Buscar

1PRATICAS TRABALHISTA1

Prévia do material em texto

PRATICAS TRABALHISTAS
	 
		
	
		1.
		Mirtes foi contratada com experiência de 90 dias, faltando 3 dias para o término do contrato seu patrão comunicou-lhe que seria efetivada tão logo terminasse sua experiência. Neste caso então a empresa terá que:
	
	
	
	Não será necessária nenhuma ação, pois seu contrato passará a vigorar por prazo indeterminado.
	
	
	Será necessário pagar somente as verbas rescisórias para transformar o contrato em prazo indeterminado.
	
	
	O contrato de experiência não pode ser transformado em contrato por prazo indeterminado.
	
	
	Será necessário pagar todas as verbas rescisórias de Mirtes para que assine novo contrato.
	
	
	Não será necessário rescindir o contrato, pois será automático novo contrato por prazo determinado.
	
Explicação:
Ao finalizar o prazo de experiência e, sendo vontade das partes, o contrato de trabalho continuará legalmente vigorando por prazo indeterminado, não sendo necessária nenhuma ação adicional. 
	
	
	
	 
		
	
		2.
		O contrato de experiência
	
	
	
	pode ser anotado na CTPS do empregado e deve ser no máximo de 90 (noventa) dias, com direito a uma única prorrogação de 45 dias.
	
	
	deve ser anotado na CTPS do empregado e não poderá ser estipulado por mais de 2 (dois) anos, sem direito à prorrogação.
	
	
	não precisa ser anotado na CTPS do empregado e deve ser no máximo de 3 (três) meses, com direito a uma única prorrogação.
	
	
	deve ser anotado na CTPS do empregado e não poderá ser estipulado por mais de 90 (noventa) dias, com direito a uma única prorrogação.
	
	
	deve ser anotado na CTPS do empregado e não poderá ser estipulado por mais de 3 (três) meses, com direito a duas prorrogações iguais.
	
Explicação:
.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A concessão do vale-transporte pelo empregador ao empregado é para o deslocamento casa-trabalho ¿ trabalho-casa. Havendo ausências do empregado ao trabalho, ainda que estas ausências sejam com justificativa legal, poderá o empregador tomar uma das medidas a seguir:
	
	
	
	Exigir do empregado que devolva, em dinheiro, os créditos não utilizados.
	
	
	Abater os créditos de vales não utilizados no mês anterior, na próxima compra.
	
	
	Excluir, definitivamente, o trabalhador de crédito do vale transporte.
	
	
	Cobrar do empregado a devolução dos créditos não utilizados, em dobro.
	
	
	Descontar no salário do empregado o valor dos créditos não utilizados, em dobro.
	
Explicação:
A única alternativa correta é "Abater os créditos de vales não utilizados no mês anterior, na próxima compra." A empresa não pode cobrar o vale trasporte em dobro, como também não pode desligar definitivamente o trabalhador sem haver um recadastramento.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Em relação ao contrato de trabalho por prazo determinado, é correto se afirmar que ele:
	
	
	
	Só pode ser prorrogado uma única vez, não pode ter duração superior a um ano e, caso o trabalhador seja despedido sem justa causa, antes do término do contrato, o empregador deverá pagar uma indenização no valor da metade dos salários devidos até o fim do contrato.
	
	
	Só pode ser prorrogado uma única vez, não pode ter duração superior a três anos e, caso o trabalhador seja despedido sem justa causa, antes do término do contrato, o empregador não fica obrigado a pagar nenhum tipo de indenização ao trabalhador.
	
	
	Só pode ser prorrogado uma única vez, não pode ter duração superior a dois anos e, caso o trabalhador seja despedido sem justa causa, antes do término do contrato, o empregador deverá pagar uma indenização no valor da metade dos salários devidos até o fim do contrato.
	
	
	Só pode ser prorrogado uma única vez, não pode ter duração superior a dois anos e, caso o trabalhador seja despedido sem justa causa, antes do término do contrato, o empregador não fica obrigado a pagar nenhum tipo de indenização ao trabalhador.
	
	
	Pode ser prorrogado por duas vezes, não pode ter duração superior a dois anos e, caso o trabalhador seja despedido sem justa causa, antes do término do contrato, o empregador deverá pagar uma indenização no valor da metade dos salários devidos até o fim do contrato.
	
Explicação:
As frases: “Pode ser prorrogado por duas vezes”; “não pode ter duração superior a um ano”; “não fica obrigado a pagar nenhum tipo de indenização ao trabalhador.” e “não pode ter duração superior a três anos...não fica obrigado a pagar nenhum tipo de indenização ao trabalhador.” tornam a respectiva alternativa imprópria para responder corretamente a questão.
Assim, a resposta correta é: “Só pode ser prorrogado uma única vez, não pode ter duração superior a dois anos e, caso o trabalhador seja despedido sem justa causa, antes do término do contrato, o empregador deverá pagar uma indenização no valor da metade dos salários devidos até o fim do contrato.”
 
	
	
	
	 
		
	
		5.
		O contrato de trabalho pode ser celebrado
	
	
	
	apenas por escrito e expressamente.
	
	
	por escrito e deve ser registrado no órgão competente.
	
	
	apenas por escrito e verbalmente.
	
	
	apenas com a assistência do sindicato da categoria profissional.
	
	
	expressamente, de forma escrita ou verbal, ou tacitamente.
	
Explicação:
De acordo com o artigo 443 da CLT, o contrato individual de trabalho poderá ser acordado tácita ou expressamente, verbalmente ou por escrito, por prazo determinado ou indeterminado, ou para prestação de trabalho intermitente. (Redação dada pela Lei nº 13.467, de 2017)
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Qual das alternativas abaixo NÃO é uma característica verdadeira quanto ao contrato de experiência?
	
	
	
	Deve ser anotado na carteira de trabalho até 48 horas após a contratação
	
	
	Pode exceder 90 dias
	
	
	Tem prazo determinado
	
	
	Só pode sofrer uma única prorrogação
	
	
	Deve ser anotado na carteira de trabalho
	
Explicação:
A única alternativa que NÃO é uma característica verdadeira quanto ao contrato de experiência é "Pode exceder 90 dias", tendo em vista que a lei não permite que o contrato de experiência seja superior a 90 dias. 
	
	
	
	 
		
	
		7.
		A legislação trabalhista prevê a admissão de um trabalhador com contrato por prazo determinado. Sabemos que essa mesma legislação determina a condição para que seja fixado esse tipo de contrato. Um desses contratos não pode exceder de 90 dias. De qual contrato estamos falando?
	
	
	
	Parcial
	
	
	Aprendiz
	
	
	Experiência
	
	
	Transitório
	
	
	Indeterminado
	
Explicação:
De acordo com a questão apresentada, o único contrato de trabalho por prazo determinado que não pode exceder de 90 dias é o contrato de experiência. Portanto, qualquer outra alternativa que não seja "Experiência" não responde corretamente a questão.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		O contrato de Menor Aprendiz, o empregador se compromete, neste contrato, a assegurar ao adolescente/jovem, inscrito em programa de aprendizagem, uma formação técnico-profissional metódica, compatível com seu desenvolvimento físico, moral e psicológico. Sobre este contrato, podemos afirmar:
	
	
	
	É celebrado, por escrito, por um prazo mínimo de 2 anos.
	
	
	É celebrado, tacitamente, por um prazo máximo de 1 ano
	
	
	É celebrado, tacitamente, por um prazo máximo de 2 anos
	
	
	É celebrado, por escrito, por um prazo máximo de 2 anos
	
	
	É celebrado, por escrito, por um prazo máximo de 1 ano
	
Explicação:
De acordo com a legislação, o contrato de trabalho do jovem aprendiz deve ser celebrado por escritoe por um prazo máximo de 2 anos.

Continue navegando