Buscar

ED- FARMACOLOGIA DA DOR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GABRIELA RIBAS – MÓDULO IV: SEMANA 5
ED: FARMACOLOGIA DA DOR
Descreva a escada analgésica do Organização Mundial de Saúde (OMS).
A dor de grau 1 a 3 é considerada dor leve e é tratada com analgésicos simples (paracetamol, dipirona) são mais analgésicos e antitérmicos com pouca ação anti-inflamatória, se tiver com sinais de inflamação pode usar salicilatos em geral, derivados do acido propiônico, ácido mefenâmico; A dor de grau 4 a 6 é moderada tratada com opioide fraco (codeína, tramadol) são os que tem potencia mais baixa e meia vida mais curta, junto com analgésicos simples; A dor de grau 7 a 10 é uma dor severa tratada com opioides fortes junto (fentanil, morfina) com analgésicos simples. 
Cite as manifestações clínicas da intoxicação por salicilatos e o seu tratamento. Existe algum antídoto específico para esta intoxicação?
No SNC a estimulação é seguida de depressão, outros sintomas são erupções cutâneas, febre, náusea, vômitos, hiperventilação inicial, sudorese, desidratação secundaria, desequilíbrios acido base, são ototoxicos (pode dar zumbido, tonteira, pressão), hemorragias, edema pulmonar, choque circulatório, insuficiência respiratória, asfixia e até óbito. 
Deve-se reduzir a absorção através da indução do vomito, lavagem gástrica e uso de carvão ativo. Os efeitos são controlados reduzindo a hipertermia, através de hidratação venosa, correção da acidose, correção de alterações eletrolíticas e hipoglicemia. Faz-se um suporte vital através da ventrilacao, tratamento do choque e hemotransfusao. Para promover a eliminação faz-se a alcalinização da urina ou hemodiálise. 
Não tem antídoto especifico para os salicilatos
Um homem de 53 anos, pescador, com sobrepeso, hipertensão e história clínica de hiperuricemia chega ao hospital com queixa de dor intensa no 1º pododáctilo. Ele atribui a intensidade da dor 5-6 em uma escala de 0 (sem dor) a 10 (maior dor imaginável). Refere que a dor começou após tomar um analgésico recomendado pela irmã para uma dor de cabeça, mas não se lembra do nome. Após analisar a anamnese e o exame clínico, um diagnóstico de gota foi realizado.
Qual o provável analgésico utilizado para a cefaléia que desencadeou a crise de gota e qual mecanismo fisiopatológico explicaria este efeito?
Ácido acetilsalicílico. A gota é uma cristalização de acido úrico que promove efeito inflamatório e causa muita dor. O AAS aumenta sua concentração na corrente sanguínea, no momento que tem dose baixa ele é uricemico causa aumento da concentração de acido úrico. Este medicamento usado promove a cristalização do ácido úrico reduzindo a sua excreção, em doses baixas e com isso pode causar uma dor maior em pacientes portadores de gota. Em doses mais altas o AAS é glicosúrico. 
Qual a conduta preferencial neste caso?
Como não sabemos a dose de AINE não seria interessante administrar outro anti-inflamatório e, portanto, o ideal seria a administração de um opioide fraco (codeína ou tramadol) na emergência; para tratamento em casa pode indicar um AINE porque já ocorreu a metabolização do outro anti-inflamatório, reduzindo a inflamação. 
Educar o paciente que AAS e Gota não combinam, não pode usar remédios que tenham AAS como principio ativo. E para tratar essa reação inflamatória deverá usar medicamentos anti-inflamatórios (não usa paracetamol e dipirona pois eles são mais analgésicos e antitérmicos e pouco antiinflamatório), por ser uma dor de 5-6 pode começar com antiinflamatório como Endometacina. Associado a isso pode usar antiinflamatório fraco como Codeína, Tramadol. 
 
Homem de 19 anos previamente saudável chega ao hospital queixando-se de intensa dor na coxa direita após uma queda de skate em uma escada. Na chegada, ele está agitado, reclama e exige ser atendido imediatamente pela dor incontrolável. Ao ser perguntado, refere uma dor 10/10 (pior dor imaginável) e você coloca o paciente na maca para proceder ao exame físico. Você deixa o consultório para fazer a solicitação de uma radiografia e, ao retornar, o paciente estava calmamente jogando um jogo no celular, sentado na maca.
Qual a conduta para uma analgesia inicial?
Dose alta de anti-inflamatório que vai auxiliar na dor. Anti-inflamatório devido a pancada que vai gerar uma reação inflamatória no local e um opióide fraco como o Tramadol para reduzir a dor e aumentar o conforto, age no componente afetivo da dor, alem disso faz essa prescrição para conseguir avaliar esse paciente com mais calma. 
Quando o paciente deve ser reavaliado com relação à intensidade da dor?
Depende da dose do medicamento, qual foi escolhido e a via de administração. O ibuprofeno, por exemplo, é metabolizado rapidamente. 
Após a reavaliação clínica e radiológica, não foram evidenciadas lesões ósseas ou articulares, mas é notável um hematoma no local do trauma com um pequeno edema e uma redução da dor para 4/10. Qual a conduta de prescrição ideal para a alta hospitalar deste paciente (especificar qual(is) fármaco(s) e a duração)?
Uma dor de nota 4 é indicado um opioide fraco, Tramadol, 100 a 400mg por dia. Inicio da ação ocorre em 1hr via oral e seu pico, em 2 a 3 hrs. Associado a ele é usado um analgésico simples
Uma mulher de 74 anos encaminhada ao hospital pelo geriatra, em tratamento paliativo de um câncer de mama metastático. Refere piora progressiva de uma dor nos membros superiores. Já está fazendo uso de doses máximas recomendadas de ibuprofeno.
Qual a conduta para aliviar o sofrimento desta paciente? Explique sua escolha.
Usar opioides porque tratam alem da dor o componente emocional, paciente oncológico começa com antiinflamatório e para de responder, ai começa com um opioide fraco e depois vai para mais fortes como a morfina. 
Cite os efeitos colaterais esperados com a mudança no regime medicamentoso.
Sonolência, náusea, êmese, alterações de humor, retenção urinária, constipação, depressão respiratória e no aparelho cardiovascular causam vasodilatação com inibição do barorreflexo. 
Três semanas após esta consulta, a paciente apresenta vômitos com sangue, intenso desconforto no epigástrio, náuseas e anorexia. Qual alteração na prescrição deve ser feita imediatamente?
Provavelmente é causado pelo antiinflamatório, provavelmente é algum sangramento devido a dose máxima de ibuprofeno por 3 semanas. Deve-se suspender o uso do medicamento imediatamente, não precisa suspender o opioide pois terá altas dores, mas o antiinflamatório tem que ser suspendido. 
O opioide ele trata mal a dor, a dor neuropática é muito diferente dos outros tipos de dor pois é uma lesão do nervo então precisa de medicamento para tratar o nervo não adianta usar o opioide em doses altas

Continue navegando