Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Modelo diário de campo portifólio

Pré-visualização | Página 1 de 1

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
PORTFÓLIO
UTA...
MÓDULO A – FASE I
ILHÉUS, BA
2018
Diário de Campo
 Fizemos visitas durante o mês de março na Escola Nucleada do Banco do Pedro situada as margens da rodovia Ilhéus Uruçuca km 21.
Esta unidade escolar é composta por uma sede e quatro núcleos, por isso denominada nucleada e lá são atendidas várias modalidades ciclo 1 fase 1etapa 3, ciclo 1 fase 2etapa 2-4 anos, ciclo 1 fase 2 etapa 2-5 anos, ciclo 2 fase 1, ciclo 2 fase 2, ciclo 3 fases 1 e 2, anos finais ciclo 4 fase 1 e 2, ciclo 5 fase 1 e 2, EJA etapa 1 fase 1 e2 etapas 1 e 2.
Atualmente são atendidos discentes regularmente matriculados somando um total de 487 e dentre esses alunos há alguns com necessidades especiais e são atendidos nesta unidade com muito carinho e dedicação e são incluídos nas atividades do dia a dia e isso é muito importante para o desenvolvimento dos mesmos.
Na unidade tem uma sala com recursos multifuncionais, e uma vez por semana acontece na escola o acompanhamento feito por uma psicopedagoga, onde através de uma avaliação busca descobrir os motivos das dificuldades de aprendizagem e como minimizar este problema tendo a missão de resgatar a paixão do educando em aprender e auxilia-lo no desenvolvimento das suas aptidões e habilidades, independente da sua dificuldade o profissional deve avaliar individualmente e idealizar as praticas educativas com proposta de acrescentar concepções como o respeito e o valor e a interação buscam novos canais de expressão e no contexto educacional deixam apenas de ser uma ferramenta didática e permite interpreta-los com mais criação , novas mensagens e informações e isso é melhor do que olhar imagens ou ouvir sons. E é na sala multifuncional que eles vencem a dificuldade de aprendizagem ampliando sua visão de aprendizado e obtendo resultados prósperos. E diariamente tem um profissional acompanhando para dar suporte ao trabalho do psicopedagogo.
A unidade visitada possui uma equipe diretiva composta por um diretor e dois vice- diretores e a pedagógica por dois supervisores e no total contam com 42 colaboradores que atendem a demanda de 32 turmas e tendo apoio também de estagiários que desenvolvem um projeto da secretaria de educação e esses estagiários tem formação mensal com a coordenadora do projeto onde fazem o planejamento e são orientados para que possam fazer um bom trabalho e inclusive orientações para trabalhar com inclusão.
Notamos que tínhamos uma impressão contrária da realidade dessa unidade, pois não tínhamos ideia de que na zona rural teles tinham um trabalho tão compromissado com a inclusão para alunos deficientes e muito menos que possuía uma sala com recursos multifuncionais e acompanhamento e constatamos que esta unidade cumpre com compromisso e dedicação a lei brasileira de inclusão de pessoas com deficiência.
.