Buscar

TRABALHO PIM (2)

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA
HALEXISTAR – INDÚSTRIA FARMACÊUTICA
GOIÂNIA
2016
HALEXISTAR – INDÚSTRIA FARMACÊUTICA
Projeto integrado multidisciplinar – PIM
Apresentado à Universidade Paulista –UNIP,
Para avaliação semestral no curso de Superior
Tecnólogo de Logística
GOIÂNIA
2016
HALEXISTAR – INDÚSTRIA FARMACÊUTICA
BANCA EXAMINADORA 
_______________________/__/___
Prof. Nome do Professor 
 Universidade Paulista – UNIP
 _______________________/__/___ 
Prof. Nome do Professor
 Universidade Paulista – UNIP
 _______________________/__/___
Prof. Nome do Professor 
Universidade Paulista UNIP
GOIÂNIA
2016
RESUMO
A HalexIstar Indústria Farmacêutica S/A, com mais de 40 anos de trajetória, essa estratégia ajuda a consolidar a confiança e a credibilidade da marca e impulsiona os bons resultados no mercado. Dispondo de uma infraestrutura moderna e tecnologia de ponta com capacidade de produção de 100 milhões de unidades/ano de Soluções Parenterais de Grande Volume (SPGV) em sistema fechado e mais de 100 milhões de unidades/ano de Soluções Parenterais de Pequeno Volume (SPPV). 
A contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões, através da contabilidade a empresa sabe o valor de seus ativos, passivos, receitas, custos e despesas, a rentabilidade e lucratividade do negócio.A HalexIstar reduziu 30% de perdas de armazenagem com a nova reestruturação de sua área logística aumentou em 25% a produtividade na movimentação e armazenagem, na área do estoque, foi desenvolvida uma planilha para balanceamento e controle, de modo a evitar a falta ou excesso de produtos, que vinham acarretando altos custos para HalexIstar. Tudo o que e fabricado permanece no estoque por 14 dias, chamado de quarentena, gerando um custo de R$ 6.840.000,00 por ano, o custo com transporte e o custo mais alto da empresa, como motorista o custo representa 50 % do custo com transporte, além da despesa com gasolina entre outras despesas. O custo real com transporte pode variar dependendo onde os produtos vão ser distribuídos, mais em média pode chegar a R$18.000.000,00 por ano. 
ERP: Sistemas ERP (Enterprise Resource Planning), ou Sistemas de Gestão utilizados para automatizar diversos processos empresariais, abrangendo desde a cadeia logística, qualidade, produção, depósitos, manutenção, SAC, fiscal, financeiro, contábil, entre outros processos. O layout utilizado pela Cia HalexIstar é de pallet fechado para cada produto, ou seja, só é paletizado um só tipo de produto, eles não misturam produtos no mesmo pallet. A Cia trabalha de acordo com a demanda de pedidos, os produtos vão saindo e eles vão fabricando para ressuprir o estoque. O tempo máximo de armazenamento dos produtos é de 30 a 40 dias. 
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO	6
FUNDAMENTOS E IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA	7
CONTABILIDADE	8
ESTATÍSTICA APLICADA	11
 4.1 Estrutura Moderna e Mão de Obra Qualificada	12
4.2 Qualidade e Produtividade	12
 PLANEJAMENTO E OPERAÇÕES POR CATEGORIA DE PRODUTOS	13
 DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS	14
 PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUES	15
 7.1 Sistema de manutenção de estoque	15
 7.2 Parâmetros para ressuprimentos de estoque	15
 7.3 Custos de armazenagem	16
7.4 Custo com estoque	16
 7.5 Custos de suprimentos e custos de transportes	16
 7.6 Cálculo do custo de materiais	17
 PROPOSTA DE MELHORIA	18
 CONCLUSÃO	19
 REFERÊNCIAS	20
 ANEXOS	21
INTRODUÇÃO
A HalexIstar Indústria Farmacêutica S/A., uma empresa com vasta experiência no mercado, atuando no segmento  hospitalar, especialmente no desenvolvimento, produção e comercialização de soluções parenterais, medicamentos injetáveis e produtos hospitalares descartáveis no âmbito nacional e internacional.
Em 2008, o grupo HalexIstar adquiriu a Medicone Projetos e Soluções para a Indústria e a Saúde Ltda., localizada em Cachoeirinha, no Rio Grande do Sul. Uma empresa com mais de três décadas de atuação no mercado de produtos médicos e implantáveis a base de silicone.
A HalexIstar está instalada em uma área de 53 mil m2. A administração da empresa tem sua sede em Goiânia (GO) e conta com duas filiais de vendas em São Paulo (SP) e Recife (PE).
FUNDAMENTOS E IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA
 A HalexIstarIndústria Farmacêutica S/A., uma empresa com vasta experiência no mercado, atuando no segmento  hospitalar, especialmente no desenvolvimento, produção e comercialização de soluções parenterais, medicamentos injetáveis e produtos hospitalares descartáveis no âmbito nacional e internacional.
Em mais de 40 anos de trajetória, a empresa tem coordenado um processo de crescimento sustentável no qual se destacam a busca pela excelência, compromisso com a qualidade, vanguarda tecnológica e uma forte sintonia com as demandas do mercado.
Essa estratégia ajuda a consolidar a confiança e a credibilidade da marca e impulsiona os bons resultados no mercado. 
Sempre atenta às mudanças e tendências do mercado e diante do desafio da globalização a empresa vive, atualmente, uma nova fase de investimentos direcionados, sobretudo, para o aumento de sua capacidade produtiva e de lançamento de novos produtos, buscando parcerias estratégicas que levem à contínua expansão de seu portfólio.
CONTABILIDADE
Para descrever um tema tão abrangente, como o papel da contabilidade, é necessário o entendimento da função dela dentro da empresa. Ela tem como principal objetivo transformar e gerenciar dados contábeis da organização tornando-os utilizáveis as demais atividades tanto para finalidades internas quanto para externas.
A contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de decisões.
Através da contabilidade a empresa sabe o valor de seus ativos, passivos, receitas, custos e despesas, a rentabilidade e lucratividade do negócio, produtividade da mão de obra e através disso, pode realizar um bom planejamento tributário.
 Ainda é responsável pelo departamento fiscal e contábil. A partir de informações contábeis corretas, coletadas por essas áreas, através de notas fiscais, extratos bancários erelatórios financeiros, é possível gerar relatórios ou demonstrativos que possibilitem a tomada de decisão por parte dos gestores, que analisa onde há mais gastos, podendo diminuir alguma despesa ou fazer novos investimentos. Aqui também, é importante o papel da contabilidade, pois a maior parte de seus relatórios são técnicos, o que dificulta o entendimento dos gestores, nesse caso a contabilidade tem papel fundamental, o de auxiliar a alta direção no entendimento e no rumo do processo decisório.
Algumas vantagens de uma contabilidade adequada:Oferece maior controle financeiro e econômico à entidade;contratações; transações; fusões; terceirização; facilita acesso às linhas de crédito com bancos e fornecedores; prova aos sócios a verdadeira situação patrimonial;demonstração do resultado do exercício; demonstração de lucros ou prejuízosacumulados; demonstração de origens e aplicação de recursos e o balanço patrimonial.
Seu objetivo é fornecer informações econômicas para fornecedores, bancos, investidores, funcionários, sindicatos. Auxilia também as entidades na tomada de decisões, já que ela reúne as informações contábeis da organização em seu diário e razão, balancete de verificação, além dos demonstrativos acima citados.
Com a contabilidade de uma empresa você também consegue extrair informações que nos mostrará números, e através deles, podermos analisar como a empresa está. Analisando um balanço tem condições de tomar conhecimento de praticamente toda a informação contábil e ter um parecer das informações financeiras.
Não só os administradoresutilizam os relatórios que a Contabilidade fornece, outras pessoas, órgãos e empresas também a utilizam como ferramenta, tais como:
- Os sócios que não participam da administração da empresa, com o objetivo de saber quanto a empresa esta lucrando.
- Os Bancos e Financeiras, a fim de concederem um empréstimo a uma empresa e saber se ela terá condições de pagar.
- Os sindicatos de empregados com o intuito de pedir um percentual de aumento maior para os funcionários.
Portanto, a contabilidade é um instrumento necessário para todas as entidades e também para as pessoas físicas ajudando no processo de toda de decisões de pequenos e grandes negócios.
A contabilidade aplicada à logística é algo bem sistemático, até mesmo pela variedade de áreas que a logística abrange, no entanto é algo que precisa de atenção especial para que se possa identificar todos os custos, a compra dos produtos, contratação de funcionários, o transporte das mercadorias e impostos, todos envolvidos na cadeia de suprimento e reduzi-los de forma eficaz sem prejudicar a qualidade dos produtos ou serviços prestados.
O planejamento tributário é uma forma em que as empresas recorrem, buscando reduzir a carga tributária total de suas operações. Esse planejamento contribui para que as empresas possam obter uma maior economia financeira, através da análise tributária e da redefinição de seu posicionamento, ou seja, com o planejamento tributário, as empresas podem recorrer a meios legais para a redução do pagamento de tributos.
A área da logística, por si, já representa uma das maiores contas de uma empresa, principalmente no que diz respeito ao frete, e um dos pontos que influenciam diretamente nisso é a incidência do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), além do Imposto do Programa de Integração Social (PIS),a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), Imposto de Renda (IR) e outras taxas obrigatórias. Quando a empresa realiza o armazenamento das mercadorias, ainda há a incidência do Imposto Sobre Serviço (ISS) e os encargos referentes à mão de obra.
Confrontar despesas e lucros e conhecer cada elemento que compõe esses custos poderá ser uma valiosa ferramenta de análise. A saúde de um empreendimento, independentemente de seu porte ou segmento, depende do controle efetivo e adequado de suas receitas. E por mais que cada negócio tenha suas particularidades, o contabilista é diretamente responsável por conciliar essas informações e apresentá-las aos gestores de forma que seja possível identificar se os resultados indicados viabilizam ou não a continuidade de determinadas linhas de negócio.
ESTATÍSTICA APLICADA
HalexIstar (“Companhia”) e H.I.G Capital anunciam que concluíram com sucesso parceria de investimento que viabilizou a aquisição da Isofarma Industrial FarmacêuticaLtda. (“Isofarma”).
Com sede em Goiânia e quase 60 anos de história, a HalexIstar é uma das líderes nacionais em soluções parenterais de grande volume (“SPGV”) e está presente em todas as regiões do Brasil. Com tecnologia de ponta, robusta estrutura operacional e uma eficaz força de vendas, a Companhia oferece um vasto portfólio de medicamentos para hospitais e clínicas em todo Brasil.
Isofarma, empresa sediada em Fortaleza, com mais de 10 anos de história, atua no mesmo segmento, contudo, com ênfase em soluções parenterais de pequeno volume (“SPPV”). Opera também em todo território nacional.
As seringas identificadas irão possibilitar às companhias oferecerem um melhor serviço a seus clientes atuais, disponibilizando um portfólio mais amplo de produtos, assim como melhorias de eficiência.
Sobre a HalexIstar - Fundada em 1959 e sediada em Goiânia, HalexIstar atua no segmento de soluções parenterais de grande e pequeno volume. A HalexIstar comercializa um vasto portfólio de produtos como repositores eletrolíticos e energéticos (cloreto de sódio, glicose e outros) e antibióticos. A Companhia possui mais de 2.000 clientes e conta com aproximadamente 570 colaboradores.
Sobre a Isofarma - Fundada em 1997 e sediada em Eusébio/CE, na grande Fortaleza, Isofarma atua no segmento de soluções parenterais, com ênfase em pequeno volume (“SPPV”). A Companhia possui forte presença nacional e conta com 940 colaboradores.
Sobre a G.I.G. Capital - Fundada em 1993, a H.I.G. é líder global em investimentos em privateequity em empresas pequenas e médias, com mais de US$ 19 bilhões de capital sob gestão. Baseada em Miami e com escritórios em Atlanta, Boston, Chicago, Dallas, Nova Iorque e São Francisco, bem como escritórios afiliados no Rio de Janeiro, Goiânia, Recife, Porto Alegre, Londres, Hamburgo, Madri, Milão e Paris, a H.I.G. Investiu e geriu mais de 200 companhias globalmente.
Estrutura moderna e mão de obra qualificada
Figura 01: Qualidade e Produtividade
Fonte: www.isofarma.com.br
Na busca constante pela excelência, dispondo de uma infraestrutura moderna e tecnologia de ponta com capacidade de produção de 100 milhões de unidades/ano de Soluções Parenterais de Grande Volume (SPGV) em sistema fechado e mais de 100 milhões de unidades/ano de Soluções Parenterais de Pequeno Volume (SPPV).
Desenvolveram fornecedores dentro e fora do país, trabalhando com os mais renomados em matéria-prima, equipamentos e serviços. A constante atualização e aprimoramento do corpo técnico, formado por profissionais altamente qualificados, que permite garantir a qualidade, segurança e eficácia dos produtos.
A empresa sempre opera dentro das normas de Boas Práticas de Fabricação. Os medicamentos são controlados e analisados segundo os critérios estabelecidos em compêndios oficiais, atualizando-nos constantemente de acordo com a regulamentação vigente.
A empresa possui certificados pela ISO 9001:2008. Graças à junção perfeita entre estrutura moderna e mão de obra qualificada.
PLANEJAMENTO E OPERAÇÕES POR CATEGORIA DE PRODUTOS
O planejamento e operação de cada produto realizado separadamente, sendo que cada produto é fabricado na indústria em alas separadas. Assim que a matéria prima é finalizada, ela é direcionada a esteira, que levara o produto acabado para ser armazenado.
O layout utilizado pela Cia HalexIstar é de pallet fechado para cada produto, ou seja, só é paletizados um só tipo de produto, eles não misturam produtos no mesmo pallet. A Cia trabalha de acordo com a demanda de pedidos, os produtos vão saindo e eles vão fabricando para ressuprir o estoque. O tempo máximo de armazenamento dos produtos é de 30 a 40 dias.
A distribuição da carga é feita de acordo com a rota de pedidos, eles transportam todas as cargas juntas. Se o pedido do cliente demandar os cinco produtos de uma só vez, a Cia irá entregar os cinco produtos dentro do mesmo caminhão, segundo a Cia esse modelo é para reduzir custos.
DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
 Um grande alicerce para vivermos em sociedade são os nossos relacionamentos com nossa família amigos e colegas de trabalho, Para a maioria das pessoas, o trabalho é um importante componente da vida, não apenas no sentido material (salário, benefícios), como também com relação ao desempenho das atividades e para o contato social. Hoje se sabe que o cotidiano do trabalho influi na vida e nas emoções das pessoas. Por exemplo, a realização de um projeto de trabalho importante resulta em sentimentos positivos, assim como uma discussão com o chefe pode acarretar sentimentos de preocupação. Por isso, as organizações precisam de alguma forma, proporcionar um ambiente de trabalho agradável, pois perceberam a influência do bom ambiente para a produtividade e por consequência, o andamento do trabalho, assim alguns fatores tornaram-se fundamentais para a realização do trabalho: o ambiente, o relacionamento, saber como as pessoas se sentem com relação às suas tarefas, enfim, uma visão mais global do trabalhador. 
O processo de interação humana encontra-se presente nas organizações, e a formacomose dão essas interações influencia os resultados de toda a empresa. Conviver com o outro não é uma tarefa fácil, e conviver com o outro no trabalho sem entender o comportamento de cada um é praticamente impossível. Cada um de nós possui algumas noções sobre o comportamento e as reações de outras pessoas, e até já desenvolveu certa habilidade para lidar com as maneiras diferentes que cada um possui; porém, essas noções são empíricas e nos basearmos apenas no que “achamos” nem sempre é um bom caminho, se considerarmos essa interação de pessoas num ambiente organizacional, temos que levar em consideração que as pessoas não funcionam como máquinas, interpessoais e qualidade de vida no trabalho que muitas vezes o comportamento é diferente do que se espera. Isso porque, quando estamos em interação com outras pessoas, o funcionamento de cada um é afetado, alterando o que se poderia chamar de “previsto ou esperado. Se esses sentimentos são positivos, o nível da tarefa é facilitado, gerando uma produtividade satisfatória. Se, ao contrário, o clima emocional não é satisfatório, a tarefa passa a sofrer os efeitos, que muitas vezes se manifestam com interações de desagrado, antipatia, aversão etc. a interação, sempre a vendo feedback em grupos ou setores de trabalho o que possibilita a coesão do grupo. Caso contrário, o grupo passa a ter conflitos internos. O que se observa é que para trabalhar bem, e em grupo, as pessoas precisam possuir não apenas competências técnicas para realizar suas funções, mas também competências emocionais. 
PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUES
 A HALEXISTAR trabalha com o modelo de gestão Just In Time, ou seja, ‘’ na hora certa’’. Produz o necessário no momento em que for solicitado, reduzindo assim o tempo de estoque e quantidade em estoque. Os medicamentos ficam armazenados por 14 dias aguardando resultados de testes de qualidade, depois seguem para um setor chamado Expedição a partir dali encaminhados para o cliente. Mantém um estoque se segurança de 25 % em períodos sazonais.
 “Toda a estocagem utilizada adequadamente, pode ser tornar uma grande vantagem competitiva, mas se não for bem estudada, pode agregar custo ao mesmo (MOURA, 1998). “
Sistema de manutenção de estoque
 ERP: Sistemas ERP (Enterprise Resource Planning), ou Sistemas de Gestão utilizados para automatizar diversos processos empresariais, abrangendo desde a cadeia logística, qualidade, produção, depósitos, manutenção, SAC, fiscal, financeiro, contábil, entre outros processos. O sistema ERP permite saber o quanto é gasto e o tempo gasto em cada processo produtivo, e evita uma conciliação manual das informações obtidas entre as interfaces dos diferentes aplicativos. O sistema ERP possuem poderosas ferramentas de planejamento incorporadas, estas ferramentas auxiliam no planejamento organizacional e estratégico das empresas, acarretando assimuma otimização do processo de tomada de decisão. Reduz o tempo de lead times e tempos de resposta ao mercado, com a padronização dos processos pelo sistema ERP, e por esta uniformização da informação tornar-se digital, a empresa conseguem repassar suas requisições aos fornecedores de matéria prima, de modo mais eficiente e consegue reduzir o tempo de atendimento de seus clientes.
Parâmetros para ressuprimentos de estoque
Assim que o produto acabado e colocado no caminhão para serem levados para os clientes automaticamente o sistema ERP envia um comando para que possa ser produzidos mais medicamentos. Os sistemas mais utilizados são o SAP e ERP que lança o endereço de cada lote facilitando a localização. 
Em 2008 foi implantado pela Scheffer Logística o transelevador automatizado com capacidade para 7.728 pallets. No plano superior localiza-se a entrada das cargas com produto acabado provenientes da fábrica para o armazém: esta entrada possui transportadores de roletes e correntes e uma estrutura tipo portal para verificação, que permite controlar as dimensões e o peso das cargas unitizadas. Esse portal garante o armazenamento somente das cargas em conformidade com a estrutura porta-paletes fornecida pela Águia Sistemas – as cargas não-aprovadas são transferidas à 90° para um transportador de correntes, para que o operador ajuste-as no palete e retorne-as para o sistema.
No plano inferior, o armazém possui saída para expedição e picking, integrada com o software que gerencia os transelevadores. A movimentação é feita também por meio de transportadores de roletes e correntes, proporcionando um sistema flexível para uma melhor adequação ao layout. É neste plano inferior que está também localizada a entrada de insumos, funcionando com o mesmo conceito das cargas com produto acabados.
 “O processo de estocagem pode interferir na produtividade operacional, na organização do armazém, na ocupação do espaço disponível e na boa utilização de recursos humanos e materiais (BANZATO, 2003).”
Custos de armazenagem
A HalexIstar reduziu 30% de perdas de armazenagem com a nova reestruturação de sua área logística aumentou em 25% a produtividade na movimentação e armazenagem. O custo com armazenagem e baixa, pois, tudo o que e fabricado já está vendido, a nova estrutura tem 1900m² de armazenagem, com dimensão do pallet de 1200 x 1000, contém 03 corredores e sua capacidade de armazenagem é de 7.728 caixas, toda a armazenagem é 100% feita por maquinário.
Custo com estoque
Na área do estoque, foi desenvolvida uma planilha para balanceamento e controle, de modo a evitar a falta ou excesso de produtos, que vinham acarretando altos custos para HalexIstar. Tudo o que e fabricado permanece no estoque por 14 dias, chamado de quarentena, gerando um custo de R$ 6.840.000,00 por ano.
Custos de suprimentos e custos de transportes
O modelo aplicado apontou, na condição original, que estavam sendo aplicados cerca de 2,5 milhões de reais no processo de gestão dos suprimentos, com custos de reposição e de armazenagem em desequilíbrio. Readequando os dados da empresa, é possível obter 52% de redução dos custos de repor e de armazenar suprimentos. 
 O custo com transporte e o custo mais alto da empresa, como motorista o custo representa 50 % do custo com transporte, além da despesa com gasolina entre outras despesas. O custo real com transporte pode variar dependendo onde os produtos vão ser distribuídos, mais em média pode chegar a R$18.000.000,00 por ano.
Cálculo do custo de materiais
Calcula-se um preço real para cada material com base nos custos reais do período específico. Com a lista técnica real, os desvios podem ser totalizados em vários níveis da produção, até o produto acabado. A avaliação do estoque de materiais pelo preço interno periódico proporciona um método de avaliação que utiliza os custos reais evitando os problemas associados com o preço médio variável. Calculando-se os preços reais de materiais, o cálculo de custo real pode auxiliar na tomada de decisões em relação á fabricação interna ou externa.
Figura 02: transelevador automatizado.
Fonte: http://www.schefferlogistica.com.br/
PROPOSTA DE MELHORIA
 Após realizarmos uma visita técnica na empresa HalexIstar, identificamos algumas falhas no seu sistema operacional utilizado na expedição.
Sendo elas:
Má organização de ressuprimentosdos porta pallet, causando acúmulos de serviços e dificuldade para o colaborador estar efetuando seu trabalho; visualizamos um colaborador sob a esteira onde é realizado a realocação de um estoque para o outro, pois o produto necessário para finalizar um pedido de compra não estava no local adequado.
Foi também identificado que o colaborador, tem dificuldades de identificar o produto que será entregue para o cliente, porque a empresa não trabalha com o sistema de etiquetas para facilitar a identificação do produto na nota fiscal. 
Visando todas essas dificuldades que o colaborador tem para efetuar o seu trabalho de forma ágil e segura, propomos que: a empresa administre melhor o seu serviço de ressuprimentorealizando evitando transtornos no carregamento dos caminhões. É também realizar a identificação de seus produtos com etiqueta que o colaborador por visualizar o código do produto na nota fiscal.
CONCLUSÃO
Chegamos à conclusão que a indústria farmacêutica HalexIstar possui uma grande preocupação em produzir comqualidadeos seus produtos,buscandocada vez mais asatisfação de seus consumidores e sempre investir em automatização e melhoria de serviços. 
O controle deprodução é feito pelo sistema SAP e logo após direcionado para o sistema SGA, onde a armazenagem é administra pela curva ABC para evitar a falta de medicamentos.
Também é utilizado um depósito como um ‘pulmão’ da armazenagem que suporta o fluxo de pedido em até uma semana.
Assim que o produto é solicitado pelo cliente a mercadoria é retirada do pulmãoe direcionada para a expedição, onde será efetuado o carregamento dos caminhões.
O transporte de mercadorias é efetuado por transportadoras e motoristas particulares, ambos contratados pela empresa.
REFERÊNCIAS
Comunidade ADM - A importância da contabilidade para a empresa. <http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/a-importancia-da-contabilidade-para-a-empresa/66328/>. Acesso em: 27/11/2016.
MS Brasil - Qual o papel da contabilidade dentro de uma empresa?<http://msbrasil.com.br/blog/contabilidade/qual-o-papel-da-contabilidade-dentro-de-uma-empresa/> . Acesso em: 27/11/2016.
Decisiva Contábil - Logística + contabilidade: entenda essa relação. <http://www.decisivacontabil.com.br/index.php/logistica-contabilidade-entenda-essa-relacao/>. Acesso em: 27/11/2016.
Prestex - Qual a importância do planejamento tributário para o setor de logística. <https://www.prestex.com.br/blog/qual-a-importancia-do-planejamento-tributario-para-o-setor-de-logistica/> acesso em: 29/11/2016.
HalexIstar - <http://www.halexistar.com.br/>. Acesso em: 01/12/2016.
Scheffer – Logística e Programação. <https://www.schefferlogistica.com.br/>. Acesso em: 01/12/2016.
ANEXOS
Fachada da HalexIstar
Visita Técnica na Empresa

Continue navegando