Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ 
_________________________________________________
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA 
PATRICIA GOMES FRANÇA AGUIAR
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL
Teixeira de Freitas
2017
PATRICIA GOMES FRANÇA AGUIAR
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL
Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil 
Orientador: Maria Lilian Amaral da Silva Souza
Tutor eletrônico: Gabriela Brunetto Pereira
Tutor de sala: Adriana Serapião
Teixeira de Freitas
2017
1 INTRODUÇÃO
O estágio na etapa da Educação Infantil foi realizado na Escola Municipal Creche Jardim Encantado, no período de 04 de setembro de 2017 a 22 de setembro de 2017, comcarga horária de 100 horas. Teve como objetivos vivenciar processos de ensino epesquisa na educação infantil, e possibilitar ao estagiário a elaboração e odesenvolvimento de projetos pedagógicos, com vistas à melhoria da educação dascrianças. O estágio possibilita ao acadêmico compreender ações planejamentos,bem como analisar criticamente as condições em que eram realizadas estas ações,desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes relacionados àdocência, considerando o contato direto com o campo de estágio e a formação técnica.
No primeiro momento,destacamosa importância do Estágio para a formação do futuro educador. Na sequência,fazemosa contextualização e a caracterização do Estágio Curricular na Educação Infantil,trazendo alguns dados sobre aEscola Municipal Creche Jardim Encantado, além da explicitação do desejo de realizar as atividades neste espaço e a importância tanto do PPP-Projeto Político-Pedagógico -quanto das avaliações educacionaisrealizadas hoje no Brasil.Apresentamostambém os recursos humanos da Instituição. Apresentadasestas questões,relatamoso momento do desenvolvimento do Estágio Curricular na Educação Infantil,buscandotrabalhar, de forma breve,ocontextohistórico da criança enquanto ser social e as mudanças ocorridas. A partir disto, com o olhar cuidadoso, passamosao momento da regência, que vai desde a observação do espaço físico àescolha da turma para realizaçãodo Estágio Obrigatório. 
2 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO
O estágio supervisionado curricular obrigatório realizado na educação infantil, 6° semestre de pedagogia foi concretizado na Creche Municipal Jardim Encantado, teve como carga horaria 100 horas, sendo distribuídas : 4 horas para apresentação na instituição , 24 horas para caracterização do espaço e a pratica docente do professor, 16 horas para elaboração do projeto de intervenção, 24 horas para realização do projeto de intervenção, 8 horas para amostra de estagio, que foi realizado no polo de Teixeira de Freitas, 24 horas para elaboração do atual relatório totalizando 100 horas.
3 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
A Escola Municipal Creche Jardim Encantado, situada na Rua Santa Barbaran° 59 Bairro Bom Jesus fundada em Maio de 2014, foi uma conquista do Munícipio através do programa PROIFÂNCIA (MEC /FNDE) programa nacional de Restruturação e aquisição de equipamentos de rede escolar publica de educação infantil, a escola e de natureza publica atende à comunidade de alunos nos turnos matutino vespertino e integral, ou seja, crianças desde o berçário até o infantil V. Os níveis de profissionais da área são todos graduados, a instituição possui: 8 salas de aula, sala da Diretoria com 1 impressora e 1 computador, secretaria com 1 computador, sala de professores com 1 mesa de madeira, 1 computador 1 impressora um armário de aço , em cada sala de aula possuem 2 prateleiras de aço que são para organizar os brinquedos, armários de aço, que guarda as matérias escolar das crianças, 2 banheiros 1 masculino outro feminino, com espaço para o banho e 4 vasos sanitários cada, e adequado para crianças com necessidades especiais, na parte externa com uma área ampla para jogos e brincadeiras.
Quanto aos horários de funcionamento são divididos da seguinte forma: Os horários das 07:00 às 11:30 matutino e vespertino das 13:00 às 17:00 e o tempo integral das 07:00 às 17:00. A escola atende setenta crianças, no período matutino e vespertino em uma casa adaptada, com salas que não são confortáveis, pois não tem uma estrutura apropriada para uma escola, possui uma área externaampla e arejada.
A creche atende crianças do próprio bairro,que é o Bom Jesus e bairros circunvizinhos comoColina Verde e Teixeirinha, e Santa Rita. As maiorias das mães sãoempregadas domésticas e pais são pedreiro, alguns são beneficiados pela bolsa família que é um programa do governo para famílias de baixa renda, existe um número grande de pais e mães analfabetos, que falham noacompanhamento e aprendizagem de seus filhos. O bairro onde está situada a escola é de comunidade carente.Possui um mobiliário adaptado ao tamanho das crianças; material pedagógico diversificado; jogos e brinquedos para realização de um bom trabalho;Atua na área da Educação Infantil, atendendo crianças de 0 a 5 anos, tendo como sua principal missão, formar, por meio da educação, cidadãos comprometidos, responsáveis, éticos e solidários. A mesma é constituída por uma diretora, uma coordenadora pedagógica, 13professores,7 auxiliares, 2 merendeiras, 3 funcionários para serviços gerais, totalizando funcionários.
4 DADOS DAS OBSERVAÇÕES
As atividades desenvolvidas durante o estágio tiveram início com o conhecimento da estrutura física da unidade escolar, bem como sua organização administrativa e pedagógica.Em seguida realizou-se o período de observação da prática docente, momento em que o estagiário conheceu a metodologia de trabalho da professora, com base no construtivismo e sociointeracionismo. Segundo o RCNEI (Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil):
[...] propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural (BRASIL, 1998, p.23).
O estágio foi realizado em uma sala com 13 alunos, tendo como professora de sala a Suely Oliveira Gomes, formada em pedagogia, a observação aconteceu em todos os setores da escola, direção, coordenação, espaço físico e sala de aula, onde pude observar que a professora Suely, trabalha com uma dinâmica variada com os alunos.
As alimentações dos alunos acontecem todos os dias, com rotinas de horários para evitar acidentes na hora do recreio, e proporcionar liberdade para cada turma, o nível II e III Lancham no mesmo horário com duração de 45 minutos; E após o nível IV e V com duração de 45 minutos. A alimentação é bastante nutricional. Mas, embora compreendamos a dificuldade, acreditamos na possibilidade de mudança, pois “o saber dos professores não provém de uma fonte única, mas de várias fontes e de diferentes momentos da história de vida e da carreira profissional” o que possibilita a compreensão desse conceito. (TARDIF, P.18, 2004).
04/09/2017
A rotina da instituição e m geral, édiária mente as crianças vão chegando eentrando para a sala, organizando os materiais naestante e sentando no cantinho nochão, onde tem uma música ou historinha passando na tv, então quando todos chegam, depois faz a oração de agradecimento pelo momento, então as crianças sentam emseus lugares.Após esse momento a professora regente aplicaas atividades em uma mesinha, brincando para realizar as atividades, ela escolhe para realizar as atividades, primeiro os alunos quetemmais dificuldade, e que precisam de mais tempo pararesponder.
05/09/2017Seque a mesma rotina diária, a oração música de recepção leitura do calendário leitura da tabela numérica, a professora aguarda a chegada dos alunos, os que chegam primeiro é disponibilizado os brinquedos para brincar até a chegada de todos, a atividade trabalhada foi: A leitura do livro , O Homem que Amava Caixas do autor Stephen Mieira El King, fazendo a leitura em tom de voz em que chame a atenção das crianças, com Fantoche. 
06/09/2017
Seque a mesma sequência os alunos colocam as agendas sobre a mesa, a professora faz anotações e no final da aula devolve para cada aluno, o conteúdo trabalhado, foi a apresentação de um mural Mural do artista Ivan Cruz, fazendo uma rodinha em frente o painel , e fazer a apreciação das obras e das cores e formatos.
08/09/2017
Seguindo a mesma rotina diária, a professora espera os alunos na porta sempre com boa recepção, aos que chegam primeiro é disponibilizado o brinquedo para que as crianças interagirem entre sim, após completar a turma a professora relembra as crianças, é a atividade do dia, é disponibilizado para as crianças um papel camurça, giz de cera, e propor que elas pintemlivremente para o Dia do momento cívico, e em fila as crianças vão para a quadra se reúnem com todas as turmas exceto o berçário, e cantam o Hino Nacional , e reconto de histórias, com a participação das crianças no momento do reconto, vamos fazer uma grande apresentação.
11/09/2017
Seguindo a rotina diária a professora recepciona os alunos, inicia se as aulas com a oração, a música de recepção, tabela numérica e leitura do alfabeto, conteúdo trabalhado leitura compartilhada, Neste sentido levamos um vídeo curto, que tinha uma “musiquinha” animada com frutas dançarinas que diziam seus nomes e sua função na alimentação das crianças. Eles adoraram e prestaram bastante atenção. Assim poderíamos utilizar com utilidade a volta do recreio. Propomos atividades por meio da produção delistas com o nome das frutas, desta forma trabalhamos a leitura e a escrita com eles, com a questão do lúdico.
 12/09/2017
Seque a mesma rotina a oração, música de recepção, calendário, tabela numérica, leitura do alfabeto, a professora disponibiliza os brinquedos para crianças, após meia hora inicia se a aula, e Levamos para sala de aula um jogo com as letras,algo que eles pudessem interagir brincando e ao mesmo tempo para fazer relação com as letras do alfabeto e dos seus nomes. Foi idealizado então o Bingo do Alfabeto.
REFERENCIAL TÉORICO
Nesse processo de ensino-aprendizagem os recursos a serem utilizados são muitos, porém, se o professor não souber como utiliza - lós adequadamente pouco adi anta rá, é importante ressaltar a importância da busca dos cursos de formação, os estudos na instituição e a partilha de conheci mentos, assim como a troca de experiências, pois o professor deve ter conhecimento do conteúdo que i rá trabalhar em sala de aula, com domínio do mesmo. As atividades devem ser propostas para as crianças de uma forma significativa e dinâmica para que eles consigam assimilar o conteúdo novo, e avançando em seu processo de aprendizagem. Porque como diz Freire(1997, p .9) “Sã o as intervenções que sedimentam o aprendizado d e perguntar, questionar , que provoca no aluno o pensar-alicerce da aprendizagem significativa e construção do novo .” 
PROJETO
Introdução:
Este projeto deve ser aplicado 6 aulas de 4 horas cada , totalizando 24 horas , as aulas estão divididas em 6 planos de aula, para a criação de histórias de forma bem divertida . A partir de essa temática fortalecer o habito d a leitura e disponibilizar o acesso para a criação de histórias a partir da imaginação e /ou histórias vividas. 
JUSTIFICATIVA
 O estágio obrigatório na Educação Infantil. Pensar e elaborar o projetoe os planos de aulacomo uma professora titular tendo como suporteos referenciais teóricos já estudados e as disciplinas, já cursadas, como a disciplina deDidática e Alfabetização e Letramento e tantas outrasfoi primordial para o sucesso do nosso estágio obrigatório e paraexecuçãodas atividades propostas em sala de aula. Experiências como essas são extremamente importantespara construção do conhecimento do pedagogo, sem esses momentos não podemos colocar em prática toda bagagem intelectual aprendida e apreendida durante os cinco anos doscursos de pedagogia da UNOPAR.Foi possível articular diversos saberes, conhecimentos e experiências.
. 
5 OBJETIVOS
5.1 OBJETIVOS GERAL:
A partir do tema Linguagem Poesias, estimular a linguagem oral, desenvolvendo o comportamento leitor, através do momento da Poesia, contada, lida e dramatizada; Desenvolvendo o imaginário infantil no momento do faz-de-conta, escutar poemas lidos, apreciando a leitura feita pela Educadora.
5.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS:
Provocar a curiosidade e o gosto pela leitura
Estimular a criatividade
Estimular a linguagem oral
METODOLOGIA:
Este projeto deve ser aplicado em 6 aulas com 4 horas cada, assim em 24 horas, as aulas estão dividi das em 6 planos de aula, referentes a Construção de Poesias, contação de histórias;As etapas para elaboração de uma Poesia, conhecer novas histórias.Realizaremos um trabalho em sala de aula, com a utilização de Poesias e histórias infantis.
Realizamos esta atividade por acreditar que o desenho na educação infantil tem um papel fundamental. Ao desenhar a criança expressa seu pensamento, conta sua história, realiza suas fantasias, expõem seus medos, alegrias, tristezas e interagem com seu corpo e como meio. 
Optamos por trabalhar de forma lúdica, pois segundo Oliveira (1985, p. 74), o lúdico é “(...) um recurso metodológico capaz de propiciar uma aprendizagem espontânea e natural. Estimula àcrítica, a criatividade, a sociabilização, sendo, portanto reconhecidos como uma das atividades mais significativas pelo seu conteúdo pedagógico social”.Foi desta maneira que os nossos educandos vivenciaram momentos de aprendizagem significativa por meio de brincadeiras e das poesias com situações reais de aprendizagem. Interagindo assim com os colegas, afloraram suas emoções e desenvolveram habilidades motoras.Dessa forma conheceremos um pouco mais sobre o perfil de nossos alunos, daremos início nosso projeto.
 Utilizaremos métodos de atividades, podendo ser flexível no decorrer do projeto, com esses recursos iremos explorá-lo da melhor forma possível e deixá-las descobrir formas de resolver os problemas e elogiar suas conquistas.
Reconto oral das crianças pela as histórias ouvidas
Pintura e colagem dos personagens da historia
Identificação de valores encontrados nos personagens da historia
Elaboração de um final diferente na historia
RECURSOS:
Livros de Poesias
Sulfite
Lápis de Cor
Lápis de Escrever
Tv
Giz de cera
Apontador
Tnt
Lápis de cor
Cola
Tesoura 
Papel cartão
Música
Jogos Verbais
Folha de oficio
Avaliação:
Participação do aluno; 
Interação com a turma; 
Interação como conteúdo; 
Compreender a proposta de ensino-aprendizagem;
 Toda a metodologia do estágio buscava a aquisição do conhecimento que se dá através de processos, cognitivos, psicológicos, sociais e afetivos, por meio desses fatores ocorre o processo de construção, através de uma pratica lúdica, ela vai agir como forma de comunicação das crianças, tendo como objetivo auxiliar no processo de ensino, respeitando suas características e raciocínios.A aprendizagem se constitui por meio de uma série de fatores (emocionais, sociais, neurológicos), para Vygotsky (1984, p.103) “a aprendizagem e o desenvolvimento estão estritamente relacionados, sendo que as crianças se inter-relacionam com o meio objetal e social, internalizando o conhecimento advindo de um processo de construção.”
PLANOS DE INTERVENÇÃO 
PLANO DE AULA 1
Nome da instituição: Creche Jardim Encantado
Diretor(a): Patrícia S. dos Santos Salomão
Estagiária (a): Patrícia Gomes França Aguiar.
Professor regente: Suely Oliveira GomesNível: III
Período: 13/09
Número de alunos: 13
Data: 13/ 09/ 2017
Tema: Linguagem Poesias
Conteúdo: A porta de Vinícius de morais.
Duração: 4 horas aula
OBJETIVOS: 
Adquirir a atenção visual
Desenvolver a Coordenação Motora
 Linguagem oral psicomotricidade
Desenvolver a Criatividade
METODOLOGA: 
Primeiro receberei as crianças, farei a acolhida como de rotina da escola, então irei pegar um livro de Poesia e pedirei para que as crianças ouçam com muita atenção a poesia de Vinícius de Morais, e irei cantar e brincar com as crianças a mesma poesia. Desenvolvendo a criatividade, após terminar a poesia irei ler a história real do livro e promover um momento de conversa a respeito da poesia contada. Então finalizaremos o conteúdo de sala e eles irão para o parquinho da escola, como rotina escolar.
.
RECURSOS METODOLOGICOS: 
Livro de Poesia
PROPOSTA DE AVALIAÇÃO: 
Avaliação contínua, participação do aluno na aula, interação com a turma, percepção. 
PLANO DE AULA 2
Nome da instituição: Creche Jardim Encantado
Diretor(a): Patrícia S. dos Santos Salomão
Estagiaria (a): Patrícia Gomes França Aguiar
Professor regente: Suely Oliveira Gomes
Nível: III
Período: 11/18
Número de alunos: 13
Data: 14/09/2017
Tema: Linguagem Poesias
Conteúdo: Apreciação do Mural do artista Ivan Cruz
Duração: 4 horas aula
OBJETIVO: 
Favorecer a exploração de ideias referentes números e sequências numéricas.
 Noção de velocidade, tempo, altura e distância. 
Coordenação motora fina.
Apreciação da Obra.
Percepção espacial.
METODOLOGIA: 
Iniciar a aula com a Apreciação do Mural do artista Ivan Cruzatravés do mural, fazer a apreciação das obras, das cores e formatos. Propor uma atividade de pintura.
RECURSOS METODOLOGICOS: 
Livro, folha de oficio, lápis de cor.
PROPOSTA DE AVALIAÇÃO: 
Verificar como foià participação nas atividades; Desempenho,Interação.
PLANO DE AULA 3
Nome da instituição: Creche Jardim Encantado
Diretor(a): Patrícia S. dos Santos Salomão
Estagiaria (a): Patrícia Gomes França Aguiar
Professor regente: Suely Oliveira Gomes
Nível: III
Período: 11/18
Número de alunos: 13
Data: 15/09/2017
Tema: Linguagem Poesias
 Conteúdo: História Contada
Duração: 4 horas aula
OBJETIVO:
Trabalhar a curiosidade
Desenvolver a criatividade
 Coordenação motora 
 Percepção
METODOLOGIA:
Iniciar aula fazendo a socialização da história trabalhada, apresentação do tema, colorir ilustrações, interação no espaço escolar. A professora irá fazer o reconto da história, com a participação da criança no momento do reconto.
RECURSOS METODOLOGICOS: 
Desenhos, Lápis de cor, giz de cera, aapontador, borracha.
AVALIAÇÃO: 
Através da participação dos alunos
PLANO DE AULA 4
Nome da instituição: Creche Jardim Encantado
Diretor(a): Patrícia S. dos SantosSalomão
Estagiaria (a): Patrícia Gomes França Aguiar
Professor regente: Suely Oliveira Gomes
Nível: III
Período: 11/18
Número de alunos: 13
Data: 18/09/2017
Tema: Linguagem Poesias
Conteúdo: Construindo histórias
Duração: 4 horas aula
OBJETIVOS: 
Apresentar as histórias criadas
 Despertar a curiosidade
O gosto pela leitura 
Concentração 
METODOLOGIA: 
Primeiro receberei as crianças, farei a acolhida como de rotina da escola, a pós finalizar os livros no dia anterior e montar, juntando as histórias, as ilustrações, no momento da leitura, preparando o cantinho de leitura, contarei as histórias criadas e no final entregarei os livros para as crianças para levarem para casa. Então finalizaremos o conteúdo de sala e eles irão para o parquinho da escola, como rotina escolar. 
RECUROS METODOLOGICOS: 
Livro, folha de oficio, lousa, piloto
AVALIAÇÃO: Através da participação na sala de ala
PLANO DE AULA 5
Nome da instituição: Creche Jardim Encantado
Diretor (a): Patrícia S. dos SantosSalomão
Estagiaria (a): Patrícia Gomes França Aguiar
Professor regente: Suely Oliveira Gomes
Nível: III
Período: 11/18
Número de alunos: 13
Data: 19/09/2017
Tema: Linguagem Poesias 
 Conteúdo: Natureza, artes, higiene Pessoal, linguagem oral e escrita, movimento. 
Duração: 4 horas aula
OBJETIVOS:
 Conhecer e valorizar as possibilidades expressivas do próprio corpo. 
 Estimular a investigação e observação das plantinhas.
 Incentivar o prazer pela arte. 
METODOLOGIA: 
 Acolhimento: às 7;30 horas, recebimento dos alunos na porta com um beijo, e desejando boas vindas a todos. 
 Música de chegada: Bom dia, coleguinha como vai? 
 Rotina: Fila para ir ao banheiro, fila para beber água;
 Natureza e Sociedade: Dando continuidade ao projeto, molhar e
observar as sementinhas plantadas para registrar as t transformações; 
 Higiene Pessoal:Lavar as mãos para lanchar; 
 Linguagem Oral e Escrita: Atividades.
 Movimento: Recreação com os brinquedos confeccionados; 
 Despedida: Às 17 horas despeça das crianças com o mesmo 
carinho e atenção que foram recebidos na chegada, pois assim eles 
Sentirão que são queridos e sentirá vontade de voltar no dia seguinte. 
.
RECURSOS METODOLOGICOS:
Embalagens recicláveis, água, lápis, cola, tesoura. 
PROPOSTA DE AVALIAÇÃO: 
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho eenvolvimento com suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.O instrumento de avaliação é uma ficha de observações. 
PLANO DE AULA 5
Nome da instituição: Creche Jardim Encantado
Diretor (a): Patrícia S. dos Santos Salomão
Estagiaria (a): Patrícia Gomes França Aguiar
Professor regente: Suely Oliveira Gomes
Nível: V
Período: 11/18
Número de alunos: 13
Data: 20/09/2017
Tema: Linguagem Poesias 
 Conteúdo: linguagem oral e escrita, movimento. 
 Duração: 4 horas aula
OBJETIVOS: 
 Valorizar e respeitar a natureza 
 Conhecer e valorizar as possibilidades expressivas do próprio
corpo. 
 Estimular a investigação e observação das plantinhas.
Incentivar o prazer pela arte. 
 Desenvolver a percepção visual, auditiva e a coordenação viso-motora. 
DURAÇÃO: 4 horas aula
METODOLOGIA: 
 Rotina: 
 Linguagem e Poesias: Dando continuidade ao projeto, para registrar as transformações; 
 Poesia: A porta de Vinícius de morais.
 Higiene Pessoal:Lavar as mãos para lanchar; 
 Recreio; 
 Linguagem Oral e Escrita: Vídeo/Biblioteca; 
 Despedida: Às 17:00 despeça das crianças como mesmo carinho e atenção que foram recebidos na chegada, pois assim eles sentirão que são queridos e sentirá vontade de voltar no dia seguinte. 
RECURSOS METODOLOGICOS: 
 Recursos audiovisuais, livro, lápis de cor, brinquedos.
PROPOSTA DE AVALIAÇÃO:
De forma continuada através da atenção pela aula.
RELATO DE INTERVENÇÃO
A turma observada foi de três anos sendo o total de 13 alunos. A professora regente Suely Oliveira Gomescomentou que a instituição já estava trabalhando com projeto de Linguagem e Poesias, e que seria muito bom que desse o seguimento, onde surge a ideia de trabalhar com as Poesias de Vinícius de Morais.
Para o desenvolvimento da atividade do projeto, ocorreu todo um planejamento e dedicação, pois a real intenção é levar a crianças ao mundo imaginário das Poesias.
Ouvir histórias e sempre prazeroso, não importa a faixa etária, pois desperta o interesse em todas as idades, pois não há idade para sonhar, para voar no mundo de fantasias imaginações.
Os momentos vivenciados durante o estágio na educação infantil foram muito prazerosos, de grandes experiências e aprendizados, no decorrer do projeto sempre dava início às aulas com rodas de conversar, sempre despertando nas crianças, a curiosidade, trabalhando a socialização e interação, antes de dar início às histórias buscava sempre o conhecimento prévio dos alunos, fazendo indagações: vocês conhecem a Poesia?
O que acharam da Poesia?
Se os personagens da história agiram certo?
Se fosse com vocês o que fariam?
	
RELATO DE INTERVENÇÃO 1
Durante a intervenção percebeu-seum envolvimentodas crianças nas atividades propostas. O tema do projeto foi Linguagem Poesias,seguindo o Currículo da Escola. 
A aula foi trabalhada da seguinte forma:
O primeiro dia de aula foi realizado com uma contação da Poesia, A porta de Vinícius de morais, foi feito uma roda de conversa, e as crianças se envolveram muito comapoesia, pedindo para observar as imagens do livro, e comentando sobre o mesmo, com este material deu para iniciar o assunto do projeto, envolvendo as crianças. Observei que os mesmos ficaram bem concentrados na atividade proposta, obtive êxito, pois os alunos conseguiram entender a proposta.
RELATO DE INTERVENÇÃO 2
A aula foi trabalhada da seguinte forma:
No segundo dia de aula, além da rotina diária dos alunos, pude trabalhar com eles a observação do céu, e retomar o tema aplicado e iniciado no dia anterior, como tarefa de casa, mandei bilhete para a família observar o céu durante a noite com as crianças, onde obtive bastante êxito, pois todos comentaram em sala, o que eles viram a noite e o que viram durante odia, teve criança que viu até disco voador, a atividade também envolveu a criatividade e conhecimento prévio dos alunos, pois através da colagem de gravuras nos cartazes do dia e da noite deu para perceber o quanto eles tem a Noção das ações que é realizada nestes períodos. 
.
RELATO DE INTERVENÇÃO 3
Aula foi trabalhada da seguinte forma:
De início teve a socialização para relembrar da poesia, após foi trabalhada a criatividade das crianças, propus uma atividade, para que pudessem de forma criativa fizessem um desenho do poema, A Porta; Preparei um cartaz com a Poesiaescrita, e afixado em sala de aula; Fiz uma leitura do poema e Cantamos o poema com os alunos.Ilustrar o poema.Foi proposta uma brincadeira, com a finalidade de trabalhar a coordenação motora das crianças, pedimos a eles que pulassem com os dois pés e com um pé só também foi pedido para que as mesmas andassem em fila, agachando, levantassem os braços e deitassem no chão, as crianças se divertiram muito e a todo tempo queriam repetir.
RELATO DE INTERVENÇÃO 4
Aula foi trabalhada da seguinte forma:
Foi contada a história utilizando o livro com as crianças em círculo na sala de aula, proposto uma roda de conversa sobre a história e experiências de aprendizagens pelos os alunos.
Despertando sempre o interesse das crianças com a história, trabalhando a entonação de voz, chamaram muito a atenção delas, pois no período das observações percebemos que a professora regente não trabalhava a história de forma diferente, fiz uma inovação do reportório na contação de história, obtive êxitopois as crianças se divertiram muito. Cantamos a poesia, A Porta de Vinícius de Morais, pela escola fazendo um trenzinho, levando a turminha a cantar a poesia para todos na hora do lanche; Percebi a alegria no olhar deles ao cantar e expressar aquela linda poesia para os coleguinhas.
RELATO DE INTERVENÇÃO 5
Aula foi trabalhada da seguinte forma:
Foi feito a socialização das crianças e apresentação da Poesia – A Porta, em roda de conversa iniciei a aula perguntando as crianças sobre a poesia se alguns já conhecia, observei que alguns alunos já conheciam. Apresentei as crianças o vídeo da historinha.
Depois de cantarmos e dançarmos muitas vezes a música da poesia, distribuí a poesia impressa, onde eles deveriam colorir sua ilustração. Mais tarde, fizemos a dobradura de uma porta, que colei junto com a folhinha da poesia,a qual deveriam completar com um cenário (lagoa, Sol, árvores, flores... O que a imaginação falasse!)., com muita criatividade e atenção, as crianças realizaram a atividade de forma prazerosa, coma as colagens necessária, obtive êxito nas atividades trabalhadas.
RELATO DE INTERVENÇÃO 6
Na roda de conversa iniciar a aula, fazendo a exploração das imagens da história, permitir que as crianças expresse o entendimento da poesia trabalhada. Depois que lermos a poesia muitas vezes, de várias formas - mais lentas, mais rápidas, só meninos, só meninas - eu distribuí uma cópia para cada aluno. E assim, eles coloriram esta folhinha.Então, fizemos uma dobradura muito fácil, que todo mundo já conhece, para ilustrarmos nosso trabalhinho. Veja só como ficou tão bonitinho e caprichado! Proposta realizada com êxito.As crianças gostaram bastante da poesia pela sua simplicidade.
6 AMOSTRA DE ESTAGIO
Após a conclusão do relatório final de estágio a amostra de Estágio esta marcada, no Pólo da Unopar na cidade de Teixeira de Freitas, onde o aluno apresentará de modo individual o trabalho realizado no estágio, em um breve relatório do que vivenciou durante o período de realização do mesmo na instituição. 
Referente ao tema que foi realizado com a turma da Educação Infantil III, demonstrei em um pequeno resumo, das atividades que foram proposta, e trocando ideias com as amigas de sala de aula que já atuam na Educação, aceitando sugestões e criticas, assim proporcionando com meus acertos e erros uma melhora no planejamento de aulas. 
Nota-se que um bom educador é aquele que sabe os seus deveres, direitos e executa seu trabalhopautado na promoção do cidadão como sujeito atuante em sociedade. 
7 CONSIDERAÇÕES FINAIS
O estágio em questão foi satisfatório, pois foi uma grande experiência poder estar em contato com futuros colegas de profissão, e vivenciar o dia a dia de uma sala de aula.Os conhecimentos teóricos e os materiais de referências bibliográficas foram cruciais na execução do estágio, tendo em vista que é necessário ter um estudo contínuo, a prática nos permite adquirir uma rica experiência e nos consente ter uma aprendizagem a todo o momento.
    Nessas cem horas de atuação, pude conhecer de perto o funcionamento da escola, as políticas, sua missão e valores educacionais, porém, nem todo conhecimento se dá através dos livros, se dá também através, do dia a dia, do convívio, da experiência em questão, da prática teórica. Ao concluir oestágio fica evidente que o papel do educador é sobre tudo formar cidadãos capazes de agir, transformar e atuar em sociedade e que o fazer pedagógico é um conjunto e não apenas ação de uma única pessoa ‘o professor’.A aprendizagem se constitui por meio de uma série de fatores (emocionais, sociais, neurológicos), para Vygotsky (1984, p.103) “a aprendizagem e o desenvolvimento estão estritamente relacionados, sendo que as crianças se inter-relacionam com o meio objetal e social, internalizando o conhecimento advindo de um processo de construção. ”
O projeto desenvolvidodespertou grande envolvimento ecuriosidade nas crianças. Ao acompanharem o crescimento das sementinhas permitiu às crianças ocontato com a realidade, tornando as atividades mais atrativas.
REFERÉNCIAS
Piaget, J.A. A psicologia da criança. Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1988.
RCNEI. Referencial curricular nacional para a educação infantil/ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF 1998.
VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
FREIRE,Paulo A Importância De o Ato De Ler, 1921-São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989. (Coleção polêmicas do nosso tempo; 4).

Mais conteúdos dessa disciplina