Buscar

ESTÁGIO EM FINAL

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
EVA MARCELE DE LIMA, RU 1742746,TURMA 02/2017
ESTÁGIO SUPERVISIONADO ENSINO MÉDIO: PLANEJAMENTO E DOCÊNCIA
ITUMIRIM
2019
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
EVA MARCELE DE LIMA, RU 1742746,TURMA 02/2017
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Relatório de Estágio Supervisionado – Ensino Médio: Planejamento e Docência, apresentando ao curso de Licenciatura em História do Centro Universitário UNINTER.
ITUMIRIM
2019
 
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO............................................................................................. 03
A ESCOLA ESTAGIADA IDENTIFICAÇÃO ................................................. 03
IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA................................................ 10
CONCEPÇÃO PEDAGOGICA DA ESCOLA ............................................... 10
DESCRIÇÃO E ANALISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO.....11
CARACTERIZAÇÃO ESTRUTURAL ........... ................................................ 12
CARACTERIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA ESCOLA/INSTITUIÇÃO ESTAGIADA........................................................... 12
CARACTERIZAÇÃO DAS TURMAS ESTAGIARIA....................................... 13
PERFIL DO PROFESSOR OBSERVADO DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO....................................................................................... 13
DESCRIÇÃO E ANÁLISE DAS AULAS OBSERVADAS................................14
PLANO DE AULA ......................................................................................... 14
CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................15
REFERÊNCIAS...............................................................................................15
ANEXOS.........................................................................................................16
3
INTRODUÇÃO
O presente Relatório tem como objetivo relatar o processo de estagio supervisionado: ensino médio: Pesquisa do Contexto Escolar e Observação de aulas, Conciliar a teoria a pratica em sala de aula é uma tarefa difícil, nos exige esforço, dedicação, e acima de tudo, comprometimento com a Educação, está dentro de sala de aula, vivenciar cada etapa, é uma oportunidade única e um desafio único também. Quando se esta no âmbito Escolar nos deparou com diversas situações e questionamentos. Ficamos frente a frente com a realidade no caso, da escola em questão, pública e com desafios diários, às varias lutas no qual a escola enfrenta, nos fazer enxergar melhor o mundo em que vivemos, e nos preparar para enfrenta- lo.
O estagio supervisionado tem com objetivo, dar a oportunidade do aluno para analisar a realidade atuação como docente, conhecendo os métodos de ensino, e os recursos de os Professores possuem para atuar como educadores. O presente relato ocorreu no período de 29 de Maio de 2019 à 07 de Junho do mesmo ano, realizado pela aluna, Eva Marcele de Lima, na Escola Estadual Dom Delfim, no período da Manhã, entre os dias 02 de Maio à 13 de Maio de 2019,nas aulas de História, nas turmas do ensino médio do 1° ao 3°. O estágio escolar é uma exigência da Lei de Diretrizes e Base da educação Nacional (n 9394/96),e faz com que possamos acompanhar de perto o Sistema educacional.
Ao longo do relatório vamos conhecer um pouco do dia a dia da escola e os desafios e realização enfrentada pelos educadores. Além da prática profissional.
O estágio é de suma importância para formação do futuro professor, para conhecimento da real situação do sistema educacional Brasileiro. 
A ESCOLA
A Escola Estadual Dom Delfim baseada o Artigo 2° da Lei n° 9.394/96, traça seus princípios isto é valores que dão sustentação a identidade da Escola norteando o trabalho a ser desenvolvida na mesma, do ponto de vista do conhecimento e da construção de princípios e valores.
De acordo com o artigo 3° da referida Lei o ensino será ministrado com base nos seguintes principio:
I – Igualdade de condição para o acesso e permanência do aluno na escola.
4
II - Liberdade de aprender e ensinar.
III – Pluralismo de ideias e concepções.
IV – Respeito à Liberdade de Expressão e apreço à Tolerância.
VI – Valorização do Profissional da educação escolar.
VI – Gestão Democrática do ensino Publico.
VII – Garantia do Padrão de qualidade.
VII – Valorização das experiências extraescolar.
IX – Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sócias. 
Tomando como referencia a legislação em vigor( Constituição Federal, LDB – Lei n°9.394, de 1966 e os Referenciais e/ ou diretrizes Curriculares, bem como as legislações especificas do Estado e Municípios), a escola discute e define coletivamente as suas finalidades cultural, política e social formação profissional e humanística.
Em relação a saúde na escola, é trabalhado projetos voltados para a saúde, tais como: sexualidade na adolescência, Câncer de Mama, Doenças Sexualmente Transmissíveis ,Gravidez na adolescência, Tratamento Bucal, Higiene em Geral. Como referencia para esse Trabalho a escola utiliza de contatos com a Secretaria de estado de Saúde, Secretaria de Estado da Educação e demais órgãos competentes do Município.
A Escola Estadual Dom Delfim baseado no estatuto da educação almeja para 2018, o melhor possível dentro de suas possibilidades para os seus alunos e toda a comunidade. Dentre os atributos da Escola pé possível citar: melhoria da qualidade da educação, reativar grêmio Estudantil, desenvolver o habito de leitura do aluno, contam do com o apoio do PEUBS ( Professor para uso de Biblioteca).
Como Objetivo e finalidades da Educação, de acordo como Art. 1 a presente resolução define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerias, para o conjunto orgânico, sequencial e articulado das etapas e modalidades da Educação Básica, baseando-se no direito de toda a pessoas ao seu pleno desenvolvimento, à preparação para o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho na vivência e convivência em
 ambiente educativo, e tendo como fundamento a responsabilidade que o Estado Brasileiro, a família e sociedade têm de garantir a democratização do acesso a inclusão a permanência e a conclusão com sucesso das crianças, o jovens e adultos na Intuição educacional, a aprendizagem para a continuidade dos estudos e a extensão da obrigatoriedade e da gratuidade da Educação Básica.
5
A Escola Estadual Dom Delfim, baseada no estatuto da educação almeja para 2018 o melhor para seus alunos e para a comunidade dentro de suas possibilidades.
Art. 1 – A presente Resolução define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para o conjunto orgânico, sequencial e articulado das etapas e modalidades da Educação Básica, baseando-se no direito de toda pessoa ao seu pleno desenvolvimento, à preparação para o exercício da cidadania e à qualificação para o trabalho, na vivência e convivência em família e sociedade em ambiente educativo.
Art.2 – Estas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica têm por objetivos: sistematizar os princípios e Diretrizes Gerais da Educação Básica contidos na Constituição, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Estimular a reflexão crítica e propositiva, orientar os cursos de formação inicial. 
Art. 3 – A Diretriz Curricular Nacionais especifica para as etapas e modalidades, fundamentando-se na cidadania, e na dignidade da pessoa, o que pressupõe igualdade, liberdade, puridade, diversidade, respeito, justiça social, solidariedade e sustentabilidade.
Art. 4 – As bases que dão sustentação projeto nacional de educação responsabilizam o poder público, a família, a sociedade e a escola para a garantia a todos os educandos de um ensino ministrado. 
Art.5- A Educação Básica é direito universal e alicerce indispensável para o exercício da cidadania em plenitude.
Art.6- Na Educação Básica, é necessário considerar as dimensões do educar e do cuidar, em suainseparabilidade. 
Art.7 – A concepção de educação deve orientar s institucionalização do regime de colaboração entre União, Estudos, Distrito Federal e Municípios, e no contexto da estrutura federativa brasileira, em que convivem sistemas educacionais autônomos, para assegurar efetividade ao projeto da educação nacional.
Art.8 – A garantia padrão de qualidade, com pleno acesso, inclusão e permanecia dos sujeitos das aprendizagens na escola e seu sucesso, com redução da evasão, da retenção e da distorção de idade/ano/serie, resulta na qualidade social a da educação, que é uma conquista coletiva de todos só sujeitos do processo educativo.
Art.9 – A escola de qualidade social adota como centralidade o estudante e a aprendizagem.
Art.10 – a exigência legal de definição de padrões mínimos de qualidade da educação, pelos sujeitos da escola.
6
Da educação Básica sua organização se dá:
Art.18 - Na organização da Educação Básica, devem-se observar as Diretrizes Curriculares nacionais comuns a todas as suas etapas, modalidade e orientações temáticas, respeitadas as suas especificidades e as dos sujeitos se destinam.
Art.19- Cada etapa é delimitada por sua finalidade, seus princípios, objetivos e diretrizes nacionais.
Art.20 – O respeito aos educando pelos educadores.
São etapas da Educação Básica de responsabilidade da Escola:
Art.25 – Os sistemas educacionais e municipais devem estabelecer especial forma de colaboração visando a oferta do Ensino Fundamental e à articulação sequente entre a primeira fase, em geral assumida pelo Município em a Segunda, pelo Estado.
A Escola pretende alcançar seus objetivos e como vai chegar a eles é o que a escola pretende e consta relatado no PPP da mesma, afim de que os resultados propostos possam refletir em toda comunidade.
01 – Eliminar a distorção idade/ano até o final de 2018 em pelo menos me 80% da escola, isto será feito analisando avaliações internas e externas.
02- Enfatizar junto às famílias a importância do acompanhamento do seu filho na escola. 
03- Pedir para as famílias que incentive seus filhos a fazer uso do uniforme.
04 – No ano de 2018 a Escola não responsabilizara pelo desaparecimento de pertences particulares dos alunos.
05 –Bulling: Pedir as famílias para identificar e combater juntamente com toda equipe da Escola o preconceito, a violência e a covardia entre nossos alunos. Na Escola é muito acentuada a pratica de Bulling entre os alunos e as vezes entre colegas de trabalho. Para acabar de vez com essa situação a Escola promoverá palestras, e encontros para explicar melhor sobre o assunto.
06 – Inclusão: Outro problema que ocorre na Escola, por ser uma Escola arquitetura fora do padrão. Portanto, à direção pretende trabalhar uma inclusão de qualidade para todos.
Da Concepção de Educação, Ensino e Currículo da mesma notam-se como objetivo:
Acompanhar o processo de escolarização dos alunos que apresentam repetência.
Contribuir com a diminuição de Repetência dos alunos.
Trabalhar a autoestima do aluno, dando-lhes condições para perceberem como portadores de conhecimento e capazes de aprender.
7
Oferecer a seus alunos situações diversificadas de ensino-aprendizagem no sentido de superar as dificuldades apresentadas em classe.
Possibilitar aos professores uma formação em serviço, através do acompanhamento do seu trabalho.
Oportunizar a melhoria da pratica pedagógica dos professores, através de cursos de formação.
Refletir sobre a função social da Escola e sua importância para a conquista da cidadania.
Rever conteúdos básicos para o ensino fundamental das disciplinas, Matemática, Língua Portuguesa, História e Geografia, considerando os Parâmetros Curriculares Nacionais.
Promover a participação dos profissionais da escola nos cursos de capacitação pedagógica oferecidas pela SEE e pela SRE.
Fazer com que seus alunos e professores se percebam como seres históricos (fazendo de História),que necessitam de uma formação integral, preparando-se para exercerem o sue papel na sociedade, de forma consciente e coerente.
Preparar os alunos do Ensino Médio, para o mercado de trabalho, através de estágios firmados com instituições, baseado na Lei Federal n° 11, 788, de 25/09/2008.
Os Critérios de avaliação utilizados na Escola são realizadas em um processo continuo de acompanhamento e reflexão das ações, visando à confirmação ou modificação das decisões assumidas no momento da sua elaboração.
Deve se levar em conta:
Os problemas apresentados pelas diversas disciplinas.
Se a metodologia e propostas curriculares atendem as necessidades.
Se a taxa de evasão tem diminuído.
A modificação da pratica do professor atende as necessidades.
Se o acervo da Biblioteca atende as necessidades.
Os eventos em que os alunos, pais ou professores participarão.
Definir uma avaliação quantitativa (a nota atribuída ao aluno) o ponto de partida para avaliação qualitativa (atitudes do aluno) nas diferentes atividades propostas em todos componentes Curriculares.
Levantar após cada avaliação de unidades os resultados.
Repensar a pratica pedagógica com visão sócia politica de trabalho.
8
Estas são algumas das muitas situações de investigação que a escola deve levantar na busca de soluções para os problemas identificados.
O currículo da Escola Estadual Dom Delfim vem sendo construído com a finalidade de atender aos diferentes ritmos de aprendizagem, buscando o respeito às diferenças de perfil da comunidade.
Os conteúdos são desenvolvidos levando-se em consideração o desenvolvimento da ciência e da tecnologia dentro da sociedade em que vivemos que são ferramentas fundamentais para o cidadão viver em um mundo globalizado.
É organizado visando assegurar uma aprendizagem voltada para as necessidades do aluno em diversas áreas do saber, trabalhando projetos sugeridos a partir das necessidades do município e de todos envolvidos.
Da Organização Curricular, devem ser observados os componentes das seguintes áreas do conhecimento:
Ensino Fundamental II:
Língua Portuguesa
Língua Estrangeira Moderna
Matemática
Ciências
Geografia
História
Artes (9° ano e pav)
Educação Física
Educação Religiosa
Da organização Didático Pedagógica, o Ensino Fundamental deverá garantir as oportunidades educativas requeridas para o atendimento das necessidades básicas de aprendizagem dos educandos focando em especial, no domínio dos instrumentos essências a aprendizagem, campos do saber, leitura e escrita, expressão oral, cálculos, a capacidade e solucionar problemas e elaborar projetos de intervenção na realidade em que vivem.
Domínio dos conteúdos básicos de aprendizagem, conhecimento conceituais em varias áreas do saber, capacidades cognitivas e sociais amplas procedimentos gerais e específicos dos diversos campos do conhecimento.
O Ensino Fundamental II e obrigatório e gratuito.
9
O ensino Médio, com a duração mínima de três anos, deverá possibilitar ao aluno o prosseguimento e a iniciação para o mercado de trabalho.
A organização Curricular do ensino médio apresenta a seguinte estrutura:
Ensino Médio regular: Língua Portuguesa
Língua Estrangeira Moderna (1° série)
Matemática
Artes (1° série)
Física
Biologia
Química
Geografia
História
Educação Física
Filosofia
Sociologia
A educação especial tem como objetivo assegurar a inclusão de alunos portadores de necessidades especiais, em programas oferecidos pela escola favorecendo o desenvolvimento de competências e atitudes necessárias em pleno exercício da cidadania.
A escola realizará alguns projetos, elaborado juntamente com os professores no sentido de descobrir, valorizar e incentivar os talentos dos alunos, pedindo sempre o apoio das famílias e pessoas especializadas.
Da metodologia de ensino vale ressaltar, a Escola Estadual Dom Delfim, privilegia uma metodologia dialogada, observacional, analista e critica, priorizando entre sues membros uma relação harmoniosa e busca dentro de suas possibilidades manter-se sempre atualizada com os problemas da comunidade do mundo.
A avaliação do processo ensinoaprendizagem, tanto do Ensino fundamental II, quanto do ensino médio são realizadas por Bimestre com cem pontos distribuídos em 4 bimestres para cada disciplina. A recuperação acontece preferencialmente de forma paralela ao longo do período letivo. A escola ainda oferece outras estratégias durante o ano como, Estudos Orientados, Estudos Orientados presenciais, Estudos Independentes, Estudos Orientados Presenciais, Estudos Independentes 2° semestre.
10
IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA
O Estagio Supervisionado Ensino Médio – Planejamentos de aulas e docência foi realizado na Escola Estadual dom Delfim, com sede em Itumirim, Estado de Minas Gerais, foi criada em 18 de Dezembro de 1965 pelo governador do Estado de Minas Gerias, D: José Magalhães Pinto pela lei n° 3.487, conforme a publicação no órgão Oficial de 18 de Dezembro do mesmo ano.
Seu Sistema Educacional atualmente oferta Ensino Fundamental II ,e Ensino Médio Regular, consta ainda de 01 turma do Projeto do Tempo Integral(neste ano ainda não iniciou suas atividades).Além de já ter ofertado EJA.
 A Escola Estadual Dom Delfim é situada à Rua Dr. Hélio Andrade, numero 182- Centro. O contato com a Escola pode ser feito, através do telefone (35) 3823-1114, ou por email escola.134121@educacao.mg.gov.br. Atendimento de segunda À sexta feira de 07:00 as 17:00. Com Ensinos Vespertinos e Matutinos a Escola hoje atende um total de 2000 alunos. O estagio foi realizado durante o período de 29 de Maio à 07 de Junho de 2019,durante o período da manhã.
CONCEPÇÃO PEDAGOGICA DA ESCOLA
Através de uma entrevista com a responsável pela gestão pedagógica da Escola, à senhora Maria das Dores Coelho Lasmar, diretora da instituição, juntamente com o acesso que a mesma me concedeu ao PPP da Escola, foi possível identificar que a escola tem uma política focada no projeto pedagógico seguindo as exigências pelo Parâmetro Curricular de Minas Gerais, garantindo desenvolvimento e sucesso na educação. A proposta da escola caracteriza-se por buscar uma escola de qualidade, democrática, participativa e comunitária, como espaço cultural de socialização e desenvolvimento dos educando, visando também prepará-los para o exercício da cidadania da pratica e cumprimento de direitos e deveres.
O papel social da escola constitui em preparar os alunos através de conteúdos interdisciplinares e projetos baseados em questão vivenciados no dia a 
11 
dia de cada um, preparando o aluno para ser atuantes no mundo contribuindo com seu conhecimento, para novas ideias, novas formas de resolver problemas, através do exercício dos seus deveres e direitos de cidadão etc. Tem por finalidade, formar cidadãos conscientes, capazes, fornecendo conteúdos, proporcionado um ambiente de aprendizagem que respeita as diferenças, contemplando as potencialidades.
A escola busca formas de incentivar e estimular os adolescentes à cultura à vivência em família, e na responsabilidade social. O professor tem imenso prazer e interesse para com os alunos.
Por meio de uma entrevista realizada com o professor de Historia, com qual estagiei novamente nesta fase neste período, Gilmar Heitor de Andrade o mesmo afirmou que segue a risca o que lhe é passado pela Direção e Equipe Pedagógica da Escola no inicio do 
ano letivo, ele segue o livro básico cedido pela Escola, indaguei se lhe é permitido pela equipe pedagógica usar de outras abordagens de ensino para complementar o livro como dinâmicas, filmes, ele afirmou ter total apoio e permissão a Pedagoga para realizar o mesmo, porem se percebe-se não ter interesse por mudanças. Ele segue o cronograma, e uma abordagem Pedagógica, Aprender á aprender, fazendo do aluno o centro do processo e aprendizagem.
 
DESCRIÇÃO E ANALISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTAGIO
A Escola se disponibiliza de vários recursos, fui muito bem acolhida pela Diretora, secretarias, pelo professor Gilmar (professor de Historia) com o qual já havia estagiado, no Ensino Fundamental e sigo com o mesmo no Ensino Médio.
Passando essa parte de adaptação, pude conhecer os alunos com quem iria estagiar, acompanhei o Professor citado nas séries do Ensino Médio, (1° a 3° ano),durante a observação foi possível notar a falta de interesse dos alunos na aprendizagem da matéria, brincam muito ,extremamente agitados. Logo que entra na sala de aula, Gilmar faz a chamada, logo em seguida inicia sua aula, apesar de seu esforço, os alunos continuam dispersos e sem muito interesse, a não ser que ele fale que alguma coisa valha nota. As aulas transcorreram normais sem nenhuma interferência. O professor também utiliza material próprio para complementar o 
oferecido. Gilmar é um excelente educador e muito estimado por seus alunos. Ele me permitiu dar aulas (sobre sua supervisão) o que me foi muito produtivo.
12
CARACTERIZAÇÃO ESTRUTURAL
Se tratando de uma escola publica (a única do Município que oferece ensino fundamental II e ensino médio),a escola dispões de um número considerável de alunos, a distribuição dos alunos é bem equilibrada, os números de alunos por sala 
variam de 25 à 35 alunos por classe, o numero de professores também é equilibrado.
As salas Constam de duas janelas grandes todas com grade, o que deixa o ambiente bem arejado, além de todas as salas terem ventiladores, as janelas possuem cortina blecaute, as cadeiras e mesas dos alunos e professores são novas ( a escola passou por reforma recentemente),as mesas dos alunos são brancas (estão bem conservadas poucas possuem rabiscos) as cadeiras na cor azul, já as dos professores são mesas brancas e cadeiras na cor cinza. Possui um Quadro negro que também foi trocado recentemente, ao lado dele possui um painel de cada lado para fixação de avisos. A merenda escolar tem um cardápio bem variado, verifiquei bastante variedade na merenda, é servido sempre, arroz com feijão e um tipo de carne, polenta com feijão, Macarronada com carne moída e feijão, bolacha com suco, pão com carne moída e suco, caldo de feijão, sopas. A escola possui uma biblioteca com acervo literário considerável, computadores administrativos, computadores para os alunos usarem para pesquisas, TV, DVD, antena parabólica, copiadora, reto projetor, impressora, aparelho de som, fax, câmera fotográfica/filmadora. 
A escola consta ainda com uma quadra totalmente coberta e uma descoberta com acesso de dentro da escola, como também da rua, consta também com pátio descoberto e coberto, área verde bem cuidada, sanitário Masculino e Feminino, adaptados para deficientes físicos. A escola também possui dispensa. Sala para os professores, sala da Pedagoga, sala da direção, almoxarifado, laboratório de informática, a escola é muito bem preparadas para receber seus alunos, não possui escadas, o que disponibiliza com facilidade a acessão de alunos com deficiência física.
CARACTERIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA ESCOLA/INSTITUIÇÃO ESTAGIADA
A escola consta com uma diretora Graduada em Letras, uma vice-diretora, 02 Supervisoras (uma para cada turno) graduadas em pedagogia 04 secretarias (duas por turno), 01 responsável pela área verde, 06 cantineiros (03 para cada turno), duas Bibliotecárias (uma em cada turno),04 professoras de apoio ( duas para cada turno) todos os profissionais agem 
13
para que a escola caminhe da melhor forma possível, solucionando problemas, participando dos projetos, para ajudar a estabelecer um 
melhor convívio com os alunos. A supervisora sempre se reúne com os professores, mais não tive acesso às reuniões. A maioria dos profissionais, exceto os Cantineiros e o responsável pela área verde, possuem alguma graduação em alguma Licenciatura, a maioria já atuam na escola há muito tempo.
CARACTERIZAÇÃO DAS TURMAS ESTAGIARIA
Tive contato com seis turmas do Ensino Médio, um total de 200 alunos, não será possível contabilizar número exato, ao sexo dos alunos. Posso descrever como turmas variadas, não com muita diferença de idade, mais com expectativas muito diferentes. Alguns possuem interesse e ambição em aprender, outros nemimportam com o que está acontecendo. Bulling são sempre combatidos com politicas de conscientização.
Todas as Turmas são extremantes agitadas, o professor sempre faz perguntas para que eles possam responder, eles respondem para poderem ser pontuados, após responder as perguntas o professor passa no quadro e depois faz a explicação do que foi passado, Gilmar é bastante querido entre seus alunos ,apesar de dispersos, percebe-se que eles gostam muito do professor, eu como estagiária também fui bem recebida por eles, todos vivem na mesma situação financeira, todos possuem uniformes, cadernos, celulares.
PERFIL DO PROFESSOR OBSERVADO DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO
O Estágio Supervisionado, foi supervisionado pelo Professor Gilmar Heitor de Andrade, graduado em História, pelo Centro de Estudo Social de Belo Horizonte, o mesmo afirmou só possuir a graduação, na primeira vez que estagiei com ele, senti que ele não gostava muito da minha presença na sala de aula, dessa vez ele se encontra mais amistoso, suas aulas estão bem produtivas argumentadas, percebi que minha presença não o incomoda, estamos desenvolvendo um bom trabalho juntos, ele sempre solicita minha ajuda para ajudar os alunos durante as atividades. Minha experiência com o Professor vem sendo muito exitosa. Nossos relacionamento é de respeito mútuo.
14
DESCRIÇÃO E ANÁLISE DAS AULAS OBSERVADAS
Os alunos recebem uma formação bem básica de História dentro das normativas do MEC, como disse anteriormente, só participam da aula se “valer ponto”, os alunos são agitados e dispersos, apesar dos esforços do professor para prender a atenção dos alunos, gostam muito de brincadeiras e celulares, mesmo que o professor chama a atenção eles continuam dispersos, não acompanhei nenhuma avaliação nesse período. Apesar de como disse anteriormente, eles tiveram bastante respeito perante mim. 
PLANO DE AULA
Segue em anexo o plano de aula que foi feito por mim Eva Marcele de Lima e executado em sala de aula sobre a supervisão do professor Gilmar Heitor de Andrade.
PLANO DE AULA
Dados de identificação da Instituição Concedente
Nome da escola: Escola Estadual Dom Delfim
Diretor (a): Maria das Dores Coelho Lasmar 
Supervisor (a): Ângela
Professor (a) Supervisor do Estágio: Gilmar Heitor de Andrade 	Turma: 2º Período: Manhã
Nome do(a) Estagiário(a): Eva Marcele de Lima			RU: 1742746
 
Conteúdo:
Primeira Guerra Mundial – Europa pré conflito e fatos que o desencadearam. 
Objetivos: 
- Expor aos alunos como serão as próximas aulas e combinar a melhor forma de avaliação.
- Dialogar, buscando o conhecimento prévio dos mesmos sobre o assunto que será tratado.
- Buscar construir juntos o conceito de guerra mundial.
- Situar o crescimento do nacionalismo e importância do imperialismo para o início do conflito.
- Apresentar aos alunos a situação política e econômica da Europa antes do conflito.
- Demonstrar os fatos que desencadearam o conflito.
Recursos:
- Caneta
- Quadro
- Projetor
- Computador
15
Sequência didática:
- Apresentação e explanação sobre o modelo de aula que teremos.
- Diálogo sobre a forma de avaliação que será construída entre professor e alunos.
- Sondagem do conhecimento prévio da turma.
- Exposição sobre a situação da Europa antes da Grande Guerra.
- Construir com os alunos os conceitos de nacionalismo e sua importância para o início da guerra.
- Construir o conceito de guerra mundial.
- Apresentar os fatos que acabaram iniciando o conflito.
Avaliação: 
Será efetuada uma avaliação diagnóstica através da participação
	
CONSIRERAÇÕES FINAIS
O Estágio Supervisionado: Ensino Fundamental – Planejamento de aulas e docência foi de fato muito relevante para, minha formação Acadêmica, percebi todas as dificuldades que enfrentarei ao longo da carreira como docente, porém friso que sai com mais convicção que estou no caminho certo, adaptação da minha parte com os alunos foi muito tranquila e de suma importância para mim, durante a realização do mesmo, é possível identificar perfis de vários alunos que poremos trabalhar futuramente. Qual postura deveremos tomar perante os alunos, perante os colegas, a sociedade. O estagio é de suma importância para formação acadêmica de futuros docentes. Despedi das turmas com muito pesar, pois foi uma ótima experiência que vive nesse período.
REFERÊNCIAS
 ARRUDA. José Jobson de A. e PILETTI, Nelson. Toda a História. 4 ed. São Paulo: Ática, 1996.
ITUMIRIM. Projeto Politico Pedagógico (PPP). Escola Estadual Dom Delfim. Consultado em 03 de Abril de 2018.
SONDHAUS, 
Lawrence; A primeira guerra mundial – história completa. São Paulo: Ed. Contexto, 2013
16
ANEXOS
17
18
19

Continue navegando