Buscar

desafio+profissonal PRONTO(1)

Prévia do material em texto

ANHANGUERA EDUCACIONAL
Unidade de Apoio Presencial – Polo TAQUARA/RS
Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
 FÁTIMA TERESINHA PEREIRA DOS SANTOS - RA: 6205867039
 FLÁVIA KAROLINE RIBEIRO – RA: 6282197711
 GILMAR MACHADO MELO – RA: 5482280375
 ISABEL CASSIANA LAUCK DA ROSA- RA: 6258996656
 SILVIA SOUZA SILVEIRA – RA: 6275196423
DESAFIO PROFISSIONAL
Disciplinas Norteadoras:
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL; DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL; EMPREENDEDORISMO; ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO; LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) E INCLUSÃO; TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO.
______________________________________________________________
Taquara/RS
2019
 FÁTIMA TERESINHA PEREIRA DOS SANTOS - RA: 6205867039
 FLÁVIA KAROLINE RIBEIRO – RA: 6282197711
 GILMAR MACHADO MELO – RA: 5482280375
 ISABEL CASSIANA LAUCK DA ROSA- RA: 6258996656
 SILVIA SOUZA SILVEIRA – RA: 6275196423
DESAFIO PROFISSIONAL
Disciplinas Norteadoras:
Comportamento Organizacional; Desenvolvimento Pessoal e Profissional; Empreendedorismo; Ética e Relações Humanas no Trabalho; Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Inclusão; Técnicas de Negociação.
Desafio Profissional apresentado ao curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera, como requisito à obtenção de nota para aprovação das disciplinas de Comportamento Organizacional; Desenvolvimento Pessoal e Profissional; Empreendedorismo; Ética e Relações Humanas no Trabalho; Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Inclusão; Técnicas de Negociação. 
 Tutora a distância: Laressa Battini
 Tutor de Sala: Dalmir Quevedo
_____________________________________________________________
Taquara/RS
2019
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Após passar por um câncer, a administradora Márcia abre uma clínica estética especializada em atendimento a pessoas com a doença, visando diminuir o impacto do tratamento e melhorar a autoestima dos doentes.
Para isso Márcia foca no atendimento mais humanizado, treinando a sua equipe para terem alteridade e empatia e com isso conseguirem colocar-se e aceitar a necessidade dos clientes, focando também no empreendedorismo social para diminuir a reação que o tratamento impacta na qualidade de vida das pessoas.
A administradora trabalha a importância do trabalho em equipe e da boa comunicação, ouvindo colaboradores e clientes para melhor tomada de decisões, buscando novas informações e a motivação dos funcionários, resultando em melhor atendimento do público interno e externo.
2 DESENVOLVIMENTO 
	
2.1 Passo 1 – Ética e Relações Humanas no trabalho
A administradora Márcia, trabalhou durante 18 anos como gestora de uma grande fábrica de confecções de roupas infantis. Ao apresentar alguns sintomas procurou o médico e foi diagnosticada com leucemia. 
Após longo tratamento, passou por um transplante de células-tronco e ficou totalmente curada. Depois deste ocorrido mudou o seu modo de enxergar a vida. Com isso Marcia quer compartilhar a sua história e ajudar outras mulheres a superar a doença. 
A administradora fez pesquisas a respeito de ações que são realizadas no intuito de ajudar as pessoas a terem mais ânimo e autoestima para enfrentar a doença. 
Marcia, que já havia pedido demissão na empresa que trabalhava e tinha um dinheiro guardado, resolveu investir em uma clínica de estética especializada em tratamentos para pessoas com câncer. 
Para o treinamento da equipe que trabalha em sua estética, Marcia destaca e trabalha com os valores essenciais da instituição, que são empatia e alteridade. 
“Com origem no termo em grego empatheia, que significava "paixão", a empatia pressupõe uma comunicação afetiva com outra pessoa e é um dos fundamentos da identificação e compreensão psicológica de outros indivíduos.” (SIGNIFICADOS, 2019) 
A empatia é a capacidade de nos colocarmos no lugar de outra pessoa, ver e sentir como ela, compreendendo os sentimentos e emoções, para assim podermos ajudar e compreender o nosso próximo. 
A alteridade é saber lidar com o outro, aprender com as diferenças do outro. Na filosofia, a alteridade é o oposto de identidade. Saber lidar com as diferenças, saber se alterar, mudando as próprias qualidades. Alteridade não se refere a concordar, mas sim aceitar o outro. 
Na estética estes dois conceitos são essenciais, pois quando compreendemos e nos colocamos no lugar da outra pessoa podemos ajuda - lá de forma mais eficiente e assertiva. Considerando que os clientes da clínica estética estão abalados psicologicamente por causa da doença, a equipe terá que ter maior atenção e cuidado para o atendimento. 
A Clínica Estética da Márcia prestará serviços para um público que está passando por uma fase difícil, estão frágeis e com baixa autoestima, precisando de ajuda e de compreensão. 
Sendo assim, a equipe precisa ser solidária, colocando-se no lugar dos clientes, entendendo e aceitando as diferenças e com isso conseguir ajudar as pessoas. Marcia e sua equipe prezam por um ambiente onde os cliente sente-se acolhidos, fazem massagens para relaxamento, procedimentos para melhorar autoestima e assim ficam mais felizes. 
Não somente com o intuito financeiro, mas com uma causa social, a clínica estética visa o atendimento focado em fazer com que as pessoas sintam-se melhores e mais bonitas, o que conseqüentemente reflete na eficácia do tratamento médico através da superação e aceitação da doença. 
2.2 Passo 2 – Empreendedorismo
 
 A proposta de valor de uma empresa esta relacionado aos produtos ou serviços que ela oferece. No empreendedorismo social é a mesma coisa, porem o seu foco esta relacionado a soluções dos problemas sociais.
O empreendedorismo social é uma forma de amenizar a desigualdade em que se encontra a sociedade nos dias de hoje, trazendo respeitabilidade para os desvalidos do sistema, transformando positivamente a vida das pessoas e da comunidade que estão em situações de vulnerabilidade social e não são amparadas pelo governo que tem cada vez mais reduzido a aplicação de recursos em políticas publicas na área social.
A senhora Marcia por ter vivenciado as dificuldades e as mudanças que a doença do câncer traz para a vida das pessoas, não poderia ter pensado em uma forma melhor para devolver a elas a sua autoestima, e o seu bem-estar.
A importância do empreendedorismo social para a sociedade são os benefícios que traz para as pessoas de baixa renda, solucionado determinado problema, e o seu objetivo de sanar as dificuldades enfrentadas por elas.
 
2.3 Passo 3 – Técnicas de Negociação
 A tomada de decisão individual exige que a pessoa tenha que refletir sobre o problema a ser tratado, a solução a ser aplicada, em modo de que sejam muito bem analisadas, portanto deve buscar sempre novas informações que possa nos trazer aspectos importantes. 
 Para as decisões em grupo existem umas vantagens lucrativas, pois não é apenas um elemento a pensar, e sim, um grupo que na qual pode partilhar informações, e também dá uma motivação aos colaboradores pela participação de grupo.
 Para Marcia trabalhar na Clínica Estética ela precisa compreender as atividades de reparação, prevenção, educação para uma vida com maior qualidade, visando aplicar os princípios de vida saudável que abrangem o bem-estar do ser humano, tanto biológico, fisicamente, socialmente e até espiritualmente. 
 Para o começo de carreira Márcia pode começar a desenhar os fluxos de cada etapa e identifique modificações que possam ser feitas para melhorar a agilidade, a economia ou quaisquer outros objetivos definidos para a sua empresa com isso vai conhecendo seu negócio etendo controle do que tem em seu estoque, o número total de clientes e quais são os custos fixos por mês. Com isso vai desenvolvendo uns quadros de indicadores mensais para enxergar melhor onde estão os reais problemas e orientar melhor a sua tomada de decisões, esse plano não cabe apenas para Márcia, e sim, para seus colaboradores, pois os mesmos poderão dar suas ideias e participar do processo. Aderir um programa de softwares de gestão empresarial pode trazer excelente forma de aperfeiçoar esse valioso ativo que são os recursos humanos com essa tecnologia dentro do seu negócio pode ser uma maneira de diminuir o tempo que você e a sua equipe dedicam a tarefas que podem ser realizadas de forma muito mais rápida e eficiente com o auxílio de um sistema informatizado, sendo possível gerenciar agendas, por exemplo, ou digitalizar o sistema de cobrança, visando diminuir a inadimplência. 
 Dominar o espaço vai ajudar a orientar melhor a equipe quanto à forma mais eficiente de trabalhar, manter clareza no que quer que seja melhorado e o que quer, começando pelo agendamento, a cobrança e o próprio atendimento são exemplos de processos que compõe o seu negócio. 
Um contexto importantíssimo é praticar a escuta, pensar sempre na forma como você gosta de ser abordado e procurar traduzir isso no estilo de liderança, estar aberto a recepcionar as demandas dos colaboradores da melhor forma possível e criar a prática de feedbacks com funcionários e clientes fornecendo devolutivas é uma excelente forma de fazê-los sentir que são importantes e necessários. 
2.4 Passo 4 - Comportamento Organizacional
Entendemos que em sua clínica Marcia tem como objetivo ajudar a todas as pessoas em tratamento contra o câncer a se sentirem acolhidas e que existe uma ajuda. Devido a esse objetivo Marcia precisará formar uma equipe entre seus colaboradores e clientes.
Pode-se entender equipe como um conjunto de pessoas reunidas com o mesmo objetivo em comum. Indivíduos reunidos em um esforço coordenado e comum.
Ao contrário de um grupo onde há apenas a troca de informações ou interação uns com os outros, em uma equipe existe uma comunicação fluente e objetivos compartilhados, tornando-se do todo.
De acordo com os valores e objetivos estabelecidos por Marcia para a clínica o trabalho em equipe entre seus colaboradores é muito importante, todos terão de ter o mesmo objetivo e ações voltadas a ajudar, acolher cada cliente.
Para ajudar seus colaboradores a desenvolver o trabalho em equipe, Marcia terá que adotar alguns métodos úteis como:
Reflexão estratégica em conjunto: equipe revê ou reflexiona sobre suas estratégias de atendimento, acolhimento.
Desenvolvimento de atividades coletivas regulares;
Incentivo ao desenvolvimento de todos e do todo;
O trabalho em equipe dos colaboradores com os clientes permitirá que os objetivos estabelecidos para a clínica sejam alcançados, pois ambos partilharão o mesmo objetivo, à comunicação será fluente havendo assim uma sinergia.
2.5 Passo 5 – Desenvolvimento Pessoal e profissional 
 A comunicação é algo fundamental nas relações humanas e nas empresas isso não é diferente. Para que as informações sejam passadas com eficiência para todos, é importante que os gestores se atentem ao fluxo de comunicação adotado, ou seja, a forma com que os dados são passados para todos os setores da organização. 
Preocupar-se com a comunicação empresarial é importante porque por meio dela é possível definir a forma com que as informações irão chegar a cada grupo de funcionários, sejam eles gerentes ou subordinados. Além disso, ao ter esse cuidado, o gestor evita a propagação de boatos e inverdades. Continue acompanhando e saiba mais sobre o assunto. 
 É preciso pensar comunicação empresarial como uma estratégia e também instrumentos de gestão da informação e das relações organizacionais. 
Chiavenato (1999) coloca que toda organização deve ter uma firme e segura base de informação e de comunicação e não apenas sobre uma hierarquia de autoridade. Todas as pessoas – desde a base até a cúpula da organização – devem assumir suas responsabilidades através da disseminação da informação. Drucker afirma que cada pessoa deve aprender a fazer duas perguntas fundamentais. A primeira, qual a informação de que necessito para o meu trabalho: de quem, quando e como? A segunda, qual a informação eu proporciono aos outros a respeito do trabalho que eles fazem, de que forma e quando? Em plena era da informação, cada vez mais as organizações necessitam de sistemas de informação adequados para lidar com a complexidade ambiental e para transformar seus funcionários em parceiros e agentes ativos da mudança e da inovação (CHIAVENATO, 1999, p. 404). 
Para Torquato ( 1986 p.15) [...] Comunicação é um sistema aberto, assim como uma empresa. Como um sistema a comunicação é constituída pelos elementos – fonte, codificador, canal, mensagem, decodificador, receptor, aspectos que tornam a comunicação um sistema vivo. 
É como o autor Chiavenato (2004) ressalta: as organizações ou empresas são como sistemas vivos, dependentes e interdependentes, funcionando de tal maneira para que haja um comportamento sinérgico de suas partes. Toda a energia é transmitida por meio de relações, processos e comunicações, visando reforças objetivos comuns, estratégias, promessas, compromissos e interações entre seus membros e as organizações.
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS
 Em meio a tanta relutância em que vivem as pessoas com câncer, um olhar mais humano uma atenção diferenciada traz para o dia a dia dessas pessoas uma esperança, e uma certeza de que e possível enfrentar a doença e o sofrimento de uma maneira mais confortável.
 Baseado na visão de um atendimento preferencial e de qualidade é de extrema importância um olhar sensível no tocante as relações humanas, prezando a boa convivência entre as pessoas, usando sempre do respeito e da empatia. Sendo assim a estética estará empenhada em um empreendedorismo social para que todos os pacientes sejam beneficiados com um atendimento social e de boa qualidade.
 A empresa devera sempre avaliar e sugerir melhores alternativas na comunicação e relacionamento interpessoal para criar um ambiente motivador, transparente e saudável na relação entre a clínica e seu público.
 
4 REFERÊNCIAS 
SIGNIFICADOS. [S. l.], 29 jan. 2019. Disponível em: https://www.significados.com.br/empatia/. Acesso em: 17 mar. 2019.
SIGNIFICADOS. [S. l.], 7 dez. 2013. Disponível em: https://www.significados.com.br/alteridade/. Acesso em: 17 mar. 2019.
BLOG Gestão de Estética. [S. l.], 11 out. 2018. Disponível em: https://www.gestaodeestetica.com/gestao-de-pessoas-na-clinica-de-estetica/. Acesso em: 17 mar. 2019.
TOMADA de Decisão ? Individual e em Grupo. [S. l.]. Disponível em: https://tomadadedecisao.wordpress.com/introducao/. Acesso em: 17 mar. 2019.
COMO MONTAR Uma Clínica de Estética: Investimento, Local E Como Abrir. [S. l.], . Disponível em: https://novonegocio.com.br/ideias-de-negocios/como-montar-uma-clinica-de-estetica/. Acesso em: 17 mar. 2019.
JULIANO, Marcio de Cassio. Empreendedorismo. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A, 2016.
ROVEDA, Vinicius. Exemplos de Empreendedorismo Social no Brasil. Brasil, 20 jun. 2016. Disponível em: https://blog.contaazul.com/empreendedorismo-social-exemplos-que-inspiram-boas-ideias. Acesso em: 17 mar. 2019.

Continue navegando