Buscar

Antropologia Cultural

Prévia do material em texto

Questão 5/5 - Antropologia Cultural
Atente para o seguinte fragmento de texto 
Os viajantes interrompem com frequência a prossecução do seu itinerário para narrar os mirabilia [...]. São narrativas de carácter fabuloso, intrinsecamente associadas aos espaços percorridos. [...] Dão conta de um mundo insólito e desconhecido, mas absolutamente real, pois havia sido visto e experimentado pelos autores/narradores, e maravilhoso, porque se relaciona com aquilo que não é visto e observado quotidiana.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://www2.fcsh.unl.pt/iem/medievalista/MEDIEVALISTA2/medievalista-viagens.htm. Acesso em 31 de janeiro de 2017.
Tomando por referência o livro-base Teoria e Prática em Antropologia sobre o estilo literário característico da Idade Média denominado mirabilias, assinale as assertivas marcando V para verdadeiro e F para falso.
I.  (  ) Caracterizou-se pela técnica de descrição minuciosa da realidade observada.
II. (  ) Destacou-se como estilo literário principalmente após a descoberta do Novo Mundo.
III.(  )  Produzia, a partir da razão, a imagem de um mundo desconhecido
IV. (  ) O texto descrevendo lugares distantes utilizava a imaginação e os valores cristãos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V-F-F-V
	
	B
	V-F-V-V
	
	C
	F-F-F-V
Você acertou!
“Os relatos maravilhosos (mirabilia) se constituíram como forma de escrita literária popularizada durante a Idade Média” (sentença II é falsa, pois o descobrimento do Novo Mundo é posterior a Idade Média). Nesse período, um imaginário geográfico foi construído dentro dos limites da doutrina cristã. Vale lembrar que, nessa época, não havia divisão entre ciência, religião e política; tais esferas eram permeadas uma pela outra, com visível sobreposição da primeira sobre as demais (sentença IV, verdadeira). As mirabilias produziam a imagem de um mundo desconhecido e insólito, em que se via não com os olhos, mas, sobretudo, com a imaginação (portanto, as sentenças I e III também são falsas). (livro-base, p. 63,64).
	
	D
	F-V-V-F
	
	E
	V-V-F-V

Continue navegando