Buscar

AD1 2019 2 Literatura na Formação do Leitor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
Curso de Licenciatura em Pedagogia
Avaliação a distância 1 
Disciplina: Literatura na Formação do Leitor
Coordenadora: Anna Carolina da Matta Machado
2019.2
	
Nome: 
Matrícula: 
Polo: 
Caro estudante, 
Nesta AD1 temos 5 (cinco) questões, relativas aos conteúdos estudados nas Aulas 1 a 8. Leia os enunciados com atenção, retorne à leitura das aulas e procure desenvolvê-las da melhor maneira possível, por meio de um texto autoral e crítico. É imprescindível citar, conforme as regras da ABNT, as fontes consultadas e usadas. Elabore as suas respostas com coerência, com coesão e com adequada fundamentação teórica. Lembramos que a AD1 é um trabalho individual, autoral, e que deve ser enviado pela plataforma, digitado. Utilize fonte Times New Roman 12 ou Arial 11, em espaço 1,5, alinhamento justificado. [1: Na avaliação serão considerados os seguintes aspectos: articulação entre o conteúdo das aulas e o posicionamento crítico demonstrando o posicionamento do(a) estudante a respeito das propostas; correção ortográfica e gramatical (pontuação, ortografia, concordância, regência, colocação, estruturação das frases, vocabulário); clareza, coerência e coesão na escrita; e atenção à apresentação do trabalho em si, com observância do formato gráfico estipulado na proposta e citação das fontes/referências bibliográficas eventualmente utilizadas. ]
Bom trabalho e não se esqueça de postar sua AD1 no prazo estipulado no cronograma de nossa disciplina: 24 de agosto. 
Questão 1: (valor: 2,0) 
Assista a esta entrevista com a escritora Ruth Rocha, disponível em https://youtu.be/_Gp_3f2bQ84 (Ruth Rocha - Jogo de Idéias (2003) - Parte 1/2), em que ela aborda a função da literatura e o papel transformador da leitura. 
Em sua visão, esta entrevista, datada de 2003, traz pontos que ainda hoje em dia são relevantes? Ela dialoga com as Aulas 1 e 2 de nossa disciplina? Justifique suas respostas. 
Questão 2: (valor: 2,0)
A partir do que você estudou na Aula 4, quais são, em sua visão, os principais desafios na seleção de textos e obras para compor um acervo literário de uma escola?
Questão 3: (valor: 3,0) 
A organização de um plano de aula é uma tarefa relevante e cotidiana na prática de um educador. Faça uma pesquisa e anexe um exemplo, com foco no trabalho com a literatura na Educação Infantil, nos primeiros anos do Ensino Fundamental ou na Educação Especial. [2: Vale consultar o Portal do Professor - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/buscarAulas.html para pesquisa. O site da revista Nova Escola - http://revistaescola.abril.com.br/ - também apresenta inúmeros planos de aula dos diferentes anos de escolaridade. ]
Ressalte os pontos fortes ou as adaptações que seriam pertinentes no plano de aula escolhido, tendo em vista a intenção de ser uma prática que potencializa o prazer pela leitura nos estudantes. 
Questão 4: (valor: 1,5) 
Releia as atividades e as repostas comentadas das Aulas 3 e 8 e escolha 1 (uma) delas para responder a seguir. 
Questão 5: (valor: 1,5) 
Assista à palestra da educadora social Bel Santos Mayer, “Literatura como direito humano”, disponível em: https://youtu.be/h3vDVjfzQ0g
 Reflita sobre o trecho em que ela fala da literatura e a possibilidade que dá ao leitor de “voar e transpor o destino dado”. 
Em seguida, escreva um relato sobre suas primeiras experiências como leitor, os primeiros rituais de iniciação e os espaços de leitura disponíveis em seu entorno durante sua infância e/ou adolescência. 
2

Outros materiais