Buscar

ESTRATEGIA PEDAGOGICA PARA CEGOS

Prévia do material em texto

Curso: Licenciatura em Pedagogia
Disciplina: Educação Especial
Professora: Magali Dias de Souza
Felipe Willian Alves, Luana Alves e Thaís Corrêa
Estratégia pedagógica para cegos
O termo cegueira é utilizado para identificar a condição de pessoas com total incapacidade de enxergar, mesmo com a melhor correção. A cegueira pode ser reversível ou irreversível. Os indivíduos que apresentam a cegueira não são capazes nem mesmo de realizar a percepção luminosa.
De acordo com o Decreto nº 3.298 de regulamenta a Lei 7.853 de 24 de outubro de 1.989 a cegueira é definida como uma deficiência visual na qual a acuidade visual é igual ou menor que 0,05 no melhor olho com a melhor correção óptica.
A cegueira pode ocorrer desde o nascimento e, nesse caso, é chamada de cegueira congênita ou, ainda, ocorrer mais tardiamente, que é denominada de cegueira adquirida ou adventícia.
A cegueira apresenta grande impacto na vida das pessoas e pode, inclusive, afetar o processo de aprendizagem, pensando nisso, propomos aqui uma estratégia pedagógica afim de contribuir com esse processo: Computador/tablet com acesso e comando por voz.
O acesso e o comando ocorrerão por meio de um aplicativo que analisa texto e o traduz em texto compilado pra processamento e síntese de voz, com entonação adequada por reconhecimento de pontuação textual. Assim, se comunica com o usuário por meio de síntese de voz, viabilizando, deste modo, o uso destes aparelhos por deficientes visuais. 
Acadêmico do curso de Licenciatura em Pedagogia – Felipe Willian Alves – Felipe.willyan@hotmail.com

Continue navegando