Buscar

1 da 10 - Redes públicas de cooperação

Prévia do material em texto

1 - O foco de estudo desta disciplina foi a rede pública de cooperação local desenvolvida a partir da instância pública municipal. Nesse sentido, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. É possível que haja colaboração da rede pública de cooperação local com outras redes de âmbito local como é o caso de redes comunitárias ou criadas a partir do terceiro setor. 
b. Não é possível haver cooperação entre redes públicas de cooperação local com redes criadas nas esferas estadual e federal. 
c. No caso de rede pública de cooperação local, não é possível trabalhar em conjunto com organizações não estatais, como as organizações híbridas. 
d. As chamadas redes de cooperação local são aquelas organizadas e dirigidas pelo poder público municipal e não estão relacionadas às redes comunitárias locais. 
2 - Um dos conceitos principais desta disciplina é a rede de cooperação. Sobre redes de cooperação, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. Uma rede de cooperação é um conjunto de intenções iniciais onde os agentes se propõem a analisar o contexto da administração pública e privada. 
b. Elas permitem o compartilhamento de recursos entre a iniciativa privada e a administração pública, de modo que cada empresa execute seu projeto individual, independentemente dos recursos públicos. 
c. Entende-se que a finalidade dos agentes e instituições nas redes de cooperação é procurar, ininterruptamente, o aumento do número de parceiros para tornar possíveis os interesses e projetos em comum. 
d. Elas surgem de modo informal, com um grupo de agentes homogêneo, e servem para estruturar todo o serviço público de uma comunidade. 
3 - Especificamente, sobre redes públicas de cooperação, é incorreto afirmar que:
Escolha uma:
a. A Rede do SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial é um exemplo de associação entre os interesses do campo interpessoal com os interesses do campo de movimentos sociais. 
b. As redes de cooperação do campo Estado com suas políticas públicas podem envolver somente agentes do Estado (puras) ou estarem associadas com redes de cooperação de movimentos sociais ou de produção/circulação, depende dos serviços públicos prestados por essas redes. 
c. A Rede de Atendimento do SUS exemplifica uma rede híbrida de cooperação: a estrutura estatal associada com as redes comunitárias como no caso de proteção à terceira idade. 
d. As redes públicas de cooperação podem ser formadas por atores do campo interpessoal, dos movimentos sociais, do Estado e suas políticas públicas, da produção e circulação de bens e serviços. 
4 - A sustentabilidade pode ser entendida como a persistência, durante um longo período, de algumas características demandadas de um sistema sociopolítico e seu ambiente natural, que não é infinitamente durável, mas que é capaz de transformar a sociedade onde está inserido. Tratando-se dos princípios básicos da sustentabilidade vistos na disciplina, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. Tempo: a preocupação com a cronologia deve estar focada no futuro, pois o presente e o passado não influenciam a sustentabilidade futura. 
b. Coletividade: o menor ganho da coletividade está na perspectiva de aumento da qualidade de vida para a comunidade, pois o mais importante é o ganho do indivíduo. 
c. Dimensão: são várias as dimensões da sustentabilidade que são independentes entre si (ambiental, econômica, social, política, cultural). 
d. Espaço: é preciso que se tenha uma referência espacial para a ação voltada para a sustentabilidade, como o município, a região, o estado, etc. 
5 - Para tratar de redes públicas de cooperação é preciso compreender o que são serviços públicos. Então, com relação aos serviços públicos, é incorreto afirmar que:
Escolha uma:
a. Um exemplo de um serviço público é atendimento feito por um hospital credenciado ao Sistema Único de Saúde - SUS. 
b. São exemplos de serviços públicos as redes de serviços públicos de luz, água e esgoto. 
c. Um serviço público é aquele prestado somente pela administração pública para um indivíduo e não para a coletividade. 
d. É considerado serviço público todo serviço prestado à coletividade, independentemente se ele é prestado de forma direta ou não pelo Estado. 
6 - Entende-se que o funcionamento efetivo de redes públicas de cooperação depende do contexto onde estas redes estão inseridas. E este contexto está relacionado ao conceito de desenvolvimento local. Sobre o desenvolvimento local é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. Está relacionado ao aproveitamento das capacidades e potencialidades de uma unidade territorial que pode ser um país ou um estado da federação, chamando-se desenvolvimento local. 
b. Para que o desenvolvimento local aconteça, é preciso que a sociedade se mobilize, de forma a desperdiçar as capacidades e potencialidades locais. 
c. Pode ser definido como um processo que ocorre em pequenos territórios e em agrupamentos humanos com capacidade de gerar dinamismo econômico e melhora na qualidade de vida de sua população. 
d. O desenvolvimento pode estar relacionado ao município como um todo, nesse caso se chama de desenvolvimento municipal, ou englobar vários municípios e se chamar desenvolvimento estadual. 
7 - Conforme apresentado durante a disciplina, o desenvolvimento local precisa do alinhamento de todas as ações de gestão local com as necessidades das populações escolhidas como foco. Sendo assim, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. A integração pode ser buscada depois que todas as ações para o desenvolvimento local tenham sido realizadas. 
b. É preciso que os recursos humanos sejam definidos com base na confiança e não na qualificação técnica. 
c. De forma sistêmica e permanente, é preciso garantir que o desenvolvimento não seja local, mas sim genérico e diverso. 
d. É necessário, também, que os recursos (financeiros, humanos e materiais) estejam disponíveis para a execução das ações. 
8 - Com base no material complementar, tem-se que é importante catalisar uma rede, sendo o catalisador um elemento que acelera vigorosamente as reações sem perder seus atributos no processo. Sendo assim, é correto afirmar que catalisar uma rede:
Escolha uma:
a. Significa que uma rede de cooperação é criada e gerida a partir da vontade de um líder centralizador que segue o seu objetivo pessoal. 
b. A catalisação pode gerar o efeito viral em redes, um fenômeno que experienciado frequentemente, mas sobre o qual pouco se reflete. 
c. Acontece quando se faz um grande esforço por muito tempo e, aparentemente, nada muda. 
d. É promover as estruturas hierárquicas com poucos relacionamentos, sem a vitalidade de uma rede espontânea de pessoas motivadas. 
9 - Na área das Ciências Sociais, o termo rede está ligado às diferentes formas de relacionamento: redes como sistemas, estruturas organizacionais com muitas variáveis que possuem relações entre si. Assim, é correto afirmar sobre o conceito de redes:
Escolha uma:
a. Já as redes de compromisso social são formas de empoderamento da sociedade, criadas pela adesão livre e voluntária por pessoas com propósitos individuais e disposição de assumir responsabilidades isoladas. 
b. A rede se enfraquece com as conexões entre os seus elos e a permanente combinação e recombinação de seus elementos. 
c. Em contraponto às redes, as organizações, em geral, não seguem o modelo tradicional, legal e burocrático que enseja estruturas hierárquicas onde o poder é centralizado e de cima para baixo, o que prejudica a inovação. 
d. A rede social constitui-se das relações entre as pessoas, de forma mutável, pelas conversas e contatos, e se intensifica com o compartilhamento de ideias, informações e recursos, articulados para um objetivo comum 
10 - De acordo com o material complementar, o processo de mapeamento e análise de uma rede, geralmente, é composto pelas seguintes etapas, exceto: 
Escolha uma:
a. Levantamento de informações pessoais e Validação da identidade de cada indivíduo. 
b. Identificação de um grupo e Determinação das relaçõessignificativas 
c. Mapeamento e plotagem das relações e Representação gráfica e análise visual dos resultados 
d. Análise quantitativa dos dados sistematizados e Análise qualitativa 
11 - Durante a disciplina, foi apresentado o conceito de interdisciplinaridade que está relacionado com a superação da visão restrita de mundo (visão disciplinar) e a compreensão da complexidade da realidade. Sendo assim, é correto afirmar sobre a interdisciplinaridade que:
Escolha uma:
a. Por causa da alta complexidade dos problemas, as populações locais, municípios e comunidades encaram situações contraditórias e conflitantes que demandam por uma análise simplista não levando em conta uma visão interdisciplinar para amenizar seus problemas. 
b. É possível citar muitos exemplos de experiências de interdisciplinaridade na gestão pública, pois a ótica fragmentadora já foi superada e princípios como hierarquia, divisão de tarefas e departamentalização não são barreiras para a interdisciplinaridade nas redes públicas. 
c. Ela é uma prática não intencional e requer uma postura informal de gestores e atores públicos e privados. 
d. Ela está relacionada fortemente com o conceito de intersetorialidade, sendo que a interdisciplinaridade influencia mais o pensar, enquanto a intersetorialidade deve ser levada em conta no fazer, quando do planejamento e execução das ações. 
12 - Para tratar sobre o conceito de redes é preciso entender que este conceito passou por mudanças ao longo do tempo, sendo abordado por diferentes áreas do conhecimento. Apesar da multiplicidade de definições, para esta disciplina, podemos afirmar que a rede é:
Escolha uma:
a. 
Um conjunto de trabalho voluntário, onde os agentes mantêm suas identidades, e cada um procura cumprir o seu objetivo para obter melhor resultado financeiro.
b. Uma parceria feita de forma voluntária, com diferentes agentes que mantém sua própria identidade, movidos por uma ideia comum que se articulam para alcançar os objetivos compartilhados.
c. Uma união feita de forma voluntária, entre diferentes instituições, com o intuito de se beneficiarem mutuamente pelo trabalho executado por uma destas instituições 
d. A ideia comum que une diferentes entidades, cada uma com seu objetivo, a fim de buscarem o apoio da administração pública para desenvolver cada projeto individual.
13 - No contexto de desenvolvimento local, a intersetorialidade pode ser entendida como sendo a articulação de diferentes conhecimentos e experiências em planejar, realizar e avaliar as ações voltadas para o alcance de resultados integrados em situações complexas, em busca de sinergia. Diante disso, é correto afirmar sobre a intersetorialidade: 
Escolha uma:
a. A intersetorialidade dificulta a vida dos cidadãos no exercício e controle sobre seus direitos sociais e econômicos, uma vez que os problemas têm origens únicas. 
b. A intersetorialidade na gestão municipal significa que este conceito pode ser aplicado nos ciclos de gestão de planejamento e execução, mas ela não deve ser usada na avaliação e controle. 
c. Ela se relaciona com o conceito de descentralização, pois a intersetorialidade trata do atendimento das demandas e expectativas dos cidadãos de modo sinérgico e integrador, enquanto a descentralização foca na transferência da decisão para instâncias mais próximas dos cidadãos. 
d. As estruturas atuais governamentais já estão desenhadas para o atendimento integrado com foco nos cidadãos, sendo concebidas de forma vertical e o atendimento ao cidadão é horizontal, o que não gera problema. 
14 - A administração ou gestão de organizações pode ser entendida como uma somatória de princípios, regras e funções que tem a finalidade de:
Escolha uma:
a. Organizar e cumprir as metas de uma organização para objetivos de longo prazo. 
b. Planejar a produção e o controle de qualidade de produtos demandados pelo mercado internacional. 
c. Organizar e controlar os elementos produtivos de forma eficiente para conseguir o objetivo almejado. 
d. Planejar os esforços produtivos a fim de utilizar todos os recursos disponíveis para produzir mais com mais recursos. 
15 - De acordo com o material complementar, a análise de redes usa conceitos e termos específicos, sendo correto afirmar que:
Escolha uma:
a. A relação entre atores é a divisão de ligações entre os membros de um grupo, e a densidade da rede é dada pelo pouco volume de ligações entre os atores. 
b. A análise de redes pessoais é quando se busca uma visão do todo, genérica, envolvendo instituições e sua fonte de poder. 
c. A análise de redes deve desprezar a relação entre os indivíduos e priviliegiar os atributos de cada ator, com suas características específicas. 
d. A análise de redes usa uma terminologia própria onde um ator ou agente social pode ser um indivíduo, uma organização, um conjunto de pessoas ou de organizações. 
16 - A gestão de redes públicas de cooperação local depende de elementos associados aos diferentes mecanismos para formalização da cooperação entre seus agentes. Sobre isso é correto dizer que:
Escolha uma:
a. Uma das fontes de problema na gestão local de redes de cooperação é a falta de interesse dos participantes que preferem atuar de maneira informal. 
b. A formalização das relações entre os agentes ou participantes de redes públicas de cooperação faz-se necessária porque são nestas relações que ocorrem os fluxos de recursos, de serviços e das informações. 
c. As relações informais não são importantes nas redes de cooperação local, pois os processos coletivos só funcionam quando são formalizados. 
d. É importante formalizar as relações de cooperação local porque estas relações são o principal problema de gestão municipal. 
17 - As redes públicas de cooperação local podem ser formadas pelo campo dos movimentos sociais, pelo campo de produção e circulação, e pelo campo Estado e políticas públicas. Com relação a isso, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. Os atores envolvidos do campo dos movimentos sociais são as organizações não governamentais, as organizações populares, associações de profissionais e sindicatos. 
b. Os atores envolvidos do campo do Estado e políticas públicas podem ser caracterizados como agentes econômicos, empresas produtoras, fornecedores e usuários. 
c. O foco de atuação dos atores envolvidos no campo de produção e circulação são interesses e projetos de caráter político e ou cultural de âmbito coletivo. 
d. Os princípios que regem as relações do campo de Estado e políticas públicas são respeito, cooperação, competição e fraternidade. 
18 - A administração, ou gestão, de organizações pode ser dividida em quatro funções principais para que os objetivos organizacionais sejam atingidos, sendo elas:
Escolha uma:
a. A organização das atividades, o planejamento dos recursos, a avaliação dos resultados e o replanejamento das ações. 
b. O planejamento; a validação dos objetivos, a implementação e o controle de resultados. 
c. O planejamento das ações, a organização das atividades e recursos, a direção ou liderança, e o controle. 
d. A organização dos objetivos, a execução das atividades, a liderança de pequenos grupos, e controle dos resultados. 
19 - Conforme o material complementar, sobre os mapas de compartilhamento em redes, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. O processo de construção do mapa aumenta a sua complexidade e não permite a reflexão nem de quem o elabora, nem de quem participa da rede. 
b. É possível mostrar o mapa de compartilhamento em redes aos envolvidos, mas não se deve pedir sua opinião ou fazer uma reflexão conjunta. 
c. Um mapa simples de redes pode ser desenvolvido para avaliar o impacto entre todos os envolvidos (stakeholders), permitindo traçar estratégias assertivas. 
d. Um mapa simples de redes não pode ser elaborado para avaliar o seu impacto, pois é impossível mensurar uma rede de cooperação. 
20 - A descentralização e a desconcentração são termos que podem ser entendidos como sinônimos ou não. Nesta disciplina,eles foram vistos como processos distintos independentes, porém interligados e complementares. Sobre estes termos é possível afirmar que:
Escolha uma:
a. A descentralização contribui para o desenvolvimento local, enquanto a desconcentração não influencia este processo. 
b. A desconcentração, por outro lado, é a unificação da responsabilidade pela execução de atividades de projetos e programas com tomada de decisão centralizada no topo da hierarquia. 
c. A descentralização é a geração de recursos e capacidade de tomada de decisão em unidades espacialmente menores de forma que as instâncias superiores definam as suas prioridades e tomem as decisões. 
d. A capacidade de decisão e disponibilidade de recursos são muito importantes para o processo de descentralização, mas que estão ausentes dos processos de desconcentração.

Continue navegando