Buscar

ESCOLA E CURRÍCULO

Prévia do material em texto

Escola e Currículo—NOTA 3 DE 3
MODERNO X SEC XXI
Com base no Capítulo 1 do livro, as condições que sustentaram a emergência da escola moderna já não são as mesmas nos dias de hoje. Cite pelo menos duas condições que foram modificadas e comente como isto impacta na escola e no currículo contemporâneos. Desenvolva um texto de no mínimo oito linhas.
R:
  A escola vai mudando conforme a evolução da sociedade. E precisamos nós adaptar a essas  novas mudanças que vem chegando. Uma das condições que vou destacar é a chegada da tecnologia, que veio para facilitar as formas de aprender, podemos desenvolver aulas mais dinâmicas, atrativas, que ajude na aprendizagem e na fixação dos conteúdos. A outra condição  que destaco é a importância de trabalhar o respeito e a diversidade no ambiente escolar e também na  sociedade, ensinar o aluno a conviver em harmonia com as diferenças que temos hoje sendo elas por raça, religião, gênero, culturas..etc. Ensinar a todos a ter amor ao próximo, pois  somos uns diferentes dos outros e cada um tem uma maneira de ver o mundo.  
QUESTIONÁRIO: VALENDO 4 DE 3,2
Considere o que se argumenta no capítulo 1 do livro da disciplina, sobre estarmos habituados, em nossas sociedades, com a ideia de que a educação acontece na escola e que, muitas vezes, as noções de educação e de escola se confundem. Este argumento utilizado no texto:
Reforça a ideia de que educação e escola são sinônimos
Reafirma a ideia de que a escola é o único espaço de educação
Sustenta a noção de educação não ocorre na escola
Contesta a ideia de que educação acontece unicamente na escola
Contesta a noção usual de que a escola é anacrônica
No capítulo 1 afirma-se que a escola moderna emerge na Europa, no século XVI, e, lentamente, se configura como a instituição educacional por excelência. O adjetivo "moderna" deve-se ao fato de que esse tipo de instituição  educacional:
Possui equipamentos de informática de última geração
Surge na modernidade
Emerge nos Estados Unidos, para modernizar o país após a Segunda Guerra mundial
Surge na nossa contemporaneidade
Possui um currículo pautado unicamente em novas tecnologias de informação e comunicação, as chamadas TICs.
Você vem aprendendo, nesta disciplina, que o tema currículo não se limita à escolha dos conteúdos, e, tampouco, dos conhecimentos a ser trabalhados em sala de aula. Também é recorrente a ideia de que existe uma pluralidade de definições sobre o termo. Um dos pesquisadores do currículo, mencionados no capítulo 2, afirma que a palavra  currículo  “vem do latim curriculum, pista de corrida, podemos dizer que no curso dessa corrida que é o currículo acabamos por nos tornar o que somos”, e explica que ocorre sempre uma seleção interessada: “de um universo mais amplo de conhecimentos e saberes seleciona-se aquela parte que vai constituir, precisamente, o currículo”. Estes argumentos são de:
Tomaz Tadeu da Silva
Alfredo Veiga Neto
Antonio Flavio Moreira
 Frederick Taylor
Ralph Tyler
Relacione as afirmações a seguir com as teorias curriculares. Utilize 1- para Teorias Tradicionais, 2 -para Teorias Críticas e 3 -para teorias Pós-Críticas do currículo.
( 3 ) afirmam que o currículo está intimamente relacionado com os processos de formação dos sujeitos, e consideram a cultura como algo central, como campo de luta em torno da significação social.
( 1) enfatizam ensino, aprendizagem, avaliação, metodologia, didática, organização, planejamento, eficiência e objetivos e são entendidas como “neutras, científicas e desinteressadas.
( 2 ) afirmam que a escola transmite uma ideologia e que, por meio da vivência das relações sociais da escola, das atitudes necessárias para se qualificar como um bom trabalhador capitalista.
(2) afirmam que o currículo da escola está baseado na cultura dominante, que é expresso na linguagem dominante e é transmitido por meio do código cultural dominante.
A sequência correta é:
1, 2, 1, 3
2, 1, 3, 2
1, 2, 3, 1
3, 1, 2, 3
3, 1, 2, 2
No capítulo 3 do livro da disciplina são apresentadas algumas temáticas que devem ser consideradas nos currículos, em decorrência de leis específicas, tais como a Lei 11.645/2008 que torna obrigatória a abordagem das histórias e culturas de indígenas e afrodescendentes. Estas temáticas são apresentadas como um modo de afirmação de que:
I. Vivemos em uma sociedade pluricultural;
II. Devemos, no trabalho escolar, construir uma unidade em torno de uma sociedade monocultural;
III. As pessoas são diferentes e por isso seria importante pensar sobre as representações
construídas no espaço escolar e sobre o lugar ocupado por distintos sujeitos nas estruturas curriculares.
IV. É preciso preservar a neutralidade curricular e manter-se num viés unicamente científico e técnico.
Quais afirmativas correspondem aos argumentos do capítulo?
Apenas I e II
Apenas I e III
Apenas II e IV
Apenas I e IV
Apenas Apenas III e IV
A Lei 10.639/2003, de 9 de janeiro de 2003, resultou de um intenso movimento de luta de diferentes segmentos sociais, em especial dos coletivos do movimento negro. Esta lei diz respeito à inserção de quais temáticas no currículo?
Indígena e ambiental
Afro-brasileira e indígena
Africana e afro-brasileira
Indígena e étnico-racial
Gênero e sexualidade
No capítulo 3 do livro da disciplina menciona-se uma importante mudança, estabelecida na Constituição Federal de 1988, que diz respeito aos povos indígenas. Essa mudança diz respeito a afirmação de que, hoje, as relações do Estado Brasileiro com os indígenas deve ter como propósito:
de dissolver as diferenças e proibir as práticas culturais e religiosas específicas
de promover e produzir uma nação unificada e homogênea
de reconhecer aos indígenas suas identidades étnicas, suas práticas culturais, sociais, educacionais, religiosas.
de conceder títulos privados sobre as terras indígenas, pois eles não precisam de usufruto exclusivo porque vivem em pequenos grupos.
No capítulo 4 do livro da disciplina destaca-se que as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica publicadas em 2013 (BRASIL, 2013) preconizam a discussão das diferenças (sejam elas religiosas, sociais, culturais, raciais, sexuais e de gênero) nos currículos de toda a Educação Básica. Afirma-se no referido documento que é necessário “problematizar o desenho organizacional da instituição escolar que não tem conseguido responder às singularidades dos sujeitos que a compõem”, trazendo para o debate “os princípios e as práticas de um processo de inclusão social que garanta o acesso e considere a diversidade humana, social, cultural e econômica dos grupos historicamente excluídos” (BRASIL, 2013, p. 152). Para que se conquiste a inclusão social, alguns princípios e valores devem nortear o trabalho escolar, conforme se afirma no capítulo 4 do livro. São eles:
ética, liberdade, justiça social, pluralidade, solidariedade e sustentabilidade
ética, liberdade de mercado, crescimento da economia, unidade
liberdade, autoridade, ordem, progresso
justiça social, pluralidade, produtividade e livre concorrência
ética, moral, família, propriedade e civilidade
No capítulo 9 do livro da disciplina a pesquisadora Nilma Lino Gomes (2005) é citada, e afirma que “múltiplas e distintas identidades constituem os sujeitos, na medida em que esses são interpelados a partir de diferentes situações, instituições ou agrupamentos sociais. Reconhecer-se numa identidade supõe, portanto, responder afirmativamente a uma interpelação e estabelecer um sentido de pertencimento a um grupo social de referência” (p. 90). 
Com esta argumentação, a autora afirma que:
I.Existe apenas uma identidade negra
II. Identidades negras são constituídas nas instituições, agrupamentos e situações das quais o sujeito participa
III. Existem dimensões pessoais e sociais nas identidades, e se constituem quando o sujeito responde afirmativamente a uma interpelação.
Das afirmativas anteriores, quais correspondemaos argumentos da autora?
Apenas I e II
Apenas II e III
Apenas I e III
Apenas I
Apenas III
Considerando argumentos trazidos no capítulo 5, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas:
(F) não existem práticas de racismo em nossa sociedade;
( F) para acabar com o racismo o caminho é silenciar essa discussão no espaço da escola;
( V) as identidades raciais não tem em si um significado fixo e imutável e seus sentidos vão sendo produzidos, deslocados, recriados  na cultura;
(V ) O racismo assume contornos biológicos e sociais e se funda na ideia de que os grupos sociais podem ser vertical e hierarquicamente ordenados;
( V1) A Constituição Federal de 1988, no Artigo 5º, XLII determina que a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão.
A sequência correta é:
V, F, V, F, V
V, V, V, V, V
F, F, V, V, V
V, F, V, V, F
F, F, F, F, V
DISRCURSIVA 2 NOTA 3 DE 3
Acesse o site da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (http://basenacionalcomum.mec.gov.br/) e vá ao link A base. Aí, você terá acesso à BNCC já homologada pelo MEC, que compreende a parte geral, o detalhamento da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (a parte referente ao Ensino Médio não havia sido homologada no momento que a disciplina está sendo postada, em outubro de 2018). A partir do documento, elabore em texto coeso, com, no mínimo, doze linhas, apresentando o que é a BNCC, qual sua importância e quais seus fundamentos pedagógicos. Também especifique quais áreas de conhecimento são definidas na BNCC para o Ensino Fundamental e quais as componentes curriculares de cada uma destas áreas para os anos iniciais e finais.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que pretende auxiliar o que é ensinado nas Escolas do Brasil, em todas as fases da Educação Básica, desde a Educação Infantil até o final do Ensino Médio, ela determina os conhecimentos essenciais que todos os alunos devem aprender, independentemente do lugar onde moram e estudam. A BNCC é muito importante na educação, pois ela visa reduzir as desigualdades do aprendizado e elevar a qualidade do ensino, além de ter o compromisso com a Educação Integral do cidadão, reconhecendo que a educação não se trata somente do desenvolvimento intelectual, mas também social, físico, emocional e cultural. O Ensino Fundamental está organizado em cinco áreas do conhecimento. São elas: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Religioso. Contudo os componentes curriculares que fazem parte dos anos iniciais (1º ao 5º ano) são: Linguagens (Língua Portuguesa; Arte; Educação Física), Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas (Geografia, História), Ensino Religioso. E os componentes curriculares dos anos finais (6º ao 9º ano) são: Linguagens (Língua Portuguesa; Arte; Educação Física, Língua Inglesa), Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas (Geografia, História) e Ensino Religioso. Contudo a Base não deve ser vista como currículo, ela vem para acrescentar novos olhares, guiar as equipes pedagógicas na elaboração dos currículos locais, e esse documento deve ser adotado por todas as escolas do país, tanto públicas, quanto privadas. 
QUESTIONÁRIO 2 NOTA 5 DE 10
De acordo com Saraiva (2017):
I.As novas metodologias utilizadas pelas escolas contemporâneas produzem sujeitos preparados para o trabalho rotineiros das indústrias.
II.Haveria um desencaixe da escola disciplinar no mundo contemporâneo, pois as condições culturais e sociais que permitiram a emergência da escola foram profundamente modificadas.
III.As crianças e jovens contemporâneos necessitam escolas com regras rígidas e pautadas pela obediência absoluta.
Estão corretas as alternativas:
Somente a I
Somente a II
Somente a III
Somente I e II
Somente II e III
O projeto político-pedagógico é um documento fundamental para a escola e deve estar disponível para toda comunidade escolar. Nesse contexto, o projeto político-pedagógico se constitui como:
instrumento legitimador das ações normativas da equipe gestora.
desenvolvimento de ações espontâneas da comunidade escolar.
definição de princípios e diretrizes que projetam o vir a ser da escola.
incorporação de múltiplas teorias pedagógicas, produzidas na contemporaneidade.
implementação de estrutura organizacional visando à administração interna da escola.
As Diretrizes Curriculares da Educação Básica:
I.Têm como um de seus propósitos orientar as instituições de ensino na construção de seus Projetos Políticos-Pedagógicos;
II. São regras elaboradas pelo Congresso Nacional, visando qualificar a Educação Básica;
III. Apresenta metas e objetivos a ser buscados em cada uma das etapas da Educação Básica;
IV. São definidas a partir dos cursos de formação docente.
Quais alternativas estão corretas?
I, II, III e IV
Apenas I e II
Apenas I e III
Apenas II e IV
Apenas I e IV
Analise as afirmativas abaixo a partir dos conteúdos do capítulo 7 do livro, assinalando verdadeiro (V) ou falso (F) para cada uma:
(  V ) O currículo não deve ater-se apenas à aprendizagem de conteúdos, mas também deve promover o desenvolvimento das dimensões estética, ética, criativa, comunicativa, social e afetiva.
(  F  ) A Educação Infantil deve ser organizada para tornar a criança um futuro cidadão.
(  F ) A Educação Infantil não tem compromisso com aprendizagens, apenas com recreação e cuidados.
( V;  ) Na Educação Infantil, a organização do espaço é especialmente importante, proporcionando condições para a interação, para imaginação, para a exploração e para a mobilidade.
A sequência correta é
V, F, V, F
F, F, V, F
F, F, V, V
V, F, F, V
V, F, V, V
De acordo com a legislação atual:
I.A Educação Infantil poderá ser ofertada por aqueles municípios que tenham recursos financeiros.
II.É obrigatória a inserção de crianças entre dois e cinco anos na Educação Infantil.
III.A Educação Infantil é subdividida em dois níveis: creche e pré-escola.
IV.A Educação Infantil é direito de todos e dever do Estado.
Quais alternativas são verdadeiras?
Somente III e IV
Somente I e III
Somente II e IV
Somente I e IV
Somente II e III
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais:
I. Deverá haver um único ciclo de trabalho nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental.
II.É necessário um período superior a um ano para que as aprendizagens previstas para esta etapa educacional se efetivem.
Analise as alternativas acima:
Ambas são verdadeiras, sendo que a segunda é uma justificativa da primeira;
Ambas são verdadeiras, porém a segunda não é uma justificativa da primeira;
A primeira é verdadeira e a segunda é falsa;
A primeira é falsa e a segunda é verdadeira;
Ambas são falsas;
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais, os três primeiros anos do Ensino Fundamental devem assegurar:
1.Alfabetização e letramento;
2.Aprendizado de Matemática;
3.Aprendizado de Ciências;
4.Aprendizado de Cultura Religiosa;
5.Aprendizado de Geografia;
6.Aprendizado de História;
7.Aprendizado de Língua Inglesa;
8.Aprendizado de Língua Portuguesa;
9.Aprendizado de Artes;
10.Educação Física.
São verdadeiras as alternativas:
Apenas 1, 2, 3, 5, 6, 8, 9 e 10
Apenas 2, 3, 4, 6, 8 e 10
Apenas 1, 3, 5, 7, 9 e 10
Apenas 2, 3, 4, 5, 7, 8, e 10
Apenas 4, 5, 6, 7, 8, e 9
Em relação aos currículos do Ensino Médio, as Diretrizes Curriculares Nacionais:
I.Exigem que o currículo seja organizado por séries anuais.
II.Permitem uma organização por meio de semestres ou por ciclos.
III.Exigem, pelo menos, 240 dias letivos por ano.
São verdadeiras as alternativas:
Apenas I
Apenas II
Apenas III
Apenas I e III
Apenas II e III
Complete as lacunas da seguinte afirmação, tomando como base o capítulo 9 do livro da disciplina:
Competência remete à capacidade de mobilizar RECURSOS visando realizar algo de modo SATISFATÓRIO .Estasrealizações abrangem desde tarefas UTILITÁRIAS até operações COMPLEXAS.
Qual alternativa contém os termos adequados?
Habilidades, correto, manuais, mentais.
Recursos, satisfatório, utilitárias, complexas.
Recursos, satisfatório, utilitárias, mentais.
Habilidades, satisfatório, mecânicas, complexas.
Conhecimentos, satisfatório, utilitárias, complexas
De acordo com o livro da disciplina, na Contemporaneidade, entende-se que a Educação está relacionada com o desenvolvimento do chamado capital humano. Analise as alternativas abaixo.
I.O conceito de capital humano está relacionado com a obra de Schultz.
II.Todo capital humano está relacionado com a educação.
III.As empresas contemporâneas preocupam-se que haja uma educação que proporcione crescimento de capital humano, pois disso depende a disponibilidade de mão de obra.
IV.A noção de que a educação produz capital humano está ligada a uma concepção economicista de gestão das vidas individuais.
Estão corretas as alternativas:
I, II, III e IV
Apenas I, II e III
Apenas II, III e IV
 Apenas I, III e IV
Apenas II e IV
1º TRABALHO 32,4
2º TRABALHO 43,2
3º TRABALHO 3 3
4º TRABALHO 105

Continue navegando