Buscar

Prova Final Discursiva - Metodologia do Ensino da Arte

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	 Metodologia do Ensino da Arte (ART19)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:448756) (peso.:4,00)
	Prova:
	11727804
	
	
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Após a Semana de Arte Moderna de 1922, dá-se início a uma preocupação maior com o desenho feito pelas crianças, valorizando seu trabalho. Com isso, iniciou-se um movimento em que a arte deveria ser mais valorizada em nível de lei. Frente a isso, disserte sobre a partir de que momento a arte no brasil passou a ser valorizada e por quê.
	Resposta Esperada:
A arte no Brasil passou a ser valorizada com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a Lei 5.692/71.  Neste documento, a arte passou a ser vista como uma atividade educativa nas escolas, e não como disciplina.
Frente a isso, surgiram empecilhos, como a formação dos professores, que não possuíam nenhuma formação para esta atividade.
Nas escolas, esta atividade passa a receber o nome de Educação Artística, que permaneceu por vários anos. Com esta situação, em 1997, com os Parâmetros Curriculares Nacionais, verificou-se mais uma vez a falta de preparação dos professores em relação ao ensino da Arte, mais precisamente com as diferentes linguagens artísticas.
Já em 1980, surge um grupo de professores preocupados com o ensino da Arte nas escolas e organizam-se para formar um movimento denominado de Arte-Educação, que vem com o intuito de discutir, conscientizar e organizar o Ensino da Arte em nosso país.
Após amplos debates, já com o surgimento da nova LDB nº 9.394/96, o ensino da arte ganha espaço no currículo escolar como disciplina obrigatória.
	2.
	A gravura se origina a partir da estampa feita de uma matriz. Essas matrizes podem ser confeccionadas com diferentes materiais, entre eles podemos citar a xilogravura, feita com madeira, a calcogravura, feita em metal e a litogravura, feita com pedra. A partir dos estudos realizados, disserte sobre os materiais que podem ser usados e como pode ocorrer o trabalho com a gravura em sala de aula.
	Resposta Esperada:
O trabalho em sala de aula pode ser realizado com a utilização de bandejas de isopor ou legumes, pois são materiais fáceis de manusear pelas crianças e não apresentam perigo para elas. No entanto, é necessário que o professor supervisione todo o processo e auxilie no que for necessário. A gravura feita com o isopor também permite realizar o processo inverso, em vez de marcar o isopor com o lápis, é possível colar barbante. Enquanto a gravura feita a partir dos legumes permite a confecção de carimbos.
Parte inferior do formulário

Continue navegando