Apol Administração Pedagógica Instrumentos Legais
8 pág.

Apol Administração Pedagógica Instrumentos Legais


DisciplinaAdministração Pedagógica Instrumentos Lega71 materiais65 seguidores
Pré-visualização3 páginas
Questão 1/10 - Administração Pedagógica: Instrumentos Legais
Leia o fragmento de texto a seguir:
\u201cA implementação de processos e práticas de participação coletiva, bem como a avaliação destas, é fundamental para romper com a lógica autoritária em que se estruturam as concepções e práticas dominantes de organização e gestão escolares\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Consescol/ce_cad5.pdf>. Acesso em: 01 set. 2016.
Conforme o texto-base A escola como lócus de formação docente, a gestão escolar é mediadora da formação contínua dos professores. Qual alternativa apresenta os grandes desafios vividos pelos gestores escolares, na busca por uma gestão democrática? Analise as alternativas a seguir e assinale a correta:
Nota: 10.0
	
	A
	A dificuldade para promover relações humanas de cooperação e solidariedade no interior da escola.
Você acertou!
As dificuldades para promover relações humanas mais cooperativas e solidárias no interior da escola constituem um dos grandes desafios vividos pelos gestores, os quais se veem às voltas com problemas de diferentes ordens, como insegurança, falta de professores, insuficiência de funcionários, deterioração do prédio e dos equipamentos, falta de recursos financeiros para dar conta das inúmeras carências. Além disso, essas dificuldades são agravadas quando as escolas atendem a um grande número de alunos. Tudo isso invade o tempo que poderia ser ocupado com atividades voltadas para o incremento da mais legítima e verdadeira função da escola: promover o aprendizado dos alunos, meta que pode apresentar dificuldades adicionais em razão das características da clientela (texto-base A escola como lócus de formação docente, p. 243)
	
	B
	A quantidade elevada de alunos em sala de aula.
	
	C
	A dificuldade de administrar o tempo para se envolver com o profissionalismo docente.
	
	D
	A insuficiência de professores em busca de formação continuada.
	
	E
	O contato excessivo com a prática e a reflexão insuficiente sobre a teoria.
Questão 2/10 - Administração Pedagógica: Instrumentos Legais
Leia o fragmento de texto a seguir: 
\u201cA escola, de forma geral, dispõe de dois tipos básicos de estruturas: administrativas e pedagógicas. As primeiras asseguram, praticamente, a locação e a gestão de recursos humanos, físicos e financeiros. Fazem parte, ainda, das estruturas administrativas todos os elementos que têm uma forma material como, por exemplo, a arquitetura do edifício escolar e a maneira como ele se apresenta do ponto de vista de sua imagem\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas, SP: Papirus, 1995. p. 24.
A partir do conteúdo apresentado no texto-base Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva, podemos afirmar que as estruturas pedagógicas se referem:
Nota: 10.0
	
	A
	à gestão de equipamentos e materiais didáticos.
	
	B
	à gestão do mobiliário, distribuição das dependências escolares e espaços livres, limpeza e saneamento básico.
	
	C
	às interações políticas, às questões de ensino-aprendizagem e às de currículo.
Você acertou!
As estruturas pedagógicas referem-se, fundamentalmente, às interações políticas, às questões de ensino-aprendizagem e às de currículo. Nas estruturas pedagógicas incluem-se todos os setores necessários ao desenvolvimento do trabalho pedagógico (texto-base Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva, p. 6)
	
	D
	à locação e à gestão de recursos humanos, físicos e financeiros.
	
	E
	à gestão dos equipamentos e materiais didáticos, mobiliário, distribuição das dependências escolares e espaços livres.
 
Questão 3/10 - Gestão Escolar
Leia o excerto a seguir:
\u201cO conselho de classe surge embasado no pressuposto de que, num processo coletivo em que existem diferentes óticas dos diversos profissionais, conseguir-se-á, através da soma dessas óticas, o maior conhecimento do objeto que se avalia, para obter, consequentemente, tomadas de decisões mais acertadas\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DALBEN, A. I. L. F. Conselhos de Classe e Avaliação: perspectivas na gestão pedagógica da escola. Campinas: Papirus, 2004. p. 111.
Segundo o livro-base Gestão Educacional, responda à seguinte questão: quais são os objetivos do conselho de classe?
Assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	Relacionar os alunos que apresentaram dificuldades de aprendizagem e mal comportamento no decorrer do ano, para que seja direcionados para outra instituição de ensino.
	
	B
	Avaliar a prática pedagógica e organizar as necessidades de aprendizagem das turmas coletivamente.
Você acertou!
Conforme Bartinik (2011) os objetivos do conselho de classe são: avaliar a prática pedagógica em cada disciplina ou área de conteúdo; definir critérios para apreciação do desempenho dos alunos nos ciclos; selecionar, problematizar e organizar necessidades de aprendizagem das turmas; identificar alunos com dificuldades específicas de aprendizagem. O conselho de classe não é uma sabatina pública de professores, ou seja, não é um espaço para julgamento de competências, seja dos discentes, seja dos docentes (p. 142).
	
	C
	Articular a direção escolar com a equipe pedagógica para separar os alunos com necessidades educativas especiais.
	
	D
	Repassar regras e avisos estabelecidos no decorrer do ano letivo.
	
	E
	Comunicar à comunidade o consenso docente em relação aos alunos com dificuldades de aprendizagem, para que se registre em ata.
Questão 4/10 - Gestão Escolar
Leia o extrato de texto a seguir:
\u201cO conselho de classe constitui um momento próprio de reflexão sobre a prática educativa escolar, constituído em um espaço prioritário da discussão pedagógica, composto principalmente, pelos docentes e pela equipe técnico-pedagógica\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DALBEN, A. I. L. F. Conselhos de Classe e Avaliação: perspectivas na gestão pedagógica da escola. Campinas: Papirus, 2004. p. 57.
Sabemos que o conselho de classe é uma instância avaliativa. Nessa perspectiva, de acordo com o livro-base Gestão Educacional, responda à seguinte questão: quais devem ser as ações do educador nesse processo? Analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas.
(   ) Levantar dificuldades em relação ao desempenho dos alunos.
(  ) Avaliar e vigiar a competência e desempenho dos outros professores, para denunciar os profissionais de ensino que estão aprovando alunos inaptos.
(   ) Identificar lacunas no processo de ensino-aprendizagem.
(  ) Apontar alternativas de superação e se comprometer com os encaminhamentos e soluções dos problemas encontrados.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	F \u2013 V \u2013 V \u2013 V
	
	B
	V \u2013 F \u2013 V \u2013 V
Você acertou!
\u201cO papel do educador no conselho de classe está em constituir consensos em relação à avaliação do corpo discente e das propostas pedagógicas. Por meio do conselho de classe é possível identificar lacunas no processo de ensino-aprendizagem e também levantar dificuldades em relação ao desempenho dos alunos. Oportunidade para apontar alternativas de superação e se comprometer com os encaminhamentos e soluções dos problemas encontrados. No conselho de classe o professor tem a oportunidade de maior conhecimento do aluno, para o seu atendimento pedagógico\u201d (p. 141).
	
	C
	V \u2013 V \u2013 F \u2013 F
	
	D
	F \u2013 F \u2013 V \u2013 V
	
	E
	V \u2013 V \u2013 V \u2013 F
Questão 5/10 - Administração Pedagógica: Instrumentos Legais
Leia o excerto a seguir: 
\u201cA gestão democrática não é só um princípio pedagógico. É também um preceito constitucional. O parágrafo único do artigo primeiro da Constituição Federal de 1988 estabelece como cláusula pétrea