Buscar

PROVA FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL 4

Prévia do material em texto

1.
	"A globalização se caracteriza pela integração crescente de todos os mercados (financeiro, de produtos, serviços e mão de obra), bem como dos meios de comunicação e transporte de todos os países do planeta" (LACOMBE; HEILBORN, 2003, p. 504). Sobre os principais efeitos da globalização, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LACOMBE, F. J. M.; HEILBORN, G. L. J. Administração: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2003.
	 a)
	Aumento das importações e exportações; trânsito livre internacional de pessoas; distribuição igualitária dos ganhos entre as matrizes e células das multinacionais; difusão da tecnologia.
	 b)
	Eliminação das fronteiras físicas; regionalização de blocos econômicos; fuga de capital dos países; aumento do colchão social; aumento do emprego e do crescimento econômico.
	 c)
	Integração entre países; diluição das fronteiras; aumento do comércio mundial; crescimento e desenvolvimento da economia dos Estados; aumento da desigualdade e do desemprego.
	 d)
	Barreiras alfandegárias crescentes; avanços tecnológicos e de comunicação; oportunidade de trabalho em diferentes Estados; estabilidade financeira e econômica.
	2.
	Na administração, a teoria dos dois fatores é a teoria proposta por Frederick Herzberg, que aborda a situação de motivação e satisfação das pessoas. O objetivo era entender os fatores que causariam insatisfação e aqueles que seriam os responsáveis pela satisfação no ambiente de trabalho. Na concepção de Frederick Herzberg, o comportamento humano tem dois fatores distintos que fazem explicar essa situação em todos os ambientes em que estão interagindo. Sobre esses dois fatores, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Fatores de autorrealização; fatores relacionados à segurança no trabalho.
	 b)
	Fatores higiênicos ou extrínsecos; fatores motivacionais ou intrínsecos.
	 c)
	Fatores de segurança; fatores motivacionais ou intrínsecos.
	 d)
	Fatores de autoestima; fatores fisiológicos.
	
	Entre os progressos no período da Segunda Revolução Industrial, incluem a introdução de navios de aço movidos a vapor, o desenvolvimento do avião, a produção em massa de bens de consumo, o enlatamento de comidas, refrigeração mecânica e outras técnicas de preservação e a invenção do telefone eletromagnético (CHIAVENATO, 2011). Com relação aos principais destaques da Segunda Revolução Industrial, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Substituição do ferro pelo aço nos processos de industrialização. 
(    ) Utilização do vapor, em detrimento da eletricidade e dos derivados de petróleo. 
(    ) Surgem as primeiras máquinas automáticas e a mão de obra torna-se mais especializada. 
(    ) Evolução drástica nas comunicações e nos meios de transporte. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 9. ed. Barueri: Manole, 2014.
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	F - V - V - V.
	 *
	Observação: A questão número 3 foi Cancelada.
	4.
	"A Teoria da Contingência surgiu por meio do desenvolvimento de várias pesquisas realizadas com o intuito de verificar que tipos de estruturas organizacionais eram mais compatíveis com a realidade das indústrias" (ANDRADE; AMBONI, 2009, p. 183). Sobre os idealizadores e as contribuições da Teoria Contingencial, analise as sentenças a seguir:
I- Joan Woodward realizou o primeiro estudo abordando a administração das contingências nas organizações. Analisou as relações entre tecnologia e estrutura organizacional.
II- H. Igor Ansoff estruturou o processo da estratégia corporativa e da estratégia de negócio (1972).
III- Michael E. Porter estabeleceu a adaptação das organizações às necessidades psicológicas das pessoas que trabalham nelas.
IV- Chris Argyris estruturou técnica estratégica de análise competitiva e de estabelecimento da vantagem competitiva (1986).
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ANDRADE, Rui Otávio Bernardes de; AMBONI, Nério. Teoria geral da administração: das origens às perspectivas contemporâneas. São Paulo: M. Books do Brasil Editora Ltda., 2009.
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	5.
	Em seus estudos, Taylor observou que os operários aprendiam a maneira de executar as tarefas do trabalho por meio da observação de seus colegas de trabalho, seus vizinhos de tarefa (CHIAVENATO, 2011). Percebeu também que, pelo fato de aprender através da imitação e/ou repetição, condicionava os operários a adotarem diferentes métodos para fazer a mesma tarefa, assim como utilizavam uma grande variedade de instrumentos e ferramentas diferentes em cada operação. Ele então resolveu investigar o modo mais rápido e um instrumento mais adequado para atingir melhores resultados. Métodos e instrumentos melhores podem ser encontrados e aperfeiçoados por meio de uma análise científica e de forma precisa, estudando os tempos e os movimentos. "Essa tentativa de substituir métodos empíricos e rudimentares pelos métodos científicos recebeu o nome de Organização Racional do Trabalho - ORT" (CHIAVENATO, 2011, p. 56). Sobre os principais aspectos contemplados com relação à ORT e suas características, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Desenho de cargos e tarefas.
II- Supervisão funcional.
III- Condições de trabalho.
(    ) A eficiência não está atrelada só à aplicação dos métodos científicos e ao incentivo salarial, mas também às condições do ambiente.
(    ) Compreende a definição de seu conteúdo em termos de tarefa/atividades, bem como os métodos necessários para a sua execução e seu relacionamento com outros.
(    ) Demonstra que cada supervisor deve cuidar de determinada área ou especialidade. Por exemplo, recursos humanos, marketing, finanças, logística. O supervisor possui autoridade somente na área que supervisiona.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 9. ed. Barueri, SP: Manole, 2011.
	 a)
	II - I - III.
	 b)
	I - III - II.
	 c)
	III - I - II.
	 d)
	II - III - I.
	6.
	"A centralização enfatiza as relações escalares, isto é, a cadeira de comando. A organização é desenhada dentro da premissa de que o indivíduo no topo possui a mais alta autoridade e que a autoridade dos demais indivíduos é escalada para baixo, de acordo com a posição relativa no organograma. A cadeia escalar, ou cadeia de comando, está intimamente relacionada com a unidade de comando" (CHIAVENATO, 2011, p. 155). Sobre as vantagens e as desvantagens da centralização, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As decisões tomadas por administradores que possuem visão global da empresa correspondem a uma vantagem da centralização, enquanto as decisões tomadas na cúpula que está distanciada dos fatos e das circunstâncias representam uma desvantagem.
(    ) Os tomadores de decisão no topo são mais bem treinados e preparados do que os que estão em níveis mais baixos, sendo isso uma vantagem. Os tomadores de decisão no topo têm pouco contato com as pessoas e situações envolvidas, sendo uma desvantagem.
(    ) As decisões são mais consistentes com os objetivos empresariais localizados, representando isso uma vantagem. As linhas de comunicação ao longo da cadeia escalar provocam demora e maior custo operacional, sendo isso uma desvantagem.
(    ) A centralização induz a esforços duplicados de vários tomadores de decisão e aumenta os custos operacionais, sendo uma desvantagem. As decisões passam pela cadeia escalar, envolvendo pessoas intermediárias e possibilitando acertos e êxitos pessoais no processo de comunicação das decisões, sendo uma vantagem.
Assinale a alternativa que apresenta a sequênciaCORRETA:
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - V - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	7.
	A origem da Teoria da Contingência parte do princípio de que não existe um modelo ideal para atender a todos os tipos de empresas e todos os seus cenários, pois existe uma única certeza, que é a constante necessidade de mudanças, em todos os aspectos, sejam eles internos ou externos (CHIAVENTATO 2014). Sobre a Teoria Contingencial, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A Teoria da Contingência, em sua origem, utilizou as premissas básicas da Teoria de Sistemas, em especial com relação aos aspectos de interdependência e da natureza orgânica das organizações.
(    ) Considera as organizações como sistemas semiabertos e não resilientes, que interagem dinamicamente com o ambiente, sejam clientes, fornecedores, concorrentes, órgãos reguladores, entre outros. 
(    ) Essa teoria tem um aspecto reativo e não proativo, pois considera importante a constante identificação das condições ambientais e das práticas administrativas, buscando a sua plena harmonia. 
(    ) A Teoria da Contingência destaca que nas organizações tudo é relativo e nada é absoluto, tudo depende das circunstâncias. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto.Introdução à teoria geral da administração. 9. ed. Barueri: Manole, 2014.
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - F - F- V.
	 d)
	F - F - V - F.
	8.
	A teoria dos sistemas, ao mesmo tempo que nos proporciona uma compreensão mais realista da complexidade do fenômeno organizacional, faz-nos tomar consciência, em primeiro lugar, de que os princípios e as regras ditados pelas várias escolas e pelos praticantes de administração são de alcance extremamente limitado, incapaz de equacionar, satisfatoriamente, os problemas mais significativos enfrentados pelas organizações; e, em segundo lugar, de que carecemos não apenas de táticas administrativas que articule e interligue com clareza os pontos cruciais integrantes da teoria e onde cada passo tenha razão de ser em função dos objetivos a serem alcançados (CARAVANTES; CARAVANTES; KLOECKNER, 2005, p. 155). Sobre os idealizadores e as contribuições da Teoria Sistêmica da Administração, analise as sentenças a seguir:
I- Karl Ludwig von Bertalanffy criou a Teoria de Sistema. Identificou os sistemas abertos (organizações) e os sistemas fechados (físicos e mecânicos).
II- Kenneth Boulding estabeleceu uma hierarquia da complexidade das ciências físicas, biológicas e humanas, possibilitando a identificação de supersistemas (o sistema acrescido de seu ambiente) e subsistemas (parte do sistema).
III- Russel L. Ackhof estruturou a Teoria de Sistemas para aplicação pelas organizações. Estabeleceu os elementos "de fora", que não podem ser controlados, e os "de dentro", que são os recursos e atividades que compõem as organizações.
IV- Norbert Wiener consolidou os diversos conceitos e aplicação da Teoria de Sistemas.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CARAVANTES, Geraldo R.; CARAVANTES, Claudia R.; KLOECKNER, Monica C. Administração: teoria e processos. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	9.
	Após muitas críticas à Teoria Científica de Taylor e à Clássica de Fayol, pelo fato da ênfase ser apenas nas máquinas e preferencialmente com eficiência máxima, houve necessidade de mudanças no ambiente de trabalho com relação ao funcionário, pois a modernidade chegou e trouxe com ela a implantação de sindicados (RICHTER; VICENZI, 2016). Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a forma como o indivíduo era visto frente às Teorias Científica e Clássica: 
FONTE: RICHTER, Rosana; VICENZI, Tulio. Fundamentos e teoria organizacional. Indaial: Uniasselvi, 2016.
	 a)
	Parceiro da empresa.
	 b)
	Empreendedor.
	 c)
	Mão de obra.
	 d)
	Fonte de inovação.
	10.
	A preocupação que existia com a máquina na Teoria Clássica deu espaço para o bem-estar dos indivíduos ou grupo de indivíduos no ambiente de trabalho, nos aspectos formais e técnicos, fisiológicos e psicológicos (RICHTER; VICENZI, 2016). Qual o principal foco da abordagem da Teoria humanística?
FONTE: RICHTER, Rosana; VICENZI, Tulio. Fundamentos e teoria organizacional. Indaial: Uniasselvi, 2016.
	 a)
	Capital financeiro.
	 b)
	A tecnologia.
	 c)
	As pessoas.
	 d)
	As máquinas.
	11.
	(ENADE, 2009) Leia o texto: Carlos Andrade foi nomeado para substituir o antigo presidente do grupo empresarial Xambri. Seu principal desafio será transformar a cultura de uma empresa familiar em uma nova cultura organizacional, fundada em novos valores, como profissionalismo, envolvimento e proatividade. Carlos sabe que essa não será uma tarefa fácil, principalmente em função da resistência dos gerentes e dos funcionários do grupo Xambri, que não estão acostumados com mudanças e participação nas decisões. Uma solução fácil seria demiti-los e contratar outros funcionários, mas Carlos não quer criar um clima tenso na organização. Prefere optar por um caminho que melhore o clima e estimule o envolvimento dos antigos funcionários. Em qual abordagem teórica da administração Carlos deve se basear para enfrentar esse desafio?
	 a)
	Clássica.
	 b)
	Comportamental.
	 c)
	Contingencial.
	 d)
	Sistêmica.
	12.
	(ENADE, 2015) Uma organização é um sistema de recursos que procura alcançar objetivos. Cada pessoa e cada grupo de pessoas têm atribuições específicas que contribuem para isso. As funções organizacionais são as tarefas especializadas que as pessoas e os grupos executam para que a organização atinja seus objetivos. O princípio que permite superar as limitações individuais por meio da especialização é denominado:
	 a)
	Formalização.
	 b)
	Divisão do Trabalho.
	 c)
	Amplitude de controle.
	 d)
	Hierarquização

Continue navegando