Buscar

Questionário de EF e Populações Especiais

Prévia do material em texto

DISCURSIVA (EF E POPULAÇÕES ESPECIAIS)
01 – Tendo em vista esta imagem e os conteúdos do livro sobre epidemiologia e fisiologia da artrite e da osteoartrite, explique a diferença entre as duas (também conhecidas como artrose ou osteoartrose)
ARTRITE
Doença crônica que atinge as articulações. É a inflamação da articulação, levando dor e rigidez. Existem mais de 100 causas, incluindo agentes infecciosos, trauma, distúrbios metabólicos e distúrbios imunes. Maior incidência da artrite: articulações de mãos, punhos, cotovelos, joelhos, tornozelos e pés. Quando atinge um estado avançado, ocorre a destruição da cartilagem articular, gerando deformidades que são incapacitantes para o paciente.
OSTEOARTRITE ou ARTROSE ou OSTEOARTROSE
Doença crônico-degenerativa, que leva à gradativa perda funcional em virtude do desgaste osteoarticular. É considerada um traço comum à medida que se envelhece, afetando, aproximadamente, 70% da população acima de 50 anos e 85% da população acima de 75 anos. Apesar disso, alguns fatores podem tornar precoce o início dessa doenças (em pessoas com menos de 50 anos) como: traumas, inflamações ou infecções que comprometem a estrutura cartilaginosa. Maior incidência da osteoartrite: coluna vertebral, quadril, joelho e mãos.
02 – Sobre obesidade, responda: por que exercícios de alto impacto devem ser evitados para indivíduos obesos?
Porque amenizam o impacto e a sobrecarga sobre ossos, músculos e articulações (osteomioarticulares). 
03 – Sobre a dismenorreia: explique o que é dismenorreia primária e como a atividade física pode contribuir para o alívio dos sintomas (dor).
Dismenorreira primária não tem relação com outras patologias (como a endometriose, que é um exemplo de dismenorreia secundária). O que causa dor na dismenorreia primária é o acúmulo de prostaglandinas durante o ciclo menstrual.
 A atividade física regular pode aliviar os sintomas e amenizar a dor, porque promove a liberação de endorfinas, a qual dá uma sensação de bem-estar, além de aumentar o fluxo sanguíneo pela vasodilatação. São indicados exercícios aeróbicos, de intensidade moderada, com duração entre 30 e 60min, de 3 a 5x por semana.
04 – Considerando a imagem, sobre a obesidade: por que a circunferência da cintura (CC) e a razão cintura-quadril (RCQ) são indicadores de risco à saúde?
Porque esses indicadores mostram o volume de tecido adiposo visceral (TAV), o qual é consideradorfator de risco para o aumento da incidência de insuficiência cardíaca (IC). Esses indicadores ajudam a identificar doenças cardiovasculares e hipertensão arterial.
05 – Tendo em vista a imagem, sobre puerpério: disserte como devem ser orientados os exercícios nessa fase.
Puerpério é o período pós parto quando o corpo da mulher retorna gradativamente às condições pré-gestacionais. Dura em torno de 6 semanas. Podem ser prescritos exercícios de forma gradativa, sempre com o conhecimento e a liberação do médico. Não existe uma atividade mais indicada para o período pós-parto, pois isso depende da aptidão física da mulher. Fazer uma anamnese é fundamental antes de prescrever qualquer programa de exercício físico, por exemplo: a gestante praticava exercício físico antes de engravidar? Se durante a gestação ela praticou exercícios ou não? Sempre que a resposta for não, questionar o por que. Inicialmente, pode trabalhar movimentos lentos para que a mulher trabalhe, de forma gradativa, a consciência corporal. Caminhadas para a circulação e a aptidão respiratória também é uma boa opção. Aos poucos, aumenta-se a intensidade dos exercícios. Importante ratificar que a individualidade da puérpera deve ser levada em consideração e respeitada.
06 – Tendo em vista a imagem, sobre gestação responda: o que é marcha anserina e por que acontece?
Conhecido também como marcha de pato. A gestante caminha com rotação exagerada da pelve, arremessando ou rolando os quadris de um lado para o outro a cada passo, para deslocar o peso do corpo, assemelhando-se ao pato quando anda. 
07 – Tendo em vista esta imagem, sobre atividade física, exercícios físicos, aptidão física e saúde, cite 4 componentes da aptidão física.
Capacidade cardiorrespiratória
Flexibilidade
Resistência muscular
Composição Corporal
08 – Tendo em vista a imagem, sobre exercícios físicos para pessoas com doenças vasculares periférica, responda: como a caminhada pode contribuir para a função bomba de retorno venoso?
A caminhada contribui para a melhoria do fluxo sanguíneo, com a utilização dos músculos gastrocnêmios como bombas de retorno. Com esses benefícios, o indivíduo tende a sentir-se melhor e mais disposto.
09 – Sobre epidemiologia e fisiologia da lombalgia. Conceitue lombalgia.
Lombalgia é um termo utilizado para fazer referência a um quadro doloroso na altura da coluna lombar. É um sintoma multicausal: artrose, hérnia de disco, doenças infecciosas, tumores, etc.
10 – Sobre doença vascular periférica (DVP) e exercícios físicos, cite ao menos 2 benefícios para pacientes com DVP após a prática de exercício físico.
Diminuição da dor;
Evolução da qualidade de vida e do bem-estar do paciente;
Aumento do fluxo sanguíneo periférico;
Progresso gradativo na capacidade de caminhar (aumento de distâncias, velocidade, tempo)
CONCEITUE SAÚDE, ATIVIDADE FÍSICA, EXERCÍCIO FÍSICO E APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA À SAÚDE.
SAÚDE: estado completo de bem-estar físico, mental e social.
ATIVIDADE FÍSICA: movimentos não planejados e não estruturados que gastem mais energia do que se o indivíduo estivesse em repouco. Ex: varrer a casa, caminhar.
EXERCÍCIO FÍSICO: movimento planejado e estruturado que gaste mais energia do que se o indivíduo estivesse em repouso, com o objetivo de melhorar a aptidão física. Ex: corridas de ruas, musculação, aulas de dança, etc.
APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA À SAÚDE: capacidade de realizar as AVDs, como: capacidade cardiorrespiratória, flexibilidade, resistência muscular e composição corporal.

Continue navegando