Buscar

POSTAGEM__1__PEIEC

Prévia do material em texto

LICENCIATURA EM SOCIOLOGIA
PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA X COMUNIDADE (PE:IEC)
POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1
RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA COMUNIDADE
Paulo André Santos Pereira
RA 1882318
UNIP Alphaville (PP)
2019
CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
Identificação 
Escola Estadual Suzana Dias
Avenida Professor Walter Ribas de Andrade, 169 – Centro
Cajamar-SP
Cep: 07750-000
Telefone: (11)4446-6066 / 4446-9008
Email: e005538a@educacao.sp.gov.br
2. Análise crítica do ambiente físico
a) A localização da escola é compatível com o acesso da clientela?
A escola está localizada ao lado da prefeitura, da câmara municipal e de um ginásio de esportes. A clientela, em sua maioria, é composta de alunos do entorno. Uma parte é proveniente de bairros próximos (Ponunduva e Guaturinho). Considerando que estes últimos dispõem de transporte escolar, pode-se dizer que a localização da escola é compatível com o acesso da clientela.
b) O espaço físico da escola está adequado à sua proposta pedagógica?
A escola apresenta um amplo espaço. Poderia ser melhor aproveitado, especificamente algumas salas ociosas que antes eram laboratório de química e sala de artes. A biblioteca poderia ser melhor organizada (pois tem um aspecto de deposito de livros, e não de sala de leitura).
c) A relação entre número de alunos e espaço (área) é adequada nas salas de aula, no pátio, na biblioteca, no laboratório e em outras dependências? 
Novamente considerando que a escola é ampla, há adequação entre estes aspectos.
d) Há salas-ambientes? Elas atingem suas finalidades?
Infelizmente não há salas ambientes. Entretanto, vale destacar que há biblioteca (mesmo que nas condições especificadas na questão anterior), sala de AEE, informática, sala multimidia. 
2.1 Quanto à utilização da biblioteca, do laboratório ou de outras dependências: 
a) Que atividades são desenvolvidas?
Aulas de artes, encontro com colaboradores, ballet, judô, projetos como o abaixo (colcha de retalhos, encontros com colaboradores)
b) Quem utiliza essas dependências e com que frequência? 
A maioria dos professores e alunos utiliza a informática e a biblioteca para atividades de pesquisa, leitura, reuniões.
c) Tais recursos são bem utilizados, atingindo seus objetivos? 
Considerando que toda atividade realizada tem uma finalidade pedagógica, pode-se dizer que sim.
d) Que aspectos mereceriam suas críticas ou elogios?
Merecem elogios os eventos realizados, como o sarau, os teatros, as palestras (principalmente a realizada em parceria com o grupo PHN – Por Hoje Não!, sobre a não drogadição). 
e) Há comentários relevantes sobre outros aspectos?
Atualmente, atende alunos do 6. ao 9. ano do Ensino Fundamental, 1ª. a 3ª. séries do Ensino Médio e EJA (Ensino Médio), distribuídos nos períodos matutino, vespertino e noturno. Em 2018, atende a aproximadamente 800 alunos, provindos da região central e de bairros periféricos. A escola conta com 12 salas de aula (distribuídas em dois prédios distintos), 1 biblioteca, 1 laboratório de informática, 2 quadras poliesportivas, amplo pátio, secretaria, sala de direção, sala de coordenação, sala dos professores, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), almoxarifado, sala de materiais de limpeza, cozinha dos funcionários, banheiro dos funcionários, refeitório dos alunos, banheiros (masculino e feminino), banheiro adequado a alunos com deficiência ou mobilidade reduzida e estacionamento. 
3. Características da gestão escolar
a) Como foi a participação dos vários profissionais da educação na elaboração da proposta pedagógica e do regimento escolar?
Todos os profissionais da educação da referida escola participaram diretamente da elaboração da proposta curricular e do regimento escolar. Além deles, a comunidade também deu uma contribuição importante para a elaboração desses documentos. O conselho escolar se reúne todo o final de bimestre para discutir diversas questões relevantes para o bom funcionamento da escola, sejam questões financeiras, disciplinares, entre outras. A elaboração da proposta pedagógica e do regimento escolar foi feita em conjunto entre escola e comunidade, e tomou-se um cuidado para que se fizesse uma profunda reflexão sobre as reais necessidades da escola e para que esses documentos servissem de apoio a aplicação dos diversos projetos pedagógicos da escola.
b) Existe um conselho de escola ou órgão semelhante? Como funciona? Que decisões relevantes têm tomado? Os alunos participam? E os pais? 
Existe um consel8o consultivo e deliberativo, onde o mesmo foi eleito em assembleia, do qual os pais e alunos participam, que decide sobre caminhos pedagógicos, revisão do projeto político pedagógico. 
c) Documentos como proposta pedagógica, regimento escolar entre outros propiciaram, na sua elaboração, uma reflexão conjunta da comunidade escolar (interna)?
Os professores participaram na elaboração desses documentos, sendo que o trabalho foi promover a construção de estratégias pedagógicas de superação de todas as formas de discriminação, preconceito e e9clusão social, observando os preceitos constitucionais, a legislação educacional e o Estatuto da *criança e do adolescente, com todos os alunos, inclusive dos alunos com necessidades educativas especiais
d) Há comentários relevantes sobre outros aspectos?
O princípio educativo que rege a proposta curricular é a busca do desenvolvimento pleno do aluno e dos educadores nas dimensões do trabalho (fazer), das relações (conviver), e da aprendizagem ao longo da vida (conhecer), tendo como dimensão central o desenvolvimento da autonomia (ser).
4. Organização administrativa e pedagógica
a) Como é a estrutura organizacional da escola (essa pergunta deve ser respondida com a apresentação do organograma)?
Como é uma escola estadual, organiza-se como muitas outras do Estado de São Paulo:
b) Quais os cursos oferecidos, número de classes, horários? Como são tomadas as decisões em relação a esses aspectos e ao calendário escolar?
São classes no ensino fundamental II e médio (regular e EJA), com cerca de 800 alunos, em média 5h de aulas por dia, 35 a 35 alunos por turma.
c) Como tem funcionado o horário destinado à permanência dos professores na escola (horas atividade, reuniões)? Quem coordena esta parte do trabalho?
A permanência dos professores corresponde ao horário de aulas atribuídas a ao horário de ATPC.
d) Como são elaborados os planos de ensino?
São elaborados em dias específicos de Planejamento, previstos em calendário escolar, onde os professores de cada área se reúnem e traçam as metas e os itinerários, respeitando a Proposta Curricular do Estado de São Paulo.
e) Como funciona o sistema de avaliação e recuperação dos alunos?
Atividades específicas das disciplinas, prova global e atividades de recuperação.
f) Como se dá a comunicação da escola com as famílias dos alunos? Há reunião de pais? A comunidade costuma vir à escola? E as informações sobre a aprendizagem dos alunos, como são feitas?
Realizados através de reuniões de pais (bimestrais), reunião de Conselho de Escola (trimestrais). A comunidade participa ativamente, seja na reunião de pais, seja na reunião de Conselho de Escola através dos devidos representantes.
g) Há comentários relevantes sobre outros aspectos?
 Não!
5. Outras atividades desenvolvidas pela escola
a) A escola possui associação de pais e mestres ou equivalente? 
Sim.
b) A escola possui um grêmio estudantil ou equivalente?
Sim.
c) A escola desenvolve programas ou projetos especiais (Escola da Família, clube de mães etc.)? 
Programa Escola da família, aos finais de semana.
d) Há comentários relevantes sobre outros aspectos? 
Não.
e) Levantamento das expectativas dos alunos em relação à escola.
Os alunos têm boas expectativas por uma escola de qualidade. 
CARACTERIZAÇÃO DA COMUNIDADE
Localização geográfica
A EE Suzana Dias é uma escola administrada pelo governo do Estadode São Paulo. Está vinculada à Diretoria de Ensino Regional de Caieiras. Encontra-se na região central do munícipio de Cajamar, Grande São Paulo, há 20 minutos da capital. Possui fácil acesso pela estrada do Limoeiro, próximo a via Anhanguera. Faz divisa com as cidades de São Paulo, Santana de Parnaíba, Jundiaí, Caeiras e franco da Rocha. 
2 Equipamentos sociais
- uma igreja católica;
- um ginásio poliesportivo; 
- a Câmara Municipal de Cajamar;
- Prefeitura Municipal;
- uma escola municipal (EMEB Prof.ª Veneranda de Freitas Pinto);
- uma mineradora (administrada pelo grupo Votorantim);
- uma praça em frente à prefeitura e outra na região central;
- um campo de futebol;
- um posto de saúde;
- área verde predominante.
3. Densidade demográfica do distrito
População: 75.638 pessoas.
Densidade demográfica: 488,18 hab/ km²
4. Perfil econômico da população
A região é considerada carente, mesmo sendo a região central da cidade. Há uma vila próxima à escola, logo atrás da prefeitura, chamada Acampamento Florim. É um “bairro” sem infraestrutura adequada, considerando que as casas foram sendo construídas sem um planejamento adequado do bairro. Tendo em vista que se localiza ao lado da prefeitura, chega a ser algo contraditório, pois poderia estar melhor organizado. Os moradores não têm muitas opções de lazer, tendo em vista que só há a praça e o ginásio poliesportivo.
5. Uso predominante do solo
Misto (comercial e residencial). Há muitas casas residenciais no entorno. Algum comercio. Os destaques estão para a presença da prefeitura municipal, câmara municipal, e para um mineradora (Votorantin), que faz extração de minérios na região.
6. Levantamento das expectativas da comunidade em relação ao trabalho da escola 
Infelizmente, a escola não conta com laboratórios de química e física e também não conta com uma sala específica de artes (tendo em vista a expectativa de muitos alunos por esses ambientes). Até o ano 2017, a escola contava com um consultório odontológico (parceria entre escola e prefeitura de Cajamar). O convênio foi encerrado e, a partir de 2019, a sala utilizada para tal fim será transformada em escritório do GOE (Gerente de Organização Escolar). 
A biblioteca possui um grande acervo de livros, mobiliário de mesas e cadeiras, além de também funcionar como espaço multimídia (com notebook, TV de 60 polegadas, aparelho de som e acesso a internet). Há um professor, em cargo readaptado, responsável especificamente para esse setor.
A sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) funciona desde o início de 2018. Conta com uma professora especialista no atendimento de alunos com dificuldades de aprendizagem, especificamente os que apresentam deficiência intelectual. Os alunos atendidos são aqueles matriculados na própria e outros matriculados em escolas estaduais da cidade de Cajamar/SP que necessitem de tal atendimento, sempre no contraturno das aulas que estejam frequentando. 
As aulas acontecem nos três turnos (manhã, tarde e noite). Das 7h até 12h20, a escola atende alunos matriculados no ensino médio. Das 13h às 18h20, os alunos atendidos são os matriculados no Ensino Fundamental II (6. ao 9. ano). No período noturno, frequentam os alunos de ensino médio (Regular e EJA-Educação de Jovens e Adultos), especificamente aqueles que trabalham em horário útil (no caso do ensino médio regular) e aqueles que já completaram a maioridade (no caso da EJA).
Aos finais de semana, a escola é aberta para receber crianças e jovens da comunidade em atividades recreativas e educacionais através do Programa Escola da Família. 
7-) Anexo
EE SUZANA DIAS

Continue navegando