Buscar

Resumo Padronização

Prévia do material em texto

Questão 2/4 - Padronização: Qualidade e Certificação
“Para atingir a qualidade total nas empresas, a padronização é o cerne direcionador das ações, pois é por meio dela que se atinge a previsibilidade e mantêm-se os resultados. É possível complementar ainda, que a padronização é um elemento imprescindível para a garantia dos processos e da qualidade dos produtos”.
Fonte: SILVA, Rosinda Angela. SILVA, Olga Rosa. Qualidade, Padronização e Certificação. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 133-134.
 
ENUNCIADO
                                                                                                                              
A partir das informações apresentadas, redija um texto dissertativo no qual explique a utilidade da padronização e apresente três benefícios qualitativos que a empresa pode obter. 
Nota: 25.0
	A padronização é utilizada cada vez mais como um meio para se alcançar a redução de custo da produção e do produto, mantendo ou melhorando sua qualidade. Os benefícios qualitativos da padronização podem ser:
Uniformidade da produção; 
Registro do conhecimento tecnológico; 
Facilitação da contratação ou venda de tecnologia. 
Facilitar o treinamento da mão de obra, melhorando seu nível técnico; 
Utilização adequada dos recursos (equipamentos, materiais e mão de obra);
(Rota 01 – Tema 03)
Resposta: Ao meu ver Padronizar significa submeter um processo a um determinado modelo ou método. A Padronização busca normatizar e organizar processos de trabalho, afim de aumentar a produtividade e efetivar os lucros. Isso faz com que o produto atenda as expectativas do mercado de maneira mais simples e prática, com menor custo e variação possível. Seus benefícios são: Aumento de produtividade: este é um benefício direto; Reduzir custos: a diminuição de despesas é uma consequência direta da padronização de processos; Utilizar novas tecnologias: a tecnologia mudará a maneira como as empresas se relacionam com clientes, funcionários e concorrentes.
Questão 3/4 - Padronização: Qualidade e Certificação
Segundo Avelino (2005), no livro de Joseph M. Juran “A History of Managing for Quality”, publicado em 1995, o autor fez um resgate histórico da qualidade. Identificou a aplicação dos conceitos de qualidade na China, no Egito, na Grécia, em Roma, na Escandinávia, entre outros. Portanto, qualidade não é novidade, muito menos moda. É sim um conceito milenar sempre presente na história da humanidade.
Descreva o conceito de qualidade:
Nota: 0.0
	Aceitar qualquer resposta semelhantes aos conceitos abaixo:
Juran: "Qualidade é ausência de deficiências" ou seja, quanto menos defeitos, melhor a qualidade.
Feigenbaum: "Qualidade é a correção dos problemas e de suas causas ao longo de toda a série de fatores relacionados com marketing, projetos, engenharia, produção e manutenção, que exercem influência sobre a satisfação do usuário".
Crosby: "Qualidade é a conformidade do produto às suas especificações". As necessidades devem ser especificadas, e a qualidade é possível quando essas especificações são obedecidas sem ocorrência de defeito.
Deming: "Qualidade é tudo aquilo que melhora o produto do ponto de vista do cliente". Deming associa qualidade à impressão do cliente, portanto não é estática. A dificuldade em definir qualidade está na renovação das necessidades futuras do usuário em características mensuráveis, de forma que o produto possa ser projetado e modificado para dar satisfação por um preço que o usuário possa pagar.
Ishikawa: "Qualidade é desenvolver, projetar, produzir e comercializar um produto de qualidade que é mais econômico, mais útil e sempre satisfatório para o consumidor".
(rota da aula 01)
Resposta: Segundo Avelino o conceito de qualidade não é novidade, muito menos moda é, sim, um conceito milenar sempre presente na história da humanidade, porém foi somente no século XX que a qualidade passou a ser efetivamente foco das organizações.
Objetiva
Questão 1/12 - Padronização: Qualidade e Certificação
Determinada empresa, diante da necessidade de identificar soluções para um problema de desempenho de seu principal produto, bastante conhecido por todos os funcionários dos diversos departamentos da organização, resolve aplicar técnicas de geração de ideias (brainstorming e brainwriting). De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
 
( ) É importante escolher um lugar estimulante para a geração de ideias na modalidade brainstorming.
( ) O brainwriting tem a vantagem de diminuir as diferenças entre pessoas mais extrovertidas e das mais introvertidas no momento de expor suas próprias ideias.
( ) Convém escolher um facilitador para o processo de geração de ideia, visando maior produtividade da atividade.
( ) Ideias consideradas absurdas precisam ser filtradas na primeira etapa do brainstorming.
Marque a sequência correta.
Nota: 0.0
	
	A
	V, V, F, F.
	
	B
	V, V, V, F. 
A resposta está na página 98 do livro. O mérito do brainstorming é, justamente, não descartar ideias aparentemente absurdas no momento de geração das ideias: naquela etapa, quantidade é qualidade.
	
	C
	V, F, V, V.
	
	D
	V, F, F, V.
	
	E
	F, F, V, F.
Questão 2/12 - Padronização: Qualidade e Certificação
Planejamento da qualidade. Revisão de novos produtos. Controle de processos. Relatórios de Qualidade. Todos estes elementos representam custos para uma empresa. Segundo o modelo de Feigenbaum, é possível considerar os custos da qualidade segundo quatro categorias.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, os elementos acima identificados são custos...
Nota: 10.0
	
	A
	de prevenção. 
Você acertou!
A resposta está no tema 2 da aula 3. Custos de prevenção são todos os custos incorridos para evitar que as falhas aconteçam.
	
	B
	de avaliação.
	
	C
	de falhas internas.
	
	D
	de falhas externas.
	
	E
	de certificação.
Questão 3/12 - Padronização: Qualidade e Certificação
Considere os seguintes conceitos sobre qualidade apresentados pelas principais autoridades da área:
I. Para Juran, "Qualidade é ausência de deficiências".
II. Para Feigenbaum, “Qualidade é a correção dos problemas e de suas causas ao longo de toda a série de fatores relacionados com marketing, projetos, engenharia, produção e manutenção, que exercem influência sobre a satisfação do usuário."
III. Para Crosby, “Qualidade é a conformidade do produto às suas especificações."
IV. Para Ishikawa, “Qualidade é desenvolver, projetar, produzir e comercializar um produto que priorize o quesito econômico ante os quesitos de utilidade e satisfação do consumidor."
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, são corretas as afirmativas:
Nota: 0.0
	
	A
	Afirmativas I, II e III, apenas.
A resposta está no tema 1 da aula 1. A afirmativa IV é a única incorreta, porque para Ishikawa, os quesitos econômico, de utilidade e de satisfação do consumidor devem ser simultaneamente respeitados.
	
	B
	Afirmativas I, III e IV, apenas.
	
	C
	Afirmativas I e III, apenas.
	
	D
	Afirmativas I, II e IV, apenas.
	
	E
	Afirmativa IV, apenas.
Questão 4/12 - Padronização: Qualidade e Certificação
Qualidade é base para a competitividade das organizações empresariais. Sob esta perspectiva, e de acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
 
( ) A certificação ISO 9001 proporciona que uma empresa tenha seu processo produtivo estruturado dentro do padrão de normas internacionais para qualidade e venda, o que possibilita a realização de exportações. 
( ) A competitividade está diretamente ligada à eficiência empresarial.
( ) Competitividade é a base do sucesso ou fracasso em uma economia fechada / protegida pelo Estado.
( ) A gestão da qualidade melhora a competitividadequando oferece ao mercado produtos sem defeitos, entregas rápidas, por meio de programas operacionais que passam a contribuir plenamente para atender seus consumidores.
Marque a sequência correta.
Nota: 10.0
	
	A
	V, V, V, F.
	
	B
	F, V, V, F.
	
	C
	V, F, V, V.
	
	D
	V, V, F, V.
Você acertou!
A resposta está no tema 5 da aula 3. Competitividade é a base do sucesso ou fracasso em uma economia de livre concorrência.
	
	E
	F, V, V, V.
Questão 5/12 - Padronização: Qualidade e Certificação
Para se atingir objetivos estratégicos através da gestão da qualidade, é necessário implantar um modelo de gerenciamento e controle da qualidade para a otimização e racionalização de processos, criando uma cultura inovadora, que possibilite acompanhar as tendências do mercado. No Brasil, podemos citar três modelos bem difundidos e com resultados reconhecidos no ambiente empresarial.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, esses modelos são...
Nota: 0.0
	
	A
	Modelo de Gestão Estratégica de Processos (GEP), Modelo de Excelência em Gestão (MEG) certificado pela Fundação Nacional da Qualidade e o Sistema de Gestão da Qualidade - NBR ISO 9001 certificado pela ISO. 
A resposta está no tema 5 da aula 3. Estes modelos proporcionam às organizações ganhos reais em termos de produtividade, redução de custos e otimização dos processos. Tais benefícios geram para organização melhoria de sua competitividade.
	
	B
	Modelo de Gestão Estratégica de Projetos (IPMA), Modelo de Responsabilidade Social em Gestão (SA) certificado pela Fundação Nacional da Qualidade e o Sistema de Gestão Ambiental - NBR ISO 14001 certificado pela ISO.
	
	C
	Modelo de Gestão Estratégica de Produtos (PEG), Modelo de Virtuosismo em Gestão (MVG) certificado pela Fundação Internacional da Qualidade e o Sistema de Gestão da Qualidade - NBR ISO 9000 certificado pela ISO.
	
	D
	Modelo de Gestão Tática de Processos (GTP), Modelo de Escalonamento em Gestão (MEG) certificado pela Fundação Internacional da Qualidade e o Sistema de Gestão de Segurança da Informação - NBR ISO 27000 certificado pela ISO.
	
	E
	Modelo de Gestão Total de Projetos (GTP), Modelo de Automação da Gestão (MAG) certificado pela Fundação Mundial da Qualidade e o Sistema de Gestão de Riscos - NBR ISO 31000 certificado pela ISO.
Questão 6/12 - Padronização: Qualidade e Certificação
Baseada em poderosas análises estatísticas e empregada por profissionais habilitados para resolver os mais intrincados problemas, o Seis Sigma se propõe a chegar próximo da perfeição. Por meio dos dados estatísticos, os Black Belts (faixas-preta) vão cercando a falha até o que a provoca e fazem a correção. Hoje, estima-se que a maior parte das empresas está no nível Três Sigma, o que significa 60 mil defeitos por milhão.
(fonte: http://sixsigmabrasil.com.br/pag_artigos_comp.html)
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas, atingir efetivamente o nível Six Sigma (Seis Sigma) equivale a um nível de qualidade de...
Nota: 0.0
	
	A
	Zero DPMO (defeitos por milhão de oportunidades), ou 100,0% livre de defeitos.
	
	B
	3,4 DPMO (defeitos por milhão de oportunidades), ou 99,9997% livre de defeitos. 
A resposta está no tema 3 da aula 5. Os cálculos estão baseados na curva normal ou curva do sino.
	
	C
	233 DPMO (defeitos por milhão de oportunidades), ou 99,98% livre de defeitos.
	
	D
	6.210 DPMO (defeitos por milhão de oportunidades), ou 99,4% livre de defeitos.
	
	E
	66.807 DPMO (defeitos por milhão de oportunidades), ou 93,3% livre de defeitos.
Questão 7/12 - Padronização: Qualidade e Certificação
Processo é um conjunto de causas que provoca um ou mais efeitos. Portanto, o processo é controlado através dos seus efeitos. Os itens de controle de um processo são índices numéricos estabelecidos sobre os efeitos de cada processo para medir a sua qualidade total. Neste contexto, um "problema" é o resultado indesejável de um processo: um item de controle insatisfatório. Para conduzir um bom gerenciamento, primeiro se aprende a localizar os problemas e, então, a resolver estes problemas.
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação à padronização de processos, de acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base.
( ) Resolver causas de problemas de processos é atingir metas na busca da padronização e no desenvolvimento da melhoria contínua dos processos.
( ) Controlar um processo é eliminar sua variabilidade (sem prejudicar sua flexibilidade), através da padronização .
( ) Os benefícios da padronização podem ser expressos tanto de forma qualitativa quanto de forma quantitativa.
( ) Só se consegue padronização de processos através de sistema de gestão ISO 9001.
 
Agora, marque a sequência correta.
Nota: 0.0
	
	A
	V, F, V, V.
	
	B
	F, V, V, V.
	
	C
	V, V, V, F. 
A resposta está no tema 3 da aula 1. Apenas a afirmação IV está incorreta: embora a implantação do sistema de gestão ISO 9001 passe necessariamente pela padronização, nem toda padronização precisa seguir estritamente a ISO 9001.
	
	D
	V, F, V, F.
	
	E
	F, F, V, V.
Questão 8/12 - Padronização: Qualidade e Certificação
Em determinada empresa, no momento da reunião periódica de atualização do planejamento estratégico, o consultor de gestão resolveu inovar: com autorização do corpo de diretores, trouxe para participar da sessão um cliente da empresa, para participar de parte da atividade, manifestando-se diretamente sobre seus anseios e sobre suas percepções sobre a empresa que lhe fornecia os produtos consumidos. Naquela circunstância, ele substituiria, então, os gestores que usualmente são encarregados de ser o “porta-voz” do cliente: foi uma oportunidade única de ouvir, literalmente, a “voz do cliente”, sem filtros!
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, esta ocasião ilustra um importante conceito de gestão, que se reconhece por...
Nota: 0.0
	
	A
	Planejamento da qualidade. 
A resposta está no tema 1 da aula 6. Planejar a qualidade é saber o que o cliente quer, suas necessidades, seus anseios (voz do cliente) e traduzir em características de especificações e conformidades mensuráveis que vão nortear o processo produtivo.
	
	B
	Desdobramento estratégico.
	
	C
	Auditoria externa.
	
	D
	Alavancagem.
	
	E
	Incubação e aceleração empresarial.
Questão 9/12 - Padronização: Qualidade e Certificação
Determinada organização, diante da iminente certificação ISO 9001 de seu sistema de gestão da qualidade, recebe a sugestão, de seu gestor de marketing, para aproveitar o momento e comunicar ao mercado que a empresa possui esta certificação, tão logo ela seja efetivada, visando aumentar o volume de vendas.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, esta parece ser uma medida correta a ser tomada?
Nota: 10.0
	
	A
	Não, pois é antiético com os concorrentes.
	
	B
	Não, pois é proibido fazer campanhas de marketing utilizando o selo ISO 9001.
	
	C
	Não, pois não faz a mínima diferença em termos de vendas, não justificando o custo extra.
	
	D
	Sim, porque é uma forma a mais de mostrar as competências daquela marca no mercado. 
Você acertou!
A resposta está no tema 5 da aula 3. Consumidores que nunca adquiriram determinado produto ou serviço, tendem a adquirir, pela primeira vez, de empresas certificadas. Diante deste comportamento, as organizações costumam realizar fortes campanhas de marketing associando a marca à certificação ISO 9001 .
	
	E
	Sim, porque a certificação comprova que problemas jamais acontecerão naquela empresa.
Questão 10/12 - Padronização: Qualidade e Certificação
Em uma determinada empresa, o gestor observou que a meta mensal estipulada não foi atingida, consecutivamente, ao longo de 5 meses, mesmo após uma série de intervenções sucessivas para tentar melhorar os métodos de trabalho. Assim, viu-se forçado a baixara meta para um patamar mais realista, embora ainda um tanto quanto desafiador.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, qual a fase do PDCA foi adotada por tal gestor?
Nota: 0.0
	
	A
	Etapa A (Agir) do PDCA: tomar uma ação após avaliação crítica dos resultados.
A resposta está nas páginas 119 e 120 o livro. A etapa A (Act / Agir) é a fase de conclusão, então uma análise crítica deve ser realizada nesse momento.
	
	B
	Etapa padronização do MASP: consolidar as ações experimentais bem-sucedidas como novo padrão de trabalho.
	
	C
	Etapa especialização do processo do núcleo do processo: otimização das atividades.
	
	D
	Etapa P (Planejamento) do ERP: definição de objetivos, metas e métodos.
	
	E
	Etapa D (Define) do Six Sigma: definição de metas e métodos.
Questão 11/12 - Padronização: Qualidade e Certificação (questão opcional)
A normalização existe, também, para viabilizar os meios necessários para a comunicação entre cliente e fornecedor, estabelecendo condições adequadas para um processo ou produto / serviço. 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, a principal entidade de normalização, em nível internacional, denomina-se...
Nota: 10.0
	
	A
	UNICEF.
	
	B
	UNESCO.
	
	C
	ONU.
	
	D
	IEC.
	
	E
	ISO. 
Você acertou!
A resposta está no tema 3 da aula 2. ISO é a sigla para International Organization for Standardization (Organização Internacional para a Normalização).
Questão 12/12 - Padronização: Qualidade e Certificação (questão opcional)
Os cinco sensos, ou 5S é uma das mais despretensiosas e poderosas ferramentas para a qualidade. Trata-se de uma ferramenta revestida de um fator de grande importância que, além de implementar a ordem organizacional, eleva a capacidade de discernimento do indivíduo. De origem japonesa, os cinco sensos foram traduzidos para a língua portuguesa para que essa ferramenta fosse aplicada nas fábricas, nos escritórios e em outros sistemas produtivos.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, a máxima “um lugar para cada coisa, e cada coisa no seu lugar” diz respeito a qual dos 5 sensos?
Nota: 10.0
	
	A
	Senso 1 - Seiri - senso de descarte.
	
	B
	Senso 2 - Seiton - senso de organização. 
Você acertou!
A resposta está na página 84 do livro. O segundo S (seiton) implica que, além de serem úteis, os elementos e as ações devem estar nos locais apropriados. Se o funcionário necessita de uma determinada ferramenta para a execução de uma ação, não deve precisar procurá-la no local de trabalho. As ações advindas da aplicação desse senso possibilitam ao funcionário formar um pensamento ordenado e estruturado em direção à prática de suas atividades. Quando isso acontece, ocorre menor gasto de tempo, pois não há ações paralelas à execução da atividade.
	
	C
	Senso 3 - Seiso - senso de limpeza.
	
	D
	Senso 4 - Seiketsu - senso de higiene.
	
	E
	Senso 5 - Shitsuke - senso de ordem.

Continue navegando