Buscar

Prova Online TEORIAS DO CURRICULO

Prévia do material em texto

Prova Online
Disciplina: 100748 - TEORIAS DO CURRÍCULO
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
Na sociedade atual, o Pedagogo, ao organizar e/ou mediar o planejamento das ações pedagógicas nas instituições de ensino, seja na gestão administrativa escolar, na coordenação, supervisão, orientação educacional ou na docência, deve promover ações que contemplem as discussões propostas pelos Temas Transversais, devido à sua relevância na vida social dos sujeitos.
Esse papel do Pedagogo, no planejamento, justifica-se por:
 
a )
 estabelecer objetivos pedagógicos e orientações didáticas capazes de desenvolver atitudes e valores que transcendam o âmbito específico das disciplinas, com a finalidade de promover a formação crítica e reflexiva do cidadão.
b )
 promover a cooperação institucional, por meio de parcerias e programas que apoiam propostas pedagógicas que atendem à realidade.
c )
 priorizar as peculiaridades regionais em detrimento de uma cultura nacional, elaborando e implementando projetos, cujos temas transversais foram previamente definidos pela direção da escola.
d )
 contribuir para a manutenção dos objetivos e conteúdos que compõem o currículo.
e )
 utilizar estratégias pedagógicas centradas em um currículo disciplinar e homogeneizante, que desconsidera as relações entre as diversas áreas do conhecimento.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 2
A escola delimita espaços. Servindo-se de símbolos e códigos, ela afirma o que cada um pode (ou não pode) fazer, ela separa e institui. Informa o "lugar" dos pequenos e dos grandes, dos meninos e das meninas. Através dos seus quadros, crucifixos, santas ou esculturas, aponta aqueles/as que deverão ser modelos e permite, também, que os sujeitos se reconheçam (ou não) nesses modelos [...] Currículos, normas, procedimentos de ensino, teorias, linguagem, materiais didáticos, processo de avaliação são, seguramente, loci das diferenças de gênero, sexualidade, etnia, classe - são constituídos por essas distinções e, ao mesmo tempo, seus produtores. 
Todas essas dimensões precisam, pois, ser colocadas em questão. É indispensável questionar não apenas o que ensinamos, mas o modo como ensinamos e que sentidos nossos/as alunos/as dão ao que aprendem. Atrevidamente é preciso, também, problematizar as teorias que orientam nosso trabalho (incluindo, aqui, até mesmo aquelas teorias consideradas "críticas"). Temos de estar atentas/os, sobretudo, para nossa linguagem, procurando perceber o sexismo, o racismo e o etnocentrismo que ela frequentemente carrega e institui.
LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 1997, p. 58 e 64. 
Com base no texto, avalie as afirmações que se seguem.
I.A escola define os espaços que cada um deve ocupar socialmente, visto que reproduz modelos e condiciona os alunos a segui-los.
II.Os espaços delimitados pela escola representam a sala de aula em si, visto que é o ambiente predominante em que acontece o processo de aprendizagem.
III.A delimitação de espaços pela escola só acontece no espaço escolar, visto que o(a) aluno(a) o ignora nos momentos em que não está inserido no contexto educacional.
IV.Os espaços delimitados pela escola representam a rotulação e o estabelecimento de papéis e padrões de comportamento. 
É correto apenas o que se afirma em
a )
 II e III.
b )
 I, III e IV.
 
c )
 I e IV.
d )
 I e II.
e )
 II, III e IV.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 3
O fundamento do 'currículo por competências' é a redefinição do sentido dos conteúdos de ensino, de modo a atribuir sentido prático aos saberes escolares, abandonando a preeminência dos saberes disciplinares para se centrar em competências supostamente verificáveis em situações e tarefas específicas.
a )
 Essas competências devem ser definidas com referência às situações que os alunos deverão ser capazes de transformar.
b )
 Essas competências devem ser definidas com referência às situações que os alunos deverão ser capazes de conservar.
c )
 Essas competências devem ser definidas com referência às situações que os alunos deverão ser capazes de memorizar.
 
d )
 Essas competências devem ser definidas com referência às situações que os alunos deverão ser capazes de compreender e dominar.
e )
 Essas competências devem ser definidas com referência às situações que os alunos deverão ser capazes de arquivar.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 4
A abrangência do processo de construção do conhecimento escolar facilita ao professor uma maior compreensão do próprio processo pedagógico, o que pode instigar novas abordagens, na tentativa tanto de bem selecionar e organizar os conhecimentos quanto de conferir uma orientação cultural ao currículo. A partir destas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
Se o(a) professor(a) entende como o conhecimento escolar se produz, saberá melhor distinguir em que momento os mecanismos.
PORQUE
Implicados nessa produção estão favorecendo ou atravancando o trabalho docente.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a )
 A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
b )
 As asserções I e II são proposições falsas.
c )
 As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
 
d )
 As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
e )
 A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 5
A educação, a práxis é a realização do processo ensino-aprendizagem por meio do uso dos métodos de ensino realizados com bases teóricas. O trabalho docente é ao mesmo tempo prática e ação, e estas com bases políticas e sociais. O fazer docente é formado pela prática que está sustentada por teorias educacionais. 
I.É necessário buscar conhecer as teorias que dão suportes às práticas utilizadas pelos professores.
II.É necessário conhecer as melhores formas de utilizar a teoria elegidas pelos professores.
III.Currículo apresenta os conteúdos e a metodologia eleitos para serem trabalhados, o que, por sua vez, também reflete uma teoria específica. 
Analisando as asserções podemos afirmar que:
a )
 Somente a II e III estão corretas.
b )
 Somente a I está correta.
 
c )
 Estão corretas I, II e III.
d )
 Somente a I e II estão corretas.
e )
 Somente a I e III estão corretas.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 6
O pensamento pedagógico de Paulo Freire parte de alguns princípios que marcam, de forma clara e objetiva, o seu modo de entender o ato educativo.
Considerando as características do pensamento desse autor, analise as afirmações que se seguem.
I - Ensinar é um ato que envolve a reflexão sobre a própria prática.
II - Modificar a cultura originária é parte do processo educativo.
III - Superar a consciência ingênua é tarefa da ação educativa.
IV - Educar é um ato que acontece em todos os espaços da vida.
V - Educar é transmitir o conhecimento erudito e universalmente reconhecido. 
Estão de acordo com o pensamento de Paulo Freire apenas as afirmações:
 
a )
 I, III e IV
b )
I, II, III e IV
c )
 I, IV e V
d )
I e II
e )
 II e V
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 7
Em 2008, o Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN) reconheceu a capoeira como Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira, por seu potencial catalisador e agregador de símbolos nos aspectos fundamentais da vida (canto, luta, dança, jogo) e da cultura brasileira.
Em 2010, o Estatuto da Igualdade Racial (EIR) destaca que "a capoeira é reconhecida como desporto de criação nacional nos termos do art. 217 da Constituição Federal". Primeiro parágrafo: "A atividade de capoeira será reconhecida em todas as modalidades em que a capoeirase manifesta, seja como esporte, luta, dança ou música, sendo livre o exercício em todo o território nacional". E segundo parágrafo: "É facultado o ensino da capoeira nas instituições públicas e privadas pelos mestres tradicionais, pública e formalmente reconhecidos".
PERKOV, P. L. Capoeira: instrumento de educação emancipatória junto a jovens de classes populares?, PPG-Educação, Unisinos, 2011, p. 47. (com adaptação)
De acordo com as ideias do texto acima, a adoção do ensino e da prática da capoeira no currículo da escola busca desenvolver 
I.práticas educacionais de maneira crítica e consciente, ao mesmo tempo em que aprofunda o conhecimento de uma produção cultural autêntica, acentuando suas raízes afro-brasileiras como um dos elementos constitutivos da formação do homem brasileiro.
II.a diminuição dos espaços destinados às modalidades desportivas mais tradicionais na escola, uma vez que, por meio da capoeira, desenvolvem-se arte, música, movimento e desporto.
III.o confronto da cultura escolar com a cultura popular afro-brasileira, já que, com o passar do tempo, corporeidade e espiritualidade ganham espaço na questão do trato com o tema capoeira, tensionando os limites da escola e da cultura escolar.
IV.o caráter interdisciplinar do planejamento e do currículo escolar, já que a capoeira privilegia, ao mesmo tempo, ludicidade, corporeidade e diferentes linguagens artístico-culturais.
É correto apenas o que se afirma em
a )
 II.
b )
 III e IV.
 
c )
 I e IV.
d )
 III.
e )
 I e II.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 8
Para consolidar uma proposta curricular multicultural, as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica estabelecem que:
I.A educação escolar deve considerar a diversidade dos alunos como elemento essencial a ser tratado para a melhoria da qualidade de ensino aprendizagem.
II.A educação destina-se a múltiplos sujeitos e tem como objetivo a troca de saberes, a socialização e o confronto do conhecimento.
III.É preciso fazer da escola a instituição acolhedora, inclusiva.
Analisando as asserções podemos afirmar que:
a )
 Somente a II e III estão corretas.
b )
 Somente a I está correta.
c )
 Somente a I e II estão corretas.
d )
 Somente a I e III estão corretas.
 
e )
 Estão corretas as I, II e III.
Ver justificativa da resposta
Parte inferior do formulário

Continue navegando