Buscar

Apol Artes Visuais - Tridimensional nota 100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Prática Profissional: Artes Visuais - Tridimensional
Leia o fragmento de texto e observe o detalhe (cabeça) da obra de Rodin, intitulada “Monumento à Balzac”: 
“Auguste Rodin (1840–1917), escultor francês, desestabilizou a escultura clássica, revelando a essência da forma, exibindo as tensões que sustentam a escultura, excluindo a uniformidade e a perfeição anatômica, como era nos moldes de Michelangelo (1475–1564)”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOURENÇO, Cleidiane. Entre cores, formas e labirintos: arte tridimensional. Curitiba: Intersaberes, 2016. p. 23.
 
Fonte: Monumental Head of Balzac (Rodin sculpture). Disponível em: <https://www.shutterstock.com/pt/image-photo/monumental-head-balzacrodin-sculpture-304180283?src=D6bdg4ioCqnzmRdSHnrAgg-1-4>. Acesso em: 25 maio 2017. 
Sobre a produção escultórica de Rodin, de acordo com a imagem dada e considerando o livro-base Entre cores, formas e labirintos: arte tridimensional, leia as sentenças a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas: 
(   ) A obra de Rodin, Monumento a Balzac, nos conduz a uma aproximação com a série Escravos, que Michelangelo deixou inacabada.
(   ) Michelangelo concebeu as esculturas da série Escravos para o túmulo do Papa Júlio II.
(   ) Na série Escravos, Michelangelo demonstra o processo da escultura muito próximo ao que Rodin faz, ao preferir o acabamento polido e refinado.
(    ) Na série Escravos, Michelangelo revela a pedra bruta de onde surgem as figuras com fortes expressões corporais, como a estética presente nas esculturas de Rodin. 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V – V – V – V
	
	B
	F – F – F – F
	
	C
	V – F – V – F
	
	D
	F – V – F – V
	
	E
	V – V – F – V
Questão 2/5 - Prática Profissional: Artes Visuais - Tridimensional
Leia o fragmento de texto sobre a arte abstrata:
“Em sentido amplo, abstracionismo refere-se às formas de arte não regidas pela figuração e pela imitação do mundo. Em acepção específica, o termo liga-se às vanguardas europeias das décadas de 1910 e 1920, que recusam a representação ilusionista da natureza. A decomposição da figura, a simplificação da forma, os novos usos da cor, o descarte da perspectiva e das técnicas de modelagem e a rejeição dos jogos convencionais de sombra e luz, aparecem como traços recorrentes das diferentes orientações abrigadas sob esse rótulo. Inúmeros movimentos e artistas aderem à abstração, que se torna, a partir da década de 1930, um dos eixos centrais da produção artística no século XX”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo347/abstracionismo>. Acesso em: 15 maio. 2017. 
A partir dos conteúdos abordados nas aulas, da citação acima e do livro-base Entre cores, formas e labirintos: arte tridimensional, sobre o abstracionismo, leia as sentenças abaixo, assinalando V para as Verdadeiras F para as Falsas:
( ) A arte abstrata teve seu auge com a pintura, mas, no campo tridimensional, também encontramos trabalhos que escaparam do naturalismo.
(  ) Marcel Duchamp é um representante da arte abstrata norte-americana, mais conhecido por suas pinturas abstratas.
(   ) Frank Stella é um representante da arte abstrata norte-americana, produzindo esculturas que exploravam possibilidades do espaço.
( ) A escultura abstrata teve seu desenvolvimento influenciado pelo expressionismo abstrato, movimento norte-americano que valorizava novas experiências no processo artístico.
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	F – V – F – V
	
	B
	V – F – V – V
	
	C
	V – F – V – F
	
	D
	F – V – V – F
	
	E
	F – F – V – V
Questão 3/5 - Prática Profissional: Artes Visuais - Tridimensional
Leia o fragmento de texto:
“O húngaro Moholy-Nagy [...] foi um teórico da visão e do projeto formal para a indústria; experimentou novos materiais e procedimentos operativos, especialmente técnicas fotográficas e cinematográficas; pode ser considerado o iniciador da pesquisa visual-cinética contemporânea”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ARGAN, Giulio. Arte moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. p. 612. 
De acordo com o fragmento de texto e do conteúdo do livro-base Entre cores, formas e labirintos: arte tridimensional, sobre luz, cor e movimento na obra tridimensional, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:
(  ) Moholy-Nagy começou a fazer experimentações tridimensionais com materiais tradicionais, como o mármore, a madeira e o bronze.
(   ) Moholy-Nagy foi um dos pioneiros da arte cinética e construiu o Modulador espaço-luz, em 1930.
(   ) O Modulador espaço-luz era uma escultura móvel giratória composta por lâmpadas e espelhos, projetava luz no espaço, criando um jogo de sombras que também se moviam.
(   ) O Modulador espaço-luz insere-se no conceito de teatralidade, pois, posicionando-se quase como uma pessoa, torna-se um ator numa roupagem tecnológica.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V – F – F – V
	
	B
	F – V – V – F
	
	C
	V – V – F – F
	
	D
	V – V – V – F
	
	E
	F – V – V – V
Questão 4/5 - Prática Profissional: Artes Visuais - Tridimensional
Leia o fragmento de texto:
“Entre os vários artistas ou pensadores que se ocuparam de introduzir polêmicos questionamentos acerca do que vem a ser, afinal de contas, a obra de Arte – e do que deveria ser a Arte mais propriamente no período moderno – foi seguramente Marcel Duchamp, aquele que mais lançou instigantes provocações com vista à renovação conceitual do artístico. Não é à toa que, talvez apenas rivalizado por Picasso e Matisse na sua capacidade de surpreender o mundo consumidor de arte na primeira metade do século XX, Duchamp é ainda hoje considerado um dos nomes de maior impacto na História da Arte Moderna. (...) ao contrário de Picasso e Matisse, a sua importância não se dá tanto pelas suas obras tomadas em si mesmas, mas sim pelo que elas vieram representar em termos de questionamento e redefinição do que vem a ser a própria Arte”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARROS, José D’Assunção. Rebeldia e modernidade em Marcel Duchamp: uma redefinição do objeto e do sujeito artísticos. Revista Palíndromo, n. 11, jul./dez. 2014, p. 74.
Segundo o fragmento de texto e o conteúdo do livro-base Entre cores, formas e labirintos: arte tridimensional, no que diz respeito à obra de Duchamp, podemos afirmar que:
I. O artista quebrou a barreira do pedestal antes mesmo de se pensar em uma espacialidade contemporânea, já que, na obra Milha de fio, a instalação se apoiava nas paredes da galeria.
II. O artista influenciou artistas tais como Picasso e Matisse até os minimalistas da década de 1960, “na intenção de fazer coincidir arte e vida”.
III. O artista serve de modelo para todas as vanguardas artísticas, tal como o Cubismo e o Futurismo.
IV. Dentre os ready-mades de Duchamp, temos a Roda de bicicleta, de 1913, e A fonte, de 1917, dentre suas obras mais famosas. 
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I e II
	
	B
	II e III
	
	C
	I e IV
	
	D
	II e IV
	
	E
	I, II e III
Questão 5/5 - Prática Profissional: Artes Visuais - Tridimensional
Leia o fragmento de texto:
“O termo é criado por Marcel Duchamp (1887–1968) para designar um tipo de objeto, por ele inventado, que consiste em um ou mais artigos de uso cotidiano, produzidos em massa, selecionados sem critérios estéticos e expostos como obras de arte em espaços especializados (museus e galerias) [...]. Ao transformar qualquer objeto em obra de arte, o artista realiza uma crítica radical ao sistema da arte. Assim, objetos utilitários sem nenhum valor estético em si são retirados de seus contextos originais e elevados à condição de obra de arte simplesmente ao ganhar uma assinatura e um espaço em exposições”. 
Após esta avaliação,caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo5370/ready-made>. Acesso em: 15 maio 2017. 
De acordo com o excerto de texto e o conteúdo do livro-base Entre cores, formas e labirintos: arte tridimensional, no que diz respeito ao ready-made, podemos afirmar que:
	
	A
	O termo designa os objetos cotidianos que perdem a identidade da sua forma.
	
	B
	O termo contribuiu para um momento de inversão na arte, em que nasce primeiro a forma e depois a ideia e/ou conceito.
	
	C
	O termo transporta os objetos do cotidiano para o campo da arte, já que antes eram vistos apenas com enfoque na sua utilidade.
	
	D
	O termo expande-se para o surrealismo até a pop art, por meio de obras tais como pinturas e esculturas.
	
	E
	O termo invade produtos encontrados nos supermercados, como caixas de sabão em pó, vistos nos museus como objeto descartável de consumo.

Continue navegando