Buscar

Apol Estudo das Relações Étnico- Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro- Brasileira, Africana

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Considere o fragmento de texto a seguir: 
“A estratificação social indica a existência de diferenças, de desigualdades entre pessoas de uma determinada sociedade. Ela indica a existência de grupos de pessoas que ocupam posições diferentes”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <https://cafecomsociologia.com/estratificacao-social-parte-1/>. Acesso em: 14 jan. 2019.
Levando em consideração o fragmento acima e os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, ao longo da história podemos citar quatro sistemas de estratificação social, quais são elas? Assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	O proletário, a burguesia, ricos e milionários.
	
	B
	Os democratas, os liberais, os conservadores e os neoliberais.
	
	C
	A escravidão, a casta, os estamentos e as classes.
Você acertou!
“Ao longo da história podemos citar quatro sistemas de estratificação social, são eles: a escravidão, a casta, os estamentos e as classes. A escravidão se estabeleceu quando alguns indivíduos se apropriavam de outros forçando-os a trabalhar em regime de servidão” (capítulo 2, resumo).
	
	D
	A escravidão, o feudalismo, o socialismo e o capitalismo.
	
	E
	A igualdade, a utopia, o anarquismo e a liberdade.
Questão 2/5 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Leia o extrato de texto a seguir: 
“Se pensássemos nos costumeiros apelidos que circulam nos lábios infantis: ´rolha de poço`, ´azeitona no palito`, ´pau-de-sebo`, ´nanico`, ´crioulo doido`, ´quatro olhos`, ´surdinho`", ´ladinho`, ´cegueta`, ´mula manca`[...] estaríamos muito perto da resposta: a presença de preconceitos e a decorrente discriminação vivida, ainda com mais intensidade, pelos significativamente diferentes, impedindo-os [...] de vivenciarem não só seus direitos de cidadãos, mas de vivenciar plenamente sua própria infância”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AMARAL, Lígia Assumpção. Sobre crocodilos e avestruzes: falando de diferenças físicas, preconceitos e sua superação. In:____ Diferenças e preconceitos na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, p. 11-30, 1998. p 1. 
Tomando como referência o extrato de texto acima e o livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, assinale a alternativa que explica corretamente a diferença entre preconceito e discriminação:
Nota: 20.0
	
	A
	Discriminação pressupõe violência, enquanto preconceito não.
	
	B
	Preconceito é uma atitude, enquanto discriminação é um juízo de valor.
	
	C
	Discriminação é ter ideias antecipadas sobre alguma coisa ou alguém, enquanto preconceito é colocar estas ideias em prática
	
	D
	Preconceito é um juízo de valor, enquanto discriminação é uma atitude.
Você acertou!
Enquanto o preconceito corresponde a um juízo de valor antecipado, a discriminação é o ato de estabelecer diferenças, distinções e separações”. “O preconceito, como já sabemos, é uma ideia pré-concebida sem o devido conhecimento daquilo que está se julgando. Por assim ser, estimula a discriminação por se basear à partir daquilo que já se conhece, debochando, ou maldizendo o desconhecido. Nesse sentido podemos afirmar que a discriminação se caracteriza numa ignorância por retratar o desconhecido com deboche ou até mesmo com violência” (livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, p. 147 – capítulo 9, resumo).
	
	E
	Discriminação implica o conhecimento do objeto discriminado, enquanto preconceito independe do conhecimento que se tenha desse objeto.
Questão 3/5 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“Desde o fim do século XVIII, a natureza feminina era associada gradativamente aos órgãos reprodutivos. Essa associação referendava o discurso médico e de autoridades acerca das limitações dos papéis das mulheres”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COSTA, Tonia et al. Naturalização e medicalização do corpo feminino: O controle social por meio da reprodução. Interface: Comunicação, Saúde, Educação, v. 10, n. 20, p. 363-380, 2006. p. 368. 
A mulher sempre teve seu lugar no mundo marcado pela maternidade e pela reprodução. As mudanças nessa área significaram também uma mudança no lugar da mulher na sociedade. Considerando a citação acima e conforme os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia sobre a relação entre o avanço tecnológico no campo da reprodução e contracepção e a questão de gênero, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	As tecnologias de contracepção tiraram o poder da mulher de comandar seu próprio corpo.
	
	B
	As tecnologias de contracepção contribuíram para a submissão das mulheres aos homens.
	
	C
	Mesmo com as tecnologias, a atividade sexual ainda é insubstituível, ao menos para a reprodução humana.
	
	D
	Deram à mulher a opção da gravidez, ao passo que as técnicas reprodutivas possibilitaram a gravidez sem o intercurso sexual.
Você acertou!
“A razão desse enfoque é atribuída a uma importante ruptura: o antes indissociável duo sexo/reprodução pode ser quebrado. As tecnologias contraceptivas (principalmente a popularização do contraceptivo oral – pílula) possibilitaram, ao mesmo tempo, a prática sexual desvinculada da reprodução. E mais recentemente com as tecnologias conceptivas (inseminação artificial e as chamadas novas tecnologias reprodutivas) desvinculou-se a reprodução do intercurso sexual. Nesse sentido, o campo da reprodução tem sido ressignificado por via da tecnologia e desse modo também o podem ser as relações de gênero” (livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, p. 68 – capítulo 4, resumo).
	
	E
	As técnicas para ter e/ou para evitar filhos diminuíram o papel da mulher na sociedade.
Questão 4/5 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Considere o extrato de texto a seguir: 
“Mais pessoas ficaram pobres e desassistidas entre 2016 e 2017. O Instituto Geografia e Estatística (IBGE) divulgou no início de dezembro uma série de indicadores sociais sobre pobreza, detalhamento de renda, moradia e eudcação dessa população. Quase todos os números pioraram”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-46431115>. Acesso em: 14 jan. 2019. 
De acordo com o livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, Galliano afirma que as desigualdades sociais podem ser divididas em 3 tipos, quais são elas? Assinale a alternativa correta.
 
Nota: 20.0
	
	A
	Bipartidárias, neutras e complementares.
	
	B
	Dicotômica, esquemas de graduação e esquema funcional.
Você acertou!
“Segundo Galliano, as desigualdades sociais podem ser divididas em 3 tipos: dicotômica, esquemas de graduação e esquema funcional” (capítulo 1, resumo).  
	
	C
	De esquerda, direita ou centro-esquerda.
	
	D
	Legais, ilegais e neutras.
	
	E
	Conservadoras, liberais e democráticas.
Questão 5/5 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Considere a seguinte citação: 
“O sistema de classes constitui uma hierarquia, podendo-se considerá-lo, como já sugerido inicialmente, uma forma histórico-social de estratificação, distinta de outros tipos de estruturação societária (estamentos e castas)”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DA SILVA, Graciette Borges. Critérios de estratificação social. Revista de Saúde Pública, v. 15, n. 1, p. 38-45, 1981. p. 39. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionama cada um dos seguintes elementos: 
Escravidão
Casta
Estamentos
Classes 
(   ) Corresponde ao período do capitalismo.
(   ) Pode ser relacionado com o feudalismo europeu.
(   ) O extrato superior é composto por indivíduos proprietários de outros, sendo estes últimos aqueles que compõem a força de trabalho.
(   ) É relativo à pureza étnica. 
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	1 – 3 – 2 – 4
	
	B
	3 – 1 – 4 – 2
	
	C
	4 – 2 – 1 – 3
	
	D
	2 – 4 – 3 – 1
	
	E
	4 – 3 – 1 – 2
Você acertou!
A sequência correta é: 4 – 3 – 1 – 2 . (1) Escravidão:  Força de trabalho; senhores de escravos e escravos. (2) Casta: Pureza étnica (livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, p. 30). (3) “Os estamentosfazem parte das formas tradicionais de organização social que incluem o feudalismo europeu [...]. [4] As classes correspondem ao sistema de estratificação das sociedades modernas, o que equivale ao período do capitalismo” (livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, p. 31 – capítulo 2 e capítulo 10, resumo).

Continue navegando