Buscar

Gliconeogênese e Bioquímica de Ácidos Graxos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Bioquímica 
GLICONEOGÊNESE 
A gliconeogênese atua mantendo a glicose em uma constância mesmo em situações de hipoglicemia.
O glicerol resultado da lipólise, na gliconeogênese ,será direcionado para o fígado. (Em situações de intenso exercício ele é encaminhado para os músculos, mas em hipoglicemia ele vai para o fígado).
*O destino do glicerol até o fígado é diferente do destino dele até ao músculo (situação de hipoglicemia).
Numa situação de hipoglicemia, aonde o glucagon está aumentado de concentração no sangue,no tecido hepático (aonde tem seu receptor) ele vai se ligar ao seu recptor,ativando a PKA que vai fosforilar a piruvato quinase levando-a ao estado inativo.
Na célula hepática (em HIPOGLICEMIA),o caminho do glicerol será interrompido pela inibição da piruvato quinase (devido a ligação do glucagon na célula hepática) que levará ao acúmulo dos substratos anteriores da via (2-fosfoglicerato,3fosfoglicerato,1,3 bisfosfoglicerato,gliceraldeído 3-P,diidroxiacetona fosfato). O acúmulo de gliceraldeído-3-P fará com que ela realize uma reação reversível com a diidroxiacetona P pela enzima aldolase formando frutose 1,6 bifosfato
Em seguida,a frutose1,6-bifosfato é quebrada em frutose-6-P liberando Pi pela enzima frutose1,6-bifosfatase. Frutose-6-P será convertida em Glicose 6-fosfato pela enzima fosfoglicoisomerase.Depois disso,a glicose-6-P será convertida em glicose pela glicose-6-fosfatase liberando um fosfato inorganico (Pi). Após isso a glicose sai da célula hepática e cai na corrente sanguínea
Essas reações acima só conseguem ocorrer porque as reações ocorrem de forma reversível,então torna-se possível voltar.
*Até agora, a frutose1,6 bifosfatase e a Glicose-6-fosfatase são as principais enzimas atuantes na gliconeogenese.
O lactato também é um substrato da gliconeogenese,formado pelo músculo quando este realiza a glicólise.
Nas reações que ocorrem no músculo, a oxidação do NAD+ ao NADH é fundamental para dar continuidade a sua vida, pois este NADH será encaminhado para a cadeia respiratória formando ATP.
 O piruvato por ser um cetoácido pode ser reduzido (na via do músculo) com isso ele utiliza o NADH da reação entre gliceraldeído 3 P em 1,3-bifosfoglicerato , permitindo a sua conversão a lactato pela enzima lactato desidrogenase muscular
O lactato formado vai cair na corrente sanguínea e se encaminhará para o fígado,no citosol da célula hepática o lactato vai encontrar a lactato desidrogenase hepática a qual irá converte-lo em piruvato através do consumo de NAD+ e a formação do NADH. 
Em situação de HIPOGLICEMIA,o piruvato formado no citosol da célula hepática será encaminhado para a mitocondria (paralelo a essa reação também haverá a ocorrencia de beta oxidação que gera NADH,FADH2 ACETIL COA).
Lembrando que,em alta concentração de NADH e ACETILCOA a piruvato desidrogenase é inibida. Dessa forma, o piruvato estará em alta concentração porque sua enzima será inibida.
Em alta concentração o piruvato torna-se substrato da enzima piruvato carboxilase (que é ativada pela alta concentração de acetil coa),a qual insere nele bicarbonato HCO3- no piruvato,convertando-o em oxaloacetato.
No ciclo de krebs (na célula muscular)a enzima malato desidrogenase atua de forma reversível,sendo assim a mais reversível do ciclo.
Na mitocondria da célula hepática essa mesma enzima (que no musculo convertia malato a oxaloacetato) vai pegar o oxaloacetato (formado a partir do piruvato) e vai transforma-lo em malato.
O malato formado,vai sair da mitocondria da célula hepática e vai se direcionar para o citosol
No citosol o malato é convertido em oxaloacetato pela enzima malato desidrogenase citosólica,utilizando NAD+ e formando NADH.
A Glicose-6-fosfatase, frutose1,6 bifosfatase, piruvato carboxilase e fosfoenolpiruvato carboxiquinase são TODAS as enzimas do gliconeogenese presentes.
Em seguida,a enzima fosfoenolpiruvato carboxiquinase vai pegar o oxaloacetato + 2 moléculas de GTP (que equivale a ATP) realizando uma reação de descarboxilação,liberando uma molécula de CO2,quebrando a primeira molécula de GTP e depois a segunda de GTP, utilizando a energia desta ultima para ligar o fosfato inorganico liberado formando assim o fosfoenolpiruvato.
O fosfoenolpiruvato é convertido nos demais substratos que participam da via,até chegar a formação da glicose
ESTUDO DIRIGIDO 2 (BIOSSINTESE DE ÁCIDO GRAXO/ VIA DAS PENTOSES FOSFATO)
1- QUAIS SÃO AS CONDIÇÕES CITOSÓLICAS QUE PERMITIRÃO QUE HAJA GLICÓLISE HEPÁTICA EM HIPERGLICEMIA
2- QUAIS SÃO AS FORMAS DE MODULAÇÃO DA ATIVIDADE DA ENZIMA ACETIL COA CARBOXILASE 
3- QUAIS AS REAÇÕES RESPONSÁVEIS PELA GERAÇÃO DE NADPH PARA A BIOSSINTESE DE ÁCIDOS GRAXOS

Continue navegando