Buscar

3 relatorio

Prévia do material em texto

Questões
Como podem ser definidas as enzimas? O que é substrato?
 As enzimas são proteínas, catalisadores (aumenta a velocidade de uma determinada reação química) biológicos (proteínas) de alta especificidade. Praticamente todas as reações que caracterizam o metabolismo celular são catalisadas por enzimas. Aceleram a velocidade de uma reação, sem, no entanto participar dela como reagente ou produto, regulando várias reações. .O composto sobre o qual a enzima age é genericamente denominado substrato. Cada enzima é específica para um tipo de reação. Ou seja, elas atuam somente em um determinado composto e efetuam sempre o mesmo tipo de reação.
Que fatores podem explicar a alta eficiência das enzimas como catalisadores? 
Temperatura: A temperatura condiciona a velocidade da reação. Temperaturas extremamente altas podem desnaturar as enzimas. Cada enzima atua sob uma temperatura ideal.
pH: Cada enzima possui uma faixa de pH considerada ideal. Dentro desses valores a atividade é máxima.
Tempo: Quando mais tempo a enzima tiver contato com o substrato, mais produtos serão produzidos.
Concentração da enzima e do substrato: Quanto maior a concentração da enzima e do substrato, maior será a velocidade da reação.
Qual a definição e o significado de KM e vmax na reação. Veja as unidades.
 Vmáx é a velocidade máxima de catálise de uma enzima . É um valor teórico de velocidade de reação, onde toda a enzima está catalisando um substrato. 
 O Km é a concentração de um substrato necessária para que a velocidade enzimática seja metade da velocidade total. O Km é uma forma de medir a afinidade da enzina pelo substrato, sendo, quanto menor o Km, maior a afinidade da enzima pelo substrato.
O que é inibidor enzimático e quais os principais fatores que diminuem a atividade de uma enzima para atuar como catalisador?
 Um inibidor enzimático é qualquer substância que, de alguma forma, possa diminuir a velocidade de uma reação catalisada por uma enzima . Há alguns fatores que altera m a velocidade de reação catalisada, logo, alteram a atividade enzimática: A concentração do substrato (que tem efeito na Vmáx), a temperatura (toda reação enzimática tem uma temperatura ótima, mas é comum que com a diminuição da temperatura haja declínio da velocidade de reação), pH (as reações também possuem um pH ótimo, mas uma variação pode ionizar o sítio ativo ou desnaturar a enzima).
O que acontece se você mudar o pH ou a temperatura do meio reacional e mantiver a concentração de enzima e substrato constantes? Explique. 
 Cada enzima possui um pH e temperatura ideais para o funcionamento. A variação de pH e temperatura muda levemente a conformação da enzima , de modo a expor mais ou menos o sítio ativo. O efeito da mudança de pH e temperatura é único para cada enzima , sendo assim , quanto mais próximo do seu pH/temperatura ideais de funcionamento, maior a afinidade a enzima terá pelo substrato. Quando o limite da mudança de pH ou temperatura forem extrapoladas , a enzima perde sua conformação tridimensional, perdendo sua funcionalidade. Quando a enzima perde a funcionalidade, diz-se que ela desnaturou-se por alterarem as ligações químicas que mantêm sua estrutura.
6. Cite dois exemplos de enzimas que atuam em sistemas biológicos e explique a sua atuação. 
 Lipases são enzimas que atuam sobre lipídeos, catalisando alguma reação química que estas moléculas possam sofrer. No sistema digestivo humano, ela tem como função, basicamente, transformar lipídeos (Gorduras) em ácidos graxos e glicerol, isto ocorre quando o pâncreas libera um suco que contém várias enzimas, uma delas é a lipase, no intestino delgado.
 Amilases são enzimas que são catalisadoras da hidrólise da amilopectina, da amilose e do glicogênio em maltose e dextrinas. Na saliva encontra-se uma forma de alfa-amilase denominada ptialina e no pâncreas, a amilase pancreática.
7. Que tipos de resíduos químicos foram gerados neste experimento, e como foram tratados ou armazenados? Explique.
 Foi gerado resíduo químico não tóxico, com faixa de pH possível de descarte. Entre os componentes dos resíduos químicos estavam a quinona, a enzima polifenoloxidase, catecol e água oxigenada.

Continue navegando