foi conhecido como:
Escolha uma:
a. Imperialismo
b. Corrida Imperialista.
c. Certificação
d. Protestantismo
e. Guerra do Amor

O Estado atua na gestão do território. Deve estar atento às ações em relação às cidades, às industrias, ao campo, às questões sociais. E ao observamos o crescimento econômico de alguns países nas últimas décadas, percebemos que a intervenção do Estado na economia é fato recorrente e guarda estreita relação com as demandas industriais de exploração mineral e de energia. Em relação à intervenção do Estado nas relações econômicas, analise as sentenças, julgando-as falsas ou verdadeiras:
Está correto o que se afirma em:
I. Atualmente, vivemos em uma sociedade constituída e formulada no contexto capitalista, ou seja, no modelo liberal em que se contata cada vez maior desoneração das responsabilidades do Estado. Justamente no sentido de atender à suposta fórmula do progresso: supervalorização do capital sobre as demandas sociais.
II. O Estado deve atuar em diversas frentes, tendo em vista o melhor desenvolvimento possível dos territórios. Nesse sentido, o governo chinês nos aponta muitas situações a não serem seguidas. Quando da construção da Usina de Três Gargantas, o governo daquele país, atendendo a interesses econômicos específicos, não levou em consideração as demandas sociais, ambientais e históricas no processo.
III. O contexto moderno coloca em jogo muitas questões essenciais às sociedades como noções de justiça ou de manutenção. Desse modo, ao conceder garantias às empresas, as questões sociais também são analisadas. Trata-se de fase que podemos classificar como de transição, isto porque as políticas sociais lentamente são construídas aliando-se aos interesses econômicos.
a. II e III
b. Somente I
c. Somente II
d. I e II
e. I e III

No contexto mundial recente vivemos o período que muitos autores denominam globalização. Trata-se de um cenário econômico, fundamentalmente, em que as relações entre as nações tornam-se mais próximas e mais intensas e em que o capitalismo domina todo este processo. Vislumbram-se constantemente mudanças cambiais, juros de dívidas públicas e ajustes na economia de mercado, crises sucessivas em que países com histórico de produção industrial e com moeda forte sofrem para se reerguer, às vezes a custo de retirada de direitos sociais, a fim de se garantir o fortalecimento econômico. Em relação a este contexto moderno, analise as alternativas, assinalando aquela que estiver correta.
Escolha uma:
a. A globalização nos coloca uma realidade vital, as demandas econômicas deixam de ser influenciadas por ações políticas. O que controla diretamente este processo hoje é o acirramento da competitividade e a necessidade de ampliar investimentos no segmento industrial. Daí um cenário em que economia e política parecem distanciar-se.
b. Num cenário em que as relações econômicas tornam-se cada vez mais relevantes, podemos constatar o aumento da solidariedade econômica e financeira. Países menos desenvolvidos sofrem para se inserir no contexto de competitividade, por possuírem menos infraestrutura adequada ao crescimento econômico solicitado em períodos de globalização. E é justamente para viabilizar a competitividade que países mais desenvolvidos tem praticado auxílio econômico e financeiro vultoso a países em crise econômica, corroborando a ideia de que a solidariedade financeira cresce no cenário global.
c. Vive-se um momento de predomínio das finanças sobre as atividades da economia real. Nesse sentido as receitas e consequentemente as reformas financeiras e sociais das nações crescem sensivelmente, especialmente nos países em processo de expansão imperialista. São fatores que, sem dúvida contribuem para transformar o cenário econômico em contexto de globalização, tendo em vista que países menos desenvolvidos já se mostram cada vez menos dependentes das grandes economias.
d. O contexto de globalização nos coloca aos olhos um choque de realidade, de um lado países muito desenvolvidos, de outros países que lutam arduamente para sobreviver no cenário de competitividade econômica. Neste quadro destacam-se os países muito desenvolvidos economicamente. Desenvolvimento que se fez apoiado num amplo espectro industrial de qualidade.
e. Países emergentes são aqueles que tiveram suas economias apoiadas no setor primário da economia, mas atualmente já superaram este quadro mediante fortes investimentos nos setores secundário e terciário da economia.

Sobre a predominância da Europa sobre o resto do mundo, no início do século XX, analise as sentenças abaixo: (p. 49-50)
As afirmacoes corretas quanto à predominância da Europa sobre o resto do mundo, no início do século XX, encontram-se nas alternativas:
I.Em 1913, a Europa contava com uma população de 460 milhões de indivíduos, o que representava 26% dos habitantes do planeta e que aumentava continuamente.
II.Tendo sido o local de nascimento da Revolução Industrial (1760), a Europa, ainda no início do século XX, concentra a maior parte do total das exportações mundiais de produtos industrializados (62%).
III.O volume de capitais europeus investidos em países estrangeiros também é um indicador da preponderância econômica e financeira da Europa no início do século XX.
IV.Somente os Estados Unidos se igualavam à Europa em termos de bancos e instituições financiadoras de atuação global.
a. Somente na IV
b. I e IV
c. I, III e III (CORRETA)
d. Somente na III
e. I, II, III e IV

O Brasil velho é assim. Feito de 76% de jovens com até 24 anos e preocupados em se aposentar ainda cinquentões. Isso num país que gasta 12% do PIB com Previdência, quase três vezes a média do que gastam países com mesmo perfil demográfico. Não acho que as pessoas estejam preocupadas com números ou com a “sustentabilidade fiscal”. Estamos simplesmente imersos em uma cultura política que desconfia do “mercado”, foge do risco e das escolhas difíceis. País de cultura paternalista, da qual a “esquerda” é sem dúvida a vanguarda, mas está longe de andar sozinha.
O trecho de reportagem aborda a questão do estado paternalista e as dificuldades que cerceiam este contexto. Em relação à temática da representação do Estado atual, leia as assertivas e julgue-as Falsas ou Verdadeiras:
I. O capitalismo coloca em evidência o estado paternalista. Ele apresenta nações que conseguem tornar-se desenvolvidas tendo um estado provedor de todas as necessidades sociais. É o caso de muitos países europeus, por exemplo.
II. A Segunda Guerra Mundial representa um marco histórico importante no que diz respeito à representação do Estado. Após aquele momento, a figura estatal passa a fixar políticas sociais, com o objetivo de melhorar as condições gerais da população. O governo assume o papel de agente político que transforma suas políticas em medidas de bem-estar.
III. O neoliberalismo defende o Estado de direito como configuração para garantir certa ordem que possa atender às necessidades impostas, já que tudo está submetido ao poder de coerção do Estado. Nesse contexto, a figura do Estado gestor é suplementada pela transfiguração constitucional na forma de decretos de leis que modificam os direitos de toda a sociedade.
IV. A figura paterna do Estado, que supre todas as demandas sociais, é uma necessidade em tempos recentes. Observa-se à falência do Estado e por conta disto, as demandas sociais veem-se acrescidas e carentes de qualidade.
a. II e III
b. Somente em I
c. III e IV
d. II, III e IV
e. I e II

Os problemas ambientais aumentam paralelamente ao crescimento demográfico. Desde os anos de 1990, cientes da explosão demográfica, os meteorologistas alertam sobre o aumento da temperatura da Terra, resultante do efeito estufa, ocasionando o aquecimento do Planeta. De acordo com os autores, “As causas para as elevadas taxas de crescimento da população mundial são bem conhecidas.” (OLIVEIRA e ZOMER, 2017, p. 206).
Assinale a alternativa que descreve os fatores que podem explicar o expressivo aumento da população mundial:
a. O uso consciente dos recursos naturais e a diminuição da poluição.
b. A evolução da espécie humana e o fim dos conflitos relativos à política migratória.
c. Os avanços na medicina e na higiene, que ocasionaram a queda da mortalidade infantil e elevaram a extensão da expectativa de vida, além de uma maior disponibilidade de alimentos, com o aumento da produtividade agropecuária.
d. Os investimentos governamentais de todos os países para acabar com a miséria dos vários grupos humanos.
e. Os benefícios da prática de esportes, que tem se tornado alvo dos estudiosos e cientistas.

França e Inglaterra protagonizaram momentos de tensão ao longo da história, sempre em destaque pelos seus interesses. O historiador Eric Hobsbawm considera que “Se a economia do mundo do século XIX foi formada principalmente sob a influência da Revolução Industrial britânica, sua política e ideologia foram formadas fundamentalmente pela Revolução Francesa.” (HOBSBAWM, 2009, p. 97).
Assim, é correto afirmar que os contextos destes países em relação à Europa do século XIX são:
a. Complementares, influenciando outros países de maneira estrutural.
b. Semelhantes, pelo contexto maior, englobado pelos demais países do continente.
c. Autônomos, pois cada país se destacava em seu próprio segmento.
d. Contrários, em função de tantos conflitos de interesses próprios.
e. Indiferentes, uma vez que não exerceu nenhum tipo de influência em outros países.

Sobre o contexto gerado a partir da Revolução Francesa, julgue as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correspondente.
Escolha uma:
( ) A profunda alteração da ordem na França resulta em uma série de revoluções em boa parte do continente europeu, como um despertar de seus direitos no século XIX.
( ) Uma vez que o objetivo era depor as monarquias e dar poder à burguesia, o Manifesto Comunista não teve influência neste movimento pós-Revolução.
( ) Os conceitos de nação e de nacionalismo sofreram inovações e transformações a partir do final do século XIX.
a. V;V;V
b. V;V;F
c. V;F;F

Num contexto de contraste social, os trabalhadores, com o fruto da sua mão de obra, dão base a uma sociedade burguesa, produzem para o capitalismo e ele continua seu ciclo de acúmulo de riquezas, explorando o proletário e os meios de produção.
O trecho descreve uma concepção de mundo em relação à análise das questões econômicas e sociais e regem muitas sociedades. Esta concepção é conhecida como:
a. Empirismo
b. Escolástica
c. Metafísica
d. Materialismo Dialético
e. Racionalismo

O imperialismo marcou o período que antecedeu à Primeira Guerra Mundial. Esse fenômeno ficou caracterizado pelo fato de que quase todos os territórios da África, da Oceania e das ilhas do Pacífico passaram à condição de colônia. Se a forma econômica e política de colonizar era moderna em comparação à era imperial, o aspecto cultural:
Escolha uma:
a. Mudou de forma conjunta, com os países conquistados fazendo parte do diálogo.
b. Mudou violentamente, provocando uma dominação também neste aspecto, com a imposição dos valores ocidentais, ou até destruição de manifestações características da cultura dos territórios dominados.
c. Mudou voluntariamente, com o interesse dos habitantes daqueles territórios pela cultura ocidental.
d. Pouco mudou, pois os países europeus respeitaram a cultura dos territórios dominados, implantando alguns costumes.
e. Não mudou, já que os países europeus mantiveram os aspectos culturais dos territórios conquistados por eles.

[...] A liberdade dos indivíduos e a noção de justiça são os pontos fundamentais do atual debate filosófico, tal como vem se dando sobretudo no ambiente anglo-saxão, sobre as normas que regem a sociedade. [...] antiperfeccionismo consiste precisamente na tese que rejeita qualquer possibilidade de o governo adotar, promover ou estimular uma determinada concepção abrangente a respeito do que é bom, belo ou valioso (seja a concepção liberal, ou marxista, ou kantiana, ou cristã, ou islâmica etc.). O governo deveria ser politicamente neutro em relação a essas ou a quaisquer outras visões de mundo. É difícil estabelecer o exato alcance dessa tese. Se ela é tomada em sua literalidade e levada rigorosamente até as últimas consequências, uma conclusão prática seria o bloqueio a quaisquer políticas setoriais de estímulo econômico ou cultural. [...] O governo não poderia nem mesmo promover uma determinada e específica vocação econômica. [...] Tanto a visão liberal antiperfeccionista quanto a libertária, ainda que interessantes, parecem-nos excessivamente restritivas e, portanto, equivocadas. E isso quer pela tese da “neutralidade” quanto a concepções abrangentes do bem, que ambas adotam, quer pela rejeição completa de iniciativas sociais de equalização, que apenas os libertários defendem. É aqui que entram os defensores de outra vertente do liberalismo [...] que entende que a visão antiperfeccionista restringe o papel do governo a um núcleo demasiado pequeno de competências, o que não parece compatível com o que se intui ser esse papel. [...]
A discussão da reportagem fala sobre o papel do Estado e sua representação nos dias atuais. A respeito desta temática analise as afirmacoes:
I.O Estado paternalista provê todas as necessidades sociais de uma população. Este é o modelo que melhor se encaixa nos dias atuais quando se analisam, sobretudo os países do centro-leste europeu.
II. No contexto atual nasce a figura do Estado com funções múltiplas. Este ator é como um mediador dos interesses do capitalismo. E, nesse sentido, todas as ações governamentais devem ser regidas por normas previamente estabelecidas e divulgadas.
III.Os valores e princípios do novo modelo de Estado que se coloca nos dias mais recentes, mostram a reorganização das funções e das competências do Estado. Parte-se do pressuposto que o Estado agora não deve intervir de forma única na economia, mas deve atuar de forma democrática, respeitando os direitos individuais e procurando uma interação entre o coletivo e o privado, na busca pelo bem da população.
a. Somente a II
b. Somente a I
c. II e III
d. I e II
e. Somente a III

Na primeira metade do século XX, já havia uma divisão internacional do trabalho, onde as nações mundiais estavam separadas em duas categorias: “os países industrializados e os países produtores e exportadores de bens originados no setor primário (agricultura, extrativismo etc.)”. (OLIVEIRA e ZOMER, 2017, p. 97).
Segundo os autores, quais fatores levaram a essa configuração?
a. A preocupação com o descarte excessivo e incorreto do lixo no solo.
b. O desenvolvimento dos transportes e o aprofundamento do processo de industrialização.
c. O terrorismo, o crescimento populacional e a emissão de agentes poluentes.
d. A importação e o baixo custo de todo tipo de mercadorias.
e. O desenvolvimento do transporte aéreo, facilitando o deslocamento de quantidades cada vez maiores de pessoas e mercadorias.

Para OLIVEIRA e ZOMER, “O século XX é marcado em escala mundial pela modernização. Tal processo é entendido como um conjunto de transformações históricas que ocorre em três diferentes níveis.” (OLIVEIRA e ZOMER, 2017, p. 57)
Assinale a alternativa que corresponde aos três níveis, segundo os autores:
a. O crescimento do movimento operário nas colônias, a ampliação do mercado consumidor e os conflitos entre as potências capitalistas.
b. A valorização da burguesia, o avanço da tecnologia e a universalização dos direitos humanos.
c. A globalização, as ideias sindicalistas e os direitos trabalhistas.
d. A superação da economia agrícola pela industrial; da sociedade rural pela urbana; e da universalização dos direitos e prerrogativas individuais em relação ao Poder Público.
e. A importância da identidade cultural, o processo de urbanização e as iniciativas das elites dirigentes do Estado com relação à degradação ambiental.

“O final do século XX também é marcado pela ascensão da China ao bloco das maiores economias mundiais.” A liderança chinesa se comprometeu com um programa de modernizações. (OLIVEIRA e ZOMER, 2017, p. 203).
Neste contexto, no diagnóstico das elites dirigentes, quais eram os objetos de atenção governamental da China?
a. Atenção aos centros acadêmicos, o investimento em tecnologia e ações de combate aos grupos terroristas.
b. A organização política chinesa e o investimento à eficiência e produtividade dos bens de consumo.
c. O estímulo à produção de alimentos, o aumento da variedade de espécies cultivadas e o desmatamento desenfreado.
d. A agricultura, a ciência, a tecnologia, a indústria e as forças armadas.
e. O desenvolvimento agrícola, buscando eficiência e produtividade.

A principal manifestação do esforço organizacional da classe operária são os sindicatos. Originalmente, esse tipo de organização já estava presente na Idade Média...
Neste sentido, assinale a alternativa que descreve corretamente qual era o interesse deste tipo de associação.
a. Trata-se de um tipo de associação de empregados ou empregadores, cujas atividades se destinam à defesa ou promoção dos seus interesses.
b. Entre as reivindicações operárias, pode-se citar o aumento da jornada de trabalho, para, consequentemente, justificar o aumento salarial.
c. O movimento operário discutia a possibilidade de participação da classe trabalhadora nos lucros das fábricas.
d. Os membros destas associações se reuniam secretamente com o intuito de esclarecer todas as formas de opressões.
e. Difundir a superioridade dos patrões e dar continuidade ao modelo de exploração da mão de obra dos camponeses.

Uma sequência de fatos desenha o panorama do conflito e das alianças da Primeira Grande Guerra.
Marque a alternativa correspondente.
( ) Em defesa da Sérvia e contra o Império Austro-Húngaro, a Rússia declara guerra contra a Alemanha.
( ) Oferecendo créditos para alimentos e matérias-primas, além de combatentes para os Aliados, os Estados Unidos entram no conflito e determinam os rumos da Guerra.
( ) Francisco Ferdinando, arquiduque do Império Austro-Húngaro é assassinado.
( ) O Tratado de Versalhes é assinado.
( ) Dois blocos com interesses opostos se unem para o conflito: os Aliados e as “Potências Centrais”.
a. 3, 2, 1, 4, 5
b. 2, 5, 3, 4, 1
c. 2, 3, 5, 4, 1
d. 2, 4, 1, 5, 3
e. 3, 4, 2, 5, 1

Está correto o que se afirma em:
I. O Estado age na construção dos espaços, respondendo aos interesses socioeconômicos, mas reconfigurando o que for necessário ou atendendo às formas de desenvolvimento econômico.
II. O Estado é responsável pelo saneamento das finanças públicas, que devem ser administradas de acordo com as necessidades do território.
III. Num cenário de materialismo, as sociedades buscam efetivamente o viés da materialidade.
a. Somente I
b. Somente II
c. I, II e III
d. Somente III
e. I e II

Baseia-se na demanda de compra do consumidor ou na oferta sazonal, tendo em vista o período de produtividade (agrícola), com oscilação de preços.
O trecho descreve um tipo de modelo econômico vigente no cenário atual mundial. Podemos dizer que se trata do modelo denominado:
a. Economia de Mercado
b. Economia Planificada
c. Economia de Escala
d. Economia Informal
e. Economia de Aglomeração

Em relação à representação do Estado em tempos de globalização, podemos afirmar que a figura do estado paternalista não faz mais sentido em nenhuma situação.
Em relação à afirmação, analise as proposições:
a. a afirmação e a justificativa são verdadeiras.
b. a firmação é falsa.
c. a afirmação é falsa.
d. a afirmação não faz sentido.
e. é totalmente verdadeira.

França e Inglaterra protagonizaram momentos de tensão ao longo da história, sempre em destaque pelos seus interesses.
Assim, é correto afirmar que os contextos destes países em relação à Europa do século XIX são:
a. Complementares, influenciando outros países de maneira estrutural.
b. Indiferentes, uma vez que não exerceu nenhum tipo de influência em outros países.
c. Contrários, em função de tantos conflitos de interesses próprios.
d. Autônomos, pois cada país se destacava em seu próprio segmento.
e. Semelhantes, pelo contexto maior, englobado pelos demais países do continente.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Os maiores impérios ultramarinos certamente foram, por ordem, os da Grã-Bretanha, da França, da Alemanha, da Itália, dos EUA e do Japão. Desses, o maior era, de longe, o da Grã-Bretanha. Sob a autoridade da Grã-Bretanha vivia um quarto da população mundial, espalhada por todos os continentes. O segundo maior império era o francês, que abrangia extensas áreas pouco povoadas da África e da Ásia. Os impérios alemão e italiano eram muito menores, resultado da chegada tardia de ambos, que foi conhecido como:
Escolha uma:
a. Imperialismo
b. Corrida Imperialista.
c. Certificação
d. Protestantismo
e. Guerra do Amor

O Estado atua na gestão do território. Deve estar atento às ações em relação às cidades, às industrias, ao campo, às questões sociais. E ao observamos o crescimento econômico de alguns países nas últimas décadas, percebemos que a intervenção do Estado na economia é fato recorrente e guarda estreita relação com as demandas industriais de exploração mineral e de energia. Em relação à intervenção do Estado nas relações econômicas, analise as sentenças, julgando-as falsas ou verdadeiras:
Está correto o que se afirma em:
I. Atualmente, vivemos em uma sociedade constituída e formulada no contexto capitalista, ou seja, no modelo liberal em que se contata cada vez maior desoneração das responsabilidades do Estado. Justamente no sentido de atender à suposta fórmula do progresso: supervalorização do capital sobre as demandas sociais.
II. O Estado deve atuar em diversas frentes, tendo em vista o melhor desenvolvimento possível dos territórios. Nesse sentido, o governo chinês nos aponta muitas situações a não serem seguidas. Quando da construção da Usina de Três Gargantas, o governo daquele país, atendendo a interesses econômicos específicos, não levou em consideração as demandas sociais, ambientais e históricas no processo.
III. O contexto moderno coloca em jogo muitas questões essenciais às sociedades como noções de justiça ou de manutenção. Desse modo, ao conceder garantias às empresas, as questões sociais também são analisadas. Trata-se de fase que podemos classificar como de transição, isto porque as políticas sociais lentamente são construídas aliando-se aos interesses econômicos.
a. II e III
b. Somente I
c. Somente II
d. I e II
e. I e III

No contexto mundial recente vivemos o período que muitos autores denominam globalização. Trata-se de um cenário econômico, fundamentalmente, em que as relações entre as nações tornam-se mais próximas e mais intensas e em que o capitalismo domina todo este processo. Vislumbram-se constantemente mudanças cambiais, juros de dívidas públicas e ajustes na economia de mercado, crises sucessivas em que países com histórico de produção industrial e com moeda forte sofrem para se reerguer, às vezes a custo de retirada de direitos sociais, a fim de se garantir o fortalecimento econômico. Em relação a este contexto moderno, analise as alternativas, assinalando aquela que estiver correta.
Escolha uma:
a. A globalização nos coloca uma realidade vital, as demandas econômicas deixam de ser influenciadas por ações políticas. O que controla diretamente este processo hoje é o acirramento da competitividade e a necessidade de ampliar investimentos no segmento industrial. Daí um cenário em que economia e política parecem distanciar-se.
b. Num cenário em que as relações econômicas tornam-se cada vez mais relevantes, podemos constatar o aumento da solidariedade econômica e financeira. Países menos desenvolvidos sofrem para se inserir no contexto de competitividade, por possuírem menos infraestrutura adequada ao crescimento econômico solicitado em períodos de globalização. E é justamente para viabilizar a competitividade que países mais desenvolvidos tem praticado auxílio econômico e financeiro vultoso a países em crise econômica, corroborando a ideia de que a solidariedade financeira cresce no cenário global.
c. Vive-se um momento de predomínio das finanças sobre as atividades da economia real. Nesse sentido as receitas e consequentemente as reformas financeiras e sociais das nações crescem sensivelmente, especialmente nos países em processo de expansão imperialista. São fatores que, sem dúvida contribuem para transformar o cenário econômico em contexto de globalização, tendo em vista que países menos desenvolvidos já se mostram cada vez menos dependentes das grandes economias.
d. O contexto de globalização nos coloca aos olhos um choque de realidade, de um lado países muito desenvolvidos, de outros países que lutam arduamente para sobreviver no cenário de competitividade econômica. Neste quadro destacam-se os países muito desenvolvidos economicamente. Desenvolvimento que se fez apoiado num amplo espectro industrial de qualidade.
e. Países emergentes são aqueles que tiveram suas economias apoiadas no setor primário da economia, mas atualmente já superaram este quadro mediante fortes investimentos nos setores secundário e terciário da economia.

Sobre a predominância da Europa sobre o resto do mundo, no início do século XX, analise as sentenças abaixo: (p. 49-50)
As afirmacoes corretas quanto à predominância da Europa sobre o resto do mundo, no início do século XX, encontram-se nas alternativas:
I.Em 1913, a Europa contava com uma população de 460 milhões de indivíduos, o que representava 26% dos habitantes do planeta e que aumentava continuamente.
II.Tendo sido o local de nascimento da Revolução Industrial (1760), a Europa, ainda no início do século XX, concentra a maior parte do total das exportações mundiais de produtos industrializados (62%).
III.O volume de capitais europeus investidos em países estrangeiros também é um indicador da preponderância econômica e financeira da Europa no início do século XX.
IV.Somente os Estados Unidos se igualavam à Europa em termos de bancos e instituições financiadoras de atuação global.
a. Somente na IV
b. I e IV
c. I, III e III (CORRETA)
d. Somente na III
e. I, II, III e IV

O Brasil velho é assim. Feito de 76% de jovens com até 24 anos e preocupados em se aposentar ainda cinquentões. Isso num país que gasta 12% do PIB com Previdência, quase três vezes a média do que gastam países com mesmo perfil demográfico. Não acho que as pessoas estejam preocupadas com números ou com a “sustentabilidade fiscal”. Estamos simplesmente imersos em uma cultura política que desconfia do “mercado”, foge do risco e das escolhas difíceis. País de cultura paternalista, da qual a “esquerda” é sem dúvida a vanguarda, mas está longe de andar sozinha.
O trecho de reportagem aborda a questão do estado paternalista e as dificuldades que cerceiam este contexto. Em relação à temática da representação do Estado atual, leia as assertivas e julgue-as Falsas ou Verdadeiras:
I. O capitalismo coloca em evidência o estado paternalista. Ele apresenta nações que conseguem tornar-se desenvolvidas tendo um estado provedor de todas as necessidades sociais. É o caso de muitos países europeus, por exemplo.
II. A Segunda Guerra Mundial representa um marco histórico importante no que diz respeito à representação do Estado. Após aquele momento, a figura estatal passa a fixar políticas sociais, com o objetivo de melhorar as condições gerais da população. O governo assume o papel de agente político que transforma suas políticas em medidas de bem-estar.
III. O neoliberalismo defende o Estado de direito como configuração para garantir certa ordem que possa atender às necessidades impostas, já que tudo está submetido ao poder de coerção do Estado. Nesse contexto, a figura do Estado gestor é suplementada pela transfiguração constitucional na forma de decretos de leis que modificam os direitos de toda a sociedade.
IV. A figura paterna do Estado, que supre todas as demandas sociais, é uma necessidade em tempos recentes. Observa-se à falência do Estado e por conta disto, as demandas sociais veem-se acrescidas e carentes de qualidade.
a. II e III
b. Somente em I
c. III e IV
d. II, III e IV
e. I e II

Os problemas ambientais aumentam paralelamente ao crescimento demográfico. Desde os anos de 1990, cientes da explosão demográfica, os meteorologistas alertam sobre o aumento da temperatura da Terra, resultante do efeito estufa, ocasionando o aquecimento do Planeta. De acordo com os autores, “As causas para as elevadas taxas de crescimento da população mundial são bem conhecidas.” (OLIVEIRA e ZOMER, 2017, p. 206).
Assinale a alternativa que descreve os fatores que podem explicar o expressivo aumento da população mundial:
a. O uso consciente dos recursos naturais e a diminuição da poluição.
b. A evolução da espécie humana e o fim dos conflitos relativos à política migratória.
c. Os avanços na medicina e na higiene, que ocasionaram a queda da mortalidade infantil e elevaram a extensão da expectativa de vida, além de uma maior disponibilidade de alimentos, com o aumento da produtividade agropecuária.
d. Os investimentos governamentais de todos os países para acabar com a miséria dos vários grupos humanos.
e. Os benefícios da prática de esportes, que tem se tornado alvo dos estudiosos e cientistas.

França e Inglaterra protagonizaram momentos de tensão ao longo da história, sempre em destaque pelos seus interesses. O historiador Eric Hobsbawm considera que “Se a economia do mundo do século XIX foi formada principalmente sob a influência da Revolução Industrial britânica, sua política e ideologia foram formadas fundamentalmente pela Revolução Francesa.” (HOBSBAWM, 2009, p. 97).
Assim, é correto afirmar que os contextos destes países em relação à Europa do século XIX são:
a. Complementares, influenciando outros países de maneira estrutural.
b. Semelhantes, pelo contexto maior, englobado pelos demais países do continente.
c. Autônomos, pois cada país se destacava em seu próprio segmento.
d. Contrários, em função de tantos conflitos de interesses próprios.
e. Indiferentes, uma vez que não exerceu nenhum tipo de influência em outros países.

Sobre o contexto gerado a partir da Revolução Francesa, julgue as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correspondente.
Escolha uma:
( ) A profunda alteração da ordem na França resulta em uma série de revoluções em boa parte do continente europeu, como um despertar de seus direitos no século XIX.
( ) Uma vez que o objetivo era depor as monarquias e dar poder à burguesia, o Manifesto Comunista não teve influência neste movimento pós-Revolução.
( ) Os conceitos de nação e de nacionalismo sofreram inovações e transformações a partir do final do século XIX.
a. V;V;V
b. V;V;F
c. V;F;F

Num contexto de contraste social, os trabalhadores, com o fruto da sua mão de obra, dão base a uma sociedade burguesa, produzem para o capitalismo e ele continua seu ciclo de acúmulo de riquezas, explorando o proletário e os meios de produção.
O trecho descreve uma concepção de mundo em relação à análise das questões econômicas e sociais e regem muitas sociedades. Esta concepção é conhecida como:
a. Empirismo
b. Escolástica
c. Metafísica
d. Materialismo Dialético
e. Racionalismo

O imperialismo marcou o período que antecedeu à Primeira Guerra Mundial. Esse fenômeno ficou caracterizado pelo fato de que quase todos os territórios da África, da Oceania e das ilhas do Pacífico passaram à condição de colônia. Se a forma econômica e política de colonizar era moderna em comparação à era imperial, o aspecto cultural:
Escolha uma:
a. Mudou de forma conjunta, com os países conquistados fazendo parte do diálogo.
b. Mudou violentamente, provocando uma dominação também neste aspecto, com a imposição dos valores ocidentais, ou até destruição de manifestações características da cultura dos territórios dominados.
c. Mudou voluntariamente, com o interesse dos habitantes daqueles territórios pela cultura ocidental.
d. Pouco mudou, pois os países europeus respeitaram a cultura dos territórios dominados, implantando alguns costumes.
e. Não mudou, já que os países europeus mantiveram os aspectos culturais dos territórios conquistados por eles.

[...] A liberdade dos indivíduos e a noção de justiça são os pontos fundamentais do atual debate filosófico, tal como vem se dando sobretudo no ambiente anglo-saxão, sobre as normas que regem a sociedade. [...] antiperfeccionismo consiste precisamente na tese que rejeita qualquer possibilidade de o governo adotar, promover ou estimular uma determinada concepção abrangente a respeito do que é bom, belo ou valioso (seja a concepção liberal, ou marxista, ou kantiana, ou cristã, ou islâmica etc.). O governo deveria ser politicamente neutro em relação a essas ou a quaisquer outras visões de mundo. É difícil estabelecer o exato alcance dessa tese. Se ela é tomada em sua literalidade e levada rigorosamente até as últimas consequências, uma conclusão prática seria o bloqueio a quaisquer políticas setoriais de estímulo econômico ou cultural. [...] O governo não poderia nem mesmo promover uma determinada e específica vocação econômica. [...] Tanto a visão liberal antiperfeccionista quanto a libertária, ainda que interessantes, parecem-nos excessivamente restritivas e, portanto, equivocadas. E isso quer pela tese da “neutralidade” quanto a concepções abrangentes do bem, que ambas adotam, quer pela rejeição completa de iniciativas sociais de equalização, que apenas os libertários defendem. É aqui que entram os defensores de outra vertente do liberalismo [...] que entende que a visão antiperfeccionista restringe o papel do governo a um núcleo demasiado pequeno de competências, o que não parece compatível com o que se intui ser esse papel. [...]
A discussão da reportagem fala sobre o papel do Estado e sua representação nos dias atuais. A respeito desta temática analise as afirmacoes:
I.O Estado paternalista provê todas as necessidades sociais de uma população. Este é o modelo que melhor se encaixa nos dias atuais quando se analisam, sobretudo os países do centro-leste europeu.
II. No contexto atual nasce a figura do Estado com funções múltiplas. Este ator é como um mediador dos interesses do capitalismo. E, nesse sentido, todas as ações governamentais devem ser regidas por normas previamente estabelecidas e divulgadas.
III.Os valores e princípios do novo modelo de Estado que se coloca nos dias mais recentes, mostram a reorganização das funções e das competências do Estado. Parte-se do pressuposto que o Estado agora não deve intervir de forma única na economia, mas deve atuar de forma democrática, respeitando os direitos individuais e procurando uma interação entre o coletivo e o privado, na busca pelo bem da população.
a. Somente a II
b. Somente a I
c. II e III
d. I e II
e. Somente a III

Na primeira metade do século XX, já havia uma divisão internacional do trabalho, onde as nações mundiais estavam separadas em duas categorias: “os países industrializados e os países produtores e exportadores de bens originados no setor primário (agricultura, extrativismo etc.)”. (OLIVEIRA e ZOMER, 2017, p. 97).
Segundo os autores, quais fatores levaram a essa configuração?
a. A preocupação com o descarte excessivo e incorreto do lixo no solo.
b. O desenvolvimento dos transportes e o aprofundamento do processo de industrialização.
c. O terrorismo, o crescimento populacional e a emissão de agentes poluentes.
d. A importação e o baixo custo de todo tipo de mercadorias.
e. O desenvolvimento do transporte aéreo, facilitando o deslocamento de quantidades cada vez maiores de pessoas e mercadorias.

Para OLIVEIRA e ZOMER, “O século XX é marcado em escala mundial pela modernização. Tal processo é entendido como um conjunto de transformações históricas que ocorre em três diferentes níveis.” (OLIVEIRA e ZOMER, 2017, p. 57)
Assinale a alternativa que corresponde aos três níveis, segundo os autores:
a. O crescimento do movimento operário nas colônias, a ampliação do mercado consumidor e os conflitos entre as potências capitalistas.
b. A valorização da burguesia, o avanço da tecnologia e a universalização dos direitos humanos.
c. A globalização, as ideias sindicalistas e os direitos trabalhistas.
d. A superação da economia agrícola pela industrial; da sociedade rural pela urbana; e da universalização dos direitos e prerrogativas individuais em relação ao Poder Público.
e. A importância da identidade cultural, o processo de urbanização e as iniciativas das elites dirigentes do Estado com relação à degradação ambiental.

“O final do século XX também é marcado pela ascensão da China ao bloco das maiores economias mundiais.” A liderança chinesa se comprometeu com um programa de modernizações. (OLIVEIRA e ZOMER, 2017, p. 203).
Neste contexto, no diagnóstico das elites dirigentes, quais eram os objetos de atenção governamental da China?
a. Atenção aos centros acadêmicos, o investimento em tecnologia e ações de combate aos grupos terroristas.
b. A organização política chinesa e o investimento à eficiência e produtividade dos bens de consumo.
c. O estímulo à produção de alimentos, o aumento da variedade de espécies cultivadas e o desmatamento desenfreado.
d. A agricultura, a ciência, a tecnologia, a indústria e as forças armadas.
e. O desenvolvimento agrícola, buscando eficiência e produtividade.

A principal manifestação do esforço organizacional da classe operária são os sindicatos. Originalmente, esse tipo de organização já estava presente na Idade Média...
Neste sentido, assinale a alternativa que descreve corretamente qual era o interesse deste tipo de associação.
a. Trata-se de um tipo de associação de empregados ou empregadores, cujas atividades se destinam à defesa ou promoção dos seus interesses.
b. Entre as reivindicações operárias, pode-se citar o aumento da jornada de trabalho, para, consequentemente, justificar o aumento salarial.
c. O movimento operário discutia a possibilidade de participação da classe trabalhadora nos lucros das fábricas.
d. Os membros destas associações se reuniam secretamente com o intuito de esclarecer todas as formas de opressões.
e. Difundir a superioridade dos patrões e dar continuidade ao modelo de exploração da mão de obra dos camponeses.

Uma sequência de fatos desenha o panorama do conflito e das alianças da Primeira Grande Guerra.
Marque a alternativa correspondente.
( ) Em defesa da Sérvia e contra o Império Austro-Húngaro, a Rússia declara guerra contra a Alemanha.
( ) Oferecendo créditos para alimentos e matérias-primas, além de combatentes para os Aliados, os Estados Unidos entram no conflito e determinam os rumos da Guerra.
( ) Francisco Ferdinando, arquiduque do Império Austro-Húngaro é assassinado.
( ) O Tratado de Versalhes é assinado.
( ) Dois blocos com interesses opostos se unem para o conflito: os Aliados e as “Potências Centrais”.
a. 3, 2, 1, 4, 5
b. 2, 5, 3, 4, 1
c. 2, 3, 5, 4, 1
d. 2, 4, 1, 5, 3
e. 3, 4, 2, 5, 1

Está correto o que se afirma em:
I. O Estado age na construção dos espaços, respondendo aos interesses socioeconômicos, mas reconfigurando o que for necessário ou atendendo às formas de desenvolvimento econômico.
II. O Estado é responsável pelo saneamento das finanças públicas, que devem ser administradas de acordo com as necessidades do território.
III. Num cenário de materialismo, as sociedades buscam efetivamente o viés da materialidade.
a. Somente I
b. Somente II
c. I, II e III
d. Somente III
e. I e II

Baseia-se na demanda de compra do consumidor ou na oferta sazonal, tendo em vista o período de produtividade (agrícola), com oscilação de preços.
O trecho descreve um tipo de modelo econômico vigente no cenário atual mundial. Podemos dizer que se trata do modelo denominado:
a. Economia de Mercado
b. Economia Planificada
c. Economia de Escala
d. Economia Informal
e. Economia de Aglomeração

Em relação à representação do Estado em tempos de globalização, podemos afirmar que a figura do estado paternalista não faz mais sentido em nenhuma situação.
Em relação à afirmação, analise as proposições:
a. a afirmação e a justificativa são verdadeiras.
b. a firmação é falsa.
c. a afirmação é falsa.
d. a afirmação não faz sentido.
e. é totalmente verdadeira.

França e Inglaterra protagonizaram momentos de tensão ao longo da história, sempre em destaque pelos seus interesses.
Assim, é correto afirmar que os contextos destes países em relação à Europa do século XIX são:
a. Complementares, influenciando outros países de maneira estrutural.
b. Indiferentes, uma vez que não exerceu nenhum tipo de influência em outros países.
c. Contrários, em função de tantos conflitos de interesses próprios.
d. Autônomos, pois cada país se destacava em seu próprio segmento.
e. Semelhantes, pelo contexto maior, englobado pelos demais países do continente.

Prévia do material em texto

Questão 2 
Texto da questão 
Os maiores impérios ultramarinos certamente foram, por ordem, os da Grã-Bretanha, da França, da 
Alemanha, da Itália, dos EUA e do Japão. Desses, o maior era, de longe, o da Grã-Bretanha. Sob a 
autoridade da Grã-Bretanha vivia um quarto da população mundial, espalhada por todos os continentes. O 
segundo maior império era o francês, que abrangia extensas áreas pouco povoadas da África e da Ásia. Os 
impérios alemão e italiano eram muito menores, resultado da chegada tardia de ambos, que foi conhecido 
como: 
Escolha uma: 
a. Imperialismo 
b. Corrida Imperialista. 
c. Certificação 
d. Protestantismo 
e. Guerra do Amor 
Feedback 
A resposta correta é: Imperialismo. 
Questão 3 
Texto da questão 
O Estado atua na gestão do território. Deve estar atento às ações em relação às cidades, às industrias, ao 
campo, às questões sociais. E ao observamos o crescimento econômico de alguns países nas últimas 
décadas, percebemos que a intervenção do Estado na economia é fato recorrente e guarda estreita relação 
com as demandas industriais de exploração mineral e de energia. Em relação à intervenção do Estado nas 
relações econômicas, analise as sentenças, julgando-as falsas ou verdadeiras: 
I. Atualmente, vivemos em uma sociedade constituída e formulada no contexto capitalista, ou seja, no 
modelo liberal em que se contata cada vez maior desoneração das responsabilidades do Estado. Justamente 
no sentido de atender à suposta fórmula do progresso: supervalorização do capital sobre as demandas 
sociais. 
II. O Estado deve atuar em diversas frentes, tendo em vista o melhor desenvolvimento possível dos 
territórios. Nesse sentido, o governo chinês nos aponta muitas situações a não serem seguidas. Quando da 
construção da Usina de Três Gargantas, o governo daquele país, atendendo a interesses econômicos 
específicos, não levou em consideração as demandas sociais, ambientais e históricas no processo. 
III. O contexto moderno coloca em jogo muitas questões essenciais às sociedades como noções de justiça ou 
de manutenção. Desse modo, ao conceder garantias às empresas, as questões sociais também são analisadas. 
Trata-se de fase que podemos classificar como de transição, isto porque as políticas sociais lentamente são 
construídas aliando-se aos interesses econômicos. Está correto o que se afirma em: 
Escolha uma: 
a. II e III 
b. Somente I 
c. Somente II 
d. I e II 
e. I e III 
Feedback 
A resposta correta é: Somente I. 
Questão 4 
Texto da questão 
No contexto mundial recente vivemos o período que muitos autores denominam globalização. Trata-se de 
um cenário econômico, fundamentalmente, em que as relações entre as nações tornam-se mais próximas e 
mais intensas e em que o capitalismo domina todo este processo. Vislumbram-se constantemente mudanças 
cambiais, juros de dívidas públicas e ajustes na economia de mercado, crises sucessivas em que países com 
histórico de produção industrial e com moeda forte sofrem para se reerguer, às vezes a custo de retirada de 
direitos sociais, a fim de se garantir o fortalecimento econômico. Em relação a este contexto moderno, 
analise as alternativas, assinalando aquela que estiver correta. 
Escolha uma: 
a. A globalização nos coloca uma realidade vital, as demandas econômicas deixam de ser influenciadas 
por ações políticas. O que controla diretamente este processo hoje é o acirramento da competitividade e a 
necessidade de ampliar investimentos no segmento industrial. Daí um cenário em que economia e política 
parecem distanciar-se. 
b. Num cenário em que as relações econômicas tornam-se cada vez mais relevantes, podemos constatar o 
aumento da solidariedade econômica e financeira. Países menos desenvolvidos sofrem para se inserir no 
contexto de competitividade, por possuírem menos infraestrutura adequada ao crescimento econômico 
solicitado em períodos de globalização. E é justamente para viabilizar a competitividade que países mais 
desenvolvidos tem praticado auxílio econômico e financeiro vultoso a países em crise econômica, 
corroborando a ideia de que a solidariedade financeira cresce no cenário global. 
c. Vive-se um momento de predomínio das finanças sobre as atividades da economia real. Nesse sentido 
as receitas e consequentemente as reformas financeiras e sociais das nações crescem sensivelmente, 
especialmente nos países em processo de expansão imperialista. São fatores que, sem dúvida contribuem 
para transformar o cenário econômico em contexto de globalização, tendo em vista que países menos 
desenvolvidos já se mostram cada vez menos dependentes das grandes economias. 
d. O contexto de globalização nos coloca aos olhos um choque de realidade, de um lado países 
muito desenvolvidos, de outros países que lutam arduamente para sobreviver no cenário de 
competitividade econômica. Neste quadro destacam-se os países muito desenvolvidos 
economicamente. Desenvolvimento que se fez apoiado num amplo espectro industrial de qualidade. 
e. Países emergentes são aqueles que tiveram suas economias apoiadas no setor primário da economia, 
mas atualmente já superaram este quadro mediante fortes investimentos nos setores secundário e terciário da 
economia. 
Feedback 
A resposta correta é: O contexto de globalização nos coloca aos olhos um choque de realidade, de um lado 
países muito desenvolvidos, de outros países que lutam arduamente para sobreviver no cenário de 
competitividade econômica. Neste quadro destacam-se os países muito desenvolvidos economicamente. 
Desenvolvimento que se fez apoiado num amplo espectro industrial de qualidade.. 
Questão 5 
Texto da questão 
Sobre a predominância da Europa sobre o resto do mundo, no início do século XX, analise as sentenças 
abaixo: (p. 49-50) 
I.Em 1913, a Europa contava com uma população de 460 milhões de indivíduos, o que representava 26% 
dos habitantes do planeta e que aumentava continuamente. 
II.Tendo sido o local de nascimento da Revolução Industrial (1760), a Europa, ainda no início do século XX, 
concentra a maior parte do total das exportações mundiais de produtos industrializados (62%). 
III.O volume de capitais europeus investidos em países estrangeiros também é um indicador da 
preponderância econômica e financeira da Europa.no início do século XX. 
IV.Somente os Estados Unidos se igualavam à Europa em termos de bancos e instituições financiadoras de 
atuação global. As afirmações corretas quanto à predominância da Europa sobre o resto do mundo, no início 
do século XX, encontram-se nas alternativas: 
Escolha uma: 
a. I e IV 
b. I, III e III (CORRETA) 
c. I, II, III e IV 
d. Somente na III 
e. Somente na IV 
Feedback 
A resposta correta é: I, III e III (CORRETA). 
Questão 6 
Texto da questão 
“[...] O Brasil velho é assim. Feito de 76% de jovens com até 24 anos e preocupados em se aposentar ainda 
cinquentões. Isso num país que gasta 12% do PIB com Previdência, quase três vezes a média do que gastam 
países com mesmo perfil demográfico. Não acho que as pessoas estejam preocupadas com números ou com 
a “sustentabilidade fiscal”. Estamos simplesmente imersos em uma cultura política que desconfia do 
“mercado”, foge do risco e das escolhas difíceis. País de cultura paternalista, da qual a “esquerda” é sem 
dúvida a vanguarda, mas está longe de andar sozinha.[...]. Trecho da reportagem: Fernando Schuler: hora de 
enfrentar o Estado paternalista. 02/07/2017. In: http://politica.estadao.com.br/blogs/fernando-
schuler/fernando-schuler-hora-de-enfrentar-o-estado-paternalista/ Acesso em 22/01/2018. O trecho de 
reportagem aborda a questão do estado paternalista e as dificuldades que cerceiam este contexto. Em relação 
à temática da representaçãodo Estado atual, leia as assertivas e julgue-as Falsas ou Verdadeiras: 
I. O capitalismo coloca em evidência o estado paternalista. Ele apresenta nações que conseguem tornar-se 
desenvolvidas tendo um estado provedor de todas as necessidades sociais. É o caso de muitos países 
europeus, por exemplo. 
II. A Segunda Guerra Mundial representa um marco histórico importante no que diz respeito à representação 
do Estado. Após aquele momento, a figura estatal passa a fixar políticas sociais, com o objetivo de melhorar 
as condições gerais da população. O governo assume o papel de agente político que transforma suas 
políticas em medidas de bem-estar. 
III. O neoliberalismo defende o Estado de direito como configuração para garantir certa ordem que possa 
atender às necessidades impostas, já que tudo está submetido ao poder de coerção do Estado. Nesse 
contexto, a figura do Estado gestor é suplementada pela transfiguração constitucional na forma de decretos 
de leis que modificam os direitos de toda a sociedade. 
IV. A figura paterna do Estado, que supre todas as demandas sociais, é uma necessidade em tempos 
recentes. Observa-se à falência do Estado e por conta disto, as demandas sociais veem-se acrescidas e 
carentes de qualidade. Está correto o que se afirma em: 
Escolha uma: 
a. I e II 
b. Somente em I 
c. III e IV 
d. II, III e IV 
e. II e III 
Feedback 
A resposta correta é: II e III. 
QUESTÃO 1 
 
Os problemas ambientais aumentam paralelamente ao crescimento demográfico. Desde os anos de 1990, 
cientes da explosão demográfica, os meteorologistas alertam sobre o aumento da temperatura da Terra, 
resultante do efeito estufa, ocasionando o aquecimento do Planeta. De acordo com os autores, “As causas 
para as elevadas taxas de crescimento da população mundial são bem conhecidas.” (OLIVEIRA e ZOMER, 
2017, p. 206). Assinale a alternativa que descreve os fatores que podem explicar o expressivo aumento da 
população mundial: 
Escolha uma: 
a. O uso consciente dos recursos naturais e a diminuição da poluição. 
b. A evolução da espécie humana e o fim dos conflitos relativos à política migratória. 
c. Os avanços na medicina e na higiene, que ocasionaram a queda da mortalidade infantil e 
elevaram a extensão da expectativa de vida, além de uma maior disponibilidade de alimentos, com o 
aumento da produtividade agropecuária. 
“Os espetaculares avanços na medicina e na higiene, levando à queda da mortalidade infantil bem como à 
extensão da expectativa de vida, além de uma maior disponibilidade de alimentos, resultado de sucessivos 
aumentos da produtividade agropecuária, são tidos como os fatores mais importantes para explicar o 
aumento sem precedentes da população mundial nos últimos cem anos.” (OLIVEIRA e ZOMER, 2017, p. 
206). 
d. Os investimentos governamentais de todos os países para acabar com a miséria dos vários grupos 
humanos. 
e. Os benefícios da prática de esportes, que tem se tornado alvo dos estudiosos e cientistas. 
Feedback 
A resposta correta é: Os avanços na medicina e na higiene, que ocasionaram a queda da mortalidade infantil 
e elevaram a extensão da expectativa de vida, além de uma maior disponibilidade de alimentos, com o 
aumento da produtividade agropecuária.. 
Questão 2 
Texto da questão 
França e Inglaterra protagonizaram momentos de tensão ao longo da história, sempre em destaque pelos seus 
interesses. O historiador Eric Hobsbawm considera que “Se a economia do mundo do século XIX foi 
formada principalmente sob a influência da Revolução Industrial britânica, sua política e ideologia foram 
formadas fundamentalmente pela Revolução Francesa.” (HOBSBAWM, 2009, p. 97). Assim, é correto 
afirmar que os contextos destes países em relação à Europa do século XIX são: 
Escolha uma: 
a. Indiferentes, uma vez que não exerceu nenhum tipo de influência em outros países 
b. Autônomos, pois cada país se destacava em seu próprio segmento. 
c. Complementares, influenciando outros países de maneira estrutural. 
d. Contrários, em função de tantos conflitos de interesses próprios. 
e. Semelhantes, pelo contexto maior, englobado pelos demais países do continente. 
Feedback 
A resposta correta é: Complementares, influenciando outros países de maneira estrutural.. 
Questão 3 
 
Texto da questão 
Assinale a alternativa que completa as lacunas a respeito da formação do conceito de nação e nacionalidade 
conforme Eric Hobsbawm: “Os preceitos pelos quais as ideias de nacionalismo passaram, a fim de formar o 
conceito de nação e de nacionalismo, foram pensados com base em quatro interpretações ao longo do século 
XIX: o _______________ e o ____________ como símbolos da direita; a autodeterminação de um 
_________________como nação econômica e politicamente viável só poderia ocorrer se fosse reconhecida 
por outros; tal reconhecimento não poderia ser feito por um ___________ considerado inferior a esse; e a 
_______________seria um dos elementos centrais para se pensar o nacionalismo e, consequentemente, a 
nação.” 
Escolha uma: 
a. nacionalismo; patriotismo; Estado; Estado-Nação; língua 
b. exército; hino nacional; território; país; pátria 
c. extremismo; exército; país; governo; pátria 
d. governo; exército; país; conselho; bandeira 
e. nacionalismo; voto direto; país; conselho; língua 
Feedback 
A resposta correta é: nacionalismo; patriotismo; Estado; Estado-Nação; língua. 
Questão 4 
Texto da questão 
Sobre o contexto gerado a partir da Revolução Francesa, julgue as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale 
a alternativa correspondente. 
( ) A profunda alteração da ordem na França resulta em uma série de revoluções em boa parte do continente 
europeu, como um despertar de seus direitos no século XIX. 
( ) Uma vez que o objetivo era depor as monarquias e dar poder à burguesia, o Manifesto Comunista não 
teve influência neste movimento pós- Revolução. 
( ) Os conceitos de nação e de nacionalismo sofreram inovações e transformações a partir do final do século 
XIX. 
Escolha uma: 
a. V;V;V 
b. V;V;F 
c. V;F;F 
d. V;F;V 
e. F;V;F 
Feedback 
A resposta correta é: V;F;V. 
Questão 5 
Texto da questão 
O Estado atua na gestão do território. Deve estar atento às ações em relação às cidades, às industrias, ao 
campo, às questões sociais. E ao observamos o crescimento econômico de alguns países nas últimas 
décadas, percebemos que a intervenção do Estado na economia é fato recorrente e guarda estreita relação 
com as demandas industriais de exploração mineral e de energia. Em relação à intervenção do Estado nas 
relações econômicas, analise as sentenças, julgando-as falsas ou verdadeiras: 
I. Atualmente, vivemos em uma sociedade constituída e formulada no contexto capitalista, ou seja, no 
modelo liberal em que se contata cada vez maior desoneração das responsabilidades do Estado. Justamente 
no sentido de atender à suposta fórmula do progresso: supervalorização do capital sobre as demandas 
sociais. 
II. O Estado deve atuar em diversas frentes, tendo em vista o melhor desenvolvimento possível dos 
territórios. Nesse sentido, o governo chinês nos aponta muitas situações a não serem seguidas. Quando da 
construção da Usina de Três Gargantas, o governo daquele país, atendendo a interesses econômicos 
específicos, não levou em consideração as demandas sociais, ambientais e históricas no processo. 
III. O contexto moderno coloca em jogo muitas questões essenciais às sociedades como noções de justiça ou 
de manutenção. Desse modo, ao conceder garantias às empresas, as questões sociais também são analisadas. 
Trata-se de fase que podemos classificar como de transição, isto porque as políticas sociais lentamente são 
construídas aliando-se aos interesseseconômicos. Está correto o que se afirma em: 
Escolha uma: 
a. II e III 
b. Somente I 
c. I e II 
d. I e III 
e. Somente II 
Feedback 
A resposta correta é: Somente I. 
Questão 6 
Texto da questão 
No contexto mundial recente vivemos o período que muitos autores denominam globalização. Trata-se de 
um cenário econômico, fundamentalmente, em que as relações entre as nações tornam-se mais próximas e 
mais intensas e em que o capitalismo domina todo este processo. Vislumbram-se constantemente mudanças 
cambiais, juros de dívidas públicas e ajustes na economia de mercado, crises sucessivas em que países com 
histórico de produção industrial e com moeda forte sofrem para se reerguer, às vezes a custo de retirada de 
direitos sociais, a fim de se garantir o fortalecimento econômico. Em relação a este contexto moderno, 
analise as alternativas, assinalando aquela que estiver correta. 
Escolha uma: 
a. Num cenário em que as relações econômicas tornam-se cada vez mais relevantes, podemos constatar o 
aumento da solidariedade econômica e financeira. Países menos desenvolvidos sofrem para se inserir no 
contexto de competitividade, por possuírem menos infraestrutura adequada ao crescimento econômico 
solicitado em períodos de globalização. E é justamente para viabilizar a competitividade que países mais 
desenvolvidos tem praticado auxílio econômico e financeiro vultoso a países em crise econômica, 
corroborando a ideia de que a solidariedade financeira cresce no cenário global. 
b. Vive-se um momento de predomínio das finanças sobre as atividades da economia real. Nesse sentido 
as receitas e consequentemente as reformas financeiras e sociais das nações crescem sensivelmente, 
especialmente nos países em processo de expansão imperialista. São fatores que, sem dúvida contribuem 
para transformar o cenário econômico em contexto de globalização, tendo em vista que países menos 
desenvolvidos já se mostram cada vez menos dependentes das grandes economias. 
c. Países emergentes são aqueles que tiveram suas economias apoiadas no setor primário da economia, 
mas atualmente já superaram este quadro mediante fortes investimentos nos setores secundário e terciário da 
economia. 
d. O contexto de globalização nos coloca aos olhos um choque de realidade, de um lado países 
muito desenvolvidos, de outros países que lutam arduamente para sobreviver no cenário de 
competitividade econômica. Neste quadro destacam-se os países muito desenvolvidos 
economicamente. Desenvolvimento que se fez apoiado num amplo espectro industrial de qualidade. 
e. A globalização nos coloca uma realidade vital, as demandas econômicas deixam de ser influenciadas 
por ações políticas. O que controla diretamente este processo hoje é o acirramento da competitividade e a 
necessidade de ampliar investimentos no segmento industrial. Daí um cenário em que economia e política 
parecem distanciar-se. 
Feedback 
A resposta correta é: O contexto de globalização nos coloca aos olhos um choque de realidade, de um lado 
países muito desenvolvidos, de outros países que lutam arduamente para sobreviver no cenário de 
competitividade econômica. Neste quadro destacam-se os países muito desenvolvidos economicamente. 
Desenvolvimento que se fez apoiado num amplo espectro industrial de qualidade.. 
Questão 7 
Texto da questão 
Num contexto de contraste social, os trabalhadores, com o fruto da 
sua mão de obra, dão base a uma sociedade burguesa, produzem 
para o capitalismo e ele continua seu ciclo de acúmulo de riquezas, 
explorando o proletário e os meios de produção. 
O trecho descreve uma concepção de mundo em relação à análise das questões econômicas e sociais e regem 
muitas sociedades. Esta concepção é conhecida como: 
Escolha uma: 
a. Empirismo 
b. Escolástica 
c. Metafísica 
d. Materialismo Dialético 
e. Racionalismo 
Feedback 
A resposta correta é: Materialismo Dialético. 
Questão 8 
Texto da questão 
O imperialismo marcou o período que antecedeu à Primeira Guerra Mundial. Esse fenômeno ficou 
caracterizado pelo fato de que quase todos os territórios da África, da Oceania e das ilhas do Pacífico 
passaram à condição de colônia. Se a forma econômica e política de colonizar era moderna em comparação 
à era imperial, o aspecto cultural: 
Escolha uma: 
a. Mudou de forma conjunta, com os países conquistados fazendo parte do diálogo. 
b. Mudou violentamente, provocando uma dominação também neste aspecto, com a imposição dos 
valores ocidentais, ou até destruição de manifestações características da cultura dos territórios 
dominados. 
c. Mudou voluntariamente, com o interesse dos habitantes daqueles territórios pela cultura ocidental. 
d. Pouco mudou, pois os países europeus respeitaram a cultura dos territórios dominados, implantando 
alguns costumes. 
e. Não mudou, já que os países europeus mantiveram os aspectos culturais dos territórios conquistados 
por eles. 
Feedback 
A resposta correta é: Mudou violentamente, provocando uma dominação também neste aspecto, com a 
imposição dos valores ocidentais, ou até destruição de manifestações características da cultura dos territórios 
dominados.. 
Questão 9 
Texto da questão 
[...] A liberdade dos indivíduos e a noção de justiça são os pontos fundamentais do atual debate filosófico, 
tal como vem se dando sobretudo no ambiente anglo-saxão, sobre as normas que regem a sociedade. [...] 
antiperfeccionismo consiste precisamente na tese que rejeita qualquer possibilidade de o governo adotar, 
promover ou estimular uma determinada concepção abrangente a respeito do que é bom, belo ou valioso 
(seja a concepção liberal, ou marxista, ou kantiana, ou cristã, ou islâmica etc.). O governo deveria ser 
politicamente neutro em relação a essas ou a quaisquer outras visões de mundo. É difícil estabelecer o exato 
alcance dessa tese. Se ela é tomada em sua literalidade e levada rigorosamente até as últimas consequências, 
uma conclusão prática seria o bloqueio a quaisquer políticas setoriais de estímulo econômico ou cultural. 
[...] O governo não poderia nem mesmo promover uma determinada e específica vocação econômica. [...] 
Tanto a visão liberal antiperfeccionista quanto a libertária, ainda que interessantes, parecem-nos 
excessivamente restritivas e, portanto, equivocadas. E isso quer pela tese da “neutralidade” quanto a 
concepções abrangentes do bem, que ambas adotam, quer pela rejeição completa de iniciativas sociais de 
equalização, que apenas os libertários defendem. É aqui que entram os defensores de outra vertente do 
liberalismo [...] que entende que a visão antiperfeccionista restringe o papel do governo a um núcleo 
demasiado pequeno de competências, o que não parece compatível com o que se intui ser esse papel. [...] 
Trecho da reportagem “A finalidade do Estado e do governo”, de 29/04/2017 In: 
http://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/nossas-conviccoes/a-finalidade-do-estado-e-do-governo-
c7bd8wp7x7qmfu1lixcwgkxsk Acesso em 18/01/2018. A discussão da reportagem fala sobre o papel do 
Estado e sua representação nos dias atuais. A respeito desta temática analise as afirmações: 
I.O Estado paternalista provê todas as necessidades sociais de uma população. Este é o modelo que melhor 
se encaixa nos dias atuais quando se analisam, sobretudo os países do centro-leste europeu. 
II. No contexto atual nasce a figura do Estado com funções múltiplas. Este ator é como um mediador dos 
interesses do capitalismo. E, nesse sentido, todas as ações governamentais devem ser regidas por normas 
previamente estabelecidas e divulgadas. 
III.Os valores e princípios do novo modelo de Estado que se coloca nos dias mais recentes, mostram a 
reorganização das funções e das competênciasdo Estado. Parte-se do pressuposto que o Estado agora não 
deve intervir de forma única na economia, mas deve atuar de forma democrática, respeitando os direitos 
individuais e procurando uma interação entre o coletivo e o privado, na busca pelo bem da população. Está 
correto o que se afirma em: 
Escolha uma: 
a. Somente a II 
b. Somente a I 
c. II e III 
d. I e II 
e. Somente a III 
Feedback 
A resposta correta é: II e III. 
Questão 10 
Texto da questão 
“[...] O Brasil velho é assim. Feito de 76% de jovens com até 24 anos e preocupados em se aposentar ainda 
cinquentões. Isso num país que gasta 12% do PIB com Previdência, quase três vezes a média do que gastam 
países com mesmo perfil demográfico. Não acho que as pessoas estejam preocupadas com números ou com 
a “sustentabilidade fiscal”. Estamos simplesmente imersos em uma cultura política que desconfia do 
“mercado”, foge do risco e das escolhas difíceis. País de cultura paternalista, da qual a “esquerda” é sem 
dúvida a vanguarda, mas está longe de andar sozinha.[...]. Trecho da reportagem: Fernando Schuler: hora de 
enfrentar o Estado paternalista. 02/07/2017. In: http://politica.estadao.com.br/blogs/fernando-
schuler/fernando-schuler-hora-de-enfrentar-o-estado-paternalista/ Acesso em 22/01/2018. O trecho de 
reportagem aborda a questão do estado paternalista e as dificuldades que cerceiam este contexto. Em relação 
à temática da representação do Estado atual, leia as assertivas e julgue-as Falsas ou Verdadeiras: 
I. O capitalismo coloca em evidência o estado paternalista. Ele apresenta nações que conseguem tornar-se 
desenvolvidas tendo um estado provedor de todas as necessidades sociais. É o caso de muitos países 
europeus, por exemplo. 
II. A Segunda Guerra Mundial representa um marco histórico importante no que diz respeito à representação 
do Estado. Após aquele momento, a figura estatal passa a fixar políticas sociais, com o objetivo de melhorar 
as condições gerais da população. O governo assume o papel de agente político que transforma suas 
políticas em medidas de bem-estar. 
III. O neoliberalismo defende o Estado de direito como configuração para garantir certa ordem que possa 
atender às necessidades impostas, já que tudo está submetido ao poder de coerção do Estado. Nesse 
contexto, a figura do Estado gestor é suplementada pela transfiguração constitucional na forma de decretos 
de leis que modificam os direitos de toda a sociedade. 
IV. A figura paterna do Estado, que supre todas as demandas sociais, é uma necessidade em tempos 
recentes. Observa-se à falência do Estado e por conta disto, as demandas sociais veem-se acrescidas e 
carentes de qualidade. Está correto o que se afirma em: 
Escolha uma: 
a. II e III 
b. Somente em I 
c. III e IV 
d. II, III e IV 
e. I e II 
Feedback 
A resposta correta é: II e III. 
 
Na primeira metade do século XX, já havia uma divisão internacional do trabalho, onde as nações mundiais 
estavam separadas em duas categorias: “os países industrializados e os países produtores e exportadores de 
bens originados no setor primário (agricultura, extrativismo etc.)”. (OLIVEIRA e ZOMER, 2017, p. 97). 
Segundo os autores, quais fatores levaram a essa configuração? 
Escolha uma: 
a. A preocupação com o descarte excessivo e incorreto do lixo no solo. 
b. O desenvolvimento dos transportes e o aprofundamento do processo de industrialização. 
c. O terrorismo, o crescimento populacional e a emissão de agentes poluentes. 
d. A importação e o baixo custo de todo tipo de mercadorias. 
e. O desenvolvimento do transporte aéreo, facilitando o deslocamento de quantidades cada vez maiores 
de pessoas e mercadorias. 
Feedback 
A resposta correta é: O desenvolvimento dos transportes e o aprofundamento do processo de 
industrialização.. 
Questão 2 
Não respondido 
Marcar questão 
Texto da questão 
Para OLIVEIRA e ZOMER, “O século XX é marcado em escala mundial pela modernização. Tal processo é 
entendido como um conjunto de transformações históricas que ocorre em três diferentes níveis.” 
(OLIVEIRA e ZOMER, 2017, p. 57) Assinale a alternativa que corresponde aos três níveis, segundo os 
autores: 
Escolha uma: 
a. O crescimento do movimento operário nas colônias, a ampliação do mercado consumidor e os 
conflitos entre as potências capitalistas. 
b. A valorização da burguesia, o avanço da tecnologia e a universalização dos direitos humanos. 
c. A globalização, as ideias sindicalistas e os direitos trabalhistas. 
d. A superação da economia agrícola pela industrial; da sociedade rural pela urbana; e da universalização 
dos direitos e prerrogativas individuais em relação ao Poder Público. 
e. A importância da identidade cultural, o processo de urbanização e as iniciativas das elites dirigentes 
do Estado com relação à degradação ambiental. 
Feedback 
A resposta correta é: A superação da economia agrícola pela industrial; da sociedade rural pela urbana; e da 
universalização dos direitos e prerrogativas individuais em relação ao Poder Público.. 
Questão 3 
Não respondido 
Marcar questão 
Texto da questão 
“O final do século XX também é marcado pela ascensão da China ao bloco das maiores economias 
mundiais.” A liderança chinesa se comprometeu com um programa de modernizações. (OLIVEIRA e 
ZOMER, 2017, p. 203). Neste contexto, no diagnóstico das elites dirigentes, quais eram os objetos de 
atenção governamental da China? 
Escolha uma: 
a. A organização política chinesa e o investimento à eficiência e produtividade dos bens de consumo. 
b. O estímulo à produção de alimentos, o aumento da variedade de espécies cultivadas e o desmatamento 
desenfreado. 
c. O desenvolvimento agrícola, buscando eficiência e produtividade. 
d. Atenção aos centros acadêmicos, o investimento em tecnologia e ações de combate aos grupos 
terroristas. 
e. A agricultura, a ciência, a tecnologia, a indústria e as forças armadas. 
Feedback 
A resposta correta é: A agricultura, a ciência, a tecnologia, a indústria e as forças armadas.. 
Questão 4 
Não respondido 
Marcar questão 
Texto da questão 
“A principal manifestação do esforço organizacional da classe operária são os sindicatos. Originalmente, 
esse tipo de organização já estava presente na Idade Média...” (OLIVEIRA e ZOMER, 2017, p. 79). Neste 
sentido, assinale a alternativa que descreve corretamente qual era o interesse deste tipo de associação. 
Escolha uma: 
a. Trata-se de um tipo de associação de empregados ou empregadores, cujas atividades se destinam à 
defesa ou promoção dos seus interesses. 
b. Entre as reivindicações operárias, pode-se citar o aumento da jornada de trabalho, para, 
consequentemente, justificar o aumento salarial. 
c. O movimento operário discutia a possibilidade de participação da classe trabalhadora nos lucros das 
fábricas. 
d. Os membros destas associações se reuniam secretamente com o intuito de esclarecer todas as formas 
de opressões. 
e. Difundir a superioridade dos patrões e dar continuidade ao modelo de exploração da mão de obra dos 
camponeses. 
Feedback 
A resposta correta é: Trata-se de um tipo de associação de empregados ou empregadores, cujas atividades se 
destinam à defesa ou promoção dos seus interesses.. 
Questão 5 
Não respondido 
Marcar questão 
Texto da questão 
Uma sequência de fatos desenha o panorama do conflito e das alianças da Primeira Grande Guerra. Marque 
a alternativa correspondente. 
( ) Em defesa da Sérvia e contra o Império Austro-Húngaro, a Rússia declara guerra contra a Alemanha. 
( ) Oferecendo créditos para alimentos e matérias-primas, além de combatentes para os Aliados, os Estados 
Unidos entram no conflito e determinam os rumos da Guerra.( ) Francisco Ferdinando, arquiduque do Império Austro-Húngaro é assassinado. 
( ) O Tratado de Versalhes é assinado. 
( ) Dois blocos com interesses opostos se unem para o conflito: os Aliados e as “Potências Centrais”. 
Escolha uma: 
a. 3, 2, 1, 4, 5 
b. 2, 5, 3, 4, 1 
c. 2, 3, 5, 4, 1 
d. 2, 4, 1, 5, 3 
e. 3, 4, 2, 5, 1 
Feedback 
A resposta correta é: 2, 4, 1, 5, 3. 
Questão 6 
Não respondido 
Marcar questão 
Texto da questão 
Na concepção histórica, a forma de configuração do Estado como elemento regente da vida das pessoas e da 
sociedade nasce de uma evolução que é resultado de intensas lutas políticas. Nesse sentido, Bresser-Pereira 
afirma “a história do surgimento do Estado moderno e da formação do Estado-nação é uma história de 
grandes lutas políticas que deixam claro como as nações veem seu Estado – como seu instrumento 
fundamental de defesa de seus próprios interesses” (2017, p. 156). Podemos, pois compreender que o Estado 
como o percebemos é fruto de disputas históricas, e os que o construíram buscam subterfúgios legais para 
atender a interesses próprios, muitas vezes deixando questões sociais em segundo plano. Em relação ao 
papel do Estado no contexto atual, analise as proposições, julgando-as verdadeiras ou falsas. 
I. A formação social no cenário moderno é baseada em um conjunto de regras, mesmo que norteadas por 
demandas capitalistas. Desse modo, afirma-se que a vida de cada indivíduo é regida pelo Estado em todas as 
suas formas, desde os produtos que consomem até a velocidade com que transitam em locais públicos, além 
do modelo econômico de cunho capitalista. 
II. O Estado age na construção dos espaços, respondendo aos interesses socioeconômicos, mas 
reconfigurando o que for necessário ou atendendo às formas de desenvolvimento econômico. Esta ação ou 
forma de atuação possibilita a modificação do espaço de vivência, de acordo com as especificidades locais. 
III. O Estado é responsável pelo saneamento das finanças públicas, que devem ser administradas de acordo 
com as necessidades do território. É nesse sentido que o Estado atua na gestão pública, na organização, na 
formulação e reformulação de leis, de acordo com a necessidade social das localidades. Está correto o que se 
afirma em: 
Escolha uma: 
a. Somente I 
b. Somente II 
c. I, II e III 
d. Somente III 
e. I e II 
Feedback 
A resposta correta é: I, II e III. 
Questão 7 
Não respondido 
Marcar questão 
Texto da questão 
Yves Lacoste, importante geógrafo nos traz uma afirmação interessante em relação ao Estado. ele diz que 
“Enquanto antigamente cada homem, vivendo em autossubsistência, podia conscientizar outro (e se fazer 
conscientizar) da maioria das suas práticas referindo-se a um pequeníssimo número de conjuntos espaciais 
(para o essencial, o território, de sua comunidade), hoje é preciso, para viver em sociedade, utilizar um 
grande número de conjuntos espaciais, mais ou menos bem construídos”. (LACOSTE, 2005, p. 190). 
Lacoste nos fala das regras que devem ser construídas pelo Estado, tendo em vista a melhor gestão possível 
dos espaços. Neste sentido, as organizações sociais dos centros urbanos, com seu ordenamento, suas formas 
e funções específicas, devem obrigatoriamente ser fiscalizadas, gerenciadas pela ação do Estado, o que em 
outros tempos não se fazia necessário. A afirmação acima 
Escolha uma: 
a. é falsa. O Estado no contexto atual trabalha no sentido de direcionar e controlar o melhor que pode a 
economia. Atuando nesse segmento, as demais atividades devem progredir naturalmente. 
b. é parcialmente verdadeira. O Estado moderno controla e gerencia apenas as organizações políticas e 
econômicas, o que não o fazia em outros tempos. As organizações urbanas vão se desenvolvendo conforma 
o ordenamento que as sociedades impõem aos espaços. 
c. não faz sentido tendo em vista que não tem qualquer ligação com a afirmação do autor Yves LAcoste. 
d. é totalmente verdadeira. É papel essencial do estado hoje, ordenar as ações, gerenciar as iniciativas 
tomadas tendo em vista o desenvolvimento dos espaços. 
e. é parcialmente verdadeira. O Estado realmente deve gerenciar as ações no território, mas isto sempre 
foi uma medida necessária. 
Feedback 
A resposta correta é: é totalmente verdadeira. É papel essencial do estado hoje, ordenar as ações, gerenciar 
as iniciativas tomadas tendo em vista o desenvolvimento dos espaços.. 
Questão 8 
Não respondido 
Marcar questão 
Texto da questão 
Leia o trecho que segue: 
Baseia-se na demanda de compra do consumidor ou na oferta 
sazonal, tendo em vista o período de produtividade (agrícola), 
com oscilação de preços. Quando o produto tem muita ou baixa procura, 
existe a oscilação do preço. 
O trecho descreve um tipo de modelo econômico vigente no cenário atual mundial. Podemos dizer que se 
trata do modelo denominado: 
Escolha uma: 
a. Economia de Mercado 
b. Economia Planificada 
c. Economia de Escala 
d. Economia Informal 
e. Economia de Aglomeração 
Feedback 
A resposta correta é: Economia de Mercado. 
Questão 9 
Não respondido 
Marcar questão 
Texto da questão 
A Ciência é a busca humana pelo conhecimento constante. Ela evolui ao longo do tempo e conforme as 
diferentes culturas e sociedades. É nesse sentido que o homem também busca respostas a conflitante relação 
entre as necessidades sociais frente à realidade econômica, ou poderíamos até dizer, frente às necessidades 
econômicas. Algumas correntes filosóficas foram elaboradas para tentar entender esta relação, traçando um 
perfil das sociedades e buscando explicar como esta relação se constrói ao longo dos tempos. Uma destas 
correntes é o materialismo dialético. Em relação aos conhecimentos sobre a visão dialética do materialismo, 
analise as proposições: 
I. Num cenário de materialismo, as sociedades buscam efetivamente o viés da materialidade. Ou seja, o 
consumo é crescente como forma de atender às necessidades crescentes da indústria que produz também de 
modo crescente. 
II. A questão da dialética de classes dentro desta corrente filosófica não se enquadra muito bem na análise de 
alguns países. No caso do Brasil, por exemplo, observa-se uma rápida ascensão da classe C. E este fato não 
encontra argumentos quando se analisa o materialismo dialético. 
III. Dentro do materialismo dialético, duas classes sociais são principais e caminham em sentidos opostos: a 
burguesia e o proletariado. A primeira compreende os capitalistas modernos, enquanto a segunda engloba os 
assalariados de modo geral. 
IV. Na dialética materialista, as lutas de classes nem sempre estiveram presentes. As diferenças entre as 
classes sociais são um dos problemas enfrentados, sobretudo por países menos desenvolvidos. Naqueles 
países que já atingiram bons patamares de desenvolvimento industrial, a luta de classes deixa de ser uma 
realidade. 
V. A dialética materialista pode ser facilmente vislumbrada no caso chinês. Mediante intensas mudanças no 
sistema educacional da China, o camponês passou a ser estimulado a estudar, novas escolas foram 
construídas e a revolução cultural caminha lado a lado com a revolução econômica e educacional. Está 
correto o que se afirma em: 
Escolha uma: 
a. I, III e V 
b. II e IV 
c. II e III 
d. I e IV 
e. I, IV e V 
Feedback 
A resposta correta é: I, III e V. 
Questão 10 
Texto da questão 
Em relação à representação do Estado em tempos de globalização, podemos afirmar que a figura do estado 
paternalista não faz mais sentido em nenhuma situação PORQUE o estado não tem condições de 
proporcionar abertura econômica de um lado e proporcionar bem estar social de outro. Em relação à 
afirmação,analise as proposições: 
Escolha uma: 
a. a afirmação e a justificativa são verdadeiras. No contexto atual, não há como existir Estado 
paternalista. 
b. a firmação é falsa. Os países latino americanos são exemplos de que os Estados podem manter-se 
como promotores de bem estar social de uma lado e de outro atuar na ampliação das relações econômicas 
globais. 
c. a afirmação é falsa. A china nos prova que mesmo diante de um contexto global, é possível existir um 
Estado promotor de bem estar social. 
d. a afirmação na faz sentido porque economia não tem qualquer relação com promoção de bem estar 
social. 
e. é totalmente verdadeira. Os Estados Unidos são o maior exemplo do que está posto na afirmação. Um 
país desenvolvido, com uma economia pujante não é capaz de proporcionar bem estar social à população. 
Feedback 
A resposta correta é: a afirmação é falsa. A china nos prova que mesmo diante de um contexto global, é 
possível existir um Estado promotor de bem estar social.. 
Questão1 
 
Assinale a alternativa que completa as lacunas a respeito da formação do conceito de nação e nacionalidade 
conforme Eric Hobsbawm: “Os preceitos pelos quais as ideias de nacionalismo passaram, a fim de formar o 
conceito de nação e de nacionalismo, foram pensados com base em quatro interpretações ao longo do século 
XIX: o _______________ e o ____________ como símbolos da direita; a autodeterminação de um 
_________________como nação econômica e politicamente viável só poderia ocorrer se fosse reconhecida 
por outros; tal reconhecimento não poderia ser feito por um ___________ considerado inferior a esse; e a 
_______________seria um dos elementos centrais para se pensar o nacionalismo e, consequentemente, a 
nação.” 
Escolha uma: 
a. extremismo; exército; país; governo; pátria 
b. nacionalismo; voto direto; país; conselho; língua 
c. nacionalismo; patriotismo; Estado; Estado-Nação; língua 
O novo conceito de nacionalismo está relacionado ao sentimento de pertencimento a um território, 
ligado à democratização e a oportunidade de mobilização pelas eleições. Essa nova atmosfera estava 
pautada pelos grupos de direita e, quando oferecida pelo Estado, levava o nome de patriotismo. 
(HOBISBAWM, 2009). O princípio do nacionalismo também passava pela nomeação do Estado em 
seus critérios econômicos e políticos por parte de um Estado-Nação, conceito que funde a ideia de 
política aplicado aos territórios constituídos pela colonização (SILVA, SILVA, 2009). A supremacia 
linguística também aflorou a disputa territorial, incentivando o novo conceito. (p.33-35) Capítulo 2 do 
livro da disciplina. 
d. governo; exército; país; conselho; bandeira 
e. exército; hino nacional; território; país; pátria 
Feedback 
A resposta correta é: nacionalismo; patriotismo; Estado; Estado-Nação; língua. 
Questão 2 
Texto da questão 
França e Inglaterra protagonizaram momentos de tensão ao longo da história, sempre em destaque pelos seus 
interesses. O historiador Eric Hobsbawm considera que “Se a economia do mundo do século XIX foi 
formada principalmente sob a influência da Revolução Industrial britânica, sua política e ideologia foram 
formadas fundamentalmente pela Revolução Francesa.” (HOBSBAWM, 2009, p. 97). Assim, é correto 
afirmar que os contextos destes países em relação à Europa do século XIX são: 
Escolha uma: 
a. Complementares, influenciando outros países de maneira estrutural. 
b. Indiferentes, uma vez que não exerceu nenhum tipo de influência em outros países 
c. Contrários, em função de tantos conflitos de interesses próprios. 
d. Autônomos, pois cada país se destacava em seu próprio segmento. 
e. Semelhantes, pelo contexto maior, englobado pelos demais países do continente. 
Feedback 
A resposta correta é: Complementares, influenciando outros países de maneira estrutural.. 
Questão 3 
Texto da questão 
“O final do século XX também é marcado pela ascensão da China ao bloco das maiores economias 
mundiais.” A liderança chinesa se comprometeu com um programa de modernizações. (OLIVEIRA e 
ZOMER, 2017, p. 203). Neste contexto, no diagnóstico das elites dirigentes, quais eram os objetos de 
atenção governamental da China? 
Escolha uma: 
a. O desenvolvimento agrícola, buscando eficiência e produtividade. 
b. A organização política chinesa e o investimento à eficiência e produtividade dos bens de consumo. 
c. Atenção aos centros acadêmicos, o investimento em tecnologia e ações de combate aos grupos 
terroristas. 
d. A agricultura, a ciência, a tecnologia, a indústria e as forças armadas. 
e. O estímulo à produção de alimentos, o aumento da variedade de espécies cultivadas e o desmatamento 
desenfreado. 
Feedback 
A resposta correta é: A agricultura, a ciência, a tecnologia, a indústria e as forças armadas.. 
Questão 4 
Texto da questão 
Para OLIVEIRA e ZOMER, “O século XX é marcado em escala mundial pela modernização. Tal processo é 
entendido como um conjunto de transformações históricas que ocorre em três diferentes níveis.” 
(OLIVEIRA e ZOMER, 2017, p. 57) Assinale a alternativa que corresponde aos três níveis, segundo os 
autores: 
Escolha uma: 
a. O crescimento do movimento operário nas colônias, a ampliação do mercado consumidor e os 
conflitos entre as potências capitalistas. 
b. A importância da identidade cultural, o processo de urbanização e as iniciativas das elites dirigentes 
do Estado com relação à degradação ambiental. 
c. A superação da economia agrícola pela industrial; da sociedade rural pela urbana; e da 
universalização dos direitos e prerrogativas individuais em relação ao Poder Público. 
d. A valorização da burguesia, o avanço da tecnologia e a universalização dos direitos humanos. 
e. A globalização, as ideias sindicalistas e os direitos trabalhistas. 
Feedback 
A resposta correta é: A superação da economia agrícola pela industrial; da sociedade rural pela urbana; e da 
universalização dos direitos e prerrogativas individuais em relação ao Poder Público.. 
Questão 5 
Não respondido 
Marcar questão 
Texto da questão 
Na concepção histórica, a forma de configuração do Estado como elemento regente da vida das pessoas e da 
sociedade nasce de uma evolução que é resultado de intensas lutas políticas. Nesse sentido, Bresser-Pereira 
afirma “a história do surgimento do Estado moderno e da formação do Estado-nação é uma história de 
grandes lutas políticas que deixam claro como as nações veem seu Estado – como seu instrumento 
fundamental de defesa de seus próprios interesses” (2017, p. 156). Podemos, pois compreender que o Estado 
como o percebemos é fruto de disputas históricas, e os que o construíram buscam subterfúgios legais para 
atender a interesses próprios, muitas vezes deixando questões sociais em segundo plano. Em relação ao 
papel do Estado no contexto atual, analise as proposições, julgando-as verdadeiras ou falsas. 
I. A formação social no cenário moderno é baseada em um conjunto de regras, mesmo que norteadas por 
demandas capitalistas. Desse modo, afirma-se que a vida de cada indivíduo é regida pelo Estado em todas as 
suas formas, desde os produtos que consomem até a velocidade com que transitam em locais públicos, além 
do modelo econômico de cunho capitalista. 
II. O Estado age na construção dos espaços, respondendo aos interesses socioeconômicos, mas 
reconfigurando o que for necessário ou atendendo às formas de desenvolvimento econômico. Esta ação ou 
forma de atuação possibilita a modificação do espaço de vivência, de acordo com as especificidades locais. 
III. O Estado é responsável pelo saneamento das finanças públicas, que devem ser administradas de acordo 
com as necessidades do território. É nesse sentido que o Estado atua na gestão pública, na organização,na 
formulação e reformulação de leis, de acordo com a necessidade social das localidades. Está correto o que se 
afirma em: 
Escolha uma: 
a. Somente II 
b. I e II 
c. Somente I 
d. I, II e III 
e. Somente III 
Feedback 
A resposta correta é: I, II e III. 
Questão 6 
Texto da questão 
Leia o trecho que segue: 
Baseia-se na demanda de compra do consumidor ou na oferta 
sazonal, tendo em vista o período de produtividade (agrícola), 
com oscilação de preços. Quando o produto tem muita ou baixa procura, 
existe a oscilação do preço. 
O trecho descreve um tipo de modelo econômico vigente no cenário atual mundial. Podemos dizer que se 
trata do modelo denominado: 
Escolha uma: 
a. Economia Informal 
b. Economia de Escala 
c. Economia de Mercado 
d. Economia Planificada 
e. Economia de Aglomeração 
Feedback 
A resposta correta é: Economia de Mercado. 
Questão 7 
Texto da questão 
O imperialismo marcou o período que antecedeu à Primeira Guerra Mundial. Esse fenômeno ficou 
caracterizado pelo fato de que quase todos os territórios da África, da Oceania e das ilhas do Pacífico 
passaram à condição de colônia. Se a forma econômica e política de colonizar era moderna em comparação 
à era imperial, o aspecto cultural: 
Escolha uma: 
a. Mudou de forma conjunta, com os países conquistados fazendo parte do diálogo. 
b. Mudou voluntariamente, com o interesse dos habitantes daqueles territórios pela cultura ocidental. 
c. Pouco mudou, pois os países europeus respeitaram a cultura dos territórios dominados, implantando 
alguns costumes. 
d. Não mudou, já que os países europeus mantiveram os aspectos culturais dos territórios conquistados 
por eles. 
e. Mudou violentamente, provocando uma dominação também neste aspecto, com a imposição dos 
valores ocidentais, ou até destruição de manifestações características da cultura dos territórios 
dominados. 
Feedback 
A resposta correta é: Mudou violentamente, provocando uma dominação também neste aspecto, com a 
imposição dos valores ocidentais, ou até destruição de manifestações características da cultura dos territórios 
dominados.. 
Questão 8 
Texto da questão 
Yves Lacoste, importante geógrafo nos traz uma afirmação interessante em relação ao Estado. ele diz que 
“Enquanto antigamente cada homem, vivendo em autossubsistência, podia conscientizar outro (e se fazer 
conscientizar) da maioria das suas práticas referindo-se a um pequeníssimo número de conjuntos espaciais 
(para o essencial, o território, de sua comunidade), hoje é preciso, para viver em sociedade, utilizar um 
grande número de conjuntos espaciais, mais ou menos bem construídos”. (LACOSTE, 2005, p. 190). 
Lacoste nos fala das regras que devem ser construídas pelo Estado, tendo em vista a melhor gestão possível 
dos espaços. Neste sentido, as organizações sociais dos centros urbanos, com seu ordenamento, suas formas 
e funções específicas, devem obrigatoriamente ser fiscalizadas, gerenciadas pela ação do Estado, o que em 
outros tempos não se fazia necessário. A afirmação acima 
Escolha uma: 
a. é totalmente verdadeira. É papel essencial do estado hoje, ordenar as ações, gerenciar as 
iniciativas tomadas tendo em vista o desenvolvimento dos espaços. 
b. é falsa. O Estado no contexto atual trabalha no sentido de direcionar e controlar o melhor que pode a 
economia. Atuando nesse segmento, as demais atividades devem progredir naturalmente. 
c. não faz sentido tendo em vista que não tem qualquer ligação com a afirmação do autor Yves LAcoste. 
d. é parcialmente verdadeira. O Estado realmente deve gerenciar as ações no território, mas isto sempre 
foi uma medida necessária. 
e. é parcialmente verdadeira. O Estado moderno controla e gerencia apenas as organizações políticas e 
econômicas, o que não o fazia em outros tempos. As organizações urbanas vão se desenvolvendo conforma 
o ordenamento que as sociedades impõem aos espaços. 
Feedback 
A resposta correta é: é totalmente verdadeira. É papel essencial do estado hoje, ordenar as ações, gerenciar 
as iniciativas tomadas tendo em vista o desenvolvimento dos espaços.. 
Questão 9 
Texto da questão 
A Ciência é a busca humana pelo conhecimento constante. Ela evolui ao longo do tempo e conforme as 
diferentes culturas e sociedades. É nesse sentido que o homem também busca respostas a conflitante relação 
entre as necessidades sociais frente à realidade econômica, ou poderíamos até dizer, frente às necessidades 
econômicas. Algumas correntes filosóficas foram elaboradas para tentar entender esta relação, traçando um 
perfil das sociedades e buscando explicar como esta relação se constrói ao longo dos tempos. Uma destas 
correntes é o materialismo dialético. Em relação aos conhecimentos sobre a visão dialética do materialismo, 
analise as proposições: 
I. Num cenário de materialismo, as sociedades buscam efetivamente o viés da materialidade. Ou seja, o 
consumo é crescente como forma de atender às necessidades crescentes da indústria que produz também de 
modo crescente. 
II. A questão da dialética de classes dentro desta corrente filosófica não se enquadra muito bem na análise de 
alguns países. No caso do Brasil, por exemplo, observa-se uma rápida ascensão da classe C. E este fato não 
encontra argumentos quando se analisa o materialismo dialético. 
III. Dentro do materialismo dialético, duas classes sociais são principais e caminham em sentidos opostos: a 
burguesia e o proletariado. A primeira compreende os capitalistas modernos, enquanto a segunda engloba os 
assalariados de modo geral. 
IV. Na dialética materialista, as lutas de classes nem sempre estiveram presentes. As diferenças entre as 
classes sociais são um dos problemas enfrentados, sobretudo por países menos desenvolvidos. Naqueles 
países que já atingiram bons patamares de desenvolvimento industrial, a luta de classes deixa de ser uma 
realidade. 
V. A dialética materialista pode ser facilmente vislumbrada no caso chinês. Mediante intensas mudanças no 
sistema educacional da China, o camponês passou a ser estimulado a estudar, novas escolas foram 
construídas e a revolução cultural caminha lado a lado com a revolução econômica e educacional. Está 
correto o que se afirma em: 
Escolha uma: 
a. II e IV 
b. I, III e V 
c. I, IV e V 
d. II e III 
e. I e IV 
Feedback 
A resposta correta é: I, III e V. 
Questão 10 
Texto da questão 
Em relação à representação do Estado em tempos de globalização, podemos afirmar que a figura do estado 
paternalista não faz mais sentido em nenhuma situação PORQUE o estado não tem condições de 
proporcionar abertura econômica de um lado e proporcionar bem estar social de outro. Em relação à 
afirmação, analise as proposições: 
Escolha uma: 
a. a afirmação e a justificativa são verdadeiras. No contexto atual, não há como existir Estado 
paternalista. 
b. a firmação é falsa. Os países latino americanos são exemplos de que os Estados podem manter-se 
como promotores de bem estar social de uma lado e de outro atuar na ampliação das relações econômicas 
globais. 
c. a afirmação é falsa. A china nos prova que mesmo diante de um contexto global, é possível existir 
um Estado promotor de bem estar social. 
d. a afirmação na faz sentido porque economia não tem qualquer relação com promoção de bem estar 
social. 
e. é totalmente verdadeira. Os Estados Unidos são o maior exemplo do que está posto na afirmação. Um 
país desenvolvido, com uma economia pujante não é capaz de proporcionar bem estar social à população. 
Feedback 
A resposta correta é: a afirmação é falsa. A china nos prova que mesmo diante de um contexto global, é 
possível existir um Estado promotor de bem estarsocial.. 
 
Fixação 2 
 
Sobre a industrialização, no início do século XX, Oliveira e Zomer destacam: O início do século XX é 
marcado por uma nova etapa na história da industrialização, cuja característica principal é a disseminação 
dos processos industriais, quebrando o monopólio que a Grã-Bretanha exercia até então. Agora, ao lado dos 
britânicos, vários outros países, em ambos os lados do Atlântico norte, disputavam entre si o mercado 
mundial de produtos industrializados. (OLIVEIRA e ZOMER, 2017, p. 57) Assinale a alternativa que 
corresponde aos países que disputavam o mercado mundial de produtos industrializados, segundo os autores: 
Escolha uma: 
a. Os Estados Unidos, a Alemanha, a França, a Bélgica, a Holanda e o Japão. 
b. A China, a Espanha, a Rússia, a Alemanha e a Grã-Bretanha. 
c. O Brasil, a Rússia, a China, a Alemanha e os Estados Unidos. 
d. A Austrália, a Inglaterra, o Brasil, a Argentina e os Estados Unidos. 
e. Os Estados Unidos, a Ásia, a Espanha, a Alemanha e a Grã-Bretanha. 
Feedback 
A resposta correta é: Os Estados Unidos, a Alemanha, a França, a Bélgica, a Holanda e o Japão.. 
Questão 2 
Não respondido 
Marcar questão 
Texto da questão 
De acordo com o nosso estudo em 1913, qual Continente contava com uma população de 460 milhões de 
indivíduos, o que representava 26% dos habitantes do planeta. Além de enorme, essa população aumentava 
continuamente, sendo os maiores crescimentos registrados nos grandes impérios: o russo (que aumentava em 
dois milhões de indivíduos a cada ano) e o alemão (mais 850 mil novos habitantes a cada ano)? 
Escolha uma: 
a. Asiático 
b. Europeu 
c. Americano 
d. Mexicano 
e. Áfricano 
Feedback 
A resposta correta é: Europeu. 
Questão 3 
Não respondido 
Marcar questão 
Texto da questão 
Conforme estudamos com o surgimento de sindicatos e organizações de trabalhadores a partir de 1830, a 
França começou a ver os operários como grupos, um livro que reuniu ideias a respeito da luta de classes que 
incentivou muitos a lutarem. Entretanto, embora tenha sido lançado ainda em 1848, não era conhecido dos 
líderes operários desde o início, assim como nem todos tiveram acesso à obra de imediato conhecida como? 
Escolha uma: 
a. Reforma Trabalhista 
b. Manifesto Comunista 
c. Movimentos Trabalhistas 
d. Movimentos Econômicos 
e. Manifesto Proletariado 
Feedback 
A resposta correta é: Manifesto Comunista. 
Questão 4 
Não respondido 
Marcar questão 
Texto da questão 
A Primeira Guerra Mundial terminou com a assinatura de um acordo em (1919), que produziu profundas 
transformações no mapa político da Europa e atribuiu à Alemanha derrotada a responsabilidade pela eclosão 
do conflito. Através desse acordo foram criados novos países, buscando-se atender aos anseios de autonomia 
por parte das minorias étnicas e religiosas dos antigos impérios Alemão e Austro-Húngaro (derrotados em 
1918) e a criação de “Estados-Tampão” que isolassem geograficamente dois países que alguns dos Aliados 
(Inglaterra e França) consideravam uma ameaça à sua segurança, tais como a Alemanha e a recém-
constituída União Soviética. Esse acordo ficou conhecido como: 
Escolha uma: 
a. Acordo de Paz 
b. Alianças Nacionais 
c. Mercosul 
d. Tratado de Versalhes 
e. Nafta 
Feedback 
A resposta correta é: Tratado de Versalhes. 
Questão 5 
Não respondido 
Marcar questão 
Texto da questão 
“Definir claramente o sentido de socialismo, hoje em dia, não constitui tarefa das mais simples. Essa 
dificuldade pode ser creditada à utilização ampla e diversificada deste termo, que acabou por gerar um 
terreno bastante propício a confusões. Constantemente encontramos afirmações de que os comunistas lutam 
pelo socialismo, assim como também o fazem os anarquistas, os anarco-sindicalistas, os sociais-democratas 
e até mesmo os próprios socialistas. A leitura de jornais vai nos informar que os governos soviético, chinês, 
vietnamita, alemão, austríaco, argelino, sueco, moçambicano e iugoslavo, entre outros, proclamam-se 
socialistas. Caberia então perguntar o que é que vem a ser este conceito, tão vasto, que consegue englobar 
coisas tão díspares.” (SPINDEL, Arnaldo. O que é socialismo. São Paulo: Brasiliense, 2017, p. 7) Com 
relação ao socialismo, assinale as afirmativas a seguir, marcando (v) para verdadeiro e (f) para falso. 
( ) Doutrina política e econômica que prega a coletivização dos meios de produção e de distribuição, 
mediante a supressão da propriedade privada e das classes sociais. 
( ) Conjunto de doutrinas que se propõe a promover o bem comum pela transformação da sociedade e da 
relação entre as classes, mediante a alteração do regime de propriedade. 
( ) Sistema econômico baseado na legitimidade dos bens privados e na irrestrita liberdade de comércio e 
indústria, com o principal objetivo de adquirir lucro. 
( ) Na teoria marxista, estágio intermediário entre o fim do capitalismo e a implantação do comunismo. 
( ) Sistema político em que os cidadãos elegem os seus dirigentes por meio de eleições periódicas. A seguir, 
marque a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Escolha uma: 
a. V, F, V, F, V. 
b. V, V, V, F, F. 
c. V, F, F, V, F. 
d. V, V, F, V, V. 
e. V, V, F, V, F. 
Feedback 
A resposta correta é: V, V, F, V, F.. 
Questão 6 
Não respondido 
Marcar questão 
Texto da questão 
No final do século XIX e início do XX, vários estudiosos notaram mudanças nas bases tecnológicas e 
energéticas no processo de industrialização, bem como na aplicação da ciência e tecnologia aos processos 
econômicos, levando-os a designarem esse período como Segunda Revolução Industrial: A Revolução 
Industrial na sua origem (1760) foi baseada na tecnologia da máquina a vapor, geralmente queimando 
carvão ou lenha para obter a pressão necessária ao seu funcionamento. Ao fim do século XIX, essa 
tecnologia e sua respectiva matriz energética serão complementadas, em alguns casos substituídas, pela 
generalização do uso dos motores elétricos e a explosão. Ganham destaque, consequentemente, as atividades 
econômicas relacionadas à produção e à distribuição de eletricidade e dos derivados de petróleo. Para além 
das mudanças tecnológicas e da matriz energética, assiste-se também ao surgimento de um número 
considerável de novas atividades produtivas, resultado da aplicação cada vez maior e mais ampla das 
descobertas científicas à produção econômica (OLIVEIRA e ZOMER, 2017, p. 53 e 54). Neste contexto, 
assinale a alternativa que destaca algumas inovações da Segunda Revolução Industrial: 
Escolha uma: 
a. O aperfeiçoamento dos eletrodomésticos e máquinas agrícolas. 
b. A ampliação do consumo de fertilizantes, conservantes e cosméticos. 
c. O descobrimento de vacinas que permitiu a erradicação de várias doenças que afetavam os rebanhos. 
d. O desenvolvimento de novos produtos, como os alimentos industrializados, corantes artificiais e 
fertilizantes. 
e. A fabricação de munições e armas, facilitando a aquisição desses produtos pela população em geral. 
Feedback 
A resposta correta é: O desenvolvimento de novos produtos, como os alimentos industrializados, corantes 
artificiais e fertilizantes.. 
Questão 7 
Não respondido 
Marcar questão 
Texto da questão 
Marque a alternativa que não revela uma característica da Guerra Fria: 
Escolha uma: 
a. relaxamento político e alinhamento internacional entre EUA e URSS. 
b. polarização do mundo em dois blocos político-militares. 
c. confronto ideológico que pressupõe equilíbrio nuclear entre as potências. 
d. criação das alianças militares OTAN e Pacto de Varsóvia. 
e. desconfiança entre americanos e soviéticos e disputa de áreasde influência. 
Feedback 
A resposta correta é: relaxamento político e alinhamento internacional entre EUA e URSS.. 
Questão 8 
Não respondido 
Marcar questão 
Texto da questão 
“O comunismo já existia antes de 1848, como uma mistura incômoda de ideais utópicos, socialismo e 
igualitarismo – descrito no Manifesto como um “espectro” que rondava a Europa –, mas até a publicação 
desse documento, nem era um movimento unificado. A publicação do Manifesto em Londres, em fevereiro 
daquele ano, mudou totalmente esse quadro”. (BOYLE, David. O Manifesto Comunista de Marx e Engels. 
Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004. p. 7). A respeito do Manifesto Comunista, livro lançado em 1848, 
assinale a alternativa correta. 
Escolha uma: 
a. Reunia as ideias e os interesses da burguesia contra o domínio da classe trabalhista no poder. 
b. Consistia em uma forma de protesto à ditadura de Karl Marx e o predomínio das ideias capitalistas. 
c. Foi a maneira que Karl Marx e Friedrich Engels encontraram para que suas ideias chegassem ao 
mundo do operariado no século XIX. 
d. Tinha por objetivo atender aos interesses de todas as classes sociais. 
e. Continha uma linguagem inacessível aos trabalhadores, buscando, dessa forma, limitar seu conteúdo à 
classe de intelectuais. 
Feedback 
A resposta correta é: Foi a maneira que Karl Marx e Friedrich Engels encontraram para que suas ideias 
chegassem ao mundo do operariado no século XIX.. 
Questão 9 
Não respondido 
Marcar questão 
Texto da questão 
A respeito da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), julgue as afirmativas a seguir: 
I. O ataque japonês à base de Pearl Habor levou os EUA a entrarem na guerra ao lado dos aliados. 
II. O início da guerra ocorreu com os exércitos alemães invadindo a Polônia. 
III. Essa guerra foi marcada pelas bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki. 
IV. A guerra iniciou-se após a invasão da Alemanha no território soviético. 
V. Em 1940, a Alemanha invade a França. A seguir, marque a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Escolha uma: 
a. V, F, F, V, F. 
b. F, F, V, F, V. 
c. V, V, V, F, V. 
d. V, F, V, F, V. 
e. V, V, V, F, F. 
Feedback 
A resposta correta é: V, V, V, F, V.. 
Questão 10 
Não respondido 
Marcar questão 
Texto da questão 
Sobre o Imperialismo, no início do século XX,assinale a alternativa correta: (p. 55) 
Escolha uma: 
a. O maior império foi o japonês, por isso o símbolo da sua bandeira é um sol, indicando que neste 
império o sol nunca se punha. 
b. Foi o processo histórico no qual as colônias portuguesas e espanholas declararam independência e 
fundaram vários impérios na América. 
c. Processo histórico no qual os países ibéricos conquistaram amplos territórios na África, Ásia e 
América. 
d. Os primeiros impérios a se formarem foram o alemão e o italiano. A formação tardia dos outros 
impérios foi uma das causas da Primeira Guerra Mundial. 
e. Foi um processo histórico no qual os países europeus e em menor grau, os Estados Unidos e o Japão, 
anexaram extensos territórios na África, Ásia, Oceania e América ou dominaram-os política e 
economicamente. 
Feedback 
A resposta correta é: Foi um processo histórico no qual os países europeus e em menor grau, os Estados 
Unidos e o Japão, anexaram extensos territórios na África, Ásia, Oceania e América ou dominaram-os 
política e economicamente... 
 
Questão 1 
Os maiores impérios ultramarinos certamente foram, por ordem, os da Grã-Bretanha, da França, da 
Alemanha, da Itália, dos EUA e do Japão. Desses, o maior era, de longe, o da Grã-Bretanha. Sob a 
autoridade da Grã-Bretanha vivia um quarto da população mundial, espalhada por todos os continentes. O 
segundo maior império era o francês, que abrangia extensas áreas pouco povoadas da África e da Ásia. Os 
impérios alemão e italiano eram muito menores, resultado da chegada tardia de ambos, que foi conhecido 
como: 
Escolha uma: 
a. Imperialismo 
b. Guerra do Amor 
c. Certificação 
d. Corrida Imperialista. 
e. Protestantismo 
Feedback 
A resposta correta é: Imperialismo. 
Questão 2 
Não respondido 
Marcar questão 
Texto da questão 
De acordo com os autores, no fim do século XIX, a história passou a ser analisada como ciência. 
(OLIVEIRA e ZOMER, 2017, p. 41). Assinale a alternativa que descreve a finalidade da História, segundo 
os autores: 
Escolha uma: 
a. Enaltecer a força militar que sustentava a burguesia no poder. 
b. Ressaltar os padrões morais da burguesia, para que fossem seguidos pela classe operária. 
c. Justificar as decisões políticas e colaborar na construção das nações e da memória. 
d. Mostrar preocupação com os trabalhadores e as perspectivas de um futuro mais digno. 
e. Relatar o processo de urbanização, e consequentemente, os problemas sociais e políticos. 
Feedback 
A resposta correta é: Justificar as decisões políticas e colaborar na construção das nações e da memória.. 
Questão 3 
Não respondido 
Marcar questão 
Texto da questão 
Oliveira e Zomer descrevem que “... o Manifesto Comunista foi, sem dúvida, um livro que reuniu ideias a 
respeito da luta de classes que incentivou muitos a lutarem. Entretanto, embora tenha sido lançado ainda em 
1848, não era conhecido dos líderes operários desde o início, assim como nem todos tinham acesso à obra...” 
(OLIVEIRA e ZOMER, 2017, p. 21). Assinale a alternativa que corresponde aos autores do Manifesto 
Comunista: 
Escolha uma: 
a. Arendt e Decca. 
b. Mercury e Thompson. 
c. Hobsbawm e Marx. 
d. Marx e Engels. 
e. Marx e Hunt. 
Feedback 
A resposta correta é: Marx e Engels.. 
Questão 4 
Não respondido 
Marcar questão 
Texto da questão 
Estudamos que o século XIX trouxe transformações sociais, políticas e econômicas jamais sentidas na 
mesma intensidade. Revoluções, guerras, novas formas de viver e novas práticas culturais foram 
fundamentais no modo como o século XX foi organizado e vivido. Ou seja, o século XIX inaugurou e/ ou 
influenciou diversas ideias, como: 
Escolha uma: 
a. Associações, elaborações, determinações 
b. Cidadania, Democracia, Arte, Nação e Progresso 
c. Nacionalismo, fugitismo,, guerrilheiros 
d. Certificação, politazação, polarização 
e. Reprodução, transmissão, construção 
Feedback 
A resposta correta é: Cidadania, Democracia, Arte, Nação e Progresso. 
Questão 5 
Não respondido 
Marcar questão 
Texto da questão 
Ao analisarmos as origens da denominada Guerra Fria, percebemos que ela se relacionou inicialmente com: 
Escolha uma: 
a. A instalação de rampas de lançamento e a retirada dos mísseis soviéticos de Cuba. 
b. A política do desarmamento nuclear e o enfrentamento militar direto entre as duas superpotências. 
c. A ascensão de Mikhail Gorbatchev ao poder na URSS e sua política de Glasnost. 
d. O fim da Guerra do Vietnã e o apoio norte-americano aos "contras" da Nicarágua sandinista. 
e. O fato governo da URSS e EUA apresentarem alternativas opostas para a organização mundial após a 
Segunda Grande Guerra. 
Feedback 
A resposta correta é: O fato governo da URSS e EUA apresentarem alternativas opostas para a organização 
mundial após a Segunda Grande Guerra.. 
Questão 6 
Não respondido 
Marcar questão 
Texto da questão 
Em 1894, surgiu a Tríplice Aliança, que foi um acordo econômico, político e militar entre potências: “O 
final do século XIX na Europa foi marcado por uma extensa movimentação diplomática cuja característica 
mais importante foi o surgimento de dois blocos de alianças antagônicos entre os mais importantes países 
daquele continente”. (OLIVEIRA e ZOMER, 2017, p. 63) Assinale a alternativa que corresponde aos países 
que formaram a TrípliceAliança: 
Escolha uma: 
a. Alemanha, França e Bélgica. 
b. Rússia, Alemanha e Estados Unidos. 
c. Alemanha, Áustria-Hungria e Itália. 
d. Portugal, Espanha e Índia. 
e. China, Japão e Grã-Bretanha, 
Feedback 
A resposta correta é: Alemanha, Áustria-Hungria e Itália.. 
Questão 7 
Não respondido 
Marcar questão 
Texto da questão 
Posteriormente à Revolução Francesa, as conquistas de classes impulsionaram a mobilização de diversos 
movimentos sociais e trabalhistas. Entre eles, estão: 
I. o Manifesto do Partido Comunista. 
II. o movimento operário. 
III. a Guerra Fria. 
IV. a Primeira Revolução Industrial. 
V. a Primavera dos Povos. Assinale a alternativa correta: 
Escolha uma: 
a. IV e V. 
b. II e III. 
c. I e II somente. 
d. I, II, e V. 
e. Todas as alternativas estão corretas. 
Feedback 
A resposta correta é: I, II, e V.. 
Questão 8 
Não respondido 
Marcar questão 
Texto da questão 
De que forma Napoleão Bonaparte ganhou boa reputação perante a burguesia e como conquistou a 
confiança dessa classe social? Assinale a afirmativa correta. 
Escolha uma: 
a. Napoleão Bonaparte, impulsionado pela burguesia, ganhou o poder por fazer parte da aristocracia 
francesa. 
b. Napoleão Bonaparte ganhou confiança da burguesia pelas conquistas, militarização e enriquecimento 
do exército. 
c. A burguesia inicialmente foi relutante em apoiá-lo, mas por ter um comportamento pacífico e 
generoso, esse general acabou conquistando essa classe social. 
d. Era um governante que, acima de tudo, garantia os direitos do povo e que retirava dos poderosos para 
cumprir suas promessas. 
e. Bonaparte foi altamente aclamado pela burguesia por dar às mulheres os mesmos direitos que os 
homens tinham, ou seja, a igualdade entre os cidadãos era, de fato, garantida. 
Feedback 
A resposta correta é: Napoleão Bonaparte ganhou confiança da burguesia pelas conquistas, militarização e 
enriquecimento do exército.. 
Questão 9 
Não respondido 
Marcar questão 
Texto da questão 
A respeito das causas da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e com base nos seus conhecimentos 
adquiridos ao longo do estudo da disciplina, avalie as afirmativas a seguir: 
I.A partir da unificação, a Alemanha foi transformada em uma potência econômica e militar, com vantajosa 
posição diplomática. 
II. O assassinato do arquiduque Ferdinando do Império Austro-Húngaro em julho de 1914 por terroristas da 
Sérvia motivou o início da Guerra. 
III. O surgimento da Tríplice Entente, que aliava França, Áustria e Alemanha deu origem ao primeiro ataque 
militar pela Rússia. 
IV. Dos conflitos existentes na época, as desavenças econômicas entre França e Rússia são apontadas como 
principal causa da Grande Guerra. 
V. A França tinha o propósito de recuperar terras tomadas pela Alemanha no conflito de 1871. Assinale a 
alternativa correta: 
Escolha uma: 
a. I e II somente. 
b. II, III e IV. 
c. II e III. 
d. I, II e V 
e. Somente IV e V. 
Feedback 
A resposta correta é: II e III.. 
Questão 10 
Não respondido 
Marcar questão 
Texto da questão 
Com base no contexto que envolvia todo o conflito da Segunda Guerra Mundial, o que pretendiam Estados 
Unidos ao lançar as bombas em Hiroshima e Nagasaki? 
Escolha uma: 
a. a concretizar o entendimento diplomático com o Japão e a Alemanha, com vistas à consolidação da 
paz. 
b. a testar nova tecnologia militar e a inaugurar o exercício do poder sem utilização de técnicas de terror. 
c. a encerrar a guerra com menos custos de vidas humanas para os dois lados do conflito. 
d. a sinalizar para a URSS o seu poderio bélico e a terminar a guerra sem maior custo de tropas e armas 
americanas. 
e. a abreviar a guerra com o Japão e a provar aos países europeus a sua superioridade econômica. 
Feedback 
A resposta correta é: a sinalizar para a URSS o seu poderio bélico e a terminar a guerra sem maior custo de 
tropas e armas americanas.. 
Questão 1 
De acordo com o nosso estudo em 1913, qual Continente contava com uma população de 460 milhões de 
indivíduos, o que representava 26% dos habitantes do planeta. Além de enorme, essa população aumentava 
continuamente, sendo os maiores crescimentos registrados nos grandes impérios: o russo (que aumentava em 
dois milhões de indivíduos a cada ano) e o alemão (mais 850 mil novos habitantes a cada ano)? 
Escolha uma: 
a. Áfricano 
b. Americano 
c. Europeu 
d. Mexicano 
e. Asiático 
Feedback 
A resposta correta é: Europeu. 
Questão 2 
Não respondido 
Marcar questão 
Texto da questão 
Conforme estudamos com o surgimento de sindicatos e organizações de trabalhadores a partir de 1830, a 
França começou a ver os operários como grupos, um livro que reuniu ideias a respeito da luta de classes que 
incentivou muitos a lutarem. Entretanto, embora tenha sido lançado ainda em 1848, não era conhecido dos 
líderes operários desde o início, assim como nem todos tiveram acesso à obra de imediato conhecida como? 
Escolha uma: 
a. Movimentos Econômicos 
b. Reforma Trabalhista 
c. Manifesto Comunista 
d. Movimentos Trabalhistas 
e. Manifesto Proletariado 
Feedback 
A resposta correta é: Manifesto Comunista. 
Questão 3 
Não respondido 
Marcar questão 
Texto da questão 
Oliveira e Zomer descrevem que “... o Manifesto Comunista foi, sem dúvida, um livro que reuniu ideias a 
respeito da luta de classes que incentivou muitos a lutarem. Entretanto, embora tenha sido lançado ainda em 
1848, não era conhecido dos líderes operários desde o início, assim como nem todos tinham acesso à obra...” 
(OLIVEIRA e ZOMER, 2017, p. 21). Assinale a alternativa que corresponde aos autores do Manifesto 
Comunista: 
Escolha uma: 
a. Mercury e Thompson. 
b. Arendt e Decca. 
c. Marx e Engels. 
d. Hobsbawm e Marx. 
e. Marx e Hunt. 
Feedback 
A resposta correta é: Marx e Engels.. 
Questão 4 
Não respondido 
Marcar questão 
Texto da questão 
Os maiores impérios ultramarinos certamente foram, por ordem, os da Grã-Bretanha, da França, da 
Alemanha, da Itália, dos EUA e do Japão. Desses, o maior era, de longe, o da Grã-Bretanha. Sob a 
autoridade da Grã-Bretanha vivia um quarto da população mundial, espalhada por todos os continentes. O 
segundo maior império era o francês, que abrangia extensas áreas pouco povoadas da África e da Ásia. Os 
impérios alemão e italiano eram muito menores, resultado da chegada tardia de ambos, que foi conhecido 
como: 
Escolha uma: 
a. Imperialismo 
b. Guerra do Amor 
c. Protestantismo 
d. Certificação 
e. Corrida Imperialista. 
Feedback 
A resposta correta é: Imperialismo. 
Questão 5 
Não respondido 
Marcar questão 
Texto da questão 
Marque a alternativa que não revela uma característica da Guerra Fria: 
Escolha uma: 
a. criação das alianças militares OTAN e Pacto de Varsóvia. 
b. desconfiança entre americanos e soviéticos e disputa de áreas de influência. 
c. polarização do mundo em dois blocos político-militares. 
d. confronto ideológico que pressupõe equilíbrio nuclear entre as potências. 
e. relaxamento político e alinhamento internacional entre EUA e URSS. 
Feedback 
A resposta correta é: relaxamento político e alinhamento internacional entre EUA e URSS.. 
Questão 6 
Não respondido 
Marcar questão 
Texto da questão 
Em 1894, surgiu a Tríplice Aliança, que foi um acordo econômico, político e militar entre potências: “O 
final do século XIX na Europa foi marcado por uma extensa movimentação diplomática cuja característica 
mais importante foi o surgimento de dois blocos de alianças antagônicos entre os mais importantes países 
daquele continente”.(OLIVEIRA e ZOMER, 2017, p. 63) Assinale a alternativa que corresponde aos países 
que formaram a Tríplice Aliança: 
Escolha uma: 
a. Portugal, Espanha e Índia. 
b. Alemanha, Áustria-Hungria e Itália. 
c. Rússia, Alemanha e Estados Unidos. 
d. China, Japão e Grã-Bretanha, 
e. Alemanha, França e Bélgica. 
Feedback 
A resposta correta é: Alemanha, Áustria-Hungria e Itália.. 
Questão 7 
Não respondido 
Marcar questão 
Texto da questão 
De que forma Napoleão Bonaparte ganhou boa reputação perante a burguesia e como conquistou a 
confiança dessa classe social? Assinale a afirmativa correta. 
Escolha uma: 
a. Era um governante que, acima de tudo, garantia os direitos do povo e que retirava dos poderosos para 
cumprir suas promessas. 
b. A burguesia inicialmente foi relutante em apoiá-lo, mas por ter um comportamento pacífico e 
generoso, esse general acabou conquistando essa classe social. 
c. Bonaparte foi altamente aclamado pela burguesia por dar às mulheres os mesmos direitos que os 
homens tinham, ou seja, a igualdade entre os cidadãos era, de fato, garantida. 
d. Napoleão Bonaparte, impulsionado pela burguesia, ganhou o poder por fazer parte da aristocracia 
francesa. 
e. Napoleão Bonaparte ganhou confiança da burguesia pelas conquistas, militarização e enriquecimento 
do exército. 
Feedback 
A resposta correta é: Napoleão Bonaparte ganhou confiança da burguesia pelas conquistas, militarização e 
enriquecimento do exército.. 
Questão 8 
Não respondido 
Marcar questão 
Texto da questão 
No final do século XIX e início do XX, vários estudiosos notaram mudanças nas bases tecnológicas e 
energéticas no processo de industrialização, bem como na aplicação da ciência e tecnologia aos processos 
econômicos, levando-os a designarem esse período como Segunda Revolução Industrial: A Revolução 
Industrial na sua origem (1760) foi baseada na tecnologia da máquina a vapor, geralmente queimando 
carvão ou lenha para obter a pressão necessária ao seu funcionamento. Ao fim do século XIX, essa 
tecnologia e sua respectiva matriz energética serão complementadas, em alguns casos substituídas, pela 
generalização do uso dos motores elétricos e a explosão. Ganham destaque, consequentemente, as atividades 
econômicas relacionadas à produção e à distribuição de eletricidade e dos derivados de petróleo. Para além 
das mudanças tecnológicas e da matriz energética, assiste-se também ao surgimento de um número 
considerável de novas atividades produtivas, resultado da aplicação cada vez maior e mais ampla das 
descobertas científicas à produção econômica (OLIVEIRA e ZOMER, 2017, p. 53 e 54). Neste contexto, 
assinale a alternativa que destaca algumas inovações da Segunda Revolução Industrial: 
Escolha uma: 
a. O desenvolvimento de novos produtos, como os alimentos industrializados, corantes artificiais e 
fertilizantes. 
b. A ampliação do consumo de fertilizantes, conservantes e cosméticos. 
c. O descobrimento de vacinas que permitiu a erradicação de várias doenças que afetavam os rebanhos. 
d. A fabricação de munições e armas, facilitando a aquisição desses produtos pela população em geral. 
e. O aperfeiçoamento dos eletrodomésticos e máquinas agrícolas. 
Feedback 
A resposta correta é: O desenvolvimento de novos produtos, como os alimentos industrializados, corantes 
artificiais e fertilizantes.. 
Questão 9 
Não respondido 
Marcar questão 
Texto da questão 
A Primeira Guerra Mundial se iniciou em 1914 com a declaração de guerra do Império Austro-Húngaro 
contra a Sérvia e terminou em 1918, com um acordo de paz firmado pela Alemanha. Somente em combate, 
esse confronto deixou mais de 10 milhões de mortos. A respeito das alianças firmadas durante esse período, 
qual das alternativas abaixo é a correta? 
Escolha uma: 
a. Os Estados Unidos formaram aliança com a Alemanha em 1917. 
b. Os países asiáticos que se aliaram à Alemanha foram Coreia e Japão. 
c. A Itália recuou e não aderiu à guerra para evitar confronto com a poderosa França. 
d. A Tríplice Aliança era inicialmente formada por Alemanha, Áustria, Hungria e Itália. 
e. A Tríplice Entente era composta pela França e a Rússia. 
Feedback 
A resposta correta é: A Tríplice Aliança era inicialmente formada por Alemanha, Áustria, Hungria e Itália.. 
Questão 10 
Não respondido 
Marcar questão 
Texto da questão 
A respeito da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), julgue as afirmativas a seguir: 
I. O ataque japonês à base de Pearl Habor levou os EUA a entrarem na guerra ao lado dos aliados. 
II. O início da guerra ocorreu com os exércitos alemães invadindo a Polônia. 
III. Essa guerra foi marcada pelas bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki. 
IV. A guerra iniciou-se após a invasão da Alemanha no território soviético. 
V. Em 1940, a Alemanha invade a França. A seguir, marque a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Escolha uma: 
a. F, F, V, F, V. 
b. V, V, V, F, F. 
c. V, F, V, F, V. 
d. V, F, F, V, F. 
e. V, V, V, F, V. 
Feedback 
A resposta correta é: V, V, V, F, V.. 
Fixação 3 
“Princípios como o do livre mercado, a livre-iniciativa, a manutenção de um Estado mínimo, modernização 
tecnológica e a supremacia da cultura americana – entendida como cultura dominante e hegemônica – 
constituem o eixo do novo sistema mundial proveniente da superação do modelo criado em razão da guerra 
fria. As vantagens inerentes a esse sistema em contraposição às dos anteriores correspondem à visão otimista 
da globalização. Não resta dúvida de que Friedman soube muito bem captar esses sinais como pontos 
essenciais e positivos para a nova ordem proveniente da superação da etapa da guerra fria”. VICENTE, 
Maximiliano Martin. História e comunicação na ordem internacional. São Paulo: Editora UNESP, 2009, p. 
132. Identifique a qual modelo econômico em vigor no século XX o texto acima faz referência 
Escolha uma: 
a. Economia de Guerra 
b. Neoliberalismo 
c. Liberalismo Clássico 
d. Keynesianismo 
e. Socialismo 
Feedback 
A resposta correta é: Neoliberalismo. 
Questão 2 
Não respondido 
Marcar questão 
Texto da questão 
Leia atentamente o texto abaixo que se refere ao lançamento do "Plano Marshall". "Três meses após o 
discurso que definia 'a doutrina Truman', a oração capital pronunciada na Universidade de Harvard pelo 
Secretário de Estado norte-americano, o General Marshall, no começo de julho de 1947, marca uma data 
importante na evolução das relações internacionais, não só das relações entre Estados Unidos e a Europa, 
mas também das relações entre as duas partes do continente europeu." René Rémond, O SÉCULO XX: de 
1914 aos nossos dias. São Paulo: Editora Cultrix, p. 24 Assinale a alternativa que interpreta corretamente o 
que foi o Plano Marshall: 
Escolha uma: 
a. O plano Marshall era um programa de financiamento cujo objetivo era auxiliar a reconstrução da 
Europa após a Segunda Guerra Mundial. 
b. O plano Marshall era um acordo de paz entre os Estados Unidos e a União Soviética que simbolizava 
o fim da Guerra Fria. 
c. O plano Marshall era um programa de ajuda financeira destinado a países de ocupação soviética como 
a Polônia e a Tchecoslováquia 
d. O plano Marshall era um programa financiado pelos Estados Unidos para perseguir os comunistas na 
Europa. 
e. O plano Marshall era uma declaração de guerra dos Estados Unidos contra a Europa por causa da 
Primeira Guerra Mundial. 
Feedback 
A resposta correta é: O plano Marshall era um programa de financiamento cujo objetivo era auxiliar a 
reconstrução da Europa após a Segunda Guerra Mundial.. 
Questão 3 
Não respondido 
Marcar questão 
Texto da questão 
A II Guerra Mundial, ocorridaentre 1939 e 1945, marcou a derrota do nazismo/fascismo e a origem de uma 
nova ordem mundial. A respeito desse conflito e de seus antecedentes, assinale (V) para o que for correto (F) 
para o que for falso. 
( ) I. Oficialmente a II Guerra Mundial teve início com a invasão da Polônia pela Alemanha e com a 
declaração de guerra por parte da Inglaterra e da França aos germânicos. 
( ) II. Assim como já havia acontecido na Primeira Guerra, os conflitos armados da Segunda Guerra 
aconteceram somente na Europa 
( ) III. A entrada efetiva dos Estados Unidos no conflito se deu logo após o ataque nipônico à base militar de 
Pearl Harbor, no Havaí. 
( ) IV. A aliança entre a Alemanha nazista de Hitler e a União Soviética comunista de Stalin só foi desfeita 
após o final do conflito e da tomada de Moscou pelos norte-americanos. Qual alternativa abaixo traz a 
avaliação correta das proposições acima? 
Escolha uma: 
a. F,F,V,F 
b. V,V,V,F 
c. F,V,V,F 
d. V,F,V,F 
e. V,F,F,F 
Feedback 
A resposta correta é: V,F,V,F. 
Questão 4 
Não respondido 
Marcar questão 
Texto da questão 
Leia atentamente o documento histórico abaixo que se refere ao movimento operário conhecido como 
ludismo: “Só quebraram as armações dos que tinham reduzido o valor dos salários dos empregados; os que 
não tinham abaixado o valor, ficaram com suas armações intactas; num estabelecimento, na noite passada, 
quebraram quatro entre seis armações; as outras duas, que pertenciam a mestres que não tinham abaixado 
seus salários, não mexeram nelas” (Leeds Mercury). THOMPSON, E.P. A formação da classe operária 
inglesa: a árvore da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987, p. 12 Qual alternativa abaixo apresenta a 
interpretação correta sobre o ludismo? 
Escolha uma: 
a. O ludismo era um movimento operário que destruía as máquinas dos patrões que praticavam a 
diminuição dos salários. 
b. O ludismo era um movimento operário que era contrário a existência do Estado e de qualquer 
autoridade política. 
c. O ludismo era um movimento operário que propunha a negociação pacífica com os patrões em busca 
de melhores condições de trabalho. 
d. O ludismo era um movimento operário que destruía as máquinas de todos os patrões e por isso era 
considerado como um movimento anti-moderno. 
e. O ludismo era um movimento operário que defendia o cumprimento da carta do povo que defendia 
que os parlamentares recebessem salário. 
Feedback 
A resposta correta é: O ludismo era um movimento operário que destruía as máquinas dos patrões que 
praticavam a diminuição dos salários.. 
Questão 5 
Não respondido 
Marcar questão 
Texto da questão 
Sobre o Manifesto Comunista, assinale a alternativa correta: (p. 19-23) 
Escolha uma: 
a. Lançado ainda em 1848, foi amplamente conhecido e lido pelos líderes operários desde o início. 
b. Foi escrito por Karl Marx e Friedrich Engels, em 1848, com o objetivo de sistematizar os direitos 
trabalhistas e consolidar as leis de trabalho francesas. 
c. Foi um livro de propaganda nacionalista que visava, dentre outros objetivos, difundir princípios e 
valores patrióticos entre os trabalhadores alemães. 
d. Com o surgimento de sindicatos e organizações de trabalhadores a partir de 1830, a França começou a 
ver os operários como grupos. O Manifesto Comunista foi um livro que reuniu ideias a respeito da luta de 
classes e incentivou os trabalhadores a se organizar e a lutar por melhores condições de vida e de trabalho. 
e. Foi escrito por Karl Marx e Friedrich Engels, em 1848, com o objetivo de difundir a melhoria das 
condições de vida e de trabalho com o advento da industrialização moderna. 
Feedback 
A resposta correta é: Com o surgimento de sindicatos e organizações de trabalhadores a partir de 1830, a 
França começou a ver os operários como grupos. O Manifesto Comunista foi um livro que reuniu ideias a 
respeito da luta de classes e incentivou os trabalhadores a se organizar e a lutar por melhores condições de 
vida e de trabalho.. 
Questão 6 
Não respondido 
Marcar questão 
Texto da questão 
Sobre Napoleão Bonaparte, analise as sentenças abaixo: 
I. A alta burguesia, cansada da instabilidade francesa após a revolução, deu apoio ao general Napoleão 
Bonaparte para que ele tomasse o poder junto a um exército treinado e que acreditava estar resolvendo os 
impasses franceses. 
II. Implantou o Código Civil Napoleônico que significou a consolidação das conquistas revolucionárias ao 
mesmo tempo em que fazia concessões à alta burguesia francesa. 
III.Com um exército profissional empreendeu várias campanhas militares de conquista de países europeus o 
que trouxe à França riquezas e novos territórios. 
IV. Simpatizante dos jacobinos, instalou uma Ditadura dos sans-culottes, extinguiu a propriedade privada e 
realizou a primeira reforma agrária da história moderna. 
As afirmações corretas quanto a Napoleão Bonaparte encontram-se nas alternativas: 
Escolha uma: 
a. I e IV. 
b. I, II e III. 
c. Somente na IV. 
d. Somente na III. 
e. I, III e IV. 
Feedback 
Sua resposta está incorreta. 
A resposta correta é: I, II e III.. 
Questão 7 
Não respondido 
Marcar questão 
Texto da questão 
Sobre a situação dos operários que viviam a Revolução Industrial, assinale a alternativa correta: 
Escolha uma: 
a. Foram estimulados a permanecer em suas pequenas propriedades e instalar pequenas fábricas nas 
quais trabalhavam quando tinham vontade. . 
b. Eram incentivados a ter autonomia e possuir um negócio próprio, diferente dos trabalhadores 
medievais que eram verdadeiras marionetes sem nenhuma iniciativa. . 
c. Na fábrica, a hierarquia, a disciplina, a vigilância e outras formas de controle foram abolidas, pois o 
capitalismo representava um novo mundo. 
d. Viviam muito bem pois o modo de produção capitalista, no início do século dezenove, trouxe 
inúmeras vantagens como: assistência médica, condições de trabalho saudáveis e moradias adequadas e com 
conforto. 
e. Viviam o trabalho árduo nas fábricas, com jornadas controladas pelo relógio, sem direitos e com o 
valor do seu trabalho muito abaixo do mínimo para sobreviver. 
Feedback 
A resposta correta é: Viviam o trabalho árduo nas fábricas, com jornadas controladas pelo relógio, sem 
direitos e com o valor do seu trabalho muito abaixo do mínimo para sobreviver.. 
Questão 8 
Não respondido 
Marcar questão 
Texto da questão 
Sobre o liberalismo, analise as sentenças abaixo: (p.15) 
I.Surgiu no século XVIII a partir do Iluminismo, teve seu auge no século XIX e pode ser dividido em 
liberalismo econômico e liberalismo político. 
II.Vigorou principalmente na Europa ocidental e na América Latina até o período do entre guerras, quando 
sofreu severa crise com os regimes fascistas, ressurgindo no último quartel do século XX, revitalizado na 
teoria político-econômica do neoliberalismo. 
III.Tem como uma das características mais marcantes a forte intervenção do Estado na economia, tanto 
como regulador como produtor de mercadorias e serviços. 
IV.O liberalismo político tem como origem histórica o Absolutismo e o Mercantilismo e expandiu-se pelo 
mundo com as grandes navegações. 
As afirmações corretas quanto ao liberalismo encontram-se nas alternativas: 
Escolha uma: 
a. I, III e IV. 
b. I, II, III e IV. 
c. I e II. 
d. I, II e III. 
e. I e IV. 
Feedback 
A resposta correta é: I e II.. 
Questão 9 
Não respondido 
Marcar questão 
Texto da questão 
Sobre a predominância da Europa sobre o resto do mundo, no início do século XX, analise as sentenças 
abaixo: (p. 49-50) 
I.Em 1913, a Europa contava com uma população de 460 milhões de indivíduos, o que representava26% 
dos habitantes do planeta e que aumentava continuamente. 
II.Tendo sido o local de nascimento da Revolução Industrial (1760), a Europa, ainda no início do século XX, 
concentra a maior parte do total das exportações mundiais de produtos industrializados (62%). 
III.O volume de capitais europeus investidos em países estrangeiros também é um indicador da 
preponderância econômica e financeira da Europa.no início do século XX. 
IV.Somente os Estados Unidos se igualavam à Europa em termos de bancos e instituições financiadoras de 
atuação global. As afirmações corretas quanto à predominância da Europa sobre o resto do mundo, no início 
do século XX, encontram-se nas alternativas: 
Escolha uma: 
a. I, II, III e IV 
b. I, III e III (CORRETA) 
c. I e IV 
d. Somente na IV 
e. Somente na III 
Feedback 
A resposta correta é: I, III e III (CORRETA). 
Questão 10 
Não respondido 
Marcar questão 
Texto da questão 
Sobre o mundo no alvorecer do século XX, assinale a alternativa correta: (p. 50-53) 
Escolha uma: 
a. Apesar de colonizar o mundo todo, os países europeus não se industrializaram e a disseminação dos 
processos industriais continuou sendo monopólio da Grã-Bretanha. 
b. O papel central desempenhado pela Europa nas relações internacionais é realçado pelo fato de o 
continente ser sede das principais potências imperialistas. O maior desses impérios da época – ou de 
qualquer outra – sem dúvida era o britânico. 
c. Do outro lado do mundo, a China e a Índia, que até pouco tempo atrás mantinham seus portos 
fechados sem qualquer contato com o estrangeiro, passavam por um acelerado processo de modernização. 
d. O único continente não colonizado e explorado pelas potências imperialistas foi a África. 
e. O mundo ocidental teve que esperar até o final da II Guerra Mundial, em 1945, para assistir a uma 
notável mudança nas bases tecnológicas e energéticas até então vigentes no processo de industrialização, 
bem como na aplicação da ciência e tecnologia aos processos econômicos 
Feedback 
A resposta correta é: O papel central desempenhado pela Europa nas relações internacionais é realçado pelo 
fato de o continente ser sede das principais potências imperialistas. O maior desses impérios da época – ou 
de qualquer outra – sem dúvida era o britânico.. 
“O imperialismo surgiu quando a classe detentora da produção capitalista rejeitou as fronteiras nacionais 
como barreira à expansão econômica. A burguesia ingressou na política por necessidade econômica: como 
não desejava abandonar o sistema capitalista, cuja lei básica é o constante crescimento econômico, a 
burguesia tinha de impor essa lei aos governos, para que a expansão se tornasse o objetivo final da política 
externa” ARENDT, Hannah. As origens do totalitarismo. São Paulo: Companhia das letras, 1989, p. 156. 
Segundo o trecho acima qual relação existe entre o imperialismo e o capitalismo? 
Escolha uma: 
a. O imperialismo está ligado ao capitalismo porque buscava aumentar o lucro dos trabalhadores das 
novas colônias europeias na África 
b. O imperialismo é resultado dos interesses capitalistas de expandir o mercado e aumentar o lucro da 
burguesia. 
c. O imperialismo é a causa do capitalismo e foi importante para o início da primeira revolução industrial 
na Inglaterra 
d. O imperialismo não tinha qualquer motivação econômica e por isso não pode ser relacionado ao 
capitalismo 
e. O imperialismo está ligado ao capitalismo e mostra que a economia é autônoma sem nenhuma 
influência política. 
Feedback 
A resposta correta é: O imperialismo é resultado dos interesses capitalistas de expandir o mercado e 
aumentar o lucro da burguesia.. 
Questão 2 
Não respondido 
Marcar questão 
Texto da questão 
“O modelo de produção em massa de Henry Ford espalhou-se para indústrias do outro lado dos oceanos, 
enquanto nos EUA o princípio fordista ampliava-se para novos tipos de produção, da construção de 
habitações à chamada junk food (O McDonald‟s foi uma história de sucesso do pós-guerra”. HOBSBAWM, 
Eric. Era dos extremos: o breve século XX 1914-1991. 2ªedição. 38ª reimpressão. São Paulo: Companhia 
das Letras, 2008, p. 259. Assinale a alternativa que interpreta corretamente o fordismo 
Escolha uma: 
a. O fordismo é marcado pelo analista de movimentos que fica responsável por controlar o tempo gasto e 
punir o baixo desempenho 
b. O fordismo é marcado pela autonomia do trabalhador que podia trabalhar em várias funções da cadeia 
produtiva. 
c. O fordismo era marcado pelo sistema de recompensa à produção e punição à baixa produtividade dos 
funcionários. 
d. O fordismo é marcado pela linha de montagem na qual cada trabalhador é responsável por apenas uma 
função. 
e. O fordismo é marcado pela flexibilidade pois a produção é feita sob medida da demanda do mercado 
Feedback 
A resposta correta é: O fordismo é marcado pela linha de montagem na qual cada trabalhador é responsável 
por apenas uma função.. 
Questão 3 
Não respondido 
Marcar questão 
Texto da questão 
“Após a guerra, o „pleno emprego‟, ou seja, a eliminação do desemprego em massas, tornou-se a pedra 
fundamental da política econômica nos países de capitalismo democrático reformado, cujo mais famoso 
profeta e pioneiro, embora não o único, foi o economista britânico John Maynard Keynes (1881-1946)”. 
HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve século XX. 1914-1991. . 2ªedição. 38ª reimpressão. São 
Paulo: Companhia das Letras, 2008, p. 99-100. Assinale a alternativa que explica corretamente as medidas 
de John Maynard Keynes para gerar o Estado de bem-estar social 
Escolha uma: 
a. O Estado deve extinguir a democracia e ser a única instituição a regular a economia e a política por 
meio de decretos 
b. O Estado deve intervir na economia garantindo os serviços básicos (educação, saúde, transporte, etc) e 
buscando a distribuição de renda. 
c. Estado deve se concentrar em estimular as privatizações dos serviços básicos e da previdência social. 
d. O Estado deve deixar a economia funcionar por si mesma de acordo com a lei da oferta e da demanda, 
ou seja, ele não deve intervir na economia. 
e. O Estado deve comandar a revolução socialista e extinguir a propriedade privada de todos os meios de 
produção. 
Feedback 
A resposta correta é: O Estado deve intervir na economia garantindo os serviços básicos (educação, saúde, 
transporte, etc) e buscando a distribuição de renda.. 
Questão 4 
Não respondido 
Marcar questão 
Texto da questão 
Leia atentamente o texto abaixo: “ A democracia representativa tomou-se para os social-democratas 
simultaneamente o meio e o fim, o veículo para o socialismo e a forma política da futura sociedade 
socialista, simultaneamente a estratégia e o programa, instrumental e pré-figurativo” PRZEWORSKI, Adam. 
A social-democracia como fenômeno histórico. Lua nova, São Paulo, vol. 4, n.3, p. 47. Assinale a 
alternativa abaixo que apresenta a interpretação correta sobre a social-democracia. 
Escolha uma: 
a. A social-democracia busca a implantação de eleições democráticas em países que já são socialistas. 
b. A social-democracia busca implantar alguns princípios socialistas por meio da vitória nas eleições 
democráticas e não pela revolução. 
c. A social-democracia defende o fim do Estado e de qualquer tipo de autoridade existente no campo 
político. 
d. A social-democracia surgiu após o fim da União Soviética em 1989 e fez sucesso nos Estados Unidos 
nos anos 1990. 
e. A social-democracia é o setor mais radical do socialismo pois defende que apenas com o fim da 
democracia e a revolução socialista é possível derrotar o capitalismo. 
Feedback 
A resposta correta é: A social-democracia busca implantar algunsprincípios socialistas por meio da vitória 
nas eleições democráticas e não pela revolução.. 
Questão 5 
Não respondido 
Marcar questão 
Texto da questão 
“A globalização não é o resultado de apenas uma ação, como ligar a luz ou dar a partida no carro. Ela é um 
processo histórico que, embora tenha sido muito acelerado nos últimos dez anos, reflete uma transformação 
incessante. Não é nada evidente, portanto, em que momento podemos dizer que esse processo chegou ao fim 
e pode ser considerado encerrado. Isso se deve sobretudo ao fato de que, sua essência é a expansão. 
Ninguém discute que a globalização, em especial no campo da economia, avançou de maneira tão 
espetacular que hoje não se pode mais falar de uma divisão internacional do trabalho” HOBSBAWM, Eric. 
O novo século: entrevista a Antonio Polito. São Paulo: Companhia das Letras, 2009, p. 61 (Texto adaptado). 
Assinale a alternativa que apresenta a alternativa correta sobre a globalização. 
Escolha uma: 
a. A globalização é um processo histórico que envolve a maior expansão e integração, sobretudo no 
campo da economia. 
b. A globalização é o nome do processo de internacionalização da revolução comunista no século XX. 
c. A globalização é um processo que teve seu início somente no século XXI com o advento da internet e 
redes sociais. 
d. A globalização é um conceito que pode ser aplicado somente ao contexto das grandes navegações no 
século XVI. 
e. A globalização é um processo que significou o fim de todos os estados nacionais no campo político e 
diplomático. 
Feedback 
A resposta correta é: A globalização é um processo histórico que envolve a maior expansão e integração, 
sobretudo no campo da economia.. 
Questão 6 
Não respondido 
Marcar questão 
Texto da questão 
Sobre a Convenção Nacional, fase do governo revolucionário, assinale a alternativa correta: (p. 13) 
Escolha uma: 
a. Foi a fase do governo, organizada após a morte de Luís XVI, liderada pelos jacobinos, grupo político 
formado pela pequena burguesia e sans-culottes. 
b. Os jacobinos tinham um caráter moderado e defendiam o retorno da monarquia constitucional. 
c. Foi a fase do governo, organizada após a morte de Luís XVI, liderada pelos girondinos. 
d. Os jacobinos, grupo conservador – criaram novos impostos sobre os pobres entre 1793 e 1794, 
envolveram-se com esquemas de corrupção, e tinham amplo apoio das elites. 
e. Foi no período jacobino que houve a propagação de ideais franceses relativos ao Antigo Regime e o 
retorno aos privilégios da nobreza feudal. 
Feedback 
A resposta correta é: Foi a fase do governo, organizada após a morte de Luís XVI, liderada pelos jacobinos, 
grupo político formado pela pequena burguesia e sans-culottes.. 
Questão 7 
Não respondido 
Marcar questão 
Texto da questão 
Sobre Napoleão Bonaparte, analise as sentenças abaixo: (p. 14 a 16) 
I.A alta burguesia, cansada da instabilidade francesa após a revolução, deu apoio ao general Napoleão 
Bonaparte para que ele tomasse o poder junto a um exército treinado e que acreditava estar resolvendo os 
impasses franceses. 
II.Implantou o Código Civil Napoleônico que significou a consolidação das conquistas revolucionárias ao 
mesmo tempo em que fazia concessões à alta burguesia francesa. 
III.Com um exército profissional empreendeu várias campanhas militares de conquista de países europeus o 
que trouxe à França riquezas e novos territórios. 
IV.Simpatizante dos jacobinos, instalou uma Ditadura dos sans-culottes, extinguiu a propriedade privada e 
realizou a primeira reforma agrária da história moderna. #I. Correta, II. Correta, III. Correta, 
IV.INCORRETA. Napoleão Bonaparte jamais foi simpatizante dos jacobinos, pelo contrário, enquanto 
militar ajudou a reprimir as manifestações populares. Seu governo marca a ascensão da alta burguesia, 
concessões à Igreja Católica e o restabelecimento da “ordem” que se acreditava tinha sido perdida. Por outro 
lado, expandiu alguns ideais da Revolução Francesa a todo continente europeu e empreendeu reformas que 
consolidaram o poder da burguesia francesa. As afirmações corretas quanto a Napoleão Bonaparte 
encontram-se nas alternativas: 
Escolha uma: 
a. I e IV 
b. I, II e III 
c. I, III e IV 
d. Somente na IV 
e. Somente na III 
Feedback 
As respostas corretas são: I e IV, I, III e IV, I, II e III, Somente na IV, Somente na III 
Questão 8 
Não respondido 
Marcar questão 
Texto da questão 
As afirmações corretas quanto a Napoleão Bonaparte encontram-se nas alternativas: 
Escolha uma: 
a. Somente na III. 
b. Somente na IV. 
c. I, II e III. 
d. I, III e IV. 
e. I e IV. 
Feedback 
Sua resposta está incorreta. 
As respostas corretas são: I e IV., I, III e IV., I, II e III., Somente na IV., Somente na III. 
Questão 9 
Não respondido 
Marcar questão 
Texto da questão 
Sobre a Primeira Guerra Mundial assinale a alternativa correta: (p. 63-70) 
Escolha uma: 
a. Foi o resultado da expansão norte-americana em busca de novos mercados para os seus produtos, 
principalmente os países europeus. 
b. A guerra ocorreu entre dois grupos: os aliados, formados pela Inglaterra, França, Rússia e Estados 
Unidos e os países do Eixo, formado pela Alemanha, Itália e Japão. INCORRETA. Duas grandes alianças 
antagônicas entre si travaram a Primeira Guerra Mundial. De um lado, os Aliados (Entente): França, Rússia, 
Grã-Bretanha e, em 1915, a Itália (que repudiou seu acordo anterior com alemães e austro-húngaros) e os 
EUA (em 1917). De outro, a Alemanha, a Áustria-Hungria e (a partir de setembro de 1914) o Império 
Otomano, que constituíam as assim chamadas “Potências Centrais”. 
c. Por se tratar de uma guerra que envolveu equipamentos militares modernos e exércitos profissionais, o 
número de mortos, civis e militares, foi bem menos do que as guerras anteriores. 
d. Foi um conflito que envolveu a maioria dos países europeus menos a Grã-Bretanha que, detentora do 
maior império colonial já visto na história, pretendia manter-se distante da guerra. 
e. Foi o resultado de um desequilíbrio geopolítico entre as potências européias com a unificação da 
Alemanha e a desintegração do Império Austro-Húngaro. 
Feedback 
A resposta correta é: Foi o resultado de um desequilíbrio geopolítico entre as potências européias com a 
unificação da Alemanha e a desintegração do Império Austro-Húngaro.. 
Questão 10 
Não respondido 
Marcar questão 
Texto da questão 
Sobre a predominância da Europa sobre o resto do mundo, no início do século XX, analise as sentenças 
abaixo: (p. 49-50) 
I.Em 1913, a Europa contava com uma população de 460 milhões de indivíduos, o que representava 26% 
dos habitantes do planeta e que aumentava continuamente. 
II.Tendo sido o local de nascimento da Revolução Industrial (1760), a Europa, ainda no início do século XX, 
concentra a maior parte do total das exportações mundiais de produtos industrializados (62%). 
III.O volume de capitais europeus investidos em países estrangeiros também é um indicador da 
preponderância econômica e financeira da Europa.no início do século XX. 
IV.Somente os Estados Unidos se igualavam à Europa em termos de bancos e instituições financiadoras de 
atuação global. As afirmações corretas quanto à predominância da Europa sobre o resto do mundo, no início 
do século XX, encontram-se nas alternativas: 
Escolha uma: 
a. Somente na IV 
b. I e IV 
c. I, III e III (CORRETA) 
d. Somente na III 
e. I, II, III e IV 
Feedback 
A resposta correta é: I, III e III (CORRETA). 
Leia atentamente o documento histórico abaixo que se refere ao movimento operário conhecido como 
ludismo: “Só quebraram as armações dos que tinham reduzido ovalor dos salários dos empregados; os que 
não tinham abaixado o valor, ficaram com suas armações intactas; num estabelecimento, na noite passada, 
quebraram quatro entre seis armações; as outras duas, que pertenciam a mestres que não tinham abaixado 
seus salários, não mexeram nelas” (Leeds Mercury). THOMPSON, E.P. A formação da classe operária 
inglesa: a árvore da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987, p. 12 Qual alternativa abaixo apresenta a 
interpretação correta sobre o ludismo? 
Escolha uma: 
a. O ludismo era um movimento operário que destruía as máquinas dos patrões que praticavam a 
diminuição dos salários. 
b. O ludismo era um movimento operário que defendia o cumprimento da carta do povo que defendia 
que os parlamentares recebessem salário. 
c. O ludismo era um movimento operário que destruía as máquinas de todos os patrões e por isso era 
considerado como um movimento anti-moderno. 
d. O ludismo era um movimento operário que propunha a negociação pacífica com os patrões em busca 
de melhores condições de trabalho. 
e. O ludismo era um movimento operário que era contrário a existência do Estado e de qualquer 
autoridade política. 
Feedback 
A resposta correta é: O ludismo era um movimento operário que destruía as máquinas dos patrões que 
praticavam a diminuição dos salários.. 
Questão 2 
Não respondido 
Marcar questão 
Texto da questão 
Leia atentamente o texto abaixo: “ A democracia representativa tomou-se para os social-democratas 
simultaneamente o meio e o fim, o veículo para o socialismo e a forma política da futura sociedade 
socialista, simultaneamente a estratégia e o programa, instrumental e pré-figurativo” PRZEWORSKI, Adam. 
A social-democracia como fenômeno histórico. Lua nova, São Paulo, vol. 4, n.3, p. 47. Assinale a 
alternativa abaixo que apresenta a interpretação correta sobre a social-democracia. 
Escolha uma: 
a. A social-democracia surgiu após o fim da União Soviética em 1989 e fez sucesso nos Estados Unidos 
nos anos 1990. 
b. A social-democracia busca a implantação de eleições democráticas em países que já são socialistas. 
c. A social-democracia busca implantar alguns princípios socialistas por meio da vitória nas eleições 
democráticas e não pela revolução. 
d. A social-democracia é o setor mais radical do socialismo pois defende que apenas com o fim da 
democracia e a revolução socialista é possível derrotar o capitalismo. 
e. A social-democracia defende o fim do Estado e de qualquer tipo de autoridade existente no campo 
político. 
Feedback 
A resposta correta é: A social-democracia busca implantar alguns princípios socialistas por meio da vitória 
nas eleições democráticas e não pela revolução.. 
Questão 3 
Não respondido 
Marcar questão 
Texto da questão 
“Após a guerra, o „pleno emprego‟, ou seja, a eliminação do desemprego em massas, tornou-se a pedra 
fundamental da política econômica nos países de capitalismo democrático reformado, cujo mais famoso 
profeta e pioneiro, embora não o único, foi o economista britânico John Maynard Keynes (1881-1946)”. 
HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve século XX. 1914-1991. . 2ªedição. 38ª reimpressão. São 
Paulo: Companhia das Letras, 2008, p. 99-100. Assinale a alternativa que explica corretamente as medidas 
de John Maynard Keynes para gerar o Estado de bem-estar social 
Escolha uma: 
a. Estado deve se concentrar em estimular as privatizações dos serviços básicos e da previdência social. 
b. O Estado deve extinguir a democracia e ser a única instituição a regular a economia e a política por 
meio de decretos 
c. O Estado deve intervir na economia garantindo os serviços básicos (educação, saúde, transporte, etc) e 
buscando a distribuição de renda. 
d. O Estado deve comandar a revolução socialista e extinguir a propriedade privada de todos os meios de 
produção. 
e. O Estado deve deixar a economia funcionar por si mesma de acordo com a lei da oferta e da demanda, 
ou seja, ele não deve intervir na economia. 
Feedback 
A resposta correta é: O Estado deve intervir na economia garantindo os serviços básicos (educação, saúde, 
transporte, etc) e buscando a distribuição de renda.. 
Questão 4 
Não respondido 
Marcar questão 
Texto da questão 
“O imperialismo surgiu quando a classe detentora da produção capitalista rejeitou as fronteiras nacionais 
como barreira à expansão econômica. A burguesia ingressou na política por necessidade econômica: como 
não desejava abandonar o sistema capitalista, cuja lei básica é o constante crescimento econômico, a 
burguesia tinha de impor essa lei aos governos, para que a expansão se tornasse o objetivo final da política 
externa” ARENDT, Hannah. As origens do totalitarismo. São Paulo: Companhia das letras, 1989, p. 156. 
Segundo o trecho acima qual relação existe entre o imperialismo e o capitalismo? 
Escolha uma: 
a. O imperialismo é a causa do capitalismo e foi importante para o início da primeira revolução industrial 
na Inglaterra 
b. O imperialismo não tinha qualquer motivação econômica e por isso não pode ser relacionado ao 
capitalismo 
c. O imperialismo está ligado ao capitalismo e mostra que a economia é autônoma sem nenhuma 
influência política. 
d. O imperialismo é resultado dos interesses capitalistas de expandir o mercado e aumentar o lucro da 
burguesia. 
e. O imperialismo está ligado ao capitalismo porque buscava aumentar o lucro dos trabalhadores das 
novas colônias europeias na África 
Feedback 
A resposta correta é: O imperialismo é resultado dos interesses capitalistas de expandir o mercado e 
aumentar o lucro da burguesia.. 
Questão 5 
Não respondido 
Marcar questão 
Texto da questão 
Sobre a Revolução Francesa, assinale a alternativa correta: (p. 9-10) 
Escolha uma: 
a. Sempre ocorreram na história francesa levantes como o Grande Medo ou a Tomada da Bastilha, 
acontecimentos nos quais o povo tomou diversas propriedades particulares e públicas, representando o 
desejo de mudança. 
b. A Revolução Francesa, devido ao período conturbado após 1789 e pela pluralidade de questões 
sociais, acabou por dar um sentido político ao conceito de liberdade 
c. O marco da Revolução Francesa é 1789, ano da tomada de Versalhes, de Paris e dos principais centros 
e instituições representantes do Antigo Regime e da monarquia. 
d. O clero – que promoveu ideologicamente esses acontecimentos e que se via como classe – logo tomou 
a direção e manipulou o sentido de liberdade e de igualdade da Revolução. 
e. O espaço criado pela burguesia e pela luta do povo logo após a Revolução Francesa, foi utilizado 
tendo-se em vista um caráter prioritário de questões sociais, cujo objetivo não foi uma política que 
defendesse a segurança social, mas a liberdade, algo inexistente no Antigo Regime. 
Feedback 
A resposta correta é: O marco da Revolução Francesa é 1789, ano da tomada de Versalhes, de Paris e dos 
principais centros e instituições representantes do Antigo Regime e da monarquia.. 
Questão 6 
Não respondido 
Marcar questão 
Texto da questão 
Sobre a situação dos operários que viviam a Revolução Industrial, assinale a alternativa correta: 
Escolha uma: 
a. Viviam muito bem pois o modo de produção capitalista, no início do século dezenove, trouxe 
inúmeras vantagens como: assistência médica, condições de trabalho saudáveis e moradias adequadas e com 
conforto. 
b. Eram incentivados a ter autonomia e possuir um negócio próprio, diferente dos trabalhadores 
medievais que eram verdadeiras marionetes sem nenhuma iniciativa. . 
c. Na fábrica, a hierarquia, a disciplina, a vigilância e outras formas de controle foram abolidas, pois o 
capitalismo representava um novo mundo. 
d. Viviam o trabalho árduo nasfábricas, com jornadas controladas pelo relógio, sem direitos e com o 
valor do seu trabalho muito abaixo do mínimo para sobreviver. 
e. Foram estimulados a permanecer em suas pequenas propriedades e instalar pequenas fábricas nas 
quais trabalhavam quando tinham vontade. . 
Feedback 
A resposta correta é: Viviam o trabalho árduo nas fábricas, com jornadas controladas pelo relógio, sem 
direitos e com o valor do seu trabalho muito abaixo do mínimo para sobreviver.. 
Questão 7 
Não respondido 
Marcar questão 
Texto da questão 
Sobre Napoleão Bonaparte, analise as sentenças abaixo: 
I. A alta burguesia, cansada da instabilidade francesa após a revolução, deu apoio ao general Napoleão 
Bonaparte para que ele tomasse o poder junto a um exército treinado e que acreditava estar resolvendo os 
impasses franceses. 
II. Implantou o Código Civil Napoleônico que significou a consolidação das conquistas revolucionárias ao 
mesmo tempo em que fazia concessões à alta burguesia francesa. 
III.Com um exército profissional empreendeu várias campanhas militares de conquista de países europeus o 
que trouxe à França riquezas e novos territórios. 
IV. Simpatizante dos jacobinos, instalou uma Ditadura dos sans-culottes, extinguiu a propriedade privada e 
realizou a primeira reforma agrária da história moderna. 
As afirmações corretas quanto a Napoleão Bonaparte encontram-se nas alternativas: 
Escolha uma: 
a. Somente na IV. 
b. I, III e IV. 
c. Somente na III. 
d. I, II e III. 
e. I e IV. 
Feedback 
Sua resposta está incorreta. 
A resposta correta é: I, II e III.. 
Questão 8 
Não respondido 
Marcar questão 
Texto da questão 
Sobre o liberalismo, analise as sentenças abaixo: (p.15) 
I.Surgiu no século XVIII a partir do Iluminismo, teve seu auge no século XIX e pode ser dividido em 
liberalismo econômico e liberalismo político. 
II.Vigorou principalmente na Europa ocidental e na América Latina até o período do entre guerras, quando 
sofreu severa crise com os regimes fascistas, ressurgindo no último quartel do século XX, revitalizado na 
teoria político-econômica do neoliberalismo. 
III.Tem como uma das características mais marcantes a forte intervenção do Estado na economia, tanto 
como regulador como produtor de mercadorias e serviços. 
IV.O liberalismo político tem como origem histórica o Absolutismo e o Mercantilismo e expandiu-se pelo 
mundo com as grandes navegações. 
As afirmações corretas quanto ao liberalismo encontram-se nas alternativas: 
Escolha uma: 
a. I e II. 
b. I, II, III e IV. 
c. I, III e IV. 
d. I, II e III. 
e. I e IV. 
Feedback 
A resposta correta é: I e II.. 
Questão 9 
Não respondido 
Marcar questão 
Texto da questão 
Sobre o mundo no alvorecer do século XX, assinale a alternativa correta: (p. 50-53) 
Escolha uma: 
a. Do outro lado do mundo, a China e a Índia, que até pouco tempo atrás mantinham seus portos 
fechados sem qualquer contato com o estrangeiro, passavam por um acelerado processo de modernização. 
b. O único continente não colonizado e explorado pelas potências imperialistas foi a África. 
c. O mundo ocidental teve que esperar até o final da II Guerra Mundial, em 1945, para assistir a uma 
notável mudança nas bases tecnológicas e energéticas até então vigentes no processo de industrialização, 
bem como na aplicação da ciência e tecnologia aos processos econômicos 
d. O papel central desempenhado pela Europa nas relações internacionais é realçado pelo fato de o 
continente ser sede das principais potências imperialistas. O maior desses impérios da época – ou de 
qualquer outra – sem dúvida era o britânico. 
e. Apesar de colonizar o mundo todo, os países europeus não se industrializaram e a disseminação dos 
processos industriais continuou sendo monopólio da Grã-Bretanha. 
Feedback 
A resposta correta é: O papel central desempenhado pela Europa nas relações internacionais é realçado pelo 
fato de o continente ser sede das principais potências imperialistas. O maior desses impérios da época – ou 
de qualquer outra – sem dúvida era o britânico.. 
Questão 10 
Não respondido 
Marcar questão 
Texto da questão 
Sobre a Primeira Guerra Mundial assinale a alternativa correta: (p. 63-70) 
Escolha uma: 
a. Foi o resultado de um desequilíbrio geopolítico entre as potências européias com a unificação da 
Alemanha e a desintegração do Império Austro-Húngaro. 
b. Foi o resultado da expansão norte-americana em busca de novos mercados para os seus produtos, 
principalmente os países europeus. 
c. A guerra ocorreu entre dois grupos: os aliados, formados pela Inglaterra, França, Rússia e Estados 
Unidos e os países do Eixo, formado pela Alemanha, Itália e Japão. INCORRETA. Duas grandes alianças 
antagônicas entre si travaram a Primeira Guerra Mundial. De um lado, os Aliados (Entente): França, Rússia, 
Grã-Bretanha e, em 1915, a Itália (que repudiou seu acordo anterior com alemães e austro-húngaros) e os 
EUA (em 1917). De outro, a Alemanha, a Áustria-Hungria e (a partir de setembro de 1914) o Império 
Otomano, que constituíam as assim chamadas “Potências Centrais”. 
d. Foi um conflito que envolveu a maioria dos países europeus menos a Grã-Bretanha que, detentora do 
maior império colonial já visto na história, pretendia manter-se distante da guerra. 
e. Por se tratar de uma guerra que envolveu equipamentos militares modernos e exércitos profissionais, o 
número de mortos, civis e militares, foi bem menos do que as guerras anteriores. 
Feedback 
A resposta correta é: Foi o resultado de um desequilíbrio geopolítico entre as potências européias com a 
unificação da Alemanha e a desintegração do Império Austro-Húngaro..

Mais conteúdos dessa disciplina