Buscar

contextualização de geografia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

INSTITUIÇÃO MAURICIO DE NASSAU
PEDAGOGIA
DISCIPLINA: METODOLOGIA DOS ENSINO DE GEOGRAFIA
PROFESSOR (A) ANDRESSA RIBEIRO
TUTOR (A) MARIANA DOS SANTOS
ALUNO (A) DÉBORA DIAS RIBEIRO
CONTEXTUALIZAÇÃO
O ENSINO DA GEOGRAFIA NO ÂMBITO ESCOLAR, ALTERNATIVAS PARA O DESINTERESSE DISCENTE
CAMPINA GRANDE
2018
ESTUDO DE CASO: O ENSINO DA GEOGRAFIA NO ÂMBITO ESCOLAR, ALTERNATIVAS PARA O DESINTERESSE DISCENTE.
Juliana, aluna do sétimo período do curso de pedagogia, foi convidada para estagiar em uma escola fundamental da rede pública de ensino de uma cidade próxima a que morava, tornando-se responsável por auxiliar o professor efetivo em uma turma de 5º ano nas aulas ministradas.
No decorrer das aulas e, em momentos de diálogo com os alunos, Juliana percebeu que a construção do conhecimento geográfico era centrada no discurso do professor em aulas expositivas, restringindo-se, principalmente, ao conteúdo dos livros didáticos disponibilizados pela escola, muito embora essa dispusesse de uma sala com recursos de informática, e uma biblioteca com mapas atualizados, inclusive mapas locais.
Por conseguinte, os estudantes mostravam-se completamente desinteressados dos temas abordados em sala, baseados na observação, descrição, analogia e síntese, sobretudo os relacionados ao tema da urbanização, completamente distanciados da sua realidade. Buscando alternativas que pudessem contribuir para tornar as aulas sobre urbanização mais dinâmicas, Juliana, em um site de
notícias na internet, leu uma reportagem sobre a degradação ambiental de um riacho da cidade a qual a escola estava localizada.
Para dar oportunidade aos alunos de identificar, estudar e analisar esses processos, Juliana resolveu desenvolver um projeto de estudo para pesquisar as alterações de equilíbrio ecológico e o impacto das atividades humanas sobre o riacho, principalmente no trecho urbano, onde há a perceptível poluição das águas, assoreamento e, por toda sua extensão longitudinal, muito desmatamento e queimadas da vegetação ciliar. Essas ações predatórias desequilibraram a dinâmica natural do riacho, pois as características naturais foram alteradas e os espaços geográficos apropriados e intensamente restaurados com o desenvolvimento da urbanização de cidades, intensificando ainda mais as alterações.
Nessa estrutura de análise, o objetivo principal desse estudo seria avaliar os elementos que provocaram a degradação da qualidade ambiental do riacho e suas consequências para o meio ambiente em seu entorno.
Ciente dessa situação, elabore um relatório recomendando os procedimentos que poderiam viabilizar essa pesquisa, interligando o estudo urbano com o ambiental, explicando, ademais, como esse conhecimento pode “transpor” as paredes da sala de aula.
O ensino de Geografia e a Educação ambiental estão diretamente ligados. É preciso problematizar as representações do meio ambiente de diferentes grupos sociais, permitindo aos alunos desvendar outras percepções de natureza para que se tornem agentes transformadores na sociedade, existe inúmeros fatores para que o desinteresse em sala de aula aconteça, um bom educador tem que ter habilidades para desenvolver suas aulas com o mais dinamismo possível, é preciso evoluir juntamente com o que está ao nosso redor, uma disciplina como geografia não pode estar ligada diretamente a aulas expositivas, no caso do texto , há uma desmotivação da sua turma, foi preciso a sua assistente elaborar uma pesquisa para que através dela , eles conheçam do que se trata a disciplina, uma pesquisa de campo , onde existe a possibilidade de se estudar o que de fato aconteceu com o lugar e que possibilita o educando a pensar , questionar, o porque a degradação do meio ambiente, o que a evolução urbana fez com a natureza. Nesse pesquisa obterão conhecimentos sobre : Agentes dos desequilíbrio, crescimento populacional, Economia do desperdício, lixo, resíduos radioativos, ameaças nuclear e várias outras degradações que aconteceram ao longo dos tempos
Em estudos de Geografia, muitos conteúdos e objetivos sobre temas socioambientais podem potencializar a formação de sujeitos críticos e atuantes capazes de construir interpretações, entendimentos e protagonismo na realidade vivida.
Um balanço das questões socioambientais da atualidade nos leva a exigir uma forma nova de viver, que vá além dos elos comerciais e dos fluxos de capital. Uma simultaneidade entre solidariedade e equidade é o que se espera de uma formação ambiental. As sociedades, os grupos sociais e os indivíduos têm necessidades e condições de exploração diferentes, além de representações diferenciadas da natureza. 
https://novaescola.org.br/conteudo/2023/educacao-ambiental-e-geografia-reflexao-ensino-e-pratica

Outros materiais