Buscar

ATIVIDADE 10 FORMAÇÃO ÉTNICA DO POVO BRASILEIRO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 10 – FORMAÇÃO ÉTNICA DO POVO BRASILEIRO
	 1a Questão
	
	
	
	¿Pardos, nus, sem coisa alguma que lhes cobrisse suas vergonhas. Traziam arcos nas mãos, e suas setas. Vinham todos rijamente em direção ao batel. E Nicolau Coelho lhes fez sinal que pousassem os arcos. E eles os depuseram. Mas não pôde deles haver fala nem entendimento que aproveitasse, por o mar quebrar na costa. Somente arremessou-lhe um barrete vermelho e uma carapuça de linho que levava na cabeça, e um sombreiro preto. E um deles lhe arremessou um sombreiro de penas de ave, compridas, com uma copazinha de penas vermelhas e pardas, como de papagaio. E outro lhe deu um ramal grande de continhas brancas, miúdas que querem parecer de aljôfar, as quais peças creio que o Capitão manda a Vossa Alteza. E com isto se volveu às naus por ser tarde e não poder haver deles mais fala, por causa do mar.¿ ( Carta de Pero Vaz de Caminha).
 
       No fragmento acima, o escrivão da frota de Cabral se ocupa de um dos temas centrais de sua carta: os índios. Tendo em vista o conceito de ¿cultura¿ com que trabalhamos nos dias de hoje, pode-se dizer que o texto de Caminha:
		
	
	demonstra um relativo estranhamento, tendo em vista que os portugueses já tinham um bom conhecimento acerca dos mares e de povos distantes.
	
	demonstra uma nítida arrogância, uma vez que os portugueses se consideravam superiores.
	
	demonstra uma tentativa de entendimentos, por parte dos portugueses, acerca de aspectos da cultura indígena.
	
	demonstra, com clareza, a superioridade cultural dos portugueses, em relação aos índios, já que estes últimos nem sequer possuíam escrita.
	 
	demonstra um nítido estranhamento, uma vez que Caminha nada conhecia acerca da cultura indígena.
	Respondido em 26/08/2019 09:55:57
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	"Etnia é uma expressão utilizada também de forma pejorativa, podendo revelar preconceito contra um determinado grupo racial, ou para mostrar pessoas excluídas, que são minoria. No Brasil, a expressão 'polaco', do polonês polak, de pole, campo, área rural, era usada no sentido pejorativo, porém, desde fins do século XIX "polaco" vem sendo substituído por 'polonês'." http://www.significados.com.br/etnia/
 
Com base no fragmento apresentado, podemos assinalar qual das respostas abaixo como corretas, tendo como base o conceito de etnia estudado em nossa aula?
 
 
		
	
	Marca as relações tensas por causa das diferenças, somente, nos traços fisionômicos que caracterizam a raiz cultural plantada na ancestralidade dos mais diversos grupos, que difere em visão de mundo, valores e princípios de origem indígena, europeia ou asiática.
 
	 
	 Marca as relações tensas por causa das diferenças na cor da pele e nos traços fisionômicos que caracterizam a raiz cultural plantada na ancestralidade dos mais diversos grupos, que não difere da visão de mundo, valores e princípios de origem indígena, europeia ou asiática.
	
	 Marca as relações tensas por causa das diferenças, apenas, na cor da pele que caracterizam a raiz cultural plantada na ancestralidade dos mais diversos grupos, que difere em visão de mundo, valores e princípios de origem indígena, europeia ou asiática.
 
	 
	Marca as relações tensas por causa das diferenças na cor da pele e nos traços fisionômicos que caracterizam a raiz cultural plantada na ancestralidade dos mais diversos grupos, que difere em visão de mundo, valores e princípios de origem indígena, europeia ou asiática.
 
 
	
	 Marca as relações tensas por causa das diferenças na cor da pele e nos traços fisionômicos que caracterizam a raiz cultural plantada na ancestralidade de um grupo específico, que difere em visão de mundo, valores e princípios de origem indígena, europeia ou asiática.
 
	Respondido em 26/08/2019 09:59:35
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Leia o texto a seguir e marque a alternativa coerente em relação ao pensamento de Darcy Ribeiro:  
"Nos Estados Unidos as pessoas iam para o Oeste (o que corresponderia no Brasil a Goiás, Mato Grosso). Elas iam porque sabiam que se construíssem uma casa, fizessem uma roça ganhavam o direito de demarcar uma fazenda de 30 hectares. Aqui isto nunca deu certo porque um pequeno grupo monopolizou a terra, obrigou o povo a sair das fazendas. Eles não dividiam e sim expulsavam. Não é que eles usem a terra. Eles não usam dez por cento da terra que existe, mas expulsaram. E essa gente que foi expulsa vem viver uma vida miserável na cidade".
(RIBEIRO, Darcy. O Povo Brasileiro)
		
	
	Em O povo brasileiro, o antropólogo Darcy Ribeiro critica a atitude dos latifundiários que, ao contrário dos norte-americanos ao expulsar o homem do campo para a metrópole, prejudicaram a produção agrícola.
	
	O antropólogo Darcy Ribeiro aplaude a atitude dos latifundiários que, ao contrário dos norte-americanos ao expulsar o homem do campo para a metrópole, impulsionaram a reforma agrária
	
	Em O povo brasileiro, o antropólogo Darcy Ribeiro denuncia a atitude dos latifundiários que, ao contrário dos norte-americanos, ao expulsar o homem do campo para a cidade, bloquearam o desenvolvimento da agricultura.
	
	Em O povo brasileiro, o antropólogo Darcy Ribeiro compreende a atitude dos latifundiários que, ao contrário dos norte-americanos ao expulsar o homem do campo para a cidade, desenvolveram a indústria e o comércio.
	 
	Em O povo brasileiro, o antropólogo Darcy Ribeiro critica a atitude dos latifundiários que, ao contrário dos norte-americanos ao expulsar o homem do campo para a metrópole, aceleraram o êxodo rural
	Respondido em 26/08/2019 10:03:54
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O termo marca as relações tensas por causa das diferenças na cor da pele e nos traços fisionômicos que caracterizam a raiz cultural plantada na ancestralidade dos mais diversos grupos, que difere em visão de mundo, valores e princípios de origem indígena, europeia ou asiática.
O texto acima refere-se ao conceito de:
 
		
	
	Miscigenação
 
	 
	Etnia
	
	Identidade cultural
 
	
	Raça
	
	Diversidade cultural
 
	Respondido em 26/08/2019 10:06:09
	
Explicação:
A noção de etnia marca as relações tensas por causa das diferenças na cor da pele e nos traços fisionômicos que caracterizam a raiz cultural plantada na ancestralidade dos mais diversos grupos, que difere em visão de mundo, valores e princípios de origem indígena, europeia ou asiática. O termo étnico é fundamental para demarcar que indivíduo pode ter a mesma cor da pele que o outro, o mesmo tipo de cabelo e traços culturais e sociais que os distingue, caracterizando assim etnias diferentes.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Quem foi o grande chefe dos Palmares, considerado invencível pelos negros?
		
	
	D. Pedro I
	
	Nenhuma das resposta acima
	 
	Zumbi
	
	Tiradentes
	
	Cristóvão Colombo
	Respondido em 26/08/2019 10:06:20
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Desde o período colonial, é possível encontrar escritos que foram chamados de "histórias do Brasil"  tais como relatos de administradores, missionários e viajantes que registraram os fatos ocorridos e observações sobre a vida e os costumes dos habitantes do Brasil entre os s éculos XVI ao XVIII. Mas, a preocupação com uma história que tomasse a ideia de um passado nacional, comum a todos os "brasileiros", teve início:
		
	 
	Com o surgimento político do Brasil independente no século XIX
	
	Com a Farropilha no Sul do Brasil
	
	Com o fim do ciclo do açúcar
	
	Com a morte de D. Tiradentes.
	
	Com o descobrimento do país.
	Respondido em 26/08/2019 10:07:40
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Em meados doséculo XIX, o Brasil aparecia descrito, sobretudo nas obras dos cientistas estrangeiros, como um grande laboratório racial, degenerado em função da mistura extremada. Tratava-se de, mais uma vez, reconhecer na miscigenação certa singularidade, mas uma singularidade negativa, uma mácula a comprometer o futuro, um sinal máximo de nossa degeneração.
Sobre a miscigenação no processo de formação do povo brasileiro é incorreto afirmar:
		
	
	De um lado, a miscigenação representava a difamação, mas, de outro, não deixava de singularizar e transformar o Brasil em alvo preferido da curiosidade alheia.
	
	A história brasileira é apreendida em termos deterministas, clima e raça explicando a natureza indolente do brasileiro, a frieza das elites dirigentes, o nervosismo e a sexualidade dos mulatos.
	
	A mestiçagem surgia como uma grande incógnita, num contexto de uma ambiguidade instaurada, bem no meio do mito otimista das três raças.
	
	Alguns intelectuais do século XIX pregavam que graças a esse processo de redução étnica é lógico supor que, na entrada do novo século, os mestiços terão desaparecido no Brasil, fato que coincidirá com a extinção da raça negra entre nós.
	 
	A aura romântica do mito das três raças nascia cultuada, quando os índios e, sobretudo, os negros começavam a ser considerados como capazes de chegar à civilização.
	Respondido em 26/08/2019 10:08:41
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Se tivermos a oportunidade de testemunhar uma situação na qual os policiais revistam cidadãos negros, em busca de evidências de crime, podemos dizer que se trata:
		
	
	de um caso em que se verifica o cumprimento do dever.
	
	de um caso em que ocorre oportuna reação ao contexto.
	
	de um caso em que ocorre o racismo à brasileira.
	
	de um caso em que se percebe o abuso de poder.
	 
	de um caso cuja análise depende das circunstâncias.
	Respondido em 26/08/2019 10:09:19

Continue navegando