Buscar

AD1 TECNOLOGIA DE PLANEJAMENTO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

�
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Disciplina: Tecnologias de Planejamento
Prof. Coordenadora: Suellen Lamas		
Aluna: Bianca de Souza Barreto			Matrícula: 18117130080
Pólo: Duque de Caxias				Data: 26/02/2019
Resposta questão 1:
O que ele nos apresenta é o processo de humanização, da evolução do homem-macaco, ao homem moderno, ao mesmo tempo Kubrick expõe de forma sutil, as agudas contradições do desenvolvimento do homem como ser genérico obliterado pelas determinações estranhas da relação-capital.
Resposta questão 2: 
Toda ação humana é técnica, pois a partir do momento que o homem produz a si mesmo ao espaço, acaba se diferenciando dos outros animais irracionais, pois, estes, modificam a si mesmos para tornarem-se favoráveis as condições da natureza, quando o homem é colocado diante de opções, o mesmo adota, livre e racionalmente, determinada conduta, executando assim uma ação planejada.
Resposta questão 3:
Informação – Ao sair de casa para trabalhar, verifico se estou arrumada de forma adequada, e se estou com documentos e dinheiro para passagem e algumas despesas adicionais.
Decisão - Possa sair de casa, está tudo certo.
Ação – Chego ao meu trabalho e começo a realizar minhas tarefas diárias.
Resposta questão 4:
A decisão pressupõe liberdade, cria a possibilidade da ação e organiza o social. É em torno desses três elementos que se baseia a teoria da decisão: a liberdade, de natureza mais filosófica; o da ação, de natureza psicosocial e o social, da organização da vida em comum do homem, de natureza sociopolítica. 
- Decisão e liberdade – A liberdade pode ser analisada sob diferentes pontos de vista, desde a liberdade considerando como determinação de acordo com a razão, até a liberdade vista como puro acaso. Ao mesmo tempo também pode ser vista como continuação, projetada para o futuro. Sua liberdade é sentida, de dentro (pela razão). Mas somente depois de havê-la praticado é que, com a História, é possível explicá-la justifica-la (acaso).
- Decisão e ação – Para distinguir o pensamento e a ação há necessidade de um fator que seja capaz de conectá-lo. Noções como as de impulso, apetite, propósito e desejo são buscadas para a origem das escolhas ou decisões, designando as suas forças motivadoras. As ações humanas são guiadas pelos valores, que são o conjunto de preferências fundamentais de um indivíduo (ou sociedade), seu sistema de referência regulador. São, pois, o que é desejável para o homem (ou para a sociedade).
- Decisão e organização – As decisões básicas numa sociedade, são na verdade, as que decidem sobre a quem cabe decidir. Nas sociedades complexas, diversificadas, com elevado nível de especialização, ampliam-se as relações organizadas e os processos decisórios formalizados, que variam, certamente, de cultura para cultura, de acordo com o estágio de desenvolvimentos, como o modo de organização social prevalecente. 
Resposta questão 5: 
Os quatro valores institucionais: são processos hierárquicos, poliárquicos (Governo de muitos), de negociação ou de mercado (DAHL e LINDBLOM apud NETTO, 1991). 
- Nos processos hierárquicos, os líderes controlam os não-líderes, a partir de relações de comando-obediência: as igrejas, as instituições militares, as burocracias são unidades de decisão hierarquizadas. 
- Nos processos poliárquicos, os não-líderes controlam os líderes: as eleições são processos tipicamente poliárquicos, mas elas conferem geralmente aos eleitos poderes que passam a ser exercidos hierarquicamente. 
- Nos processos de negociação, os líderes controlam-se entre si: os Poderes do Estado, no presidencialismo (o Legislativo, o Executivo e o Judiciário), regulam entre eles o exercício do dever público. 
- Nos processos de mercado são forma impessoal e interativa de organização e distribuição da produção através do mecanismo de preços, que resultam de decisões de produtores e de consumidores. Regulam as decisões econômicas, mas também muitas decisões sociais e políticas.
Resposta questão 6:
As decisões de certeza é a condição sob a qual os indivíduos estão completamente informados acerca do problema, em que as soluções alternativas são obvias e os resultados prováveis de cada solução são claros. Debaixo de uma condição de certeza, as pessoas podem pelo menos antecipar acontecimentos e os seus resultados. A partir do momento em que um indivíduo identifica soluções alternativas e os seus resultados esperados, tomar a decisão é relativamente simples. Quem toma a decisão apenas escolhe a solução que apresente o melhor potencial resultante. Vejamos o exemplo de uma decisão sob condições de certeza: um empresário pretende partir do Rio de Janeiro, e ir para a região Sul do Brasil, e visitar diversas cidades dessa região, com destino final em Porto Alegre. Indaga-se qual é o percurso (por via aérea) de menor custo que ele deve seguir.

Continue navegando